domingo, 21 de agosto de 2011


É preciso ter uma boa base, um bom alicerce.

 | 15 ago 2011 deseja comentar? | Leituras: 131
A nossa vida compara-se com a construção de uma casa: Primeiro devemos planejar, segundo se preparar, terceiro iniciar a construção e quarto dar o acabamento.”
A qualidade dos materiais usados na construção do alicerce de uma casa fará com que ela não seja abalada no futuro.
28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 29 Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, 30 Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” (Lucas 14: 28 á 30)
O alicerce é a parte mais importante de todo o processo de uma construção, deve-se primeiro escolher um bom terreno para prepararmos a construção iniciando-se com um bom alicerce; não basta apenas possuir um bom projeto é preciso que usemos materiais de primeira qualidade em toda a obra, principalmente na parte que sustentará todo o peso; o alicerce.
É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. (Lucas 6: 48)
Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica a tua casa. (Provérbios 24: 27)
Numa casa é o alicerce que aguentará todo o peso dela, se o alicerce for mal feito ou construído com materiais de qualidade dúbia é bem possível que mais cedo ou mais tarde aparecerá rachaduras nas paredes que farão cair; conseguir riqueza sem aprovação de Deus poderia ser comparado a esse alicerce, a qualquer momento a sua riqueza poderá ruir e fazer com que você caia; deveríamos nos preocupar desde criança a formar bem o alicerce para que no decorrer do tempo não haja rachaduras em nosso caráter.
Imaginemos a infância de um garoto onde seus pais não se preocuparam em dar bons exemplos, onde houveram discussões familiares muitas vezes regadas com xingamentos, traições, drogas e bebidas; qual a qualidade dos tijolinhos usados na construção do caráter desse garoto? Com certeza, mais cedo ou mais tarde isso fará a diferença em sua vida. É bem possível que esse garoto ao se tornar adulto terá problemas parecidos ou piores que os seus pais tiveram.
Mas, graças á Deus podemos trabalhar nesse alicerce desde seu inicio ou até mesmo nas obras que já estejam acabadas. Não importa, em qualquer estágio é possível mudarmos o alicerce, podemos nos voltar a ele e arrumá-lo para que não rache com o tempo.
Mesmo com o máximo cuidado que você possa ter os acidentes de percurso acabam acontecendo. Em qualquer planejamento por melhor que tenha sido feito corre-se sempre o risco de depararmos com os imprevistos.
Se você investiu em um Seguro Saúde, poderá até prevenir-se ou adiar algum problema, porem, não deixará você imune a doenças graves ou até mesmo um acidente inesperado.
O seu investimento em Segurança, poderá até diminuir as possibilidades de ser roubado, mas jamais estará livre de um assaltante mal intencionado.
Se investir na Educação de seus filhos, aumentará a possibilidade de terem um futuro próspero, mas para que isso aconteça dependerá de como seus filhos irão administrar suas vidas.
Se investir em um Fundo de Reserva, numa Poupança, é possível que imprevistos aconteçam e você tenha que usá-lo para apagar algum incêndio.
Só há um investimento que ao fazê-lo não correrá risco algum, o retorno é 100% garantido; esse investimento é no reino de Deus.
17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.” (1 Timóteo 6: 17, 18 e 19) 
Vejo todo mundo indo para o mesmo lugar e fazendo as mesmas coisas, como se o que fizessem funcionasse para alguma coisa. O pior é que nós temos a plena consciência que o sistema que usamos não funciona desde Adão e Eva, mas mesmo assim continuamos do mesmo jeito, teimosos e infantis indo para onde a maioria das pessoas vão, para lugar algum.
Parece que há um grande vazio, um buraco tão imenso que não termina, e buscamos todos os dias tapá-lo de alguma forma. Tentamos enchê-lo com muitas coisas inúteis tendo a esperança de que em algum dia, esse buraco será tapado.
Quase tudo o que jogamos dentro desse buraco para tapá-lo não tem sentido, não serve para absolutamente nada, mas como boas e persistentes crianças teimosas continuamos a jogar coisas mesmo assim, jogamos dentro dele casamentos errados, relacionamentos desastrosos, um trabalho tedioso, festas vazias e sem significado, conversas tolas, novelas imorais, programas de televisão, discussões familiares, ódio, raiva, medo, inveja, ganancia, desejo de fama, sucesso, riqueza e sentimentos de vingança; e nada do buraco ser tapado.
19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mateus 6: 19 e 20) 
Passamos a vida inteira correndo atrás do dinheiro, dinheiro para isso, dinheiro para aquilo, como se pudéssemos ir ao supermercado comprar com ele um monte de pacotinhos de felicidades. Ganhamos um pouco aqui, perdemos outro pouco ali, e nada da tal felicidade chegar mas como boas crianças teimosas não paramos e continuamos achar que a felicidade plena está sempre em se ter “MUITO DINHEIRO” e ser “FAMOSOS”. Se assim fosse os milionários e famosos seriam as pessoas mais completas e felizes do universo, basta abrir os jornais e revistas para certificar-se de que não são tão felizes como tentam nos fazer acreditar.
De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.” (Provérbios 11: 4) 
Quando não conseguimos o dinheiro para comprar o carro dos sonhos logo damos um jeitinho e financiamos; assumimos prestações infindáveis para podermos sentar no famigerado carro e por alguns dias ficamos com aquele sentimento de felicidade até que o primeiro barulhinho no painel aparece ou no primeiro risco na lataria. Mas, não paramos por ai queremos mais até nos endividarmos novamente com outras coisas. E pronto; o circo esta armado por completo são dividas e mais dividas preocupações e noites mal dormidas. Reflita; será que a vida é apenas isso? Se for, qual será o sentido dela? Deve haver algo mais interessante. Você não acha?
Todos nós buscamos de uma forma ou de outra, uns menos, outros mais, prosperar. Cremos firmemente que o sentido das nossas vidas e a solução de tudo está sempre em ter “DINHEIRO”. É bem verdade que o dinheiro pode nos trazer uma certa segurança, um sentimento de felicidade momentânea e conforto. Mas, o que será que Jesus pensa a respeito?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6: 31 á 34)
Diferente do que muitas pessoas pensam a riqueza está disponível para um cristão da mesma forma que ela está disponível para um não cristão. É por isso que vemos com grande frequência diversas pessoas não cristãs milionárias e muitos cristãos pobres. Muitos cristãos não têm o que comer enquanto muitos não cristãos esbanjam em ótimos restaurantes. Você não acha isso um pouco estranho? Não deveria ser o contrário? O cristão milionário e o não cristão pobre pedindo para o cristão lhe dar um pedaço de pão para comer.
 14 Vós tendes dito: lnútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos? 15Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam. 16 Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome. 17 E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. 18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.”(Malaquias 3: 14 á 18)
Nós temos uma visão completamente errada e diferente de Deus sobre a vida e a morte, nossos pensamentos em relação a esse assunto é muito limitado, cremos que viveremos apenas os dias que permanecemos aqui na terra, pensamos com se não houvesse mais vida; por isso é que queremos viver tudo o que podemos e de qualquer jeito não nos preocupando com Seus ensinamentos, de certo que Deus não pensa como nós. Ele pensa a longo, mais a muito longo prazo; é tão longo prazo que chega a ser infinito. Somos um espirito como Deus e Jesus e assim como Eles viveremos eternamente; viver com Ele ou longe Dele só dependerá de nós. Creio que foi esse entendimento que levou o apóstolo Paulo dizer:
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.(Filipenses 1: 21) 
Nós fomos programados antes de nascermos com tudo o que é necessário para que sejamos prósperos. A única coisa que precisamos fazer é saber acionar esse dispositivo. Ser mais ou menos próspero não é um limite pré definido por Deus; na verdade esse limite quem define somos nós mesmos; são nossas ações que definirão o quanto e quando seremos prósperos. E é essa capacidade de prosperar que chamo de “Efeito Caixa D’Água”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013