sábado, 30 de setembro de 2023

Sábado, 30 De Setembro

 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. (Romanos 16:20)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 14:1‑27)


Por causa de Sua compaixão para com o pequeno remanescente de Seu povo, Deus aniquilará os mais poderosos impérios (cp. 43:3‑5). Nada é muito difícil para Deus quando está em jogo o livramento daqueles a quem Ele ama. Portanto, não fiquemos com medo! Toda a ajuda de que Seus filhos precisam está disponível n'Ele, não devido à nossa fidelidade, mas por causa da fidelidade de Deus.

Após a Babilônia, o foco recai sobre seu rei. E uma cena que captura nossa atenção nos é mostrada agora. Isaías nos transporta à habitação dos mortos e fala sobre a consternação causada pela chegada dessa personagem. “Você também está aqui!”, declaram com surpresa os que conheciam o peso de seu poder! Na figura deste rei de Babilônia, reconhecemos a cabeça do quarto império (Roma), também chamada de “A Besta”. No entanto, a partir do versículo 12, o pensamento do Espírito vai além deste agente de Satanás e coloca o foco no próprio Satanás: “Como caíste do céu…!”. É um profundo mistério que o orgulho tenha sido visto em Lúcifer, o anjo de luz! Tendo se tornado o príncipe das trevas, ele ainda sabe disfarçar-se como anjo de luz para enganar (2 Coríntios 11:14). Hoje em dia ele faz o mundo tremer sob o poder das trevas e ainda não liberta seus cativos (vv. 16‑17; 49:24‑25). Mas Deus em breve irá esmagá-lo debaixo de nossos pés (Romanos 16:20; Ezequiel 28:16‑19).

Leitura diária da Bíblia: Juízes 21:1-25 · Salmos 77:1-10

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Sexta-feira, 29 De Setembro

 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)

O filho de Sam (2)


“Meu novo amigo tentava ler ou me falar algo da Bíblia todos os dias. No início eu apenas ouvia. Mas gradualmente passei a me sentir muito afetado pelo que ouvia. Por fim, ele me deu uma edição bíblica que continha o Novo Testamento e os Salmos, pedindo que eu mesmo lesse, em especial, os Salmos. Concordei com a sugestão dele, abri o livro e fui capturado pelos Salmos. Os salmos de Davi prenderam minha atenção de um modo particular. Era como se esse homem de Deus estivesse falando comigo pessoalmente, pois ele também havia experimentado momentos de depressão. Sua vida sempre era cheia de problemas e ele não via a saída. Senti que aquele homem tinha sofrido de verdade. Sempre pensei que na vida de um rei tudo corria bem. Agora eu lia sobre as necessidades dele e como clamava a Deus na angústia. Eu também não estava em uma situação caótica? A oração de Davi por ajuda e salvação se aplicava a mim. Não demorou muito para eu reconhecer minha culpa por todos os atos errados que cometera e me sentir envergonhado de mim mesmo. Naquele dia de 1987, me ajoelhei na cela e derramei meu coração diante de Jesus Cristo. Disse que tinha arruinado minha vida por causa do pecado e que eu estava cansado do crime. Pedi que perdoasse todos os meus pecados. Quando levantei, senti como se uma cadeia pesada e invisível que me acorrentara por tantos anos tivesse se partido e fosse arrancada de mim. Uma paz real entrou em meu coração. Naquela época não entendi direito o que havia acontecido, mas foi onde tudo mudou na minha vida.”

(Concluído)

Leitura diária da Bíblia: Juízes 20:1-48 · Salmos 76:1-13

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Quinta-feira, 28 De Setembro

 Eis que faço novas todas as coisas. (Apocalipse 21:5)

O filho de Sam (1)


Há alguns anos, foi feito um filme chamado “O Filho de Sam”. Era a história de um assassino em série cuja vida era cheia de degradação moral e violência. No entanto, esse mesmo homem tinha outra história para contar. Aqui está o relato do próprio “herói”:

“A polícia e os leitores de jornal me chamavam de ‘o filho de Sam’, mas Deus já me deu um novo nome – filho da esperança – porque minha vida mudou e agora tenho esperança. Louvado seja Deus! Estive preso por 23 anos. Os primeiros dez foram cheios de desespero e trevas. Não via sentido em viver e na minha total miséria só pensava em suicídio.

Quando a polícia me prendeu em 1977, eu tinha 24 anos. Fui sentenciado à prisão perpétua. Na penitenciária de Nova York tentaram me matar cortando a minha garganta com uma lâmina de barbear. Escapei da morte por um fio. Era um candidato ao inferno, mas Deus tinha outros planos para mim. Jesus Cristo queria me alcançar por intermédio de Seu amor, bondade e afeição. Jamais conhecera tais coisas até então. Em uma noite de inverno, enquanto caminhava no pátio da prisão, outro prisioneiro veio até mim e me disse que o Senhor Jesus me amava e queria me perdoar. Ri e zombei dele: não podia imaginar que Deus me amava ou sequer faria algo por mim. Mas aquele homem possuía um estranho olhar de alegria, embora ele também tivesse uma ficha criminal. Ignorando minha reação, ele continuou a demonstrar interesse em mim, e nos tornamos amigos.”

(Continua)

Leitura diária da Bíblia: Juízes 19:1-30 · Salmos 75:1-11

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Quarta-feira, 27 De Setembro

 Saúda-vos Epafras, que é dos vossos... combatendo sempre por vós em orações... Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós. (Colossenses 4:12‑13)

EPAFRAS


Duas expressões caracterizam o relacionamento de Epafras com os crentes em sua cidade: “dos vossos” e “por vós”. Ele era “dos vossos”, é de Colossos. Nasceu ali, o seu lugar é ali, e serviu os cristãos ali, pois Paulo escreve: “Como aprendestes de Epafras” (cp. 1:7). Isso me leva a perguntar: tenho uma igreja que é um lar para mim, onde cultivo minhas amizades, onde ajudo e sirvo? Epafras ora “por vós”, cristãos de Colossos. Ele levou a Palavra de Deus aos crentes de sua cidade, mas agora está longe deles. O que mais poderia fazer por eles? Podia orar! E assim ele apresenta a todos diante de Deus, com persistência, intensidade, e por nome. Pergunto a mim mesmo: também oro por outras pessoas? Não apenas genericamente, mas de forma bem específica pelo irmão X e a irmã Y? Epafras tem grande zelo “por vós”, cristãos de Colossos. Ele ora por seus irmãos não apenas de forma esporádica e espontânea, mas inclui-os em sua intercessão de modo consciente e objetivo. Se ele tinha “grande zelo” por eles, significa que se preocupava e esforçava por eles, mas também que lhes tinha afeição e os amava. Ele sofria e se preocupava por eles! Eu conheço meus irmãos na fé? Posso orar por eles de forma profunda, por conhecer suas circunstâncias de vida e problemas? Levo-os no coração, sofro com eles quando enfrentam dificuldades? Será que os cristãos colossenses ficaram comovidos por Paulo escrever que Epafras era “para vós é um fiel ministro de Cristo” (Colossenses 1:7)? Acaso essa não é também uma tarefa para você e para mim, como servos fiéis do Senhor, cuidar dos outros, atendê-los em suas necessidades e orar por eles?

Leitura diária da Bíblia: Juízes 18:1-31 · Salmos 74:13-23

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Domingo, 24 De Setembro

 O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Romanos 14:17)

ALEGRIA NO SENHOR


“Regozijai-vos!” Este é, por assim dizer, um mandamento permanente para todo cristão, que deve fazer isso “sempre”, conforme o apóstolo escreve na primeira carta aos tessalonicenses (cp. 5:16). Portanto, a alergia deve ser uma força que impregna a nossa vida inteira! Toda situação e circunstância em nossa existência podem ser iluminadas pela alegria. É claro que isso vale apenas para a alegria no Senhor (F 3:1; 4:4). A alegria natural depende das circunstâncias da vida ou mesmo da disposição pessoal para isso. Todos conhecemos esse tipo de alegria. Mas ela é muito volátil! E há momentos na vida em que é simplesmente impossível encontrar qualquer motivo exterior para alegrar-se. A história do Evangelho começa e termina com alegria. Quando o Senhor nasceu, o anjo disse: “Eis aqui vos trago nova de grande alegria... na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10‑11). No fim dos evangelhos, as mulheres alegraram-se com a ressurreição de seu Senhor (Mateus 28:8). Em João 20:20, os discípulos, que até então estavam tomados de medo, alegram-se em rever o Senhor. E em Lucas 24:52 os discípulos retornam a Jerusalém cheios de alegria. O Senhor acabara de ser elevado aos céus diante de seus olhos – um evento que acarreta consequências ricamente abençoadoras também para nós. Nossa vida de fé fundamenta-se em todos esses grandes fatos da salvação. Eles nos dão motivo para ter uma alegria totalmente independente de qualquer circunstância terrena.

Salvação achei nas feridas de Jesus, Estou limpo e purificado do pecado, Paz e descanso encontrei, Por isso posso ser tão feliz.

(Tradução livre)

Leitura diária da Bíblia: Juízes 16:13-22 · Salmos 73:9-17

Segunda-feira, 25 De Setembro

 E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. (1 Pedro 4:7)

A REVELAÇÃO DE CRISTO


Na maravilhosa visão que Pedro teve no monte da transfiguração, ele viu o Senhor Jesus “vindo no seu reino”. Isso causou um impacto permanente nele. Mesmo décadas depois, o apóstolo reporta-se a esse evento como prova de que pregava algo real quando falava do reino vindouro, e que não seguia apenas fábulas (Mateus 16:28; 17:1; 2 Pedro 1:16). Por isso, em sua primeira carta ele associa quatro vezes suas exortações à uma vida santa e à perseverança com a futura “revelação de Jesus Cristo”. Quando o cristão mantém esse evento em vista, ele também recebe mais força e uma alegria viva (1 Pedro 1:7,13; 4:13; 5:1).

Mas Pedro ainda vai além da revelação da glória de Cristo e do milênio de paz. Em suas duas cartas ele aponta para o “fim de todas as coisas”. Quando considerarmos que em breve tudo o que é visível acabará, isso nos tornará “sóbrios”. Isso nos protege da enganosa busca por coisas terrenas. Passamos a avaliar tudo o que nos acontece pelo valor que terá na eternidade. E também teremos melhor discernimento a respeito daquilo que é apropriado ou não para o cristão, e seremos capazes de nos portar de acordo com isso.

Tudo o que agrada “a carne” e em que ela confia desaparecerá. Se lembrarmos disso, essas coisas visíveis não conseguirão prender nosso coração nem anuviar nossa mente. Em vez disso, “vigiaremos em oração”. Então “respiramos” a atmosfera da presença de Deus e nos movimentamos nela. Dessa forma, a oração – junto com a Palavra de Deus – provê uma base firme para nossos pés.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 16:23-31 · Salmos 73:18-28

Terça-feira, 26 De Setembro

 Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações. (1 Coríntios 1:4‑5; 1 Tessalonicenses 1:2)

AGRADECIDOS


Que exemplo encorajador são essas expressões de gratidão do apóstolo Paulo! Ele agradecia a Deus em todo tempo. Sempre que lembrava dos cristãos em determinada cidade, ele o fazia com gratidão a Deus. E pelo que Paulo agradecia? No caso dos coríntios, era a graça de Deus que os tinha “enriquecido em tudo”. Não tinham “falta de nenhum dom” (1 Coríntios 1:7). Invejável, não? Infelizmente, muitas vezes eles faziam mau uso disso; também havia outros aspectos que deixavam a desejar na vida deles. Paulo não estava cego para esses erros, mas ele podia agradecer pela graça de Deus que tinha sido dada a eles e glorificá-Lo por meio disso (Salmo 50:23). De quanta gratidão Deus é privado hoje, porque frequentemente só olhamos para os defeitos dos crentes, mas não enxergamos o que Deus já operou neles! E pelo que Paulo agradecia a Deus quando pensava nos tessalonicenses? Por todos eles! Ele não só podia agradecer pela graça que Deus lhes concedera, mas também pelos próprios irmãos. Não é maravilhoso poder dizer: “Ó Deus, eu te agradeço pelos irmãos e irmãs, por tê-los na minha vida?”. É claro que sempre é Deus quem opera, mas no caso dos tessalonicenses se havia manifestado um fruto tão abundante que eles tinham se tornado “exemplo para todos os fiéis” (1 Tessalonicenses 1:7). Também hoje há cristãos aqui e ali, que espalham bênção simplesmente por seu exemplo – pelo fato de existirem. Agradeçamos a Deus por eles.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 17:1-13 · Salmos 74:1-12

sábado, 23 de setembro de 2023

Sábado, 23 De Setembro

 Caiu, caiu a grande Babilônia… Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela. (Apocalipse 18:2 e 20)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 13:1‑22)


Até ao capítulo 27, Deus fala conosco a respeito de Seus juízos sobre as nações. Eles são chamados de “sentenças”. Esta palavra é significativa. Se o homem de Deus, tanto agora como no passado, é compelido a declarar juízos vindouros, é impossível que seu coração não seja profundamente afetado por isso.

Em primeiro lugar, as nações historicamente contemporâneas a Isaías estão envolvidas aqui. E, nessa conexão, as diferentes profecias que leremos sucessivamente já foram cumpridas à risca. Por exemplo, a região de Babilônia atualmente é um lugar desolado e pavoroso, onde habitam animais selvagens do deserto (vv. 17‑22). No entanto, “nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação”; em outras palavras, as profecias não são explicadas isoladamente da História ou após os eventos terem ocorrido (2 Pedro 1:20). O que temos de buscar sempre, juntamente com o entendimento dado pelo Espírito Santo, é um vínculo com o pensamento central e final de Deus, a saber, Cristo e Seu futuro reinado. Existe uma Babilônia profética: a igreja falsa e apóstata (Apocalipse 17:5; e cp. 18). Ela cairá antes que o reinado seja estabelecido, para a alegria dos santos, aqueles que se regozijam na grandeza de Deus (v. 3; Apocalipse 18:20; Salmo 35:15, 26).

Leitura diária da Bíblia: Juízes 16:1-12 · Salmos 73:1-8

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Sexta-feira, 22 De Setembro

 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus 16:15‑16)

O CRISTIANISMO É SABER


O segredo da fé cristã, que a torna viva, alegre e eficaz, consiste não na sua base doutrinal, mas numa Pessoa, a saber, Jesus, o Filho do Deus vivo. Essa é a diferença entre o cristianismo e inúmeras outras religiões e filosofias que as pessoas seguem.

A fé cristã não apresenta liberdade, mas é libertadora; não proclama a salvação, mas um Salvador.

Não é uma grande diferença se alguém está sujeito a um códice com regras extensas ou se refugia-se em alguém cujo amor foi experimentado, se alguém aceita um sistema ou se volta-se para uma Pessoa?

O próprio Cristo uma vez caminhou nesta terra com Seus discípulos. Ele cuidou deles em todos os sentidos. E eles se alegraram n'Ele. Então ele morreu e ressuscitou e agora está entronizado em glória. Ele habita lá para os crentes, mas por meio do Espírito Santo está perto dos Seus na terra.

A mesma pessoa que encontramos na presença de Seus discípulos nos evangelhos está ainda hoje perto de cada crente a cada momento. Antes de Sua ascensão, o Senhor Jesus disse a Seus discípulos: “Eis que estou sempre convosco, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20). E isso se aplica a todos os crentes hoje também.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 15:9-20 · 2 Coríntios 13:1-13

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Quinta-feira, 21 De Setembro

 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. (Atos 16:9)

“VENHA E NOS AJUDE”


Um missionário recebeu a seguinte mensagem. Ela expressava o desejo de incontáveis tribos e aldeias pagãs em nossos dias:

“Um pedido ao missionário..., de uma pobre aldeia de... Desde os tempos mais remotos, nossos antepassados têm adorado e sacrificado aos deuses de madeira e de pedra. E continuamos a prática. Ouvimos nossos feiticeiros e acreditamos no que nossos padres nos disseram. No entanto, ainda temos um sentimento de culpa. Quanto mais tempo e quanto mais oramos aos nossos deuses, mais nos tornamos pobres e miseráveis. Temos parentes de sangue em outra aldeia que se juntou ao povo de Jesus. E mesmo que o abordemos com alguma hesitação, estamos realmente sérios e concordamos sobre isso. Em vez de nossos curandeiros, gostaríamos que um professor viesse à nossa aldeia para nos falar sobre Jesus; nós, também, desejamos nos tornar o povo de Jesus”.

A carta foi assinada pelo chefe tribal e alguns anciãos em nome de toda a comunidade. Esses pagãos quase não conheciam nada da fé cristã. Mas um aspecto essencial ficou claro: em contraste com seus ídolos mortos, Jesus Cristo está vivo e real. Ele não leva à dúvida, mas à salvação. Eles esperavam que Ele fosse capaz de ajudá-los; eles observaram como suas relações haviam mudado para melhor por meio da fé n'Ele. Esse “povo de Jesus”, cuja vida foi convertida para o bem e formada de novo por meio de Cristo, é o que eles também desejaram ser.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 14:14-15:8 · 2 Coríntios 12:16-21

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Quarta-feira, 20 De Setembro

 Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se preocupa, nem deixa de dar fruto. (Jeremias 17:7‑8)

SÃO AS RAÍZES QUE IMPORTAM


Se você perguntasse qual é a parte mais importante de uma árvore, provavelmente obteria várias respostas. Alguns se refeririam às folhas, outros ao fruto ou mesmo ao tronco. O versículo bíblico de hoje destaca o significado das raízes. Eles dão à árvore a sua posição firme e, acima de tudo, extraem o alimento vital. Eles desempenham um papel importante no crescimento e na força da árvore.

Esta árvore representa alguém que confia em Deus, na verdade, para quem Deus é o epítome* da confiança. Acreditar em Deus significa aceitar tudo o que Ele diz como verdade. Confiar em Deus envolve saber que Ele nos ama e deseja apenas o melhor para nós. E temos bons motivos para confiar n'Ele! Na cruz, Ele mostrou o quanto nos ama ao dar Seu Filho por nós.

A comparação com a árvore deixa claro como se origina a confiança em Deus. Existe uma conexão entre as raízes, a água e a saúde de uma árvore. Água significa a Palavra de Deus. Quem se voltou para Deus e aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal pela fé é “plantado junto às águas”, por assim dizer. A Palavra de Deus teve efeito em seu coração e O levou a colocar sua fé no Redentor. Disto procede a confiança, que nunca será desiludida.

* Síntese, conteúdo, resumo.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 14:1-13 · 2 Coríntios 12:11-15

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Terça-feira, 19 De Setembro

 E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue... ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste... Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. (Marcos 5:25,27,33.)

ENCONTRO COM JESUS


O evangelista Gipsy Smith conta a história de uma mulher que desejava falar com ele sobre a paz para sua alma. Ela disse: “Sinto-me tão inquieta. Há dez anos que procuro a Cristo”.

Smith respondeu: “Algo deve estar errado: um Salvador que busca e uma alma que busca não devem levar dez anos para se encontrar, se o pecador é realmente sério”.

Em seguida, a mulher continuou: “Tenho ouvido os melhores pregadores da América e acompanhei as listas dos melhores evangélicos. Comprei os melhores livros e comecei a ler com grande esperança, apenas para virar as páginas finais com decepção”.

Smith então explicou a ela onde estava seu problema: os melhores pregadores ou evangelistas e os melhores livros não podiam dar a ela o que ela procurava. Ele a aconselhou: “Esqueça-os! Vá para casa e feche a porta atrás de você. Você não precisa de pessoas, reuniões ou livros. Você precisa de um encontro pessoal com o Filho de Deus. Pense na mulher que tocou nas vestes do Senhor. Se, como aquela mulher, você encontrar seu caminho no meio da multidão e for até o próprio Jesus, seu problema estará resolvido. O descanso e a paz prevalecerão”. No dia seguinte, Smith pôde ver no rosto da mulher que ela havia encontrado o Redentor e encontrado paz com ele.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 13:11-25 · 2 Coríntios 12:1-10

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Segunda-feira, 18 De Setembro

 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento. (Eclesiastes 12:1)

SERVIR AO SENHOR HOJE


Um amigo meu fez algumas reflexões acerca do seu futuro:

“Estou com 60 anos. Em poucos anos, vou me aposentar. Infelizmente, nos últimos tempos a minha vista piorou muito, de forma que só posso ler a Bíblia com dificuldade. Por isso, pedi ao Senhor que me ajudasse a exercer a minha profissão até a aposentadoria. E para que Ele me conserve a visão, para que eu também depois possa continuar estudando a Bíblia. Na verdade, queria ter feito isso já há muito tempo – mas o trabalho sempre me sobrecarregou, de modo que dificilmente tinha tempo para isso”. Salomão escreveu esse versículo há 3000 anos, e meu amigo estava passando por esse mesmo aprendizado: precisamos aproveitar bem o tempo de que dispomos!

Afinal, não sabemos quanto tempo ainda está à nossa disposição. E quando o tempo acabar, será tarde demais! Só podemos servir ao Senhor hoje, fazendo o que Lhe agrada. O “hoje” é o tempo precioso que Ele nos confia! Muitas vezes, no entanto, deixamos que coisas sem importância nos distraiam – e então precisamos adiar os assuntos importantes para amanhã. Mas só hoje podemos nos colocar à disposição do Senhor, para servi-Lo e honrá-Lo mediante nossa obediência! O que aconteceria se parássemos agora para refletir e avaliar o tempo da nossa vida? Cada um de nós constataria o que foi importante em sua vida e o que é importante agora. E ninguém adiaria para mais tarde, mas tomaria o propósito e iria e executaria o que o seu Senhor espera que seja feito hoje.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 13:1-10 · 2 Coríntios 11:22-33

domingo, 17 de setembro de 2023

Domingo, 17 De Setembro

 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:1,16)

O ESPÍRITO SANTO


Romanos 8 trata da posição do cristão segundo os pensamentos de Deus. O cristão reconheceu os seus pecados e aceitou, pela fé, que eles foram perdoados por intermédio do sangue expiador do Senhor Jesus. Também entendeu que sua “carne” (a velha natureza) é pervertida, e compreendeu pela fé que em Cristo a carne foi condenada na cruz. E, ao aceitar o evangelho da salvação pela fé, foi selado pelo Espírito Santo (Efésios 1:13). O crente precisa saber que morreu com Cristo. Também deve entender que agora ele está “em Cristo” e que por isso não há mais condenação para ele. O poder do pecado foi quebrado, pois sua velha natureza foi julgada em Cristo. O cristão é chamado a “andar em novidade de vida”. Uma pessoa divina – o Espírito Santo – habita nele e é a força dentro dele que o capacita a viver de acordo com sua fé. Agora o Espírito Santo testifica com o espírito dos crentes que eles são filhos de Deus. Ele expressa os seus sentimentos, que têm como novas criaturas, enquanto caminham em meio a uma criação que ainda está debaixo de maldição: “O mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

A Bíblia diz que o crente recebe libertação por meio do Espírito Santo e que também os capacita a desfrutar dela. Sem Ele não recebemos nem a menor das bênçãos. Ele atua no coração do pecador a fim de convertê-lo. Por meio d'Ele, o Filho de Deus concede vida ao pecador. Ele atua no coração do convertido e habita pessoalmente no cristão; ensina-lhe o real valor das bênçãos de Deus e é a força dentro dele que o capacita a tomar posse de tudo isso.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 12:1-15 · 2 Coríntios 11:16-21

sábado, 16 de setembro de 2023

Sábado, 16 De Setembro

 O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. (Êxodo 15:2)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 11:1‑16; 12:1‑6)


Os versículos 18‑19, 33‑34 do capítulo 10 comparam Israel a uma floresta que o machado (a Assíria nas mãos do Senhor, cp. 10:15) devastará, abrindo muitas clareiras. E a árvore real de Judá será derrubada porque em breve não mais haverá descendentes de Davi no trono. Na natureza, brotos cheios de seiva crescem em troncos recém-cortados. Do “tronco de Jessé”, que parecia morto, surge um renovo completamente diferente! Ele cresce na presença de Deus e sobre Ele repousa a plenitude do Espírito (cp. 11:2).

O renovo, a raiz e a descendência de Davi (vv. 1, 10; Apocalipse 22:16) são nomes dados ao Senhor Jesus em conexão com as bênçãos de Israel e do mundo. No período do reinado do Messias, a justiça e a paz reinarão na terra, mesmo entre os animais. Que contraste entre esse fantástico quadro do reinado milenar e o atual estado da criação, que “geme e suporta angústias”, aguardando a glória e o descanso vindouros (Romanos 8:19‑22)! Todos os exilados de Israel compartilharão desse reinado. Eles retornarão dos lugares de desterro, assim como anteriormente o povo saiu da escravidão do Egito. E o capítulo 12 coloca na boca do remanescente o cântico final de louvor que nos lembra do primeiro hino cantado por Israel (cp. 12:2; Êxodo 15:2).

Leitura diária da Bíblia: Juízes 11:23-40 · 2 Coríntios 11:1-15

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Sexta-feira, 15 De Setembro

 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:14‑15)

SER CONVICTOS


Nos “tempos perigosos” dos últimos dias (v. 1) haverá “homens maus e impostores”, que “ficarão cada vez piores” (v. 13), enganando as pessoas. Neste período e ambiente perigosos, o crente encontrará segurança e apoio para continuar no que aprendeu da Palavra de Deus.

Pela terceira vez nesta epístola, o apóstolo Paulo enfatiza um ponto particular: é essencial que não tenhamos uma opinião incerta sobre questões fundamentais da fé. Precisamos de uma convicção firme, que se baseia numa fonte divina, para que a possamos agarrar com firmeza (cf. cps. 1:13; 2:2).

Com muita frequência, a experiência mostra que os crentes não podem tomar uma posição decisiva quando confrontados com erros graves, porque não estão “seguros” da verdade. Quando confrontados com a falsa doutrina, na qual a verdade e o erro frequentemente se misturam, precisamos estar convencidos de que a fé que aprendemos é realmente verdadeira. Essa certeza só podemos ter se a tivermos aprendido de alguém que fala com autoridade divinamente inspirada. Isso significa que nossa convicção de fé deve ser fundada exclusivamente na Palavra de Deus.

Um pregador pode expor a verdade, mas não pode falar com autoridade inspirada. Ele deve apontar para “as Sagradas Escrituras”. Somente a partir deles a verdade pode ser conhecida e, consequentemente, mantida com firmeza.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 11:1-22 · 2 Coríntios 10:12-18

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Quinta-feira, 14 De Setembro

 Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. (João 12:35)

POR POUCO TEMPO


Jesus expressou essas palavras em conexão com que haveria frutos abundantes para Deus por meio de Sua morte, assim como um único grão de trigo semeado na terra produz uma espiga inteira. Mas Ele também disse a eles que sua morte significou julgamento para este mundo. Portanto, eles deveriam se beneficiar do tempo enquanto a luz de Deus ainda estava entre eles. Hoje, cerca de dois mil anos depois, a cruz do Calvário ainda divide as pessoas em dois campos. Muitos acreditaram que Jesus Cristo, o Salvador do mundo, morreu por eles e, assim, obtiveram o perdão de seus pecados e a vida eterna. Eles são o “fruto” produzido por Sua morte. Ao mesmo tempo, porém, está se tornando cada vez mais claro como a cruz condena o mundo. Ela aponta um dedo acusador para as pessoas que crucificaram o Filho de Deus, “o Senhor da glória”. E eles respondem com uma hostilidade cada vez maior.

O Senhor Jesus voltou ao céu após realizar a obra de redenção. Agora, existem aqueles que imploram em Seu nome: “Reconcilie-se com Deus!” (2 Coríntios 5:20). A luz do evangelho em breve se extinguirá na Terra. Todos os que pertencem ao Senhor serão elevados ao céu. Então, “a noite, quando ninguém pode trabalhar” descerá sobre o mundo, e aqueles que não creram entrarão nas trevas eternas.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 10:1-18 · 2 Coríntios 10:1-11

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Quarta-feira, 13 De Setembro

 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)

Uma nova raça humana


A seguinte manchete de jornal, impressa em letras garrafais, chamou minha atenção: “Está surgindo uma nova raça humana”.

O motivo desse artigo era certo debate na “Câmara dos Comuns” inglesa, que o autor classificou como “um dos mais emocionantes do século passado”. Tratava-se da discussão em torno do relaxamento da lei que proibia a manipulação do genoma humano. Os partidários da lei opinavam que os cientistas estavam no caminho para a criação de uma nova raça humana. Os adversários replicavam: “O ser humano atribui a si mesmo o poder de fazer intervenções na criação, que questionam a dignidade humana e sacodem os fundamentos da sociedade”. Nesse fogo cruzado de opiniões e discussões acaloradas sobre um tema de vital importância, a Palavra de Deus é uma luz na escuridão e uma firme rocha em um oceano de instabilidade.

Faz muito tempo que existe “uma nova raça humana”. No entanto, em um sentido totalmente diferente do pretendido pelos pesquisadores. Por meio da morte vicária de Jesus Cristo na cruz, Deus sentenciou à morte a “velha” natureza dos que creem n'Ele. Deus considera que o “velho homem” foi crucificado com Cristo e uma “nova criatura” surge a partir do “novo” nascimento, isto é, no momento em que os pecadores creem na obra de Seu Filho e O recebem como Senhor e Salvador. Não é pela manipulação dos genes, mas pela virtude do Espírito Santo, que a nova raça humana se origina!

Leitura diária da Bíblia: Juízes 9:26-57 · 2 Coríntios 9:1-15

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Terça-feira, 12 De Setembro

 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! (Lucas 18:13)

TOTALMENTE INDEFESO


O mar na Irlanda havia sido agitado durante vários dias por uma tempestade. De repente, foram ouvidos pedidos de ajuda. Um homem havia caído do cais. Algumas pessoas foram até lá. Mas como poderiam ajudar? Indecisos, eles fixaram os olhos em um jovem pescador parado ao lado do cais. Ele era conhecido por ser o melhor nadador daquela região. “John!”, as pessoas imploravam: “Salve-o!”. Mas John não se movia. Enquanto isso, o homem na água lutava contra as ondas com todas as suas forças. “John, salve-o!”. Mas, aparentemente impassível, o pescador observava a cena no porto, onde o infeliz acabava de afundar pela primeira vez. Sem palavras, as pessoas olharam para John, que permanecia imóvel na parede do porto. O homem azarado emergiu, com os braços agitando-se desesperadamente no ar. Novamente as pessoas gritaram: “John, por que você não faz alguma coisa?”. John então colocou o boné e o cachimbo para baixo e tirou as botas de marinheiro. Mas os espectadores pareciam zangados com uma atitude de lazer tão inadequada. Quando o homem que estava se afogando submergiu novamente, John deu um pulo atrás dele, agarrando-o e arrastando o homem inconsciente para a terra. Mãos auxiliares estendidas ajudaram a trazer o homem de volta à consciência. “John, por que você hesitou tanto?”, eles perguntaram com olhos reprovadores. - “Ele tinha que estar completamente indefeso”, respondeu o salvador. “Caso contrário, ele teria nos puxado para baixo.” Nem a salvação de nossos pecados terá sucesso em nossa própria força. Precisamos confiar sem reservas ao Salvador Jesus Cristo.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 9:1-25 · 2 Coríntios 8:16-24

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Segunda-feira, 11 De Setembro

 Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros. (Marcos 9:50)

O sal


O sal é eficiente de duas maneiras. Primeiro porque serve para retardar o processo de putrefação. Isso o tornou um agente muito útil para conservar gêneros alimentícios na antiguidade. A carne era salgada para se manter por mais tempo. A segunda e mais primordial propriedade é que ele intensifica o sabor dos alimentos. Ele ressalta as qualidades daquilo que ingerimos. Em sentido figurado, ambas as características do sal podem ser aplicadas à vida espiritual.

O mal tem de ser condenado e evitado. Isso envolve julgarmos a nós mesmos. Seja qual for o pecado que tenhamos cometido e tenhamos consciência dele, Deus, nosso Pai, requer confissão de nossos erros. Se fizermos isso, Ele nos garante o perdão. O auto juízo também acarreta a condenação dos impulsos e ditames da velha natureza antes que se tornem pensamentos, palavras ou atos pecaminosos.

O que é bom e benéfico tem de ser cultivado. Precisamos de encorajamento para fazermos o que é bom. “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). Essa atitude irá produzir em nós as mesmas características do Senhor Jesus. Ele permaneceu intocado pelo mal e sempre fez aquilo que era bom. Além disso, estaremos em paz com os demais. Ter sal em nós é uma decisão diária. Que o Senhor nos conceda a força necessária para prosseguirmos nesse caminho!

Leitura diária da Bíblia: Juízes 8:18-35 · 2 Coríntios 8:9-15

domingo, 10 de setembro de 2023

Domingo, 10 De Setembro

 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo. (João 14:3)

A casa do Pai


Pouco antes de trilhar Seu caminho para o Calvário, o Senhor falou essas consoladoras palavras para Seus discípulos. O Senhor Jesus sabia que eles ficariam desesperados e confusos quando Sua prisão, Sua sentença, Sua crucificação e morte se tornassem realidade. Tinha consciência dos pensamentos e sentimentos que iriam se passar no coração deles. Então chamou a atenção para a glória futura. Ele levaria os Seus para o lugar ao qual Ele mesmo pertencia: a casa do Pai.

Os discípulos testemunharam Sua oração ao Pai, que também podemos ler em João 17. Ali Ele disse: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória” (v. 24). Essa maravilhosa promessa se aplica igualmente a nós, que nos tornamos filhos de Deus pela obra de Cristo no Calvário. Mas agora estamos vivendo neste mundo, onde temos responsabilidades e obrigações. Quanto mais velhos, mais sentimos como o tempo passa rápido. Inúmeras coisas nos ocupam e exigem nosso tempo e atenção.

Você já parou um momento hoje para pensar que o Senhor Jesus pode vir agora mesmo buscar a Sua Igreja? Esse acontecimento está cada vez mais próximo. Ou você está tão ocupado com a vida diária que nem há espaço em seu coração para tais reflexões?

O Espírito de Deus sempre procura nos lembrar do iminente retorno do Senhor Jesus, com o objetivo de que nosso coração esteja concentrado n'Ele e possamos clamar todos os dias: “Ora, vem Senhor Jesus”.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 8:1-17 · 2 Coríntios 8:1-8

sábado, 9 de setembro de 2023

Sábado, 09 De Setembro

 Ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça. (Isaías 10:22)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 10:1‑23)


A segunda metade do capítulo 9 e os primeiros versículos do capítulo 10 nos mostram as razões pelas quais a ira de Deus “não se aparta... e a mão dele continua ainda estendida” (cp. 9:12, 17, 21; 10:4). Essa mão agora segura uma formidável vara para punir a nação culpada: a já mencionada Assíria. Houve uma Assíria na História (Senaqueribe e seus exércitos: cp. 36:1), porém esse povo era apenas uma pálida imagem da terrível Assíria profética que invadirá a terra de Israel pouco antes do reinado de Cristo. Em Sua indignação, Deus ordenará tal ataque contra Seu povo. Mas o atacante se aproveitará da situação para atribuir o sucesso à sua própria capacidade e até mesmo para se levantar contra Deus (vv. 13, 15; 2 Reis 19:23). Que loucura! A ferramenta não é separada da mão que a utiliza. Como resultado, tendo acabado de usar essa vara, Deus irá colocar fogo nela, da mesma maneira que se queima um pedaço de pau comum (v. 16; 30:31‑33).

Aprendamos com esse exemplo extremo a fim de que jamais nos esqueçamos do que na realidade somos, mesmo como cristãos: meras ferramentas, sem nenhum poder ou sabedoria especiais (v. 13), que o Senhor pode deixar de lado ou substituir conforme Ele desejar.

O objetivo final de Deus não é julgar, mas sim demonstrar graça, pois um remanescente voltará (vv. 21‑22, citado em Romanos 9:27).

Leitura diária da Bíblia: Juízes 7:9-25 · 2 Coríntios 7:10-16


sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Sexta-feira, 08 De Setembro

 Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Deuteronômio 4:39; João 14:6)

QUESTÃO DE FÉ


Certa vez, um colega meu me disse: “Deixe todos acreditarem no que quiserem. Se você se sente bem como cristão, por que não? Mas isso não é para mim”. A princípio isso pode parecer tolerante, mas é realista? Uma coisa é absolutamente clara. Em questões de fé, cada um deve decidir por si mesmo. Ninguém pode impor sua própria convicção a outras pessoas; e ninguém deve desprezar aqueles que pensam o contrário. Mas todos deveriam acreditar no que gostam? Cada um deve construir sua própria fé sem qualquer interferência? Isso seria irreal! Ninguém pode pensar seriamente que a vida após a morte será exatamente como ele pessoalmente imaginou. Milhões de fantasias contraditórias não podem ser todas realizadas.

Portanto, somos confrontados com as questões: Deus existe? Existe vida após a morte? E se Deus existe, Ele se revelou à humanidade ou não? A Bíblia nos dá relatos detalhados de Jesus Cristo. Ele afirmou ser o Filho de Deus, que revelou Deus totalmente e que Ele mesmo é o caminho para Deus. Temos que aceitar essa afirmação, se não desejarmos colocar levianamente nossa salvação eterna em jogo. “A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:17‑18).

Leitura diária da Bíblia: Juízes 7:1-8 · 2 Coríntios 7:1-9

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Quinta-feira, 07 De Setembro

 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para ser salvo? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:30‑31)

COMO POSSO SER SALVO?


Como alguém pode ir para o céu? Sempre que tenho oportunidade, faço esta pergunta a teólogos e pregadores, pessoas de quem se espera que deem a resposta certa. É uma questão de vital importância para todos.

Existem apenas duas maneiras que nos levarão do tempo para a eternidade e elas nos levarão a dois destinos muito diferentes: o céu ou o inferno. Isso significa passar a eternidade na presença de Deus ou no lugar do banimento eterno de Deus; estar salvo ou perdido. A pessoa irá desfrutar da bem-aventurança eterna ou sofrer uma dor sem fim. A respeito desse fato, a Bíblia fala em linguagem tão séria e clara que ninguém pode interpretá-la mal.

Portanto, é lamentável, e até preocupante, descobrir que os chamados especialistas não são, de forma alguma, tão claros e certos acerca dessa questão quanto a própria Bíblia. Muitas vezes são vagos, falham no assunto e perdem o foco. Alguns até dão respostas que contradizem o ensino bíblico. Alguns encontros, entretanto, felizmente produzem respostas positivas. Por exemplo, uma vez um padre católico veio até mim. Ele era um senhor idoso de aparência venerável. Sua longa barba branca o fazia parecer um patriarca. Ele foi realmente amigável e ouviu minha pergunta. Então ele olhou bem nos meus olhos e disse muito enfaticamente e com voz profunda: “Pela fé em Jesus Cristo!”. Que resposta simples para quem deseja sinceramente se reconciliar com Deus!

Leitura diária da Bíblia: Juízes 6:28-40 · 2 Coríntios 6:11-18

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Quarta-feira, 06 De Setembro

 Não furtarás. (Êxodo 20:15)

O QUE FURTAMOS?


Deus expressou os dez mandamentos em linguagem concisa, mas direta. O que foi dito acima não pode ser mal interpretado: não devemos tomar o que pertence a outra pessoa. Esta ofensa é passível de punição em todas as nações. Todavia, muitos protestarão sem maiores considerações: “Eu nunca me apropriei indevidamente de algo que pertencia a outra pessoa!”. Entretanto, os mandamentos de Deus têm um significado muito mais profundo do que aparenta à primeira vista. Claro, a lei do Sinai diz respeito principalmente a objetos móveis. Mas, sem dúvida, se aplica a outras coisas também, como, por exemplo, nossas horas de trabalho, que são remuneradas. Nisso também não devemos roubar.

E as coisas que encontramos na rua ou na praia: bens perdidos ou esquecidos? A integridade de uma pessoa também é um direito inviolável do homem. Quantas vezes nós o manchamos, talvez até inconscientemente! Finalmente, lembremo-nos de um procedimento normal nos negócios: explorar a falta de atenção ou ignorância de alguém para tirar vantagem disso, nem sequer é considerado uma ofensa. Poderíamos adicionar vários outros exemplos aos quais este mandamento se aplica: Não devemos roubar! Quão felizes são aqueles que sabem que todas as coisas erradas de sua vida foram colocadas em ordem por Deus. Todos os seus pecados e culpas foram removidos e o Senhor Jesus Cristo lhes garante o perdão. Essas pessoas irão restaurar o que levaram ilegalmente, se necessário. Como cristãos, eles se esforçarão para lidar honestamente com os bens de outras pessoas.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 6:14-27 · 2 Coríntios 6:1-10

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Terça-feira, 05 De Setembro

 Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito. (Lucas 8:39)

O HOMEM POSSUÍDO (2)


Aquele homem, que alguns momentos antes se encontrara num estado selvagem, ficou quase irreconhecível depois que o Senhor Jesus mandou aos demônios que saíssem dele. Nós o encontramos sentado aos pés do Senhor “vestido, e em seu juízo” (v.35). O mesmo acontece hoje. Quem quer que o Filho de Deus libertar, é verdadeiramente livre — livre das compulsões destrutivas de sua vida anterior e livre para levar uma vida feliz com o Senhor Jesus. Os habitantes do distrito, entretanto, não ficaram muito satisfeitos com sua cura. A reação deles foi de rejeição. Os demônios que o haviam possuído entraram em seus rebanhos de porcos e os precipitaram no lago. Os proprietários temiam claramente mais perdas e pediram a Jesus que deixasse sua região. Onde alguém experimenta a graça libertadora de Deus, a luz de Deus brilha em seu entorno. E, assim como os gadarenos daquela época, frequentemente hoje também é o dinheiro e as posses que impedem as pessoas de seguir ao Senhor Jesus. A obra de Deus, que começou com a cura deste homem, não foi obstruída pela atitude negativa daquelas pessoas. Sua nova vida foi expressa claramente por seu desejo de permanecer com Jesus (v.38). Por mais que seu pedido tenha agradado a Jesus, Ele teve que recusá-lo. Igualmente hoje, os crentes não podem estar em Sua presença imediata ainda. Pela fé, eles já estão perto d'Ele. Mas Ele os deixou na terra para proclamar o que Deus fez por eles em sua vizinhança. Esse é o verdadeiro propósito de sua vida.

(Concluído)

Leitura diária da Bíblia: Juízes 6:1-13 · 2 Coríntios 5:10-21

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Segunda-feira, 04 De Setembro

 E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. (Lucas 8:27)

O HOMEM POSSUÍDO (1)


Assim como este homem não morava em uma casa, muitas pessoas em nossos dias são atraídas por lugares inóspitos ou contaminados. E as conexões sociais que eles têm por meio da mídia moderna dificilmente podem esconder o fato de que eles estão desesperadamente solitários. Eles estão inquietos, tanto no mundo real quanto no de sua imaginação. Sua inquietação costuma ser a expressão da solidão que existe dentro deles. O homem no texto acima era um perigo para seu entorno. As pessoas tentaram domesticá-lo acorrentando-o e colocando algemas em seus pés. Sempre houve tentativas de controlar aqueles que ultrapassam a marca do comportamento normal. Mas assim como esse homem conseguiu quebrar suas correntes, essas tentativas também se mostraram ineficazes hoje. O homem é e permanece incorrigível. Depois de todas as tentativas vãs de acalmá-lo, o homem possesso por demônios finalmente encontrou o Senhor Jesus. A reação inicial a esse encontro foi tudo menos positiva. “O que eu tenho a ver com contigo? Não me atormente!”, ele gritou com Jesus (v. 28). Esta pode ser a nossa reação também. Quando o Senhor Jesus trata o ponto dolorido em nossa vida, dói no início, e reagimos com resistência. Mas Jesus não se deixou dissuadir de libertar o homem do poder maligno. Como Filho de Deus — como até mesmo os demônios O conheciam — Ele os colocou em seu lugar. Eles tiveram que deixar aquele pobre homem que estava à sua mercê.

(Continua)

Leitura diária da Bíblia: Juízes 5:12-31 · 2 Coríntios 5:1-9

domingo, 3 de setembro de 2023

Domingo, 03 De Setembro

 E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela… para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (Mateus 13:46; Efésios 5:25,27)

A glória da Igreja


A pérola de grande valor é uma expressão simbólica usada pelo Senhor Jesus para descrever Sua igreja. Ele a tinha em mente antes mesmo que ela fosse formada e, por amor, renunciou todos os Seus direitos para obtê-la. Essa Igreja, tão bela a Seus olhos, abrange todos os redimidos da época da graça pelos quais Ele deu Sua vida. Pelo Espírito Santo, eles estão intimamente ligados a Si mesmo. Atualmente, o Senhor está edificando Sua Igreja. Ele cuida dela, a sustenta, a acompanha e a prepara. Um dia Ele a apresentará a Si mesmo gloriosa, “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante”. O Senhor conhece as falhas dos Seus. Ele exigirá contas disso e desde já os disciplina individual e coletivamente. Mas em Sua mente sempre vê o resultado final de Sua obra na cruz, quando introduzirá Sua Igreja no céu.

Se olharmos para os cristãos, só poderemos lamentar por tamanha divisão, inconsistência e fraqueza. Dessa perspectiva, falar sobre perfeição e glória da Igreja parece utopia. Porém, o Senhor está agindo em meio aos salvos, produzindo em cada um o anseio por uma vida santa. Portanto, ao olharmos para os membros do Corpo de Cristo, que formam a Igreja, devemos ter em nós “o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5), ou seja, enxergar além da fraqueza e das falhas, e discernir nela as características morais do próprio Cristo.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 4:17-5:11 · 2 Coríntios 4:7-18

sábado, 2 de setembro de 2023

Sábado, 02 De Setembro

 Seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 9:1‑21)


O capítulo 8 finaliza com “escuridão e sombras”. Israel andava às cegas, tropeçando nessas trevas (v. 2). Porém, repentinamente, brilhou no caminho deles uma “grande luz”. A citação desta passagem em Mateus 4:15‑16 nos leva ao período dos evangelhos, em que vemos brilhar Aquele que é a luz do mundo (João 9:5). De fato, foi na desprezada (mas extremamente privilegiada) Galileia que o Senhor Jesus realizou grande parte de Seu ministério. No entanto, a verdadeira luz não é apenas para determinada área ou povo. Ela “ilumina a todo homem”. Mas “os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (João 1:9; 3:19). Nossos versículos vão além do tempo da rejeição do Senhor e além de toda a presente era da Igreja. Eles nos revelam claramente a alegria de Israel (v. 3) quando, após séculos de escuridão, o Sol da justiça por fim surgirá, em plena força (cp. 60:1, 19‑20). O versículo 6 nos revela vários belíssimos nomes e títulos dados ao Filho. Cada um desses nomes manifesta facetas maravilhosas do nosso amado Senhor Jesus, ao qual podemos conhecer por experiência!

Leitura diária da Bíblia: Juízes 4:1-16 · 2 Coríntios 4:1-6

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Sexta-feira, 01 De Setembro

 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (João 6:35)

Nunca mais ter fome nem sede?


Uma multidão cercava o Senhor Jesus. No dia anterior, queriam proclamá-Lo rei porque Ele os suprira com alimento. Mas o Senhor Se retirara para um lugar solitário nas montanhas, pois nenhum homem tinha o direito de conferir tal posto a Ele. Além disso, os motivos daquelas pessoas eram duvidosos: o que desejavam de fato era comida diária. Então Ele lhes disse: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna”, e acrescentou que deveriam crer n'Aquele que o Pai enviara. O intento deles também era ver mais milagres. Então o Senhor declarou: “Eu sou o pão da vida”, e lhes mostrou que Ele poderia satisfazer as necessidades espirituais para sempre (João 6:27,29,48).

A humanidade tem necessidades materiais e espirituais. No entanto, enquanto as pessoas viverem sua vida sem um relacionamento real com Deus, não estarão “vivas” no sentido verdadeiro da palavra. Falta algo interiormente: há uma sede que nada no mundo pode aplacar.

Quem vem ao Senhor Jesus e se rende a Ele obtém a resposta para todos os tipos de necessidades e perguntas. Tudo o que Deus disse e fez é a luz que promove e aumenta o entendimento daquele que crê. Toda a perfeição moral do Senhor Jesus, o Filho de Deus, se torna alimento espiritual para os que O amam. E quem O ama jamais terá fome ou sede novamente.

Leitura diária da Bíblia: Juízes 3:12-31 · 2 Coríntios 3:7-18

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013