Ao anoitecer eis que há pavor, mas antes que amanheça já não existe; esta é a parte daqueles que nos despojam, e a sorte daqueles que nos saqueiam. (Isaías 17:14)
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 17:1‑14; 18:1‑7)
No capítulo 7:1, vemos Rezim, rei da Síria, atacando Judá juntamente com Peca, filho de Remalias. A passagem de 2 Reis 16:5‑9 conclui da seguinte forma este incidente: a captura de Damasco por Tiglate-Pileser e a morte de Rezim. No entanto, a “sentença contra Damasco” se relaciona com o futuro, assim como os juízos precedentes. A moderna Síria evidentemente formará parte “dos grandes povos que bramam” (v. 12; Apocalipse 17:15) como mares impetuosos, os quais tentarão conquistar Israel, mas “antes que amanheça” (v. 14) já não existirão (Salmo 37:36).
O capítulo 18 nos apresenta uma nação marítima que espalha seu poder protetor (a sombra de suas asas) para ajudar o povo escolhido. Dessa maneira, Deus separa as nações do mundo de acordo com seu posicionamento em relação a Israel. E observe a opinião divina quanto a Seu pobre e sofrido povo no tempo em que o mundo os despreza e os esmaga. A Seus olhos, Israel é poderoso (cp. 18:7).
Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 9:1-44 · Salmos 83:1-9
Nenhum comentário:
Postar um comentário