terça-feira, 9 de dezembro de 2014


OracaoPorUmaMae
A maternidade é tanto o melhor quanto o mais difícil trabalho que já tive. Trouxe-me grande alegria e me revelou um nível de amor que eu não conhecia antes. Também me forçou fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Eu vivi com menos tempo de sono do que deveria ser humanamente possível. Até aprendi mais do que tenho interesse sobre insetos, ciência, e como máquinas funcionam (dois meninos fazem isso com você). Enquanto que as marcas de se esforçar fisicamente possam desaparecer, as do meu coração estão lá para ficar.
Embora as alegrias sejam muitas, há dias em que a maternidade me cansa até a alma. Tem dias que nem tenho certeza se conseguirei chegar até a hora de dormir. Quando a noite finalmente chega, minha cabeça bate forte no travesseiro, e me pergunto o que consegui fazer o dia inteiro. Meu coração suspira porque sei que amanhã provavelmente será uma repetição do mesmo. Já que o trabalho nunca acaba, eu acordarei na manhã seguinte para uma casa ainda em desordem e montanhas de roupas para lavar. E com base nas fungadas que tenho ouvido, é certo que doenças aparecerão no horizonte.
Algumas estações da maternidade parecem mais intensas e exaustivas do que outras. É fácil ficar desencorajada pelo ciclo infinito de limpar bagunças — físicas e emocionais. A alegria, às vezes, parece uma coisa do passado e simplesmente fora do alcance. Podemos nos sentir isoladas e sozinhas. Podemos questionar nossas qualificações para sermos mães ou pensar que falhamos com nossos filhos.
A verdade é que a maternidade é difícil, e não conseguimos fazer isso sozinhas. Como John Piper escreveu em Uma Vida Voltada para Deus: “Eu preciso de ajuda. Sempre. Em tudo. Só posso estar de brincadeira se eu penso que posso mover um centímetro sem a ajuda de Deus”. Assim como não podemos viver sem água, não podemos fazer nada à parte de Cristo, incluindo a maternidade. “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15.5).
Em vez de nadar em culpa ou desejar que a vida fosse diferente, precisamos ir à Fonte da nossa força, alegria e paz. Precisamos beber da água viva que só Cristo provê. Lá descobriremos que as verdades do evangelho estão sempre ao alcance, sempre prontas para refrescar, relembrar e restaurar.
Jesus morreu para nos libertar de tentar viver por nós mesmos. Ele veio para nos redimir da escravidão ao pecado e restaurar nosso relacionamento com o Pai. Ele enfrentou cada tentação e sofrimento que nós enfrentamos. O sepulcro não pôde contê-lo, garantindo uma futura ressurreição para todos nós que confiamos em Cristo. Enquanto essas verdades saturam nossa alma sedenta, encontramos a nutrição e a força que tão desesperadamente precisamos.
E é por causa de Jesus que podemos ir diante do trono da graça com confiança para encontrar a ajuda que precisamos (Hebreus 4.16). Se você é como eu e se sente cansada e esgotada, esta oração é por você:
************************
Querido Pai que está nos céus,
Venho diante de ti exausta e massacrada por esse longo dia. Ser mãe pode ser muito difícil. Eu frequentemente me sinto desamparada e inadequada. Parte de mim quer reclamar, mas depois eu me lembro do quanto [teu Filho foi] massacrado e fico mais tranquila. Eu me lembro de que [ele é] o Homem de Dores e que entende o quão difícil a vida pode ser. Eu também me lembro que tu secas todas as minhas lágrimas e se importa com meus problemas, provações e temores.
O livro de Hebreus manda que eu me achegue a ti com confiança e encontre a graça e a misericórdia de que preciso. Então eu venho a ti agora para depositar esses fardos a teus pés. Sinto-me tão sobrecarregada pelos detalhes da vida. Parece que eu nunca vou para frente. Eu acabo de limpar uma bagunça e outra aparece em algum lugar. Há dias em que me pergunto se eu realmente fui feita para ser mãe.
Eu sei que falhei em te glorificar hoje. Eu falhei em te amar como tu me amas. Eu falhei em estender a graça que tu me deste. Perdoe-me por não encontrar minha completa satisfação em ti e por buscá-la em outros lugares. Cada uma dessas falhas me lembra do quanto eu preciso de um Salvador. O dia de hoje me lembra de que eu preciso de Jesus mais do que eu precisava ontem e que amanhã precisarei dele ainda mais.
Sou muito grata tu seres tão generoso. Nunca estás cansado ou exausto. Mesmo enquanto durmo, tu continuas trabalhando. Nada acontece fora de teu conhecimento e vontade. Nunca és forçado além do que tu podes aguentar, e o poço de tua graça nunca seca.
Por causa do que Jesus fez por mim, eu peço que tu cries em mim um coração puro. Restaura em mim um espírito revigorado. Dê-me a força do evangelho para conseguir passar pelo dia. Abra meus olhos para que eu veja tua mão trabalhando na desordem da minha vida. Seja minha constante em minhas emoções oscilantes. Mantenha o evangelho sempre diante de mim e torna-o uma realidade em minha vida diária como mãe.
Oro para que amanhã você esteja em mim em toda a sujeira e lama da maternidade. Ajuda-me a encontrar alegria em ti e não em minhas circunstâncias. Que eu possa lembrar que mesmo quando parece que não, tu sempre estás comigo, tu nunca me deixarás ou me abandonarás. Hoje dormirei em paz sabendo que mesmo quando eu perder minhas forças, tu nunca sairás de perto de mim. Eu abrirei meus olhos de manhã para encontrar misericórdia, nova e fresquinha, pronta para pegar.
É por causa de Jesus e no nome de Jesus que eu oro, amém.
Por: Christina Fox. © 2013 The Gospel Coalition. Original: A Prayer for the Mom Who’s Worn.
Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Uma Oração pela Mãe que está Esgotada.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013