Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. (1 Samuel 30:6)
CONFIANÇA EM DEUS
Já fazia 16 meses que Davi e seus homens viviam entre os filisteus (1 Samuel 27:7). A fé de Davi tinha enfraquecido ao longo da cansativa fuga diante de Saul. Não conseguia mais confiar que Deus o livraria das mãos de Saul. Por fim, decidira buscar refúgio entre os inimigos de seu próprio povo.
Precisamos ter consciência de que a fé é uma planta muito especial! Crescimento e desenvolvimento da fé não nascem de circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis, nem mesmo do comportamento de amigos e inimigos, mas fundamenta-se tão somente na confiança no Deus vivo e em Seu amor e poder. Davi tinha perdido Deus e Suas promessas de vista. Mas o Senhor não desistira dele. Por isso, fez com que todos os apoios humanos de Davi falhassem. Por fim, Davi foi hostilizado por seus amigos e desprezado por seus inimigos; sua cidade foi queimada e sua família tinha sido capturada. Quanto sofrimento tinha brotado de sua teimosia!
O Senhor tinha dito que Davi seria um “homem segundo o seu coração” (1 Samuel 13:14). Quando lemos a história de Davi em 1 Samuel 27 e 29, mal dá para acreditar nisso. Mas agora – no capítulo 30 – o Espírito Santo mostra-nos algo que justifica essa descrição: confrontado pelas ruínas diante de seus olhos e pela amargura de seus homens, Davi teve de reconhecer que tinha perdido toda a sustentação humana e terrena. Então ele se lembra de Deus e Suas promessas e “se fortalece no Senhor seu Deus”. Em vez de enfraquecê-lo, a disciplina de Deus fortalecera seu íntimo. Deus tinha trazido Davi de volta para Si; agora podia abençoá-lo novamente.
Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 12:1-16 · Apocalipse 2:12-17
Nenhum comentário:
Postar um comentário