sábado, 22 de dezembro de 2012


O Nascimento do Ancião de Dias 

Então, lhe disse Pilatos: “Logo, tu és rei?” Respondeu Jesus: “Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” — João 18:37
Esse é um grande texto de Natal mesmo vindo do fim da vida de Jesus na terra, não do início.
A singularidade de seu nascimento é que sua origem não foi em seu nascimento. Ele existia antes que nascesse em uma manjedoura. A pessoa, o caráter, a personalidade de Jesus de Nazaré existia antes que o homem Jesus de Nazaré tivesse nascido.
A palavra teológica para descrever este mistério não é criação, mas encarnação. A pessoa — não o corpo, mas a essência pessoal de Jesus — existia antes que ele tivesse nascido como homem. Seu nascimento não foi um vir à existência de uma nova pessoa, mas um vir ao mundo de uma pessoa infinitamente antiga.
Miquéias 5:2 sintetiza dessa maneira, 700 anos antes de Jesus nascer:
E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
O mistério do nascimento de Jesus não foi meramente que ele tenha nascido de uma virgem. Esse milagre foi executado por Deus para dar testemunho de um milagre ainda maior, a saber, que a criança nascida no Natal era uma pessoa que existia “desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013