sábado, 23 de setembro de 2023

Sábado, 23 De Setembro

 Caiu, caiu a grande Babilônia… Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela. (Apocalipse 18:2 e 20)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 13:1‑22)


Até ao capítulo 27, Deus fala conosco a respeito de Seus juízos sobre as nações. Eles são chamados de “sentenças”. Esta palavra é significativa. Se o homem de Deus, tanto agora como no passado, é compelido a declarar juízos vindouros, é impossível que seu coração não seja profundamente afetado por isso.

Em primeiro lugar, as nações historicamente contemporâneas a Isaías estão envolvidas aqui. E, nessa conexão, as diferentes profecias que leremos sucessivamente já foram cumpridas à risca. Por exemplo, a região de Babilônia atualmente é um lugar desolado e pavoroso, onde habitam animais selvagens do deserto (vv. 17‑22). No entanto, “nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação”; em outras palavras, as profecias não são explicadas isoladamente da História ou após os eventos terem ocorrido (2 Pedro 1:20). O que temos de buscar sempre, juntamente com o entendimento dado pelo Espírito Santo, é um vínculo com o pensamento central e final de Deus, a saber, Cristo e Seu futuro reinado. Existe uma Babilônia profética: a igreja falsa e apóstata (Apocalipse 17:5; e cp. 18). Ela cairá antes que o reinado seja estabelecido, para a alegria dos santos, aqueles que se regozijam na grandeza de Deus (v. 3; Apocalipse 18:20; Salmo 35:15, 26).

Leitura diária da Bíblia: Juízes 16:1-12 · Salmos 73:1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013