domingo, 2 de maio de 2010

Os Bilhões do Vaticano - parte 54

em Long Island, onde uma parte do suprimento foi concedida isenta de taxas ao cardeal Spellman para as escolas paroquiais. Em Queens os oficiais do empréstimo adquiriram o campo de golfe North Hills para transformar em “parque”, e em seguida entregaram 27 acres do mesmo ao cardeal Spellman para a diocese de Brooklin.

As operações jesuítas em toda a sua mortal eficiência foram observadas em Chicago, onde o departamento de H.E.W. doou, isentos de taxa, 60 acres de terra no valor de 4,5 milhões de dólares, no sítio do Hospital Hines da Administração dos Veteranos, a Universidade Jesuíta Loyola. Anteriormente esta havia tentado conseguir o terreno por um direto patrocínio legislativo, através de contas introduzido no congresso pelo senador Paul Douglas, Senador Everett Mckinley Dirksem e o representante E.R. Finnegan. Quando a reação pública tornou-se hostil as contas foram retiradas e um outro método mais tranqüilo de doação administrativa foi arranjado. O Pe. James F. Maguire, Presidente da Loyola, aproximou-se do administrador dos Veteranos, John S. Gleason Jr., um católico romano, servindo naquele tempo no Escritório de Aconselhamento do Pe. Maguire. Mr. Gleason prometeu conseguir o sítio de Hines para a Loyola, isento de taxas. Então Mr. Gleason se moveu para conseguir uma declaração do governo de que o sítio de Hines era supérfluo às necessidades da Associação dos Veteranos. Fred B. Rhodes Jr., conselheiro geral da Associação dos Veteranos, era um batista que acreditava na separação entre a Igreja e o Estado, portanto recusou-se a aceitar a proposta. Logo em seguida ele foi demitido do cargo e substituído por um devoto católico romano. Logo que o novo conselheiro geral tomou posse veio uma decisão favorável à liberação. Outro devoto católico era o chefe da G.S.A, que tinha de passar a proposta à frente. G.S.A declarou imediatamente que o sítio Hines era desnecessário ao governo.

Nesse tempo não havia católico algum na direção do H.E.W. Contudo, o Secretário Abraham Ribicoff providenciou o assunto. Mr. Maguire e Mr. Gleason foram direto ao topo e conseguiram o engajamento de Ribicoff. O forte apoio católico que sustentou Mr. Ribicoff em sua campanha eleitoral como senador por Connecticut não foi acidental, como os eventos subseqüentes provariam. Ribicoff no devido curso tornou-se o senador Ribicoff. Ele chegou ao senado não apenas através dos votos dos judeus mas principalmente através do patrocínio político católico interligado com o do Senador Edward Kennedy.

Isso foi demonstrado em várias ocasiões. Os dois senadores foram apoiados muito freqüentemente em suas respectivas políticas, mesmo que isso parecesse absurdo. Um exemplo típico foi o de 1971, durante a guerra civil na Irlanda do Norte.

A guerra irlandesa é apenas um problema puramente religioso, visto como é basicamente um conflito entre católicos e protestantes. A República Irlandesa, que é 95% católica, deseja a unificação total da Irlanda. A isto se opõe a Irlanda do Norte ou Ulster, dois terços da qual é fanaticamente protestante. O problema é amplamente discutido pelo autor em seu livro Religgions Terror in Ireland (Terror Religioso na Irlanda) (4)

Em outubro de 1971 o senador Kennedy interveio abertamente nos assuntos irlandeses, ao solicitar que o exército britânico, então “ocupando a Irlanda do Norte para proteger os protestantes”, fosse retirado. Ele até mesmo introduziu uma resolução no senado americano. Isso foi feito junto com o Senador Ribicoff. Era uma estranha parceria conjugal, tendo em vista que enquanto Keneddy poderia ser desculpado por ser de origem católica irlandesa, Robicoff não tinha interesse algum nessa disputa religiosa na Irlanda em razão de sua religião judaica.

A aliança política entre o senador católico e o senador judeu foi outra demonstração clara da realidade de que os interesses econômicos revestiam a vida política da nação, ao ponto de dar apoio financeiro a vários estabelecimentos religiosos.

Resumindo o enredo da nossa narrativa original, o resto foi mera rotina. Os oficiais da H.E.W. foram levados quase cordialmente a rever as “contas” da terra e logo foi anunciada a permissão para a Loyola. Loyola, que já havia acumulado milhões na construção de seus edifícios, recebeu o sítio de graça. Somente os pagadores de impostos ficaram de fora. Num golpe contra o público indignado, ao estado de Illinois foram entregues cerca de 30 acres de terreno da Associação dos Veteranos para um hospital psiquiátrico.

À audaciosa apropriação do sítio de Hines pelos jesuítas segue-se uma aquisição ainda mais desavergonhada por parte da Igreja. Em 1959 uma área de 30 acres num programa de redesenvolvimento em Chicago, a qual havia sido programada para a construção de casas populares foi vendida pelas autoridades ao arcebispo de Chicago – para ali ser instalado um seminário de futuros sacerdotes católicos.

Em Saint Louis, Minesotta o grande programa de renovação Mill Creek foi concebido e executado em benefício da Universidade Saint Louis, uma instituição jesuíta. Centenas de pessoas foram evacuadas de seus lares e negócios, para promover o novo campus para a escola.

A Universidade Saint Louis e 27 outros colégios jesuítas nos Estados Unidos foram todos organizados exatamente deste modo. Todos os monopolizadores dessas instituições são padres jesuítas e todas as operações estão sob o rígido controle católico. A propriedade pertence finalmente ao papa. No projeto do Mill Creek a escola pagou uma pequena parte do custo do terreno, como costumeiramente acontece nos projetos de renovação. Os pagadores de impostos arcaram com o resto da conta a fim de acumular o férreo desenvolvimento e ampliação da Universidade Saint Louis, o Cardeal Ritter emitiu uma ordem aos estudantes católicos exigindo que freqüentassem um colégio católico, a não ser que obtivessem permissão escrita do mesmo para fazer o contrário.

Em Filadélfia a Igreja Católica anunciou ter adquirido dos pagadores de impostos um velho campo depredado, não apenas o terreno para uma escola paroquial, mas também U$300.771 dólares em fundos federais para limpar e desenvolver o terreno. A Igreja repassou U$60.350 dessa quantia. A felizarda escola foi o Colégio São José, outra instituição jesuíta. Antes disso a igreja paroquial de São José já havia se beneficiado com U$100.200 num programa de reurbanização, com um adicional de U$46.200, em ato especial do Congresso. Esses fundos foram gastos para limpar o terreno e erguer a igreja.

Em Milwalkee, a Universidade Jesuíta Markette conseguiu 35 acres através de condenação pública, pagos pelo governo federal e municipal, os quais lhe foram entregues sem despesa. Os jesuítas de Milwalkee acrescentaram um novo incentivo à técnica das doações – não só tiravam as terras do público, mas começaram também a tirá-las dos luteranos, quando planejaram a desapropriação de um hospital luterano de muitos milhões de dólares, antes mesmo deste ser construído. O hospital como um memorial luterano, estava para ser construído segundo os termos do testamento do rico luterano, Kurtis R. Froedterte. Os monopolizadores planejaram completá-lo e o entregaram à Universidade Jesuíta Markette.

Em Pitsburgo, os Padres do Espírito Santo que operavam na Universidade Duquesne, anunciaram planos para um programa de expansão de 21 acres que custaria 9,2 milhões aos fundos públicos. O projeto seguiu longo período de confraternização entre o diretor da autoridade do redesenvolvimento e o presidente da Duquesne. Nada foi dito sobre os competidores pelo terreno nem sobre qualquer reembolso ao governo.

Boston, Massachussets, é uma das mais conhecidas áreas de atividades da Igreja Católica. A Igreja e o Estado se tornaram quase indistintos, pois o último tem sediado à primeira. A legislação autorizou os comissários do Condado de Middlesex a transferir para o Cardeal Cushing 40 acres de terreno público para construção de uma igreja e uma escola. Aparentemente o terreno foi uma doação, embora todos os detalhes financeiros fossem guardados em completo sigilo. Aos pesquisadores foi dito jocosamente que não era de sua conta. Em Boston e arredores tem sido quase rotina entregar as propriedades de escolas públicas ao cardeal católico por um dólar apenas.

Outras sessões de Massachussets copiaram a visão. Em Fall River, 37,66 acres de terreno de propriedade municipal foram “vendidos” ao Bispo Connolly, católico romano, que pagou apenas um dólar pela terra. O bispo disse que pretendia usá-la para uma escola de meninos e um mosteiro.

No Distrito de Columbia, a Societa General Immobiliare de Roma, uma subsidiária financeira do Vaticano, como já vimos, foi permitido comprar uma área substancial para construir um projeto de 75 milhões de dólares. Supunha-se que seria uma unidade de casas luxuosas, mas organizações isentas de lucro poderiam ser também ali instaladas sem problemas, conforme a regulamentação da zona. É verdade que o preço correto foi pago pela terra, mas o Vaticano logo recebeu tratamento preferencial, com as facilidades nas restrições de construção que lhe facilitaram edifícios atingindo 130 pés.

Em New Jersey a Universidade Católica Romana de Setton Rol foi levada ao coração de certos oficiais, que decidiram entre si anular as exigências públicas. A maior apropriação pela escola foi o centro médico de New Jersey, num valor de 40 milhões, junto com concessões públicas para operar e ampliar o mesmo.

A apropriação de hospitais públicos pela Igreja Católica Romana tem se tornado uma prática normal. Aqui estão alguns: Silver Spring, Marilland; Baldett, Minesotta; Irvine, Kentucky; Katchikan, Alaska; West Allis; Wisconsin; Opelousas, Lousiannia; New Castle, Wyoming; South Saint Paul., Minesotta; Jeannette, Pennsyilvania; Iberia, Louisiannia.

Outra substancial fonte de concessões de terras públicas tem sido os atos do Congresso. Na 87ª Congresso, por exemplo: 39 acres de terreno pertencentes aos índios Chippewa na Reserva Fond Dulac foram doados à Igreja Católica Romana de Santa Maria e São José, por H. R. 10459. Essa mesma tribo de índios foi obrigada a entregar 4,78 acres de sua terra tribal a Little Flower Mission da diocese de S. Claude por S. 2895 (3).

O ímpeto das aquisições da Igreja Católica de terras valiosas, tem crescido mais rapidamente do que nunca. Se pudermos parafrasear o velho ditado, o apetite cresce com o comer, a fome da Igreja Católica por terras parece crescer diariamente à medida em que ela consegue mais terras. Os exemplos que temos mencionado são típicos à medida em que ocorrem através dos Estados Unidos. Vemos isso em New Jersey, Hold Island, Massachusets e Nova Iorque. Vemos um dos mais valiosos sítios em Manhattan ser tirado e entregue por preço mínimo à Igreja Católica Romana para possuí-lo, isenta de impostos em perpétua operação pela mesma. A entrega de propriedades públicas à Igreja está acima, e os desvios dos subsídios públicos para operações da Igreja já começaram a fluir. Através de gerações o processo cumulativo se move rapidamente em direção a um final trágico. Esse final sempre prenunciou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013