terça-feira, 29 de abril de 2014

Israel relembra Holocausto com dois minutos de silêncio

Israel relembra Holocausto com dois minutos de silêncioIsrael relembra Holocausto com dois minutos de silêncio
Em memória dos seis milhões de judeus que foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial, os israelenses pararam por dois minutos e ficaram em silêncio na manhã desta segunda-feira (28).
A data é lembrada para recordação do Holocausto e este ano, em especial, Israel recordou dos 400 mil judeus da Hungria que foram mortos por nazistas em 1944.
As lembranças desses crimes que mancham a história mundial foram o tema de diversos programas de TV e rádios que desde a noite do domingo (27) exibiram depoimentos, documentos e filmes sobre o assunto.
Ainda no domingo uma cerimônia foi realizada no memorial Yad Vashem de Jerusalém homenageando as vítimas da Shoa. Durante o encontro o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu falou sobre os perigos que o Irã representa à Israel se continuar investindo na produção de uma bomba atômica.
Netanyahu citou as declarações do governo iraniano que prometeu destruir os judeus. “O Irã pede a nossa destruição, constrói bunkers subterrâneos para enriquecer urânio, produz água pesada para plutônio, fabrica mísseis intercontinentais capazes de transportar ogivas nucleares, o que ameaça o mundo inteiro”, afirmou o premiê.
O presidente Shimon Peres falou sobre os perigos que os neonazistas representam não só para Israel, como para o mundo todo por conta do crescimento desse grupo na Europa. “Não podemos ignorar o crescimento dos partidos de extrema-direita com tendências neonazistas que constituem um perigo para cada um de nós e uma ameaça para cada nação”, disse Peres durante cerimônia do domingo.
Já na manhã desta segunda, às 10h do horário local (4h de Brasília) o aviso sonoro fez com que os israelenses deixassem seus afazeres para prestarem uma homenagem às vítimas. Quem dirigia pelo país precisou parar e descer do carro para fazer os dois minutos de silêncio.
De acordo com o site G1 há 190 mil sobreviventes do Holocausto que vivem em Israel, 50 mil deles estão abaixo da linha de pobreza. Para tentar melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, o governo anunciou um plano que prevê a distribuição de 285 milhões de dólares aos mais pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013