Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? (Mateus 22:17‑18)
DAR A CADA UM O QUE É DEVIDO (1)
Os fariseus e os herodianos fizeram uma pergunta capciosa ao Senhor Jesus, tentando pegá-Lo em uma armadilha. Será que Ele se declararia a favor de pagar imposto ao império romano?
Neste caso, o povo dificilmente continuaria vendo-O como Messias, pois todos ansiavam por serem libertados do domínio dos estrangeiros. Mas se Jesus Cristo se recusasse a pagar o tributo, teriam um bom motivo para denunciá-Lo. Pelo menos era o que pensavam.
A resposta do Senhor não deixa dúvidas. A moeda usada normalmente para pagar o tributo era o denário, com a gravação do perfil do imperador romano. Naquela época, essa moeda era usada no país inteiro. Isso comprovava que os judeus estavam debaixo do governo do imperador e eram obrigados a pagar impostos.
Esse princípio vale até hoje – mesmo quando não gostamos do governo ou não concordamos com a forma como ele gasta os recursos da arrecadação de impostos.
(Continua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário