Hoje, com tantas pregações onlines, será que ainda precisamos ir à igreja ouvir o pastor pregar? É isso que Jonathan Leeman responde em seu artigo Ouvindo a Palavra de Deus na Igreja.
Se a vida espiritual vem através da Palavra de Deus (Isaías 55:10–11; Romanos 10:17; Tiago 1:21; 1 Pedro 1:23), por que não deixar a igreja para lá, com todos os seus aborrecimentos e apenas dedicar-se ao estudo da Bíblia? Pense no tempo que você pouparia, sem mencionar os problemas relacionais.Ou, melhor, por que não baixar os podcasts dos três melhores pregadores a cada semana e ouvi-los? As chances são de eles serem melhores pregadores do que o velho pastor João da igreja do fim da rua. Posso ouvir um “amém”?
O grande problema dessa pergunta é que ela ignora a questão coletiva do cristianismo – é o cristianismo egoísta e individualista que está presente em tantos lugares. Leeman acerta em cheio:
[...] a Palavra de Deus cria a igreja, e não cristãos avulsos. Forma um grupo de crentes que estão unidos por uma aliança em um Senhor, uma fé, um batismo, e uma remissão de pecados. “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. (Atos 2:38, 41; 4:4; 6:7). A Palavra de Deus na verdade cria as igrejas locais. Nela, você e eu somos unidos a outros cristãos, e a igreja local é o lugar no planeta terra onde demonstramos e praticamos a unidade gerada na Palavra.
No restante do artigo, Leeman apresenta sete motivos para ouvirmos a palavra de Deus na igreja. Confira:
Jonathan Leeman é o diretor editorial do 9Marks e autor de Reverberation: How God’s Word Brings Light, Freedom, and Action to His People (Repercussão: Como a Palavra de Deus Traz Luz, Liberdade e Ação para Seu Povo) e Church Discipline: How the Church Protects the Name of Jesus (Disciplina Eclesiástica: Como a Igreja Protege o Nome de Jesus).Por Jonathan Leeman. Extraído do site www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: Listening to God’s Word in the Church.Este artigo faz parte da edição de Janeiro de 2013 da revista Tabletalk sobre “As Virtudes Perdidas de Ouvir, Meditar e Pensar”.Tradução: Isabela Siqueira. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: Ouvindo a Palavra de Deus na IgrejaPermissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário