A realidade final está aqui
Versícilo do dia: Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. (Hebreus 8.1-2)
O Natal é a substituição das sombras pela realidade.
Hebreus 8.1-2 é um tipo de afirmação sumária. A essência é que o único sacerdote que permanece entre nós e Deus, nos torna retos diante de Deus, e ora a Deus por nós não é um sacerdote comum, fraco, pecador e mortal, como nos dias do Antigo Testamento. Ele é o Filho de Deus — forte, sem pecado e com uma vida indestrutível.
Não apenas isso, ele não está ministrando em um tabernáculo terreno com todas as suas limitações de lugar e tamanho, que está se desgastando e sendo comido pela traça, e nem sendo inundado, queimado, rasgado e roubado.
Não, o versículo 2 diz que Cristo está ministrando para nós em um “verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem”. Essa é a realidade no céu. É o que lançou uma sombra no Monte Sinai, a qual Moisés copiou.
De acordo com o versículo 1, outro grande aspecto sobre a realidade que é maior do que a sombra é que nosso Sumo Sacerdote está sentado à destra da Majestade no céu. Nenhum sacerdote no Antigo Testamento poderia dizer isso.
Jesus lida diretamente com Deus Pai. Ele tem um lugar de honra ao lado de Deus. Ele é amado e respeitado infinitamente por Deus. Ele está constantemente com Deus. Isso não é sombra da realidade como cortinas, taças, mesas, velas, vestes, pendões, ovelhas, cabras e pombos. Essa é a última e decisiva realidade: Deus e seu Filho interagem em amor e santidade para a nossa salvação eterna.
A realidade final é as Pessoas da Divindade em relacionamento, lidando entre si sobre como a sua majestade, santidade, amor, justiça, bondade e verdade serão manifestados em um povo redimido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário