domingo, 21 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA


Domingo 21 Agosto
Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez
(Êxodo 17:6).

UMA ILUSTRAÇÃO

O Antigo Testamento está cheio de imagens nas quais se acham ilustradas verdades do Novo Testamento. Assim Deus procura fazer com que Sua Palavra seja mais compreensível para nós. O versículo de hoje contém importantes indicações tiradas do tempo em que o povo de Israel andava pelo deserto.
O povo teve sede e murmurou contra Moisés, seu líder. Este clamou a Deus. Então Deus lhe disse que tomasse a vara, com a qual havia ferido o mar, e golpeasse a rocha. Dela sairia água para o povo sedento.
Esse relato é uma interessante imagem do que ocorreu na cruz e das magníficas conseqüências da obra da redenção cumpridas ali. A “rocha” era Cristo (1 Coríntios 10:4). A vara de Moisés fala do poder e juízo de Deus. A rocha deveria ser ferida com ela. Quando nosso Salvador e Senhor estava pendurado na cruz durante as três horas de trevas, os golpes de um Deus santo e justo caíram sobre Ele, porque Ele expiava nossos pecados.
Do que nos fala a água que saiu da rocha golpeada? Essa água é a imagem do Espírito Santo que veio ao mundo em Pentecostes, depois da crucificação, morte e ressurreição do Senhor. Desde então Ele habita em cada crente e é o poder da nova vida recebida no instante da conversão. A água – o Espírito Santo que age por meio da Palavra de Deus – elimina toda a sede da alma.
Essa é apenas uma dentre tantas maravilhosas imagens de Cristo que estão no Antigo Testamento. “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013