segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Todo Dia Com Paz

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer
(Êxodo 20:12; Provérbios 23:22).

5º MANDAMENTO: HONRAR AOS PAIS

O quinto mandamento trata da relação entre pais e filhos. A família é a estrutura mais importante da sociedade; é o cenário no qual um pai e uma mãe transmitem a vida e oferecem a cada filho os cuidados afetivos e materiais que lhes permitirão crescer. Os valores morais e espirituais também são transmitidos neste círculo. Um filho amado aprende a amar, a viver com os demais e a compartilhar. Em troca de todos os cuidados que um filho recebe, Deus lhe manda honrar seus pais, ou seja, que os considere dignos de amor, de respeito e de atenções. Quanto mais harmoniosa tenha sido a relação entre pais e filhos, tanto mais fácil será para o filho honrar seus pais. Isso não significa que não haja certos desacordos entre as gerações, mas que, com respeito mútuo, tudo é superado.
Infelizmente, assistimos a uma decadência entre as relações familiares, consequência da degradação moral e espiritual. As crianças não são ensinadas a respeitar a autoridade paterna, os jovens não têm temor a nada, e os adultos não sabem honrar seus pais. Estes, por não terem conseguido ser um exemplo ou por não terem transmitido esse valor aos filhos, envelhecem e morrem na solidão e abandono. Em nossa sociedade, marcada pela perda de referências e pelo orgulho desmedido, o quinto mandamento, o único acompanhado de uma promessa, é de grande atualidade (Efésios 6:1-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013