terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA


Terça-feira 22 Fevereiro
Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses. E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus
(Juízes 3:5-7).

DORMINDO COM OS INIMIGOS (2)

Vimos que essas nações mencionadas acima representam princípios espirituais – os cananitas são os negociadores da verdade, e os heteus, os tímidos. Agora vejamos os outros povos.
Os amorreus, “faladores”, são os que pregam a Palavra sem poder. Falar é fácil. Transmitir nossos próprios pensamentos é fácil. Confessar Cristo não significa simplesmente falar e nada mais. Onde houver princípios elevados e um agir desprezível, muita pregação e pouca prática, temos de perceber que estamos entre amorreus, inimigos a serem combatidos.
Os perizeus representam os que confiam no poder humano de governar e não no divino. Também representam os que não se submetem a Deus, à Sua vontade nem à Sua Palavra. São a classe dos que detêm o poder, dos que têm de ser consultados, cujas ordens têm de ser obedecidas, não pelo que são espiritualmente, mas pela posição que ocupam no mundo.
Os heveus simbolizam a contraparte dos perizeus – os que se permitem ser guiados por religiosos e que aceitam para si mesmos uma função espiritual de natureza inferior.
Por fim, os jebuseus são os que pisam, esmagam as Escrituras, e se recusam a obedecer ao ensino explícito da Palavra de Deus.
É interessante notar que nenhum desses povos é mencionado como sendo conquistador. Os israelitas se casaram com as mulheres deles, unindo-se da maneira mais íntima com os inimigos. Literalmente, os israelitas dormiram com os inimigos. E isso trouxe destruição para várias gerações. Hoje isso também acontece quando permitimos práticas comuns, mas contrárias à Bíblia em nossas congregações. Tal atitude é tão má aos olhos de Deus quanto foi a dos israelitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013