sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


As Sombras do Antigo Testamento e a Vinda de Cristo 

Um dos principais pontos do livro de Hebreus é que o sistema de adoração da Antiga Aliança é uma sombra substituída por Cristo. Então o Natal é a substituição das sombras pela realidade. (Você pode ver isso em Hebreus 8:5 onde diz que os sacerdotes “ministram em figura e sombra das coisas celestes”).
Considere seis de tais sombras que a vinda de Cristo substitui pela realidade.
  1. A sombra do sacerdócio da Antiga Aliança. “Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável” (Hebreus 7:23-24).
  2. A sombra do sacrifício do Cordeiro Pascal. “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado” (1 Coríntios 5:7).
  3. A sombra do tabernáculo e do templo. “Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem” (Hebreus 8:1-2). “Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo” (João 2:19-21).
  4. A sombra da circuncisão. “A circuncisão, em si, não é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus” (1 Coríntios 7:19).
  5. A sombra das leis de comida. “Então, lhes disse: ‘Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso?’ E, assim, considerou ele puros todos os alimentos” (Marcos 7:18-19).
  6. A sombra dos dias festivos. “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16-17).
O significado do Natal é que o corpo pertence a Cristo. Isto é, o ritual religioso é como uma sombra de uma grande e gloriosa Pessoa. Desviemo-nos da sombra e olhemos a Pessoa na face (2 Coríntios 4:6). Filhinhos, guardai-vos dos ídolos (religiosos) (1 João 5:21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013