Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia. (Eclesiastes 10:1)
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ECLESIASTES (Leia Eclesiastes 10:1‑20)
Observe bem a nota de advertência no versículo 8: “Quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra”. Deus tem colocado barreiras protetoras em volta de cada um de nós (por exemplo, a autoridade dos pais e dos professores). Ele sabe o que está do outro lado da cerca. Às vezes, imaginamos que existem prazeres ali e que Deus nos está privando deles. É claro que não! O que Ele quer é que evitemos uma terrível picada. A serpente fica de emboscada à nossa espera e não é preciso uma grande abertura para que ela rasteje para dentro. Um pecadinho, “um pouco de estultícia” (v. 1), é o suficiente para comprometer o testemunho de um filho de Deus (comp. 1 Coríntios 5:6) e substituir o cheiro de Cristo pelo mau cheiro da corrupção (Gálatas 6:8).
A falta de bom senso entre os nossos governantes é algo detestável (v. 5); tem consequências para todos aqueles que estão sob o seu domínio, seja como vítimas, seja por praticarem o mesmo erro (veja, por exemplo, 2 Reis 21:9, 16). Já para nós, cristãos, o dever é o de orar por nossos governantes (1 Timóteo 2:1‑2).
O versículo 12 nos lembra de Cristo, o mais sábio de todos. “Todos... se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios” (Lucas 4:22).
Leitura diária da Bíblia: Jeremias 19:1-15 · Lucas 23:47-56
Nenhum comentário:
Postar um comentário