terça-feira, 4 de maio de 2010

Os Bilhões do Vaticano - parte 56

O resultado desta última prática perfeitamente legal, é claro, é que o Vaticano, ao contrário das grandes corporações da Europa e da América que se restringem aos seus governos, é totalmente livre para especular e transferir vastos fundos, aqui, ali e acolá, sempre que surge uma oportunidade proveitosa. E essas oportunidades nunca faltam. Consequentemente, as corporações mais potencialmente financeiras já foram “penetradas” ou são dirigidas através de potencial controle remoto pelos investimentos e política do Vaticano.

Isso quer dizer que o valor da propriedade da Igreja Católica está aumentando anualmente. Sua riqueza se espalha e atinge a maior parte dos canais da vida econômica da nação. Como tal ela está totalmente desvinculada da religião. Contudo é isenta de impostos sob o aspecto religioso. Os grupos de ação católica caem entram categoria. Estes são afiliados à Igreja e são ricos em seus próprios direitos. Típicos desses grupos são a Opus Dei e os Cristóvãos, para mencionar apenas dois.

Existem mais de 250 associações filiadas à Igreja Católica, todas elas enriquecidas com fundos financeiros. A maioria destas organizações quase religiosas operam comercialmente. Além disso, a Igreja Católica, do mesmo modo como as protestantes mantém negócios de seguros através de companhais relacionadas à Igreja. Uma destas companhias é a Catholic Association of Forresters “designada pela lei para servir somente os católicos”. Recentemente, ela declarou ter pago mais de 2 milhões em benefícios. Outra, a Cavaleiros de Colombo, têm muito mais de 1,5 bilhão de seguro “só para católicos”.

Outro aspecto comercial e cultural está no campo publicitário. Em 1972 havia 98 casas publicadoras e livros e mais de 517 periódicos católicos com circulação excedendo os 30 milhões. Junto com estes a Igreja lucra sobre os “negócios não relatados” tal como a propriedade dos cemitérios denominacionais. Então existem as chamadas agência intermediárias. Finalmente duas das maiores lixeiras de Chicago. Por exemplo são propriedade da arquidiocese de Chicago. A Arquidiocese de Nova Iorque, por outro lado vende metade de seus royaltes da Lisrterine por 25 milhões de dólares. Outro intermediário foi a Universidade Hill Fundadtion da Loyola Católica Romana de Los Angeles. Ela estava operando 24 negócios diferentes, tais como uma fundição, um hotel, uma imprensa, leiterias, queimadores a óleo e similares (6).

A De Rance Inc., de Millwalkee, era uma fundição intermediária das ordens da Igreja católica. Entre outras possessões a De Rance possuía 47% de interesse na Cervejaria Muller. No ano anterior a Muller atingiu 145 milhões de dólares em vendas. É o oitavo maior produtor de cerveja nos Estados Unidos (7).

Que a IC estarai envolvida em vendas de álcool por atacado não é de admirar. Várias de suas ordens religiosas fazem exatamente isso. Os Irmãos Cristãos, por exemplo, anunciam o brandy mais vendido nos Estados Unidos. A Ordem Cartusiana de Frades produz e vende o Chartreuse, que é um tipo de “super licor”. Frades e freiras americanos estão fortemente engajados em auferir lucros. Os frades trapistas da Abadia de São José, Massachussets, por exemplo, manufaturam 27 sabores diferentes de geleia em sua fazenda de 2.300 acres. Os monges da Abadia de N. S. do Getsêmani, Dard Stone, Kentucky, dirigem um próspero negócio de queijos, tortas, presunto, bacon e carnes enlatadas. A Abadia de São Benedito, Aspen, Colorado, possui 500 cabeças de gado, conduzidas por monges cow boys em seu rancho de 3.800 acres. Os frades Cistercianos têm um negócio de leite e carnes, perto de Dubuque, Iowa. Eles possuem 2.300 acres e grandes rebanhos de gado leiteiro e de corte. Elas operam também um moinho, uma pedreira e outros negócios. As Filhas de São Paulo têm um lucrativo negócio de impressão. Os padres Maristas têm uma empresa de discos no Havaí. Ordens religiosas têm possuído ou ainda possuem direta ou vicariamente lojas de departamentos em Saint Louis, Missouri, Camden, New Jersey, Filadélfia e Pensilvania. Em Hartford, Connecticut, elas compraram os hotéis Bonde Vendome; em Columbus, Ohio, o edifício Mont-Gomery Ward; Em New Port, Rod Island, o teatro Strand; em New Haven, Connecticut, o edifício do quartel general da ferrovia New Haven e o Hotel Sheraton; em Detroit, Michigan, o armazém da Companhia de Aço Crucible; em Chicago, Illinois, os edifícios Brunswick, Balke – Collander; em Bridge Port, Connecticut; um moinho de tubos de aço da Brigde Port Brass Company por 1.9 milhão de dólares (8).

A riqueza de uma dessas ordens, os Marianistas, serve para esclarecer. Em certa ocasião, tendo decidido circular uma emissão de títulos, eles enviaram um prospecto indicando que a sociedade possuía haveres de mais de 515 milhões de dólares, dos quais gozavam isenção de impostos no valor de 669 mil dólares anualmente.

Existem centenas de ordens religiosas similares, dirigindo prósperos negócios, e, sem pagar um único centavo de impostos, sob a alegação de serem instituições religiosas. Algumas delas, embora apenas parcialmente religiosas, ou mesmo mais leigas do que religiosas, são gigantes financeiros em seu próprio direito. Uma desta é a cavaleiros de Colombo. Os cavaleiros possuem haveres que excedem os 200 milhões de dólares. Seu portifólio inclui 55,5 milhões de dólares em seguridade; vários milhões em bônus do governo canadense; 4,8 milhões de dólares em emissões ferroviárias; 18 milhões de dólares em estoques utilitários e títulos; 12 milhões de dólares em seguridade undustrial e bônus do governo dos EU. Ela possui propriedades tais como o Estádio Ianque em Nova Iorque, o edifício do quartel general da ex ferrovia New Haven, os armazéns da companhia de Aços crucible, o edifício das Companhia Brunswick Balke-Collander em Chicago; o sítio de 5 milhões de dólares do Sheraton Hotem em New haven; lojas de departamento em Saint Louis (valor da propriedade 4,5 milhões); um nono moinho de tubos de aço da Bridge Port Brass Co. e outros (9). Eles dirigem uma vasta empresa de seguros. Em 1966 registraram haveres no valor de U$281.228.300. Agora estes excedem a 300 milhões.

A ordem mais importante, contudo, como uma verdadeira ordem religiosa, é a dos jesuítas. A Sociedade é importante nos campos educacional e financeiro. Ela opera 28 universidades católicas. Algumas destas como a Fordham, na cidade de Nova Iorque, e a Universidade da Louisiannia recebem enorme subsídio do governo, sem levar em conta que a ordem está engajada direta ou vicariamente em negócios muito vantajosos. Suas transações financeiras e ramificações cruzam-se com as fábricas americanas. Em São Francisco, algumas décadas atrás, a ordem financiou um siciliano, di Giorgio, na expansão de sua empresa de frutas. Hoje a ordem tem o controle de toda essa estrutura a Di Giorgio Fruit Co. opera na Califórnia, na Flórida, na América Central, e possui sua própria frota naval (10).

Muito mais impressionante é que há 50 anos atrás os jesuítas bancaram A. P. Gianninni, um promotor italiano com a metade do capital inicial do Bank of América do qual os jesuítas possuem hoje 51% das ações.

Conforme fonte confiável “os jesuítas são um dos maiores corretores da companhia de aço americana, Republic and National. Eles se encontram também entre os mais importantes proprietários das quatro maiores companhias fabricantes de aviões dos Estados Unidos – Boeing, Lockheed, Douglas e Curtis Wright. Além disso eles têm o controle da Philips Oil Company e da Creole Petrolium Co. que têm muitíssimas concessões na Venezuela (11).

Os jesuítas também possuem grandes interesse na TV e no rádio. A ordem é talvez a mais rica de todas as organizações religiosas com uma renda extra oficial, nos Estados Unidos oscilando entre 250 a 280 milhões de dólares por ano. E sem pagar um centavo de imposto.

Deve-se lembrar que existem centenas dessas ordens. Ao contrário da crença geral elas são tão numerosas quanto na Europa. De fato, nos Estados Unidosd existem 125 ordens de monges e 414 ordens de freiras, num total de 539 ordens católicas religiosas operando em todos os estados. Ao contrário dos seus contra-partidários europeus elas estão muito preocupadas com as finanças. Alguns exemplos dos haveres de algumas ordens femininas poderiam comprovar a exatidão desta declaração. Os haveres das Grey Nuns Charity são de 3,5 milhões. Os haveres das irmãs do Coração Imaculado da Califórnia chegam a 7,5 milhões de dólares. Das irmãs de São José, em Newark, chegam a U$17.899.384. Os das Irmãzinhas dos Pobres chegam a 25 milhões; os das Irmãs da Misericórdia chegam a U$39.754.132. das Irmãs de Caridade chegam a U$66.533.833. Das Irmãs da caridade da providência chegam a U$90.000.187. Das Irmãs da Mãe Dolorosa chegam a U$93.636.516. Das Irmãs da Santa Cruz chegam a U$110.892.759.

Martin Larson e Stanley Lowell, em seu livro Praise the Lord for Tax Exemption (Graças a Deus pela isenção de Impostos), dá uma lista de 23 ordens femininas e seus haveres. O total deste atinge a soma astronômica de U$705.968.300, uma média de U$30.695.513 para cada ordem. Estes autores concluem: “ extrapolando essas bases, os haveres das 414 ordens femininas dariam um total geral de 12,7 bilhões de dólares”. Uma destas, a Ordem das Irmãzinhas dos Pobres, controlando 3 províncias dos Estados Unidos e um hospital em quase cada diocese, tem uma riqueza totalizando pelo menos um bilhão de dólares.

A seguir vêem as ordens religiosas masculinas. Numa base de 90 milhões em média os mesmos escritores computaram que as 125 ordens masculinas apresentariam uma riqueza total de 23 bilhões de dólares. Desse modo, este autor acredita Ter sido essa computação grosseiramente minimizada, pois muitos haveres que estão à margem da propriedade legalizada não foram levados em conta.

Mencionaremos os haveres das ordens religiosas simplesmente por serem elas consideradas as mais “pobres”. Contudo, sua “pobreza” chega a 24 bilhões de dólares. Quais serão os haveres totais da Igreja Católica se alguém pudesse escrutinar suas propriedades, seus investimentos, suas ações industriais e semelhantes? Pode-se dar uma idéia: se mencionarmos apenas os valores das igrejas católicas e reitorias. Antes de 1936 o seu valor era de U$ 891.435.725. Quarenta anos mais tarde este já havia se multiplicado além de toda a compreensão. Como em 1968 a riqueza da Igreja Católica limitava-se apenas a função religiosa deve-se declarar que atualmente ela excede a 54 bilhões de dólares.

Esta é apenas a ponta do iceberg financeiro desta igreja, visível acima da água, visto como suas operações comerciais nos Estados Unidos são tão vastas e tão bem camufladas do público que é quase impossível trazê-las à luz. Recentemente por exemplo um projeto de residências de luxo em Washington D.C. avaliado em 75 milhões de dólares foi anunciado pela Societa General Immobiliare de Roma, a qual já vimos que é uma subsidiária do Vaticano, contudo nenhum só jornal mencionou este fato (12).

Se a estes haveres forem anexadas as propriedades de milhares de paróquias católicas através dos Estados Unidos chegaremos a um resultado verdadeiramente assustador, embora as somas jamais tenham sido reveladas. Contudo, uma idéia claramente exata pode ser alcançada através de consultas às declarações do imposto de renda se assim for, tais declarações jamais deveriam ser tomadas em seu valor apresentado visto como a avaliação de tais propriedades geralmente apresentam um valor muito inferior ao valor real de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013