quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Quarta-feira, 27 De Setembro

 Saúda-vos Epafras, que é dos vossos... combatendo sempre por vós em orações... Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós. (Colossenses 4:12‑13)

EPAFRAS


Duas expressões caracterizam o relacionamento de Epafras com os crentes em sua cidade: “dos vossos” e “por vós”. Ele era “dos vossos”, é de Colossos. Nasceu ali, o seu lugar é ali, e serviu os cristãos ali, pois Paulo escreve: “Como aprendestes de Epafras” (cp. 1:7). Isso me leva a perguntar: tenho uma igreja que é um lar para mim, onde cultivo minhas amizades, onde ajudo e sirvo? Epafras ora “por vós”, cristãos de Colossos. Ele levou a Palavra de Deus aos crentes de sua cidade, mas agora está longe deles. O que mais poderia fazer por eles? Podia orar! E assim ele apresenta a todos diante de Deus, com persistência, intensidade, e por nome. Pergunto a mim mesmo: também oro por outras pessoas? Não apenas genericamente, mas de forma bem específica pelo irmão X e a irmã Y? Epafras tem grande zelo “por vós”, cristãos de Colossos. Ele ora por seus irmãos não apenas de forma esporádica e espontânea, mas inclui-os em sua intercessão de modo consciente e objetivo. Se ele tinha “grande zelo” por eles, significa que se preocupava e esforçava por eles, mas também que lhes tinha afeição e os amava. Ele sofria e se preocupava por eles! Eu conheço meus irmãos na fé? Posso orar por eles de forma profunda, por conhecer suas circunstâncias de vida e problemas? Levo-os no coração, sofro com eles quando enfrentam dificuldades? Será que os cristãos colossenses ficaram comovidos por Paulo escrever que Epafras era “para vós é um fiel ministro de Cristo” (Colossenses 1:7)? Acaso essa não é também uma tarefa para você e para mim, como servos fiéis do Senhor, cuidar dos outros, atendê-los em suas necessidades e orar por eles?

Leitura diária da Bíblia: Juízes 18:1-31 · Salmos 74:13-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013