sábado, 9 de novembro de 2013

NossoPecadoFoiImputadoACristoNaCruz
Nesse trecho retirado do livro “Cristo Jesus Homem“, Bruce Ware nos esclarece como ocorreu a imputação dos nossos pecados em Cristo. Como é possível que os pecados de toda a humanidade caia sobre alguém completamente santo?
Os teólogos usam, às vezes, a palavra imputação para se referirem ao débito de nosso pecado atribuído a Cristo. Na verdade, há três “atos” de imputação na história de redenção. O pecado de Adão foi imputado (debitado) a toda a posteridade, quando ele pecou (Rm 5.12, ss.); o nosso pecado foi imputado a Cristo na cruz (2 Co 5.21); e a justiça de Cristo é imputada (creditada), pela fé, àqueles que crêem (Rm 4.4-5; 2 Co 5.21). Aqui, estamos interessados no segundo ato de imputação. O Pai lançou realmente em seu próprio filho a dívida de nosso pecado e culpa para que ele pagasse por eles e garantisse para nós o perdão e a posição de justos que recebemos pela fé. Isto é o âmago do evangelho e o âmago da obra de Cristo na cruz.
Cristo tinha de ser humano para que esta imputação de nosso pecado acontecesse. Se ele fosse apenas divino, seria inconcebível e impossível que nosso pecado lhe fosse imputado. Como poderia sua natureza eterna, santa e sem pecado assumir o pecado? Como Deus, ele é imutável em sua perfeição (Hb 1.10-12; 13.8) e infinito em sua santidade (por exemplo, o Deus três vezes santos de Isaías 6.1-4 é, corretamente, uma visão de Cristo, como indicado por João 12.41). Não, a natureza divina não pode ser maculada com o pecado, e, certamente, (apenas) como Deus, Jesus não poderia ter sido feito “pecado” por nós. Mas o Pai o fez realmente “pecado”, e ele levou nosso pecado em seu corpo, na cruz. Claramente, a imputação de nosso pecado a Cristo tem em mente a sua humanidade plena e perfeita que foi, no momento desta imputação, feita o que nunca tinha sido antes – pecado. Medite nestas palavras: em um momento na cruz, quando o Pai imputou nosso pecado ao seu Filho, em sua natureza humana, Jesus, que antes era sem pecado, foi feito pecado. Somente porque ele era plena e verdadeiramente humano (bem como plena e verdadeiramente divino), esta imputação de nosso pecado a Cristo poderia ter acontecido.
Trecho retirado do livro “Cristo Jesus Homem” (Pg.196-198), por Bruce Ware, publicado pelaEditora Fiel, em 2013. Original: O nosso pecado foi imputado a Cristo na cruz – Bruce Ware

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013