quinta-feira, 31 de março de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA


Quinta-feira 31 Março
Dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus
(Romanos 13:7; Marcos 12:17).

A MOEDA DE CÉSAR

Embora já tivessem decidido Sua morte, os inimigos do Senhor Jesus procuravam um motivo para condená-Lo. Planejaram uma armadilha para Ele – mais uma – para tentar surpreendê-Lo em alguma falta por palavras ou atos. “É lícito dar o tributo a César, ou não?”, perguntaram hipocritamente. Se o Senhor Jesus respondesse que sim, O acusariam de ser um colaborador dos romanos, opressores do povo judeu. Portanto, não poderia ser o Messias. Se dissesse que não, O acusariam de se rebelar contra a autoridade civil.
Porém o Senhor Jesus, com Sua infinita sabedoria, utilizou a mesma estratégia para lhes calar, dizendo: “Trazei-me uma moeda, para que a veja”. Eram eles quem tinham tais moedas em suas bolsas, não Jesus! Isso demonstrava a sujeição deles ao poder romano. “De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César”. A resposta do Senhor Jesus se tornou um ditado popular: “Dai pois a César o que é de César”. De fato, é muito importante que sejamos honestos em nossas obrigações civis. Temos um testemunho a dar diante de nossos concidadãos.
Mas o segundo elemento da resposta do Senhor Jesus não é levado em consideração; contudo, é o mais importante. “E a Deus o que é de Deus”, o qual implica uma inteira submissão a Ele e à Sua Palavra. Sou honesto e reto diante de Deus? Dou a Ele o que Lhe pertence? Rendo a Deus toda a honra que Lhe é devida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013