domingo, 12 de julho de 2015

Lugares bíblicos são novos patrimônios mundiais da UNESCO

Lugares bíblicos são novos patrimônios mundiais da UNESCOLugares bíblicos são novos patrimônios mundiais
reunião anual do Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO terminou com a revelação dos 24 novos lugares que passam a ser reconhecidos por sua importância para a história da humanidade.
A lista inclui diferentes tipos de locais, incluindo reservas naturais e edificações humanas. Eles estão localizados em diferentes continentes e possuem algum aspecto distintivo que os fez receber o título de “Patrimônio da Humanidade”.
Este ano dois lugares bíblicos foram incluídos: Betânia além do Jordão e Éfeso. O local onde se crê que João Batista batizou Jesus fica na margem oriental do rio Jordão, a 9 quilômetros do Mar Morto. Embora pertencesse a Israel nos tempos do Novo Testamento, hoje faz parte da Jordânia, mais especificamente na cidade de Balqa.
Em árabe seu nome é Al-Maghtas e recebe anualmente muitos visitantes. Ali está edificada há séculos uma igreja dedicada a João Batista. Junto a este existe um sítio arqueológico que inclui “o morro de Elias”, tradicionalmente apontado como o local de nascimento do profeta Elias. Segundo a tradição judaica, foi nesse lugar onde os israelitas atravessaram o rio Jordão a pé para entrarem em Canaã sob o comando de Josué.
O outro local que passou a ser patrimônio são as ruinas de Éfeso, na cidade de Selçuk, Turquia. Fundada por gregos no século X a.C., o local possui uma longa história, era a capital da região de Arzawa no tempo do império hitita.
Durante o período clássico da Grécia antiga, era uma das dez cidades da Liga Jônica. Na época do Império Romano ficava localizada na região chamada de Ásia Menor. O apóstolo Paulo esteve ali em suas viagens missionárias, plantou uma igreja e morou na cidade por pelo menos três anos. Sua carta aos Efésios era endereçada aos cristãos que ali viviam.
Segundo a tradição, o apóstolo João foi pastor da igreja de Éfeso e morreu ali. Também é uma das sete igrejas mencionada no Livro de Apocalipse.
No início da era bizantina, chegou a ser a segunda cidade mais populosa do Império, logo depois de Roma.
Atualmente é um grande sítio arqueológico, dentro da província de Izmir (conhecida como Esmirna no NT). As ruínas da cidade vêm sendo escavadas desde os anos 1860. Seu monumento mais conhecido era o Templo de Diana (ou Artêmis), uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Teve grande importância para o cristianismo por ter sediado dois concílios da Igreja antiga. Com informações de CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013