quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Organização promove campanha contra turismo sexual e ativistas gays protestam; Jean Wyllys classificou iniciativa como “criminosa”

Organização promove campanha contra turismo sexual e ativistas gays protestam; Jean Wyllys classificou iniciativa como “criminosa”
O turismo sexual, pedofilia e homossexualismo foram tema de uma campanha do Fórum Pernambucano Permanente Pró-Vida (FPPPV), que divulgou cartazes e imagens em sua página no Facebook sob o slogan “Pernambuco Não Te Quer”.
O mote da campanha é baseado no slogan usado pela Recife Convention & Visitors Bureau, responsável pela promoção do turismo no estado nordestino: “Recife te quer”.
Na campanha do FPPPV, o homossexualismo é colocado ao lado de práticas que são consideradas crimes sexuais pela legislação brasileira, como prostituição e pedofilia, e isso causou polêmica entre ativistas gays.
Sites de notícias voltados ao público homossexual classificaram a campanha como homofóbica, e o deputado federal e ativista gay Jean Wyllys publicou em seu site uma nota de repúdio à iniciativa: “Não posso deixar de manifestar minha indignação com o anúncio publicitário veiculado na Folha de Pernambuco nesta terça-feira, 4, que vem gerando polêmica e repúdio de vários segmentos da sociedade e também da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBT) ao equiparar o ‘homossexualismo’ (sic) à pedofilia e à prostituição com o suposto ‘objetivo de combater o turismo sexual’ em Recife”, escreveu.
Em sua crítica à FPPPV, o deputado federal mencionou a Constituição Federal e acusou a entidade de cumplicidade com crimes de homofobia: “A organização religiosa responsável pelo anúncio, Pró-Vida Pernambuco, ao disseminar a mensagem criminosa e homofóbica, se torna cúmplice dos crimes de ódio motivados por homofobia que matam um/a LGBT a cada dois dias no Brasil, além de contrariar os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, dentre os quais está promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
Numa ação rápida para minimizar os possíveis estragos ao turismo em Pernambuco, a agência Recife Convention & Visitors Bureau divulgou um cartaz e uma nota, em que desvincula o anúncio da FPPPV das ações do governo: “O público LGBT é super bem-vindo e respeitado na capital pernambucana. O anúncio veiculado em um jornal de grande circulação no Estado não reflete a realidade vivenciada pelos turistas que nos visitam. Somos reconhecidamente um destino friendly. Recife não compartilha com qualquer ato de homofobia [...] E deixamos um recado para todas as cores, religiões, opções e diversidades: o Recife te quer sempre!”, explicou a nota.
O FPPPV também se manifestou através de um comunicado em que afirmou que a organização “abriga diversas entidades que defendem a vida e a família cristã. Tem como objetivo debater, difundir e informar ao publico em geral conceitos cristãos relativos aos temas propostos, inclusive através do exercício do contraditório. Os temas abordados nas campanhas neste ano são: pedofilia, aborto, drogas e turismo sexual. As campanhas ‘Diga Não ao Aborto’ e ‘Pernambuco Não Te Quer’ estão na linha do exercício do contraditório”, defendeu-se.
A defesa da entidade ainda argumentou que as práticas repudiadas por ela, fazem parte dos motivos que levam muitos turistas a procurarem a cidade: “Os tópicos Prostituição, Pedofilia, Exploração Sexual de Menores e Homossexualismo,chamam a atenção para os motivos que atraem possíveis visitantes a escolher seu destino. Neste sentido, reafirmamos o caráter conceitual da abordagem que esta em linha com os preceitos constitucionais de liberdade de expressão, opinião, pensamento, culto e religião, ao tempo em que, repudiamos as agressões, ameaças e intimidações que o FPP-PV tem recebido pelo simples fato de exercer o direito ao contraditório”, concluiu.
Redação Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013