segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Segunda-feira, 09 De Outubro

 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. (Lucas 19:2‑3)

ZAQUEU RECEBE AO SENHOR


Zaqueu era chefe dos cobradores de impostos em Israel nos dias do Senhor Jesus. Pessoas como ele não tinham uma reputação favorável na época. Eles eram conhecidos por cooperar com as forças ocupacionais romanas e muitas vezes exploravam seus próprios compatriotas, exigindo pagamentos excessivos para se enriquecer. No entanto, a consciência de Zaqueu foi tocada referente a este assunto. Agora tinha um desejo sincero: queria “ver quem era Jesus”. O Senhor sempre atenderá a esse desejo. Porém, Zaqueu tinha suas dificuldades: era “de baixa estatura”; e a multidão atrapalhava sua visão.

Isso pode ser um problema para muitos: eles têm o desejo em seus corações, mas outras pessoas - amigos, colegas, vizinhos e parentes – atrapalham e obstruem qualquer visão do Senhor Jesus. Teme-se a reação deles. O que dirão na vizinhança se de repente eu me tornar “religioso” e frequentar reuniões cristãs, ler a Bíblia e orar?

Além disso, Zaqueu era rico. A riqueza também pode ser um obstáculo para receber ao Senhor Jesus. É preciso libertar-se do apego às posses terrenas e pensar nas necessidades da alma. Isso foi exatamente o que Zaqueu fez. Ele não desanimou. Ele correu à frente da multidão e não teve vergonha de subir em uma árvore, como uma criança. E o Senhor o notou lá em cima. Ele o chamou pelo nome e até entrou em sua casa. Jesus Cristo veio de fato para “buscar e salvar o que se havia perdido” (v.10).

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 5:1-26 · Salmos 80:1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013