terça-feira, 28 de junho de 2011

EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO Parte 22



capítulo 9:

As Profecias
Messiânicas do
Antigo Testamento
Cumpridas em
Jesus Cristo...

Por todo o Novo Testamento os apóstolos se basearam em duas áreas da vida de Jesus de Nazaré para provar o Seu caráter messiânico. Uma foi a ressurreição, a outra consiste nas prefecias messiânicas cumpridas. O Antigo Testamento, escrito durante um período de mais de mil anos, contém centenas de referências ao Messias que viria. Todas essas referências cumpriram-se em Jesus Cristo e fornecem uma sólida confirmação das Suas credenciais como o Messias.

1A. INTRODUÇÃO

1B. O Propósito da Profecia Messiânica

1C. DEUS É O ÚNICO DEUS VERDADEIRO, CUJO CONHECIMENTO É INFINITO E CUJA PALAVRA NÃO FALHA.

 "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?" (Números 23:19).

2C. TODAS AS COISAS ESTÃO SUJEITAS À VONTADE DE DEUS

"Lembrai-vos das cousas passadas da antigüidade;
que eu sou Deus e não há outro,
eu sou Deus e não há outro semelhante a mim;
que desde o princípio anuncio o que há de acontecer,
e desde a antigüidade as cousas que ainda não sucederam;
que digo: O meu conselho permanecerá de pé,
farei toda a minha vontade" (Isaías 46:9, 10).

3C. O MESSIAS  SERÁ PLENAMENTE RECONHECIDO COM BASE EM SUAS CREDENCIAIS

"As primeiras cousas desde a antigüidade as anunciei;
sim, pronunciou-as a minha boca, e eu as fiz ouvir;
de repente agi, e elas se cumpriram.
Por isso te anunciei desde aquele tempo,
e te dei a conhecer antes que acontecesse,
para que não dissesses: O meu ídolo fez estas cousas,
ou a minha imagem de escultura e a fundição as ordenaram"
(Isaías48:3, 5).

"O qual foi por Deus outrora prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi, e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor" (Romanos 1:2-4).

2B. Apelo às Profecias Messiânicas

"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir" (Mateus 5:7).
"E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que seu respeito constava em todas as Escrituras" (Lucas 24:27).
"A seguir Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco, que importava se tudo o que de mim está escrito cumprisse na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lucas 24:44).
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo não quereis vir a mim para terdes vida. Porque se de fato crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" (João 5:39,40,46,47).
"De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: 'Ouvireis com os ouvidos, e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis" (Mateus 13:14 - sobre as parábolas).
"Este é de quem está escrito: "Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti" (Mateus 11:10 -sobre João Batista)
"Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular?" (Mateus 21:42).
"Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas" (Mateus 26:56).
"Então verão o Filho do homem vir nas nuvens, com grande poder e glória" (Marcos 13:26 - referência a Daniel 7:13, 14).
"Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir" (Lucas 4:20, 21).
"Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido" (Lucas 22:37).
"Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-se sem motivo'" (João 15:25).

2C. OS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO APELAM ÀS PROFECIAS CUMPRIDAS EM JESUS

"Mas Deus assim cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas que o seu Cristo havia de padecer" (Atos 3:18).
"Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados" (Atos 10:43).
"Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tiran-do-o do madeiro, puseram-no em um túmulo" (Atos 13:29).
"Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los, e por três sábados arrazoou com eles, acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e que este é Cristo, Jesus, que eu vos anuncio" (Atos 17:2, 3).
"Antes de tudo vos entregueis o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3,4).
"O qual foi por Deus outrora prometido por intemédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras" (Romanos 1:2).
"Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Por isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será de modo algum envergonhado" (1 Pedro 2:5, 6).
"Então convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascenter a meu povo, Israel" (Mateus 2:4-6).



3C  NA OBRA E NA PESSOA DE CRISTO CUMPREM-SE AS FESTAS LEVITICAS 13/41

A Festa (Levítico 23)       O Cumprimento em Cristo

Páscoa (abril)                     Morte de Cristo (1 Coríntios 5:7)
Pães Ázimos (abril)           O Andar Puro (1 Coríntios 5:8)
Primícias (abril)                 Ressurreição (1 Coríntios 15:23)
Pentecostes (junho)           Derramamento do espírito (Atos 1:5; 2:4)
Trombetas   (setembro)
     R eajuntamento   de   Israel   (Mateus 24:31)
Expiação   (setembro)
       Purificição   por   Cristo   (Romanos 11:26)
Tabernáculos (setembro)
   Descanso e reunião com Cristo (Zacarias 14: 16:18)


3B. Significado da Profecia Preditiva

1C. CONCLUI QUE EXISTE UMA MENTE DIVINA POR DETRÁS DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS

2C. CONFIRMA A REALIDADE DE DEUS

3C. CONFIRMA A DIVINDADE DE JESUS

4C. DEMONSTRA A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

2A. O ANTIGO TESTAMENTO CONTÉM MAIS DE 300 REFERÊNCIAS AO MESSIAS, AS QUAIS CUMPRIRAM-SE EM JESUS

1B. Objeção

As profecias foram escritas à época de Jesus ou depois, e, portanto, cumprem-se a si mesmas.

2B. Resposta

Se você não aceita o ano de 450 a.C. como a data em que se completou a redação do Antigo Testamento, então considere o seguinte: A Septu-aginta, a tradução em grego das Escrituras Hebraicas, começou a ser feita durante o reinado de Ptolomeu Filadelfo 285-246 a.C). É obvio que, se tradução em grego começou a ser preparada em 250 a.C, então seria preciso haver um texto em hebraico do qual foi feita a tradução. Isso é suficiente para indicar que houve um intervalo de pelo menos 250 anos entre o momento das profecias serem escritas e o seu cumprimento na pessoa de Cristo.  184

3A. CREDENCIAIS DE JESUS COMO MESSIAS ESTABELECIDAS POR MEIO DE PROFECIAS CUMPRIDAS

1B. Profecias Acerca do Seu Nascimento



1. NASCIMENTO DA SEMENTE DA MULHER

PROFECIA                                        

"Porei inimizade
entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e o
seu descendente.
Este te ferirá a cabeça,
e tu lhe ferirás o calcanhar"
(Gênesis 3:15).

CUMPRIMENTO

"Vindo, porém, a plenitude
do tempo, Deus enviou seu Filho,
nascido de mulher,
nascido sob a lei"
(Gálatas 4:4)
(Veja também Mateus 1:20.)


Fonte judaica: sobre Gênesis 3:15 o Targum de Onkelos diz: "E eu porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu filho e o filho dela. Ele te fará lembrar o que lhe fizeste desde o princípio, e tu lhe obedecerás até o fim". 10/41
Fonte judaica: sobre Gênesis 3:15 o Targum de Pseudo-Jônatas afirma: "E eu porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a semente da tua descendência e a semente da descendência dela; e será que quando a descendência da mulher guardar os mandamentos da Lei, eles se voltarão diretamente (para ti) e esmagarão a tua cabeça; mas quando abandonarem os mandamentos da Lei, tu te voltarás diretamente (para eles), e tu os ferirás no calcanhar. Contudo, para eles haverá um remédio, mas para ti não, e no futuro eles estarão em paz com o calcanhar, nos dias do rei, o Messias". 3/122
O que temos em seguida é um comentário interessante, feito por David L. Cooper: "Em Gênesis 3:15 encontramos a primeira predição relativa ao Salvador do mundo, chamado de "a semente da mulher" No oráculo original Deus predisse um prolongado conflito a ser travado entre 'a semente da mulher' e 'a semente da serpente', que seria no final ganho pela semente da mulher. Essa promessa inicial indica uma luta entre, de um lado, o Messias de Israel, o Salvador do mundo, e, de outro, Satanás, o adversário da alma humana. Prediz que no final haverá uma vitória total do Messias. Alguns comentaristas acreditam que em Gênesis 4:1 encontra-se um eco dessa promessa e a compreensão de Eva sobre o assunto, a saber, a afirmação de Eva quando Caim, seu primeiro filho, nasceu. 'Adquiri um homem, Jeová.' Ela compreendeu acertadamente essa primeira predição, mas errou ao interpretar que a predição tivesse se cumprido em Caim, o seu filho. É claro que Eva acreditava que o filho da promessa seria o próprio Jeová. Alguns antigos comentaristas judeus costumavam interpolar a palavra 'o anjo' nessa passagem e dizer que Eva havia afirmado que seu filho era 'o anjo de Jeová'. Não há base para essa afirmativa". 5/8, 9
A Edição Revista e Atualidade da Tradução de Almeida assim traduz Gênesis 4:1: "... disse: adquiri um varão com o auxilio do Senhor".



2. NASCIDO DE UMA VIRGEM

PROFECIA

"Portanto    o    Senhor
mesmo vos dará sinal:
Eis que a virgem conceberá
e dará à luz um filho, e lhe
chamarás Emanuel" (Isaías 7:14).
CUMPRIMENTO

"...achou-segrávidapeloEspírito
Santo. ...José... não a conheceu,
enquanto ela não deu à luz um
filho, a quem pôs o nome de
Jesus" (Mateus 1:18, 24, 25).
(Veja também Lucas 1:26-35)

A língua hebraica tem duas palavras para designar a mulher virgem:
1.            Bethulah — palavra que designa uma mulher virgem (Gênesis 24:16; Levítico 21:13; Deuteronômio 22:14,23,28; Juizes 11:37; 1 Reis 1:2). De acordo com Unger, Joel 1:8 não é uma exceção porque "diz respeito à perda do noivo, com quem não havia se casado".
2.            Almah (com véu) — mulher jovem na idade de se casar. Essa é a palavra empregada em Isaías 7:14. "Por intermédio de Isaías, o Espírito Santo não utilizou a palavra bethulah, porque tanto a idéia de virgindade como a de idade de se casar tinham de estar combinadas numa só palavra de modo a corresponder à situação histórica imediata e ao aspecto profético de um Messias nascido de uma virgem". 28/1159
Em grego a idéia de virgindade é trazida pela palavra parthenos, tendo os seguintes sentidos: uma virgem, jovem em idade de se casar ou jovem casada, virgem pura (Mateus 1:23; 25:1, 7, 11; Lucas 1:27; Atos 21:9; 1 Coríntios 7:25, 28, 33; 2 Coríntios 11:2). 28/1159
Quando os tradutores da Septuaginta traduziram Isaías 7:14 para o grego, empregaram a palavra grega parthenos. Para eles Isaías 7:14 indicava que o Messias nasceria de uma virgem.


3. FILHO DE DEUS


PROFECIA

"Proclamarei o decreto do
Senhor: Ele me disse: *Tu és
meu   filho,   eu   hoje   te   gerei"
(Salmo 2.7).
(Veja também 
I Crônicas 17:11-14'
II Samuel     7.12-16.')

CUMPRIMENTO

"...E eis uma voz dos céus,
que dizia: Este é o meu Filho
amado,   em   quem   me
comprazo". (Mateus 3:17).
(Veja também Mateus 16;16;
Marcos  9:7;   Lucas   9:35;
22:70; Atos   13:20-22; João
1:34,49)



Marcos 3:11 - Os demônios reconheceram Sua condição de Filho.
Mateus 26:63 — Até o sumo sacerdote reconheceu Sua condição de Filho.
E. W. Hengstemberg diz: "É um fato indubitável, reconhecido unanimemente até mesmo por aqueles que recentemente têm contestado que essa seja uma referência a Ele, que o salmo (Salmo 2) era reconhecido por todos os judeus da antigüidade como uma predição do Messsias." 15/43
"Na encarnação o Primogênito veio ao mundo (Hebreus 1:6). Mas só por ocasião e através da Sua ressurreição é que a Sua divindade, como o Unigênito do Pai, foi manifestada e claramente confirmada por Deus. 'Segundo a carne, veio da descendência de Davi', sendo então, 'designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos'" (Romanos 1:3,4). 11/107


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013