quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Quarta-feira, 11 De Outubro

 Disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso? E desviou-se dele para outro. (1 Samuel 17:29‑30)

INCOMPREENSÃO


O jovem Davi tinha cumprido com fidelidade a tarefa que seu pai lhe dera. Tinha sido enviado para buscar notícias de seus irmãos, que estavam no exército do rei Saul, em plena guerra. Mas Eliabe, o mais velho deles, tinha interpretado mal: acusa Davi de ter ido para lá por atrevimento e curiosidade. Além disso, zombou de Davi por este ser pastor de ovelhas, falando com desprezo das “poucas ovelhas” que este tinha para cuidar. Como Davi reage? Ele poderia ter se ofendido. Poderia ter discutido com seu irmão. Mas não aceita a provocação. Com humildade, diz apenas: “O que foi que eu fiz? Porventura não há razão para isso?”. Outras traduções dizem: “Fiz somente uma pergunta” ou “Será que não posso nem mesmo conversar?”. Davi tinha apenas cumprido uma tarefa dada pelo pai, levando comida para os irmãos. Mas então percebe a situação complicada: o povo de Deus está sendo humilhado por um filisteu, e todos estão com muito medo. Para Davi, isso é insuportável. Fica pensando. Mas não há como conversar com seu irmão sobre isso. Por isso, encerra a conversa com ele. Como nós reagimos quando nossos irmãos de fé entendem mal o que fazemos para o Senhor ou até nos repreendem? Vamos olhar para nosso exemplo perfeito, Cristo: foi injuriado, mas não devolveu a injúria; sofreu, mas não ameaçou. Entregou-Se Àquele que “julga justamente” (1 Pedro 2:23). Profeticamente, lemos a respeito d'Ele: “Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus” (Isaías 49:4). “Admoesta-os a que... [não] sejam contenciosos... mostrando toda a mansidão para com todos os homens” (Tito 3:1‑2).

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 6:33-66 · Salmos 81:1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013