quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Três Presentes de Natal 

Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isso se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. — 1 João 3:7-8
Considere comigo esta situação extraordinária. Se o Filho de Deus veio lhe ajudar a parar de pecar — destruir as obras do diabo — e se ele também veio para morrer para que, quando você pecar, haja uma propiciação, uma remoção da ira de Deus, então o que isso implica na sua vida diária?
Três coisas. E são coisas maravilhosas de se ter. Concedo-lhas brevemente como presentes de Natal.

1. Um Claro Propósito de Vida

Isso implica que você possui um claro propósito de vida. Colocando em termos proibitivos, é simplesmente isto: não peque. “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis” (1 João 2:1). “Para isso se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3:8).
Se você pedir “pode nos dizer isso positivamente ao invés de negativamente?”, a resposta é: sim, está tudo resumido em 1 João 3:23. É um ótimo resumo do que toda a carta de João requer. Note o singular “mandamento”: “Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.” Estas duas coisas estão tão intimamente conectadas para João que ele as chama de um mandamento: crer em Jesus e amar aos outros. Esse é o seu propósito. Esse é o resumo da vida cristã. Confiar em Jesus amando as pessoas. Confie em Jesus, ame as pessoas. Aí está o primeiro presente: um propósito de vida.

2. Esperança de Que Nossas Falhas Serão Perdoadas

Agora considere a segunda implicação da dupla verdade de que Cristo veio para destruir nosso pecar e perdoar nossos pecados. Eis aqui: Nós progredimos em vencer nosso pecado quando temos a esperança de que nossas falhas serão perdoadas. Se você não tem esperança de que Deus irá perdoar suas falhas, quando você começar a lutar contra o pecado, você irá desistir.
Muitos de vocês estão ponderando algumas mudanças no ano novo, porque vocês caíram em padrões pecaminosos e querem sair. Vocês querem novos padrões de alimentação. Novos padrões de entretenimento. Novos padrões de relacionamento com seu cônjuge. Novos padrões de devocionais familiares. Novos padrões de sono e exercícios. Novos padrões de coragem em evangelismo. Mas você está lutando e se perguntando se há alguma utilidade nisso. Bom, eis aqui seu segundo presente de Natal: Cristo não apenas veio para destruir as obras do diabo — nosso pecar — ele também veio para ser um advogado em nosso favor quando falhamos em nossa luta.
Então eu lhe imploro, deixe que a liberdade para falhar lhe dê esperança para lutar. Mas cuidado! Se você transformar a graça de Deus em licenciosidade e disser “bem, se eu posso falhar, e não importa, então porque me aborrecer lutando?” — se você disser isso, crer nisso e agir de acordo com isso, você provavelmente não nasceu de novo e deveria tremer.
Mas essa não é a situação da maioria de vocês. A maioria de vocês quer lutar contra os padrões pecaminosos em suas vidas. E o que Deus está dizendo a você é: deixe que a liberdade para falhar lhe dê esperança para lutar. Estas coisas lhes escrevo para que não pequem, mas se pecarem, vocês têm um advogado: Jesus Cristo.

3. Cristo Irá Nos Ajudar

Finalmente, a terceira implicação da dupla verdade de que Cristo veio para destruir nosso pecar e para perdoar nossos pecados é esta: Cristo realmente irá nos ajudar em nossa luta. Ele realmente irá ajudá-lo. Ele está ao seu lado. Ele não veio para destruir o pecado porque o pecado é divertido. Ele veio para destruir o pecado porque o pecado é fatal. É uma obra enganosa do diabo e irá nos destruir se não lutarmos contra ela. Ele veio para nos ajudar, não para nos machucar.
Então aqui está seu terceiro presente de Natal: Cristo irá ajudá-lo a vencer o pecado em você. 1 João 4:4 diz: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” Jesus está vivo, Jesus é todo-poderoso, Jesus vive em nós pela fé. E Jesus é por nós, não contra nós. Ele irá ajudá-lo. Confie nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013