A importância da historicidade de Adão para a narrativa bíblica de Criação, Queda, Redenção e Consumação
Albert Mohler Jr. e Stephen Wellum conversam sobre a importância da historicidade de Adão para a narrativa bíblica de Criação, Queda, Redenção e Consumação.
Stephen Wellum será um dos palestrantes do primeiro módulo sobre Criação do CFL Teologia Sistemática. Wellum é professor de teologia cristã do Seminário The Southern Baptist Theological Seminary, um dos seminários mais bem conceituados dos EUA. Confesso que estou muito empolgado com o tema do CFL deste ano. Vejo você lá?
Transcrição
Albert Mohler: Então, Sr. Wellum. Steve. Os evangélicos, numa espécie de movimento paralelo, nos últimos 20 anos, mais ou menos, aprenderam a falar da metanarrativa bíblica, aprenderam a falar do Evangelho em termos de um maior entendimento canônico e pactual da obra de Deus para salvar pecadores. Então os evangélicos têm ficado cada vez mais acostumados com uma responsabilidade de uma história de criação, queda, redenção e consumação. Nós entendemos errado?
Stephen Wellum: Para vermos isso, precisamos começar com como as Escrituras unem isso e se seguirmos primeiro com o que a Bíblia diz a respeito de si mesma, como ela se apresenta a nós, nós não entendemos errado. A Bíblia começa com a Criação, estabelece a queda. Não há razão internamente na Bíblia para dizer que isso não é histórico. Ela, então, fala do plano de redenção de Deus já antecipado em Gênesis 3:15. Caminha direto para a história da cruz, à vinda de Cristo, e ultimamente olhamos diretamente para a consumação. Quem tem uma visão alternativa está minando todo esse quadro, e essa é a séria natureza disso. Não se trata apenas de um ponto de interpretação sobre o que fazemos com Gênesis 1 a 11, ou Gênesis 1 a 3. Trata-se de todo o emaranhado de toda a revelação de Gênesis a Apocalipse que está no fim das contas sendo inferiorizada, desvendada e minada. E por trás disso, obviamente há outras áreas teológicas enormes, suposições – a doutrina de Deus, criação, a doutrina das Escrituras, etc. Mas nós não entendemos errado! A própria Bíblia se apresenta dessa maneira.
Mohler: Quero voltar a algo que você disse, que não há razão para não considerar [Adão] historicamente. Acho que vai além disso, temos todos os motivos para considerar historicamente. E gerações anteriores de leitores cristãos teriam entendido o que está sendo apresentado aqui como alegações históricas. Em algum lugar no meio das tentativas de entrar num acordo com a crítica moderna à Bíblia, e as negações de que a Bíblia é um texto sobrenaturalmente inspirado, e devido a todos os dados que surgiram da literatura antiga oriental e etc., em um ponto, um tipo de cristãos revisionistas disseram: “Não é necessário entender estas coisas em termos históricos, há diferentes formas de considerar os primeiros capítulos de Gênesis, há diferentes interpretações, mesmo em recentes círculos evangélicos algumas propostas interessantes foram feitas.” É interessante que agora temos aqueles que se identificam como evangélicos dando o passo muito além disso, dizendo que você nem mesmo pode ter um Adão histórico; não é só que isso possa ser possível à luz dos massivos novos dados vindo a nós da cosmovisão evolucionista, para pensar que possa haver outras interpretações além da histórica; agora, eles estão dizendo que você não pode ter a interpretação histórica. E, por exemplo, no biologos.com e em outros lugares você tem vídeos e artigos dizendo: “Claro que Paulo acreditava no Adão histórico, afinal, Paulo era um homem pré-moderno!” “Com os dados que ele tinha, o que ele pensaria além disso?” Então eles concebem que Paulo cria no Adão histórico. Eles diriam que nós simplesmente sabemos mais agora. E, novamente, a razão pela qual eles dizem isso não é porque subitamente a Bíblia tem sido lida mais claramente, mas porque dados externos à Bíblia foram trazidos para dentro.
The Southern Baptist Theological Seminary © Todos os direitos reservados. Original: Adam andthe Gospel: Is a Historical Adam Necessary?
Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel – Editora Fiel © Todos os direitos reservados. Original: A importância da historicidade de Adão para a narrativa bíblica de Criação, Queda, Redenção e Consumação
Nenhum comentário:
Postar um comentário