Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito. (Êxodo 23:2)
A INFLUÊNCIA DA MULTIDÃO
A lei que Deus deu ao povo de Israel no deserto do Sinai não é a regra para a vida de um cristão. Mas os princípios morais que contém, e que podemos reconhecer, têm muito a nos ensinar. Deus conhece nossos corações muito melhor do que nós. Se lermos a Sua Palavra atentamente, estaremos nos olhando no espelho, por assim dizer, para ver como as coisas estão em nossos corações.
O versículo bíblico de hoje aborda um ponto particularmente sensível em nosso coração. Nós gostamos tanto de ser parte da multidão e encontrar sua aprovação. Por outro lado, não gostamos estar sozinhos, incompreendidos ou ser diferentes. Se nossa vida é guiada pela opinião da maioria, as coisas podem ficar perigosas. O que a multidão faz e pensa não é necessariamente bom ou correto, embora as pessoas tentem firmemente nos convencer do contrário.
Sentimos essa pressão na sociedade, pela qual a maioria é guiada. Então, para poder resistir, são necessárias convicção e energia para obedecer à Palavra de Deus.
Veja estes exemplos: como nos vestimos? Que tipo de palavras fazem parte do nosso vocabulário? Como gastamos os meios financeiros que temos? O que nós empreendemos no nosso tempo livre? Qual é a nossa atitude em relação ao governo? Como conduzimos nossa família ou a vida de casado? Obedecemos à Palavra de Deus nesses assuntos, ou somos arrastados pelos pensamentos, opiniões e práticas da sociedade?
Leitura diária da Bíblia: Josué 6:1-14 · 1 Coríntios 4:1-10
Nenhum comentário:
Postar um comentário