O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. (Êxodo 15:2)
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 11:1‑16; 12:1‑6)
Os versículos 18‑19, 33‑34 do capítulo 10 comparam Israel a uma floresta que o machado (a Assíria nas mãos do Senhor, cp. 10:15) devastará, abrindo muitas clareiras. E a árvore real de Judá será derrubada porque em breve não mais haverá descendentes de Davi no trono. Na natureza, brotos cheios de seiva crescem em troncos recém-cortados. Do “tronco de Jessé”, que parecia morto, surge um renovo completamente diferente! Ele cresce na presença de Deus e sobre Ele repousa a plenitude do Espírito (cp. 11:2).
O renovo, a raiz e a descendência de Davi (vv. 1, 10; Apocalipse 22:16) são nomes dados ao Senhor Jesus em conexão com as bênçãos de Israel e do mundo. No período do reinado do Messias, a justiça e a paz reinarão na terra, mesmo entre os animais. Que contraste entre esse fantástico quadro do reinado milenar e o atual estado da criação, que “geme e suporta angústias”, aguardando a glória e o descanso vindouros (Romanos 8:19‑22)! Todos os exilados de Israel compartilharão desse reinado. Eles retornarão dos lugares de desterro, assim como anteriormente o povo saiu da escravidão do Egito. E o capítulo 12 coloca na boca do remanescente o cântico final de louvor que nos lembra do primeiro hino cantado por Israel (cp. 12:2; Êxodo 15:2).
Leitura diária da Bíblia: Juízes 11:23-40 · 2 Coríntios 11:1-15
Nenhum comentário:
Postar um comentário