segunda-feira, 27 de junho de 2011

EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO Parte 21


destruidor, é incapaz tanto de exaurir suas forças como de pôr limites ao seu alcance". 3/265
Em Why Is Christianity True? (Por que o Cristianismo é Verdadeiro?), E. Y. Mullins afirma o seguinte: "Mas alguém poderá perguntar: 'Será que esta religião imponente pode ser seguida por pessoas de todo o mundo?' Será que, conforme já dissemos, ela representa um apelo às pessoas, não importa qual seja a raça, o temperamento ou as condições? Será que ela alcança tanto o ignorante como o instruído? Será que seus princípios podem ser entendidos por todos os homens de todos os lugares?" 31/407
Onde quer que Ele esteja, Ele é o Senhor. Quando pede aos homens para fazerem sacrifícios, eles fazem. Sua convocação não é a de um fanático. Todavia, ela faz com que homens realizem obras de excepcional qualidade e sacrifício pessoal.
Citando mais uma vezNapoleão: "Reconheço que a natureza da existência de Cristo é misteriosa, mas esse mistério atende aos anseios do homem. Rejeite esse mistério e o mundo se tornará um enigma inexplicável; aceite-o, e a história de nossa raça encontrará explicação satisfatória". 29/56
É impossível "deixar de notar... que desde os dias de Cristo, apesar de todo o progresso do conhecimento humano, o mundo não recebeu um único novo ideal ético" (G. Thomas ). 15/35
R. G. Gruenler diz: "O querigma da comunidade é a proclamação de que Jesus tem relevância universal. Em qualquer lugar e em qualquer hora que Ele seja proclamado, os homens são confrontados por Sua realidade, por Sua humanidade, e são levados à presença de Deus". 13/25
São de Griffith Thomas estas palavras: "Outras religiões têm tido o ideal ético do dever, de aproveitar o momento oportuno e até mesmo do amor, mas de modo algum elas se aproximaram dos ideais de Cristo em termos de devoção, de atração ou de autoridade. É notável a mensagem de Cristo devido à sua adaptação universal. O seu apelo é universal; adapta-se a todos os homens desde os adultos até as crianças; apela a todas as épocas e não apenas à época em que foi entregue pela primeira vez. E a razão disso é que essa mensagem enfatiza uma atitude ética tríplice para com Deus e o homem, a qual constitui um apelo universal como nenhuma outra coisa faz ou pode fazer. Cristo chama ao arrependimento, à confiança e ao amor". 50/35
"A coisa mais maravilhosa e surpreendente em dezenove séculos de história é o poder de Sua vida sobre os membros da Igreja Cristã". 50/104
George Bancroft afirmou: "Vejo o nome de Jesus Cristo escrito no alto de cada página da história moderna". 29/50
"É verdade que têm havido outras religiões com milhões de adeptos, mas também é verdade que a existência e progresso da Igreja é algo singular na história, para não mencionar o fato de que o cristianismo tem atraído a si os mais profundos pensadores da raça humana, e de modo algum tem-lhe sido obstáculo a maré sempre montante do conhecimento humano" (G. Thomas). 50/103
Disse A. M. Fairbairn: "O fato mais notável na história da religião de Cristo é a atividade constante e onipresente da Sua pessoa. Ele tem sido o fator permanente e eficaz no avanço e no progresso da igreja. Em todas as suas formas, em todas as suas épocas e em todas as suas divisões, o princípio básico tanto de lealdade como de unidade tem sido a devoção a Ele". 7/380
Mesmo depois de 1.800 anos, David Strauss foi obrigado a admitir: "Ele continua sendo o supremo modelo de religião ao alcance de nossas mentes; e nenhuma religião perfeita é possível sem a Sua presença no coração". 43/142
William E. Channing disse-o da seguinte maneira: "Os sábios e os heróis da história estão ficando cada vez mais distantes de nós, e a história vai diminuindo cada vez mais o espaço dedicado a eles. Mas o tempo não tem poder algum sobre o nome, os feitos e as palavras de Jesus Cristo". 29/51
São de Ernest Renan as duas citações seguintes: "Jesus foi o maior gênio religioso que já viveu. Sua beleza é eterna e Seu domínio não terá fim. Em todos os aspectos Jesus é único, e nada se lhe pode comparar". 29/57
"Sem Cristo toda a história é incompreensível." 29/57 "Que um carpinteiro galileu viesse a afirmar que era a Luz do mundo e fosse reconhecido como tal depois de tantos séculos é algo que só se explica com base em Sua divindade" {Bernard Ramm ). 36/177
Num artigo aparecido na revista Life, George tíuttrick escreveu: "Jesus deu um novo início para a história. Em todos os países Ele está em casa; em todos os lugares os homens imaginam o Seu semblante como sendo semelhante aos mais belos semblantes de cada povo — e semelhante ao semblante de Deus. Em todo o mundo comemora-se o Seu aniversário. E o dia de Sua morte é lembrado através das cruzes erguidas nos céus de cada cidade. Quem é Ele?" 29/51
A famosa crônica "One Solitary Life" (Uma Vida Solitária) diz: "Eis um homem que nasceu num vilarejo quase desconhecido, filho de uma mulher humilde. Cresceu numa outra vila. Trabalhou numa carpintaria até completar os trinta anos e, então, durante três anos foi um pregador itine-rante. Nunca possuiu um lar. Nunca escreveu um livro. Nunca ocupou uma posição de destaque. Nunca teve uma família. Nunca foi à faculdade. Nunca pisou numa cidade grande. Nunca esteve a mais de trezentos quilômetros distante do lugar onde nasceu. Nunca fez alguma daquelas coisas que geralmente andam juntas com a grandeza. Nada tinha para apresentar como credenciais além de Si mesmo... Embora ainda jovem, a maré da opinião pública se voltou contra Ele. Seus amigos fugiram. Um deles O negou. Foi entregue a Seus inimigos. Passou pelo ridículo de um julgamento. Foi pregado numa cruz entre dois ladrões. Enquanto estava morrendo, Seus executores sortearam entre si a única coisa que Ele possuía na terra — uma capa. Quando morreu, foi tirado da cruz e sepultado no túmulo que um amigo, movido por piedade, lhe cedeu".
"Dezenove longos séculos se passaram, e hoje Ele é a figura central da raça humana e o líder da marcha do progresso. Digo uma grande verdade quando afirmo que todos os exércitos que já se puseram em marcha, todas as esquadras que já se construíram, todos os parlamentos que já existiram e todos os reis que já reinaram, tudo isso junto não tem afetado a vida do homem sobre a terra de um modo tão poderoso como o tem feito aquela única vida solitária."
"The Incomparable Christ" (O Cristo In comparável), uma outra crônica repleta de imagens evocativas, diz: "Mais de mil e novecentos anos atrás houve um Homem que nasceu de modo contrário às leis da vida. Esse homem viveu na pobreza e cresceu desconhecido das pessoas. Não viajou muito. Só uma vez atravessou a fronteira do país em que viveu; isso durante a infância por ocasião do Seu exílio".
"Não possuiu riquezas nem recebeu influências. Seus parentes eram pessoas sem qualquer projeção e não recebeu instrução nem educação formal. Ainda bem pequenino despertou os temores de um rei; na infância confundiu os doutores; na idade adulta controlou o curso da natureza, andou sobre as ondas como alguém anda na calçada e fez o mar sossegar. Curou as multidões sem qualquer remédio e não cobrou nada por esse favor."
"Nunca fundou uma escola, mas todas as escolas do mundo reunidas não podem se orgulhar de ter mais discípulos do que Ele".
"Nunca comandou um exército, nem alistou um só soldado, nem disparou uma arma; e, no entanto, nenhum outro líder chegou a ter mais voluntários que, sob seu comando, tivessem levado mais rebeldes a depor armas e a se render sem um só disparo".
"Nunca praticou a psiquiatria e, no entanto, tem curado mais corações despedaçados do que todos os médicos do mundo. Uma vez por semana param as engrenagens do comércio e as multidões se dirigem a reuniões de adoração com o propósito de prestar-Lhe tributo e manifestar-Lhe respeito."
"Os nomes dos orgulhosos estadistas gregos e romanos do passado surgiram e desapareceram. Os nomes dos cientistas, filósofos e teólogos do passado surgiram e desapareceram. Mas o nome deste Homem é mencionado cada vez mais. Embora teimam se passado mil e novecentos anos entre o momento da sua crucíficação e a geração atual, contudo Ele ainda vive. Herodes não pôde destruí-lo, e o sepulcro não pôde retê-lo."
"Ele se sobressai no mais elevado grau da glória celestial, aclamado por Deus, reconhecido pelos anjos, adorado pelos santos e temido pelos demônios — tudo isso na qualidade do Cristo vivo e pessoal, nosso Senhor e Salvador." 16

7A. SE DEUS SE TORNOU HOMEM, ENTÃO É DE SE ESPERAR QUE ELE SATISFEZ A FOME ESPIRITUAL DA HUMANIDADE

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mateus 5:6).
"Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37).
"Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre" (João 4:14).
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).
"Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; o que crê em mim, jamais terá sede" (João 6:35).
"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).
"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).
Em Beyond Psychology (Além da Psicologia) Otto Rauk afirma que "o homem necessita estar em contato com algo mais além de si mesmo".
As principais religiões dão testemunho dessa necessidade do homem. As pirâmides do México e os templos da índia são exemplos de busca espiritual do homem.
Sobre o vazio existente no homem Mark Twain escreveu: "... Do berço ao túmulo uma pessoa, antes de mais nada, se preocupa com uma única coisa — conseguir paz interior — o conforto espiritual para si mesma".
O historiador Fisher disse: "... Existe um clamor dentro da alma, que não recebe qualquer resposta do mundo".
Tomás de Aquino exclamou: "A sede interminável da alma é sede de felicidade, que só pode ser satisfeita por Deus".
Bernard Ramm afirma que "somente a experiência cristã dá ao homem uma experiência à altura da sua natureza de espírito livre... A não ser Deus, tudo o mais deixa o espírito do homem sedento, faminto, desassossegado, frustrado e incompleto". 36/251,
Foi Philip Schaff quem disse: "Ele se colocou acima dos preconceitos de grupo e de sentimentos de partidarismo, acima das superstições de Sua época e de Seu povo. Ele Se dirigiu diretamente ao coração humano e tocou a sensibilidade da consciência". 42/104, 105
Em seu testemunho pessoal George Schweitzer diz: "O ser humano tem conseguido transformar o mundo de um modo notável, mas tem sido incapaz de transformar a si mesmo. Uma vez que esse problema é basicamente espiritual e uma vez que, segundo a própria história confirma, o homem tem uma tendência natural para o mal, a única maneira pela qual o homem pode ser transformado é através de Deus. Somente se uma pessoa se entregar a Cristo Jesus e se submeter à orientação do Espírito Santo é que poderá ser transformada. Somente nesta transformação milagrosa é que existe esperança para o mundo atual e seus habitantes, para o mundo amedrontado pelo átomo e ameaçado de desintegração pela radioatividade". 49/s.p.
O Diretor de Intercâmbio Científico dos Laboratórios Abbott, E. J. Matson, escreve: "Não importa quão puxada e cansativa seja a minha vida como cientista, empresário, cidadão, marido ou pai, o melhor que tenho a fazer é novamente me encontrar com Jesus Cristo, demonstrando o Seu poder protetor bem como Seu poder salvador". 49/s.p.
Uma aluna da Universidade de Pittsburg (nos Estados Unidos) disse: "Reunindo todas as alegrias e prazeres que experimentei no passado, nada disso é capaz de se igualar àquele gozo e paz que o Senhor Jesus Cristo me tem dado desde o momento em que entrou em minha vida para governá-la e dirigi-la". 32/s.p.
R. L. Mixter, professor de Zoologia na Faculdade Wheaton, nos Estados Unidos: "Quando um cientista aceita os princípios de sua área de especialização, ele o faz por causa dos indícios e provas que consegue encontrar. Tornei-me cristão porque me vi com uma necessidade que só poderia ser satisfeita por Jesus Cristo. Eu precisava de perdão, Ele me concedeu. Eu precisava de companhia, e Ele era um Amigo. Eu precisava de incentivo, e Ele me deu". 49/s.p.
Paul H. Johnson: "Deus formou um vazio dentro de nós, um vazio com o formato de Deus. Nada preenche esse vazio senão o próprio Deus. Você poderá tentar colocar dinheiro, família, riqueza, fama, poder ou qualquer outra coisa nesse vazio, mas nada disso se encaixará. Somente Deus preenche o vazio, encaixa-se nele e o satisfaz". 18/s.p.
Walter Hearn, da Faculdade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos: "Com freqüência eu me vejo refletindo sobre um tipo de indagação filosófica... conhecer a Cristo significa não só a própria vida para mim, mas um novo tipo de vida, a 'vida abundante' que Ele prometeu". 49/s.p.
Um relações-públicas e publicitário, Frank Allnutt, relata: "Então eu pedi a Jesus que viesse habitar em minha vida. Pela primeira vez em minha vida eu experimentei uma paz completa. Aquele eterno vazio que eu sentia foi removido, e desde então nunca mais me senti sozinho". 1/22
J C. Martin, jogador de beisebol que atuou em times da divisão principal, diz: "Em Jesus Cristo eu descobri a felicidade e a realidade de tudo o que eu desejava". 27/s.p.

8A. SE DEUS SE TORNOU HOMEM, É DE SE ESPERAR QUE ELE MANIFESTOU PODER SOBRE A MORTE

1B. Morte

Percebe-se nos Evangelhos que Jesus não foi forçado a entregar sua vida. Conforme se vê em Mateus 26:53, 54, Ele tinha à Sua disposição o poder para fazer o que quisesse. É em João 10:18 que encontramos a resposta: "Ninguém a tira de mim (a minha vida); pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai". Vemos que Cristo desejou morrer pelos pecados do homem.
W. H. Griffith Thomas expressa sua convicção a respeito: "Sua morte não foi um suicídio, pois Ele nâ"o disse: 'Eu me sacrifico por mim mesmo'. Sua morte foi totalmente voluntária. Nós temos que sofrer: Ele não precisava sofrer. Uma só palavra que pronunciasse poderia ter salvo sua vida. Também não foi uma morte acidental pela razão óbvia de que foi, de inúmeras maneiras, prevista, pré-anuncuada e antecedida de preparativos. Repetindo, com certeza não foi a morte de um criminoso, pois não se conseguiu encontrar nem mesmo duas testemunhas que concordassem nas acusações contra Ele. Pilatos declarou que nEle não encontrou crime algum, e até mesmo Herodes não pronunciou uma única palavra contra Ele. De modo que essa não foi uma execução comum". 50/61
W. C. Robinson relata um outro importante fato sobre Sua morte: "Pois em toda a história nenhum outro mero mortal chegou a ter a capacidade de, por vontade própria, entregar o seu próprio espírito, como o fez o Senhor Jesus (Lucas 23:46)... Lucas e João empregam verbos que só podem ser interpretados com o sentido de que Jesus milagrosamente... entregou o espírito a Deus após ter pago o preço total do pecado. Na sexta-feira ocorreu um milagre no Calvário, um milagre no jardim..." 38/85, 86

2B. Sepultamento

"Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que Iho fosse entregue" (Mateus 27:57, 58).
José, "baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara, e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo. Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto" (Marcos 15:46,47).
"Então se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no sábado descansaram, segundo o mandamento" (Lucas 23:56).
"Indo eles (a guarda dos fariseus), montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta" (Mateus 27:66).

3B. Ressurreição

B. F. Westcott escreve: "Aliás, levando todas as provas em consideração, não é exagero afirmar que não há acontecimento histórico que tenha um melhor e mais variado apoio do que a ressurreição de Cristo. Nada, senão a pressuposição de que deve ser falso, poderia ter dado a idéia de que as provas não são suficientes". 54/4-6
EHenry Morris quem afirma: "O fato da ressurreição é o mais importante acontecimento da história e, portanto, é com toda propriedade um dos fatos mais certos de toda a história". 30/46
Jesus não apenas predisse Sua morte, como também predisse Sua ressurreição física. Em João 2:19 ele afirma: "Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei". Aqui o santuário significa o Seu corpo.
Morris também diz o seguinte: "Dentre todos os homens que já viveram, só Ele conquistou a própria morte. Diante do peso das provas, pode-se considerar que Sua ressurreição física do túmulo é o fato mais bem provado de toda a história. 'Eu sou a ressurreição e a vida.' 'Porque eu vivo, vós também vivereis' (João 11:25; 14:19). 30/28
"A ressurreição de Cristo é o selo da nossa ressurreição. A cura de doentes não nos garante que Cristo irá curar cada um de nós hoje, nem a ressurreição de Lázaro é garantia de nossa imortalidade. É somente a ressurreição de Cristo, na qualidade de primeiros frutos, que antecipadamente abre o túmulo para o crente em direção à vida eterna. Porque Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos" (Romanos 8.11) (Ramm ).36/185, 186
Depois da ressurreição de Jesus, os apóstolos foram capazesderessuscitar os mortos através do poder dEle (Atos 9:40, 41). Assim, depois de Sua morte Ele deu vida a outros. Conclui-se então que Jesus está vivo (Hebreus 13:8) e que "esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu assim virá do modo como o viste subir"(Atos 1:11).
"Mas Jesus Cristo, o Filho eterno de Deus e o Redentor prometido do mundo, conquistou a morte..." 30/46

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