sábado, 27 de outubro de 2012


2 Pensamentos Incorretos sobre Perseverança na Fé [audiolivro gratuito]

Otemor de se iremos perseverar na fé ou não é algo que assola muitos. Será que irei completar a carreira? Correrei até o fim da corrida da fé? Segunda-feira, vimos um vídeo onde John Piper explica que Cristo comprou com seu sangue a Nova Aliança, a qual garante a nossa perseverança, conforme Jeremias 32:40:
“Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem, e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.”
O vídeo de hoje contém um trecho do audiolivro “Firmes: Um Chamado a Perseverança dos Santos” (que você pode baixar gratuitamente aqui). Nele, Piper fala sobre
duas formas letais, dois pensamento incorretos, de se combater o temor de não perseverar até o fim. A primeira resposta mortal é afirmar que a perseverança é desnecessária e a segunda é afirmar que a perseverança coloca ou mantém a Deus do nosso lado.

Abaixo, segue parte do trecho do livro lido no livro, para aqueles que preferem ler.

1 – Letal: “A perseverança é desnecessária”

É um equívoco pensar que a perseverança na fé e no amor não é necessária à salvação final. É um erro letal. Jesus disse: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mc 13.13). Hebreus 12.14 diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Em Gálatas 6.8, Paulo afirmou: “O que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna”. Observe que as duas colheitas são corrupção, por um lado, e vida eterna, por outro. No versículo seguinte, Paulo disse: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos [vida eterna], se não desfalecermos”.
Portanto, é evidente que perseverar em meio aos desafios da fé, por semearmos para o Espírito e produzirmos o fruto do amor, é necessário à salvação final. “Deus vos escolheu”, disse Paulo em 2 Tessalonicenses 2.13, “para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”. “Para a salvação, pela santificação” significa que a santificação — o caminho do amor — é o caminho pelo qual os pecadores salvos vão ao céu. É o único caminho que conduz ao céu. Por conseguinte, é um erro trágico e letal tentar vencer o temor de não perseverar na idade avançada por afirmar que você não tem de perseverar.

2 – Letal: “A perseverança coloca ou mantém a Deus do nosso lado”

A outra maneira equivocada de vencer o temor de não perseverar é tão perigosa como a anterior. É a maneira que diz: “Sim, a perseverança na fé e no amor é necessária, e isso significa que eu tenho de esperar até o último momento para que Deus seja totalmente por mim e tenho de depender de meus próprios esforços para obter o favor dele. Deus me fez começar a vida cristã por meio da fé somente nEle, mas a perseverança acontece de outra maneira. Deus faz o seu favor contínuo depender de meus esforços”. Digo que isso é letal, conduzindo a pessoa ao desespero ou ao orgulho, mas, com certeza, não à perseverança.
O que está errado nessa idéia? Você o perceberá, se fizer esta pergunta: quando Deus se torna completa e irrevogavelmente por nós — não apenas 99%, e sim 100%? Será no final desta era, no Último Dia, quando ele tiver visto e avaliado toda a nossa vida, para assegurar-se de que é digna de que seja por nós? Isso não é o que a Bíblia ensina.
A Bíblia ensina que no momento de nossa justificação Deus se torna, irrevogavelmente, 100% por nós — ou seja, no momento em que vemos a Cristo como salvador magnífico e o recebemos como a nossa perfeição e aquele que foi punido em nosso lugar. Toda a ira de Deus, toda a condenação que merecemos foi derramada sobre Jesus. Todas as exigências da perfeita justiça de Deus foram cumpridas por Cristo. No momento em que vemos (pela graça) esse tesouro e o recebemos dessa maneira, sua morte é considerada como a nossa morte; e sua condenação, a nossa condenação; a sua justiça, a nossa justiça. E Deus se torna, irrevogavelmente, 100% por nós, naquele instante e para sempre.

Firmes -  Um Chamado a Perseverança dos Santos (John Piper e Justin Taylor)

A resposta moderna – e mundana – para melhorarmos a vida é geralmente “siga em frente”. Se o seu casamento tem conflitos, se a sua igreja se esfacela, se o seu chefe o incomoda e as pessoas se opõem a você, abandone-os. Faça uma mudança. Busque o que é melhor para você. Mas a Palavra de Deus mantém um padrão diferente – um belíssimo valor que, embora difícil, leva à mais profunda satisfação e a grande recompensa: perseverança.
Essa perseverança duradoura e firme, que mantém o curso, é especialmente necessária em nossa geração vacilante. Este livro não somente exalta a virtude da perseverança fiel e piedosa, mas também dá testemunho do seu poder diário na vida dos cristãos por meio das experiências de John Piper – que provê o contexto e a perspectiva para todo o livro – e de quatro seguidores de Cristo dedicados que representam diferentes tipos de perseverança.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013