terça-feira, 25 de dezembro de 2012


O Filho de Deus se Manifestou

Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isso se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. — 1 João 3:7-8
Quando o versículo 8 diz, “Para isso se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo,” quais são as “obras do diabo” que ele tem em mente? A resposta está clara no contexto.
Primeiro, o versículo 5 é um claro paralelo: “Sabeis também que Ele se manifestou para tirar os pecados.” A frase “ele se manifestou para…” ocorre no versículo 5 e no versículo 8. Então provavelmente as “obras do diabo” que Jesus veio para destruir são os pecados. A primeira parte do versículo 8 torna isso virtualmente certo: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio.”
A questão neste contexto é pecar, não doença ou carros quebrados ou agendas bagunçadas. Jesus veio ao mundo para nos ajudar a parar de pecar.
Deixe-me colocar isso ao lado da verdade de 1 João 2:1: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis.” Em outras palavras, estou promovendo o propósito do Natal (3:8), o propósito da encarnação. Então ele adiciona (2:1-2): “Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.”
Mas agora veja o que isso significa: Isso significa que Jesus apareceu no mundo por duas razões. Ele veio para que nós não continuássemos a pecar; e ele veio para morrer para que houvesse uma propiciação — um sacrifício substitutivo que remove a ira de Deus — por nossos pecados, se pecarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013