terça-feira, 18 de julho de 2023

Terça-feira, 18 De Julho

 O Senhor Deus me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça. (Isaías 50:4)

SER UMA AJUDA PARA OUTROS


Quem deseja consolar um coração triste precisa de sabedoria e capacidade para se colocar no lugar da outra pessoa. Isso nem sempre é fácil, principalmente quando nós mesmos estamos bem. Nesses momentos, desejamos que o nosso bom ânimo “contagie” o outro. Mas essa abordagem é equivocada, e muitas vezes o outro acabará se afastando – assim como o vinagre borbulha ao ser derramado sobre bicarbonato de sódio. Agir assim só causará dor a quem já está triste. Jó, um homem acometido de grande sofrimento, recebeu a visita de seus amigos quando estes ouviram a respeito de seus problemas. Durante sete dias, ninguém teve coragem de dizer qualquer coisa, “porque viam que a dor era muito grande” (Jó 2:13). Com isso, certamente o consolaram mais do que com as muitas palavras que falaram depois e que só causaram amargura em Jó. O Senhor Jesus, cuja voz ouvimos nessa fala do profeta Isaías, é o grande Modelo para nós também nesse aspecto. O que Ele dizia nascia de uma comunhão íntima com Deus. Assim, Ele sempre tinha uma palavra apropriada para cada pessoa: quando alguém estava cansado, Ele animava; quando outro estava triste, consolava. Mas todos percebiam que Ele proferia “palavras de graça”. E com frequência lemos que Ele sentiu “íntima compaixão” por causa das dificuldades das pessoas à Sua volta e por isso as ajudava! (veja, p.ex., Lucas 7:13; 4:22.) Por isso, nós também queremos pedir todos os dias: “Senhor, dá-me a compaixão necessária pelas dificuldades do meu próximo, e me ajude a lidar com ele de forma amorosa. Faz com que minha vida manifeste cada vez mais a Tua graça!”.

Leitura diária da Bíblia: Levítico 26:34-46 · Salmos 72:1-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013