Imagem: divulgaçãoAumenta o número de brasileiros que querem conhecer o país após a novela global Salve Jorge, e evangélicos brasileiros procuram a Turquia como opção de viagem religiosa além de Israel.
O crescimento do turismo turco nos últimos 13 anos é notável. No ano de 2000, 10 milhões de estrangeiros entraram no país. De 2011 para cá esse número ultrapassa os 30 milhões, consolidando a Turquia como o sexto destino mais procurado do mundo. Os visitantes brasileiros aumentaram 36% entre 2010 e 2012.
Ainda não há dados sobre a ascensão de brasileiros após a exibição da novela global Salve Jorge, que mostrou inúmeros pontos turísticos da Turquia em seus capítulos, mas a principal companhia aérea turca passou a voar diretamente de São Paulo para Istambul, devido ao crescente interesse dos brasileiros no ano passado.
Aumentou também a procura dos evangélicos pelos roteiros cristãos que envolvem a Turquia. Muitos desconhecem o potencial bíblico do país, mas no território turco aconteceram muitas das histórias narradas no Antigo e Novo Testamento. O país foi a última morada da mãe de Jesus e foi o primeiro lugar onde os apóstolos começaram a disseminar o Evangelho.
As igrejas cristãs citadas no livro de Apocalipse estão todas localizadas na Turquia e é onde também está o tumulo do apóstolo João, que se mudou para o país 20 anos após a ressurreição de Cristo. Muitos acontecimentos do Antigo Testamento foram na Turquia, como a escolha da esposa de Isaac na cidade de Zeugma e a parada da arca de Noé após o diluvio no monte Arart. Segundo o site oficial de turismo na Turquia, mesmo com apenas 6% de sua população cristã, a Turquia, assim como Israel, também é considerada Terra Santa pelos cristãos.
As operadoras brasileiras incluem a Turquia como opcional às pessoas que visitam Israel buscando crescimento espiritual. Ricardo Caro, diretor da Terra Santa Viagens, operadora exclusivamente focada em turismo religioso evangélico, enfatiza o valor que esses lugares tem para os cristãos brasileiros, citando a Turquia como um dos pontos de peregrinação mais procurados em sua empresa.
A operadora conta com dois roteiros que incluem a passagem pela Turquia. As Viagens Missionárias do Apóstolo Paulo, incluindo Israel, e um roteiro específico para as Igrejas do Apocalipse.
Ricardo acredita que a visita ao país pode ser proveitosa para quem busca espiritualidade e também cultura: “A diversidade de locais de peregrinação cristã nos permite fazer roteiros que misturam religiosidade e cultura, passando por lugares emocionantes que marcaram a história do cristianismo, como a casa de Maria em Éfeso e as sete igrejas do Apocalipse, e pontos históricos como a Capital da Turquia Istambul, localizada em dois continentes, proporcionando crescimento cultural e espiritual”.