quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Quinta-feira, 30 De Novembro

 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. (Marcos 10:21‑22)

A pior decisão


Jesus Cristo não obriga ninguém a segui-Lo. No entanto, esse princípio tem sido ignorado em larga escala. O jovem em questão, no versículo acima, estava preocupado com seu futuro eterno. Embora tivesse muitas riquezas e uma alta posição, ele queria ter certeza de que tudo estaria bem no porvir. Queria fazer a coisa certa. Algo mais transparece na conversa: o Senhor Jesus o amou. A lógica humana poderia deduzir que um homem com tais qualidades certamente deveria receber a vida eterna do Senhor Jesus. Mas esse é o ponto trágico dessa história. O jovem que realmente queria saber e não desejava falhar em mostrar o quanto admirava o Mestre foi o mesmo que decidiu não segui-Lo. Triste e constrangido, ele se afastou, se afastou do Senhor Jesus Cristo, do Único que poderia lhe dar a vida eterna, algo que tanto ansiava. O preço foi muito alto para ele. Além disso, quem abandonaria tudo o que possui? O texto de hoje não afirma que para se tornar um cristão é preciso repartir os bens e ficar na pobreza. Aquele jovem tão amável tinha de aprender que ele não merecia o céu só porque era bom, fazia caridade e vivia de modo exemplar. Ele também dependia da graça do Redentor tanto quanto o mais degradado dos miseráveis. Mas ele não estava preparado para isso. O encontro com o Mestre teve um fim terrível: a decisão quanto ao seu futuro eterno sempre esteve nas mãos dele; o Senhor Jesus não o forçou a nada. E aquele rapaz, cheio de tantas virtudes e qualidades, tomou a pior decisão que alguém pode tomar: trocar o Senhor Jesus pelas coisas deste mundo!

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 17:1-19 · Apocalipse 5:1-14


quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Quarta-feira, 29 De Novembro

 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3:7)

Tentativa inútil (2)


Sem o novo nascimento permanecemos na morte espiritual.

A Bíblia afirma o seguinte acerca disso: “A inclinação da carne é morte… Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:6‑8).

Até mesmo as melhores obras humanas provêm de uma fonte corrompida. Deus nos afirma categoricamente que “o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Romanos 3:28). Tentar se aproximar de Deus seguindo estradas inventadas pelo próprio coração é estupidez.

O Senhor Jesus já nos providenciou um caminho, o “novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10:20). Se você quer de fato obter favor do Deus vivo, não discuta os caminhos d'Ele; submeta-se, pois “a justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas” (Salmo 85:13).

(Concluído)

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 16:1-14 · Apocalipse 4:1-11

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Terça-feira, 28 De Novembro

 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei. (Romanos 3:20)

Tentativa inútil (1)


Quantas pessoas tentam agradar a Deus e se perguntam como podem ir para o céu! Estão se esforçando para atingir o objetivo da maneira que acham mais conveniente. Uns dizem: “Estou tentando viver uma vida justa e honesta. Deus certamente irá reconhecer isso!”.

Porém, o que pensamos ou o que outras pessoas pensam não ajuda em nada. Tudo depende daquilo que o próprio Deus diz sobre qualquer questão. Diante d'Ele todos somos culpados; então apenas Ele tem a resposta correta para a antiga pergunta: “Como se justificaria o homem para com Deus?” (Jó 9:2).

Um antigo ditado diz que todos os caminhos levam à Roma. E se houvesse um benfeitor milionário que se dispusesse a pagar as dívidas dos necessitados, se estes comparecessem diante dele em um determinado dia e hora? Será que esse homem rico não teria o direito de estabelecer as regras? Será que os beneficiados teriam a ousadia de telefonar para ele e dizer que não concordam com o horário? Os que acreditam que Deus tem de reconhecer seus esforços e obras agem exatamente dessa maneira. As ideias deles podem ser exemplares e beneficiar a humanidade, mas não os aproximam de Deus. “Necessário vos é nascer de novo”, disse Jesus (João 3:7).

(Continua)

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 15:1-19 · Apocalipse 3:14-22


domingo, 26 de novembro de 2023

Domingo, 26 De Novembro

 Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8)

A graça de Deus


Poucas coisas são tão mal entendidas quanto a graça de Deus. A graça não é uma forma de indulgência que Deus usa para ignorar “pecadinhos sem importância”. Nem é o reconhecimento divino de nossas tentativas de agradá-Lo, ou como alguns dizem: “Faça o seu melhor e deixe Deus fazer o resto”. Por fim, a graça não é, como certas pessoas presumem, uma justificativa para o pecado; ela condena o pecado. A graça de Deus é um conceito-chave da Bíblia, especialmente no Novo Testamento. Deus é “o Deus de toda a graça” (1 Pedro 5:10). Paulo, em sua despedida aos crentes de Éfeso, mencionou o “evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). A graça é uma característica do próprio Deus. Significa que em Seu amor Ele demonstrou um favor imerecido para com os pecadores. Portanto, está disponível a nós, “porque todos pecaram” (Romanos 3:23). Ela não se restringe a declarar o culpado livre; a graça de Deus dá e enriquece. Qual é o custo da graça? Para Deus isso teve um preço incalculável. Ele “nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós” (Romanos 8:32), para expiar nossos pecados. No entanto, para nós ela não tem custo algum. Não podemos fazer nada para merecer ou conquistar o favor divino. Temos de aceitá-la pela fé simplesmente como um presente. “Ah, isso é muito simples”, assim pensa a maioria. E é mesmo. Além disso, seria uma afronta tentar pagar por algo que Deus já nos deu gratuitamente. E isso também revela um aspecto da graça: temos de desistir de nossa ambição de satisfazer Deus e crer na obra que o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez na cruz do Calvário.

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 13:13-23 · Apocalipse 3:1-6

sábado, 25 de novembro de 2023

Sábado, 25 De Novembro

 Porém serão seus servos; para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra. (2 Crônicas 12:8)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 26:1‑13; 27:1‑5)


Os capítulos 1 a 12 tiveram como tema o julgamento de Israel e terminaram com uma visão magnificente dos mil anos de reinado. Esta segunda sessão (capítulos 13 a 27) trata com a punição das nações e encerra da mesma maneira. Um hino é cantado, com vários versículos que são dignos de serem sublinhados em nossas Bíblias: o 3 e 4 do capítulo 26, que têm sustentado muitas gerações de filhos de Deus (Salmo 16:1); o 8 e 9, que expressam os anelos profundos dos seguidores fiéis; e o 13, que relembra os grilhões da escravidão do passado. Sim, conhecemos os outros “senhores” muito bem: Satanás, o mundo e nossa carne. Eles governaram sobre nós até que fomos libertados pelo Senhor a quem passamos a pertencer (2 Crônicas 12:8)!

No capítulo 27, o leviatã, símbolo do diabo (a antiga serpente), torna-se totalmente incapaz de causar dano (Salmo 74:14; Apocalipse 20:1‑3). Então Israel é comparado a uma vinha nova (cp. 5). Desta vez, ela não produz uvas bravas, mas sim o puro vinho da alegria e enche o mundo com frutos para a glória de Deus, porque os viticultores ímpios já não estão mais no comando. O próprio Senhor cuida de Sua vinha dia e noite.

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 13:1-12 · Apocalipse 2:18-29

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Sexta-feira, 24 De Novembro

 Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. (1 Samuel 30:6)

CONFIANÇA EM DEUS


Já fazia 16 meses que Davi e seus homens viviam entre os filisteus (1 Samuel 27:7). A fé de Davi tinha enfraquecido ao longo da cansativa fuga diante de Saul. Não conseguia mais confiar que Deus o livraria das mãos de Saul. Por fim, decidira buscar refúgio entre os inimigos de seu próprio povo.

Precisamos ter consciência de que a fé é uma planta muito especial! Crescimento e desenvolvimento da fé não nascem de circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis, nem mesmo do comportamento de amigos e inimigos, mas fundamenta-se tão somente na confiança no Deus vivo e em Seu amor e poder. Davi tinha perdido Deus e Suas promessas de vista. Mas o Senhor não desistira dele. Por isso, fez com que todos os apoios humanos de Davi falhassem. Por fim, Davi foi hostilizado por seus amigos e desprezado por seus inimigos; sua cidade foi queimada e sua família tinha sido capturada. Quanto sofrimento tinha brotado de sua teimosia!

O Senhor tinha dito que Davi seria um “homem segundo o seu coração” (1 Samuel 13:14). Quando lemos a história de Davi em 1 Samuel 27 e 29, mal dá para acreditar nisso. Mas agora – no capítulo 30 – o Espírito Santo mostra-nos algo que justifica essa descrição: confrontado pelas ruínas diante de seus olhos e pela amargura de seus homens, Davi teve de reconhecer que tinha perdido toda a sustentação humana e terrena. Então ele se lembra de Deus e Suas promessas e “se fortalece no Senhor seu Deus”. Em vez de enfraquecê-lo, a disciplina de Deus fortalecera seu íntimo. Deus tinha trazido Davi de volta para Si; agora podia abençoá-lo novamente.

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 12:1-16 · Apocalipse 2:12-17

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Quinta-feira, 23 De Novembro

 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. (Hebreus 11:8)

CAMINHOS DESCONHECIDOS


“Abrão, por que você está indo embora?” Talvez ele tenha ouvido essa pergunta de seus vizinhos em Ur da Caldeia. Mas como explicar isso para eles? – “Abrão, para onde você vai viajar?” O que responder? Ele mesmo não sabia! Os caminhos de Deus com o crente são mais altos que os caminhos humanos. Quem não crê em Deus não consegue entender essas orientações, e também o cristão precisa contentar-se com o fato de não ver o caminho inteiro, mas muitas vezes ser capaz de vislumbrar apenas o passo seguinte (Isaías 55:9). Como então posso entender para onde Deus quer me conduzir? Em primeiro lugar, preciso estar disposto a obedecer à vontade do Senhor, senão Ele nem me apontará o caminho, ainda que eu pergunte (Isaías 58:2; cf. João 7:17).

Além disso, preciso procurar a orientação de Deus para mim de coração em oração e na Palavra, assim como Davi orou: “Faze-me saber o caminho que devo seguir” (Salmo 143:8). Deus tem prazer em nos mostrar Seu caminho e nos conceder Sua orientação bendita. Foi Ele que disse: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir” (Salmo 32:8). E então cabe a nós trilhar esse caminho em obediência e dependência de Deus, como Abrão também fez.

Nessa caminhada, podemos nos entregar à graça de Deus e confiar n'Ele; dessa forma, Ele agirá em nosso favor (Salmo 37:5). Quando seguimos a Sua Palavra, Deus se agrada do nosso caminho; assim, mesmo que venhamos a tropeçar, não cairemos totalmente, porque Ele nos segura (Salmo 37:23‑24).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 11:1-23 · Apocalipse 2:8-11

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Quarta-feira, 22 De Novembro

 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando vieres em teu reino. (Lucas 23:42)

O LADRÃO NA CRUZ


Talvez por zombaria e incredulidade, Pilatos havia mandado colocar um cartaz acima da cabeça do Senhor Jesus: “Este é o rei dos judeus”. Mas agora havia alguém que cria n'Ele, o Messias: um criminoso que tinha sido crucificado com Jesus. E de alguma forma ele também sabia que este iria “para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois” (Lucas 19:12). O ladrão não pediu uma parte desse reino, mas que Cristo, o Rei, se lembrasse dele: entregou sua causa a Ele. Também não pediu: “Não te lembres dos meus pecados!”. Que demonstração clara de que ele não se preocupava mais com seus pecados, mas que passara a confiar totalmente no Senhor Jesus no que dizia respeito à vida depois da morte!

Aos olhos do ladrão, a situação profundamente humilhante pela qual Jesus estava passando não foi capaz de obscurecer a visão de Sua glória. É verdade que nenhum anjo veio fortalecer ao Senhor; é verdade que Seus discípulos não estavam lá para testemunhar a respeito de quem Ele era; é verdade que todos O tinham abandonado e fugiram – mas este ladrão condenado, agora convertido, estava ali e confessou, do alto de sua cruz, a glória moral do Senhor desprezado e crucificado! (Lucas 23:41) O ladrão não teve mais tempo para crescer na fé nem para servir a Deus nem para demonstrar fidelidade nas diversas circunstâncias da vida. Mas vemos nele uma conversão completa, uma fé verdadeira, uma convicção firme a respeito de quem era o Messias e a certeza de que Cristo voltaria em Seu Reino. Ele viu os sofrimentos do Cristo e as glórias posteriores (1 Pedro 1:11). De fato, só Deus podia ter operado isso!

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 10:1-19 · Apocalipse 2:1-7

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Terça-feira, 21 De Novembro

 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. (Hebreus 13:2)

HOSPITALIDADE


Egoísmo e hospitalidade são como os dois pratos de uma balança: quando um desce, o outro sobe. Ou como dois times que se enfrentam em um esporte que não permite empate: a vitória de um é a derrota do outro. Quando olho apenas para mim, deixo de ver você: é quando as minhas necessidades, os meus interesses, também a minha família e os meus filhos são mais importantes que todo o resto – você e o seu bem-estar se tornam secundários. Quando EU cresço, você diminui.

Quando fico doente, fraco ou velho, e por isso preciso ocupar-me mais dos meus assuntos, meu interesse em você facilmente diminui. O mesmo vale quando lido com culpa e fracassos.

Em toda a Bíblia aparecem relatos de bênçãos concedidas a casas hospitaleiras. Quando Abraão recebe a visita de três homens, ele pede: “Rogo-te que não passes de teu servo”. E Jó diz a respeito de si mesmo: “O estrangeiro não passava a noite na rua; as minhas portas abria ao viandante”. No Novo Testamento, ser hospitaleiro faz parte das características necessárias do bispo (Gênesis 18:3; Jó 31:32; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:8).

Os primeiros cristãos ouviram essa instrução: “Segui a hospitalidade”, “sendo hospitaleiros uns para com os outros”, “não vos esqueçais da hospitalidade”! Aceitemos esse incentivo à convivência – não apenas com parentes e amigos, mas também com pessoas solitárias ou marginalizadas. Para que hoje ninguém tenha de dizer a nosso respeito: “não houve quem os recolhesse em casa” (Romanos 12:13; 1 Pedro 4:9; Juízes 19:15).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 9:13-31 · Apocalipse 1:12-20

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Segunda-feira, 20 De Novembro

 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2:7)

Nosso ser interior


Nosso corpo não é nosso ser integral. Ele é, ao mesmo tempo, a habitação e o instrumento imperfeito e intratável de nosso ser interior. Os materialistas podem até afirmar que quando sofremos é o corpo que sente a dor; quando pensamos, isso é resultado de várias operações físicas do sistema nervoso; quando lembramos de algo é porque os recônditos do cérebro armazenaram a informação; e, por fim, quando o corpo morre, nada mais resta. A vida animal é similar: esse é o ponto em comum que temos com eles. Os animais são simplesmente seres vivos; a vida deles acaba para sempre quando o pó retorna à terra. Todavia, a alma humana é um elemento infinitamente mais importante. De onde vem, por exemplo, nossos desejos, o senso da presença de Deus, nossa consciência, saudades, remorsos, esperanças, etc.? Tais sentimentos confirmam a existência de nossa alma, intrinsecamente ligada ao corpo natural, mas que não desaparece como a matéria inerte. Deus nos fez “alma vivente”. Isso não pode ser destruído. Ela foi feita para ter um destino eterno. O que acontecerá com nossa alma na eternidade? Um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus recebeu uma resposta imediata e definitiva para o apelo que fez à graça divina. O Senhor Jesus afirmou: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). Querido leitor, o que cabia a Deus fazer por sua alma já foi realizado por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Resta a você decidir se crê ou não nessa obra maravilhosa, e essa decisão determinará onde você passará a eternidade.

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 9:1-12 · Apocalipse 1:1-11

domingo, 19 de novembro de 2023

Domingo, 19 De Novembro

 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Isaías 11:2)

O Espírito Santo em Isaías, capítulo 11


Os primeiros versículos de Isaías 11 são uma profecia diretamente relacionada a Cristo, o Filho de Davi. Quando veio ao mundo, Ele era o ramo que surgiu da raiz de Jessé. Após Seu batismo no Jordão, o Espírito Santo veio e permaneceu sobre Ele. Ele era Aquele sobre o qual o Espírito de Deus pôde encontrar um lugar permanente nesta terra, pois era absolutamente sem pecado. O versículo de hoje fala desse Espírito e de Suas características peculiares. Em Isaías 11, o Senhor Jesus não é apresentado simplesmente como um Homem humilde, descendente de Jessé, mas também como futuro Governador e Juiz. “Não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres” (vv. 3‑4).

As características do Espírito mostradas aqui estão relacionadas ao futuro domínio de nosso Senhor. O “espírito de sabedoria e entendimento” fala a respeito das Suas qualidades pessoais. Acaso Ele não é a própria sabedoria personificada (Provérbios 8)?

O “espírito de conselho e fortaleza” se refere ao Seu relacionamento com Seu povo, o qual está sob Sua perfeita liderança. Por fim, o “espírito de conhecimento e de temor do Senhor” descreve, por um lado, a habilidade de conhecer a Deus e, por outro, o verdadeiro relacionamento do homem com o Deus que se fez conhecido. Aqui vemos Cristo, que, como Homem perfeito, jamais deu um passo que não estivesse em concordância com a vontade de Deus.

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 8:1-18 · 2 Timóteo 4:9-22

sábado, 18 de novembro de 2023

Sábado, 18 De Novembro

 Tragada foi a morte na vitória. (1 Coríntios 15:54)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 25:1‑12)


Tiro, próspero centro de comércio do mundo antigo, foi o tema da última das “sentenças” (cp. 23). Cada uma delas pronunciou juízo sobre a humanidade de diferentes pontos de vista morais.

No capítulo 24, os julgamentos apocalípticos que colocarão fim ao poder do mal estão expostos na terra. Eles a abalarão de cima a baixo. Mas, no capítulo 25, do meio dessas ruínas (v. 2), surge uma comovente melodia. O remanescente de Israel, miraculosamente preservado da destruição, celebra o que o Senhor tem feito por eles no meio da tempestade. Agora chegava o tempo de cantar (cp. 24:14; Cânticos 2:12). O versículo 4 tem sido um consolo e a experiência de incontáveis crentes em tempos de provação. Mas o versículo 8 nos dá um relance de um poder ainda maior a ser revelado: “Tragará a morte para sempre”. É notável que esta declaração esteja conjugada no futuro, ao passo que 1 Coríntios 15:54 já apresenta seu cumprimento, pelo menos em relação aos redimidos: “Tragada foi a morte pela vitória”. Entre esses dois versículos, estão a cruz e a triunfante ressurreição do Conquistador do Gólgota. Por fim, quando os ímpios ressuscitarem, a morte será abolida (1 Coríntios 15:26).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 7:11-22 · 2 Timóteo 4:1-8

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Sexta-feira, 17 De Novembro

 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (João 15:13)

Incentivo e exigência


Esse versículo nos dá uma representação singular do amor do Senhor Jesus. Mostra como Ele estava preparado para morrer pelos que amava. A vida é o supremo bem que o Criador deu aos seres humanos. Até Satanás sabe disso: “Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida” (Jó 2:4). Nosso Salvador sacrificou a Sua por nós. Amor maior que esse é inconcebível. Ele provou Seu amor ao sofrer voluntariamente a morte que nos era devida.

O Senhor já havia dito: “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” (João 10:17‑18). Ao sacrificar Sua vida, a grandeza divina se manifestou soberanamente: ninguém podia tirar a vida do Senhor Jesus contra Sua vontade. Ele fez isso para que tivéssemos vida abundante (João 10:10).

O Senhor Jesus deu Sua vida por Seus amigos. Como podemos saber se somos Seus amigos? “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14). Se Jesus Cristo, ao sacrificar Sua vida, provou Seu amor de maneira indubitável, ao obedecermos a Seus mandamentos provamos de forma real e prática que O amamos. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12). O infinito e incondicional amor do Senhor para conosco é ao mesmo tempo um incentivo e uma exigência para que amemos uns aos outros. “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 João 3:18).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 7:1-10 · 2 Timóteo 3:10-17

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Quinta-feira, 16 De Novembro

 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites. (Tito 3:3)

Hamsters e moinhos


Os pequenos hamsters correm incessantemente, girando a roda da gaiola, mas não chegam a lugar algum. Descansam um pouco, e logo voltam à mesma atividade infrutífera. Séculos atrás, a roda de moinho era uma amarga realidade para prisioneiros ou para os desafortunados que trabalhavam em troca de um salário vil. Essa roda servia a vários mecanismos. Mesmo hoje é usada por fazendeiros em certos países para irrigação. Tal trabalho era sinônimo de atividade maçante. Quantas pessoas hoje sofrem com atividades similares que destroem a alma? A incessante busca por prazeres não se torna também uma terrível “roda de moinho”?

Certamente você que lê este calendário é uma pessoa esclarecida. É dito, e com muita ênfase, que as pessoas têm de se divertir. Mas esse não é o caminho para se conquistar a alegria duradoura e real. E, no entanto, é exatamente por ela que ansiamos. Um dos requisitos para a verdadeira alegria é uma consciência limpa, e a única maneira de tê-la é mediante um relacionamento íntimo com Deus. Jesus Cristo nos foi enviado para “consolar todos os tristes… ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado” (Isaías 61:2‑3). Somente pelo Seu sangue podemos ser livres da pressão de uma consciência culpada. Deus sempre permanece o mesmo; essa é a razão pela qual Sua alegria é imutável, não importa quais sejam as circunstâncias. Para quem já a experimentou, todos os prazeres do mundo se tornam sem graça.

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 6:22-42 · 2 Timóteo 3:1-9

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Quarta-feira, 15 De Novembro

 Damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. (1 Tessalonicenses 2:13)

Um livro desconhecido


Primeiro sorri ao escutar esse relato, mas depois fiquei pensativo, afinal se tratava de um homem que queria comprar uma Bíblia em uma livraria. A vendedora, diante do computador, não entendia o pedido do cliente e perguntou: “A Bíblia? O senhor sabe o nome do autor?”.

Percebo que para muitos a Bíblia é apenas um livro desconhecido. Sabemos que nisso está uma parte do mal que impera em nossos dias: anarquia, imoralidade, criminalidade. O triste é que as pessoas que se consideram esclarecidas e inteligentes não a leem.

No âmbito individual, a falta de conhecimento bíblico também é patente. Muitos buscam orientação e sentido para a vida onde jamais encontrarão: na arte, nas religiões, na ciência ou na pseudociência. Contudo, a Bíblia, o livro dos pensamentos de Deus, pode ser comprada em quase todas as livrarias. Ela contém as respostas definitivas às perguntas mais essenciais do ser humano.

A maioria que rejeita a Bíblia de fato nunca a leu por inteiro. Falam do que não conhecem. Têm opiniões formadas a partir de fragmentos dela. Que tolice! As pessoas acham que a Bíblia é um livro cheio de regras: Não faça!, Não toque!, Não pode! Na verdade, ela é a maior e mais profunda carta de amor já escrita. Leia-a e descubra por si mesmo.

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 6:1-21 · 2 Timóteo 2:14-26

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Terça-feira, 14 De Novembro

 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. (Tito 1:15)

Consciência culpada


Aos seres humanos foi dada uma consciência para distinguirem entre o bem e o mal. Se fazemos algo errado, nossa consciência nos incomoda. Ilustraremos isso por meio de uma passagem da Bíblia, que se refere ao assassinato de um profeta em Israel no tempo de Jesus Cristo. O nome do profeta era João, conhecido como João Batista. Ele acusou o rei de cometer adultério com Herodias, mulher de seu irmão. Por essa repreensão, Herodes colocou João no cárcere. Mas, pelo fato do orgulho de Herodias ter sido tão gravemente atingido, ela maquinou um plano para se livrar do “incômodo censurador”. Quando o rei celebrava seu aniversário, a filha de Herodias dançou para o rei e o fascinou a tal ponto dele lhe prometer tudo o que ela quisesse, até a metade do reino. Impelida pela mãe, a garota pediu a cabeça do profeta. O rei concedeu o pedido para não voltar atrás em sua palavra. Pouco tempo depois, Herodes ouviu acerca dos milagres realizados pelo Senhor Jesus e disse: “Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dentre os mortos” (Marcos 6:16). Impressionante! Um incrédulo de repente acha possível a ressurreição. Isso torna claro o que uma consciência culpada pode fazer: tirar a paz do rei por causa de um ato horrendo. Quantos mais sofrem devido ao peso da consciência! No entanto, Deus tem o poder de limpar a consciência de todos os que confessam sua culpa a Ele e se apropriam pela fé da obra expiatória de Cristo. “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus… Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência” (Hebreus 10:19‑22).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 5:1-14 · 2 Timóteo 2:7-13

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Segunda-feira, 13 De Novembro

 Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. (Isaías 43:1)

Papai me conhece


A seguinte cena aconteceu em uma mina de carvão na Bélgica, no ano de 1930.

Um menino, cujo pai era mineiro, esperava pacientemente que o elevador subisse carregando os homens que saíam do trabalho. Um inspetor, que observava o garoto, perguntou: – O que você faz aqui? – Espero o meu pai. – Mas será que você vai conseguir reconhecer seu pai no meio de dezenas de homens com o mesmo capacete e o rosto cheio de pó de carvão? É melhor voltar para casa. – Não tem problema; o meu pai me conhece.

Que boa resposta! O menino estava consciente de que seria difícil reconhecer o pai, porém também sabia que era impossível o pai não vê-lo.

Nosso Deus vê tudo, ouve tudo e sabe tudo. Quando compôs o Salmo 139, o rei Davi disse: “Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces” (vv. 2‑4).

Nada é muito insignificante para Deus. Ele não somente tem um conhecimento universal, mas também um amor infinito, o de um Pai por Seus filhos.

Disse o Senhor Jesus: “Aquele que me ama será amado de meu Pai”; “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará”, e, “Pois o mesmo Pai vos ama” (João 14:21,23 e 16:27).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 4:1-22 · 2 Timóteo 2:1-6



domingo, 12 de novembro de 2023

Domingo, 12 De Novembro

 O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos… Cristo em vós, esperança da glória… Para que apresentemos todo o homem perfeito em Cristo Jesus; e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia. (Colossenses 1:26‑29)

Cristo em nós


Isso era um “mistério”, porém agora é manifesto aos filhos de Deus, pois Deus quer nos dar a conhecer as riquezas dessa revelação. Em seus ensinamentos, Paulo lutava segundo o poder do Espírito de Deus que operava nele, a fim de apresentar todos os redimidos perfeitos em Cristo Jesus.

Por um lado, “perfeitos em Cristo”; por outro, “Cristo em vós”. Esse é o atributo do “novo homem”, renovado no conhecimento, onde “Cristo é tudo em todos” (Colossenses 3:11). Viver essa verdade pelo poder do Espírito Santo e em comunhão com o Senhor é a mais alta graça concedida ao cristão na terra. Que Ele “vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações” (Efésios 3:16‑17).

“Jesus me resgatou Quando Ele me trouxe à luz! Sim, me purificou No sangue da Sua cruz. Bem feliz eu sou, Tendo o Seu perdão; Pois Cristo morreu, A vida me deu  a salvação”

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 3:1-17 · 2 Timóteo 1:9-18

sábado, 11 de novembro de 2023

Sábado, 11 De Novembro

 Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que… veio o dilúvio, e os consumiu a todos. (Lucas 17:27)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 22:12‑25)


Uma das reações do povo do mundo quando ameaçados pela calamidade é tomar todas as precauções humanas possíveis (vv. 8‑11). Mas outra é pior: a total negligência. Nesta ocasião, pela provação, o Senhor chama Israel para chorar e se humilhar; de certa maneira, Ele “pranteou” sobre eles (Mateus 11:17). Agora, a nação não apenas falhou em lamentar, mas, na situação horrível em que estavam, eles ainda se alegravam! Essa crença no materialismo tem muitos seguidores em nossos dias! Uma vez que a vida é curtíssima – assim diz o povo insensível – e somos ameaçados pelo desastre, vamos aproveitar o momento da melhor forma possível. Isso é resumido pela seguinte frase: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos”. O apóstolo cita isso aos coríntios como que para lhes afirmar: “Se não houve ressurreição, então vivamos como animais, simplesmente desfrutando de cada momento” (1 Coríntios 15:32; Lucas 17:27).

Os versículos 15 a 25 mostram como foi tirado o mordomo infiel, uma figura do anticristo, para apresentar o filho de Davi, Eliaquim (a quem Deus estabeleceu), uma bela figura do Senhor Jesus (vv. 22‑24; Apocalipse 3:7).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 2:10-17 · 2 Timóteo 1:1-8

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Sexta-feira, 10 De Novembro

 Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)

Apenas um único passo


Um grupo de jovens animados quase encheu o ônibus. Na parada seguinte, entrou um senhor, sentou-se perto deles e abriu uma Bíblia. Um dos jovens, para fazer os outros rirem, perguntou com uma expressão séria no rosto: “Desculpe, senhor, mas quanto falta para o paraíso?”. O homem olhou bem dentro dos olhos daquele rapaz e respondeu com uma voz amigável: “O paraíso, meu amigo, está a apenas um passo daqui. Você não gostaria de dar esse passo agora?”. Ele não disse nada mais, porém, essas simples palavras e a maneira com a qual foram pronunciadas calaram fundo na alma do jovem. Elas martelavam na sua cabeça e não teve descanso até que resolveu dar aquele passo em direção a Jesus Cristo, o Salvador.

Cada indivíduo tem a chance de passar “da morte para a vida”. Ninguém pode fazer isso por nós. A fé de outras pessoas não pode nos beneficiar nessa questão. A única coisa que se pode fazer é conduzir outros ao Senhor Jesus, “porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos” (1 Timóteo 2:5‑6). Quem se volta para Ele, confessando os pecados, obtém perdão, pois Cristo sacrificou Sua vida na cruz pelos pecadores, dando a Si mesmo como resgate pelos que em fé O recebem como Salvador. Apenas um único passo separa o inferno do paraíso. Apenas um único passo separa o pecador de uma vida inteiramente nova em Deus!

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 2:1-9 · 1 Timóteo 6:11-21

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Quinta-feira, 09 De Novembro

 A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

O que é fé?


Pierre Valdo era um rico mercador da cidade de Lyon, França, que viveu na segunda metade do século XII. Era um homem piedoso e fazia muitas boas obras onde morava. Ele confiava nelas para ser salvo. Certa noite, assentado à mesa com alguns amigos, de repente, um deles caiu morto. Valdo foi subitamente tomado pelo pensamento de que a qualquer momento também poderia ser chamado para comparecer diante de Deus. Será que estaria pronto para encontrá-Lo? Certamente não. Valdo sabia disso e começou a procurar as respostas para as necessidades de sua alma nas Sagradas Escrituras.

Por fim, achou a paz que tanto desejava para a sua alma e sentiu o desejo de pregar as boas novas da graça de Deus para os outros. Naquele tempo, apenas a versão latina da Bíblia, a Vulgata, estava disponível. Valdo não se intimidou: traduziu várias passagens bíblicas para a linguagem da época. Devotou toda sua energia e riqueza para copiá-las, indo de lugar em lugar lendo para os analfabetos. Ele não desanimou, apesar da perseguição e oposição que enfrentava, pois conhecia o valor da Palavra de Deus e queria apresentá-la a quantos pudesse. Será que basta crer no que Deus afirma na Bíblia? Essa é a fé salvadora.

A Bíblia pode facilmente ser obtida hoje em quase qualquer língua. A salvação está ao alcance de todos, e Deus requer uma única coisa de nós: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).

Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 1:1-18 · 1 Timóteo 6:1-10

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Quarta-feira, 08 De Novembro

 [Jesus] vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte. (Colossenses 1:21‑22)

A NOVA VIDA: RECONCILIAÇÃO (2)


O apóstolo Paulo enfatiza tudo o que Deus efetuou para que a reconciliação fosse possível: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). Essa é a mensagem da reconciliação; a fé aceita que Cristo não só “levou nossos pecados”, mas que “foi feito pecado” por nós, a fim de que Deus fosse justo, por causa da obra da cruz, ao justificar e reconciliar o pecador arrependido.

A inimizade do homem contra Deus é congênita; existe também entre os homens, entre irmãos, entre casais, entre povos, entre ricos e pobres, e em muitas outras esferas.

Com um espírito de graça e humildade, a reconciliação pode acontecer em todas as relações sociais.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:12‑14).

“Bem-aventurados os pacificadores” (Mateus 5:9). Comunicar a paz de Deus e propiciar a reconciliação entre as pessoas que nos cercam também é responsabilidade dos que foram reconciliados com Deus pela obra de Cristo.

(Concluído)

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 29:20-30 · 1 Timóteo 5:17-25

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Terça-feira, 07 De Novembro

 Sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho. (Romanos 5:10)

A NOVA VIDA: RECONCILIAÇÃO (1)


Deus não é nosso inimigo; é amor, pois Ele deu Seu Filho por nós. Mas o pecador é inimigo de Deus, está longe d'Ele, cheio de queixas e reclamações contra Ele, quando não O ignora ou O considera “morto”, o que é blasfêmia. Quando dois homens se reconciliam, restabelecem o relacionamento anterior. Mas, quando Deus reconcilia um pecador consigo, Ele o introduz em um novo relacionamento baseado na morte de Cristo (Colossenses 1:20). Não é nossa apreciação da obra de Cristo que efetua a reconciliação; Deus é quem aprecia o valor da obra perfeita e completa de Cristo na cruz. A fé se firma no que Ele diz acerca desse valor para nos reconciliar e nos fazer voltar à unidade e à paz com Ele.

Não se trata de uma mudança, uma melhora de atitude, mas de uma nova posição produzida pela reconciliação. Ela permite que nos aproximemos de Deus, que desfrutemos de Seu amor, que O conheçamos como Pai, que a Sua graça nos encha e que estejamos em harmonia com Ele. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo”.

De tal relacionamento com Deus se deriva um privilégio: Ele nos dá “o ministério da reconciliação… De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus” (2 Coríntios 5:17‑20).

(Continua)

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 29:10-19 · 1 Timóteo 5:1-16

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Segunda-feira, 06 De Novembro

 O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio. (Provérbios 29:1)

Tudo sob controle?


Quantas pessoas já experimentaram a verdade desse provérbio! São forçadas a admitir que não deram ouvidos a conselhos e escolheram o erro. Agora se encontram em uma situação para a qual não há saída. Pode ser, por exemplo, a situação de alguém que destruiu sua família e negócios tentando obter lucros por meios ilícitos. Talvez tenha sido advertido por amigos, mas não os ouviu. Ignorou todos os sinais do desastre vindouro, pensando que tudo estava sob controle.

Aplique isso à eternidade! Aqui ainda podemos colocar as coisas em ordem e começar de novo. Contudo, quando nosso tempo de morrer chegar, isso não será mais possível. A questão “Onde vou passar a eternidade?” já terá sido decidida nesta vida. Quantos têm ouvido essa verdade! A família e os amigos os advertem; eles já conhecem o Evangelho da salvação em Jesus Cristo. Têm sido encorajados a recebê-Lo como Salvador, mas insistem em achar que tudo está sob controle e há outras coisas mais importantes.

É pura estupidez ignorar as verdades divinas. A exortação de Hebreus 12:25 é bem clara: “Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus”. O maior erro de todos é pensar que você tem tudo sob controle no que se refere à eternidade. Mas glória a Deus que ainda é tempo da graça para nós. Por meio dela, você, leitor, pode encontrar a salvação pela fé no Senhor Jesus Cristo.

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 29:1-9 · 1 Timóteo 4:7-16

domingo, 5 de novembro de 2023

Domingo, 05 De Novembro

 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. (Isaías 53:10)

Frutos doces de um madeiro amargo


Os eleitos pelos quais Cristo se sacrificou na cruz agora são o “fruto do penoso trabalho da sua alma” (Isaías 53:11 ARA), a posteridade que “será declarada ao Senhor a cada geração” (Salmo 22:30). Eles pertencem à nova e celestial família, cuja Cabeça é Cristo, o Primogênito dentre os mortos (Apocalipse 1:5). Ele que entrou na morte por nós, agora está vivo para sempre. “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus” (Romanos 6:10). Como Filho do homem ressurreto e glorificado, Ele é o executor, o objeto e o centro dos pensamentos de Deus. “O bom prazer do Senhor prosperará em sua mão”. Todos os propósitos e planos de Deus, aparentemente frustrados pela infidelidade e fraqueza do primeiro homem, se concentraram em Cristo, o “segundo homem”, o homem do céu (1 Coríntios 15:47), e serão gloriosamente cumpridos n'Ele. O resultado da obra de redenção no Calvário é a eterna glorificação de Deus e a final e completa derrota de Satanás, do pecado e da morte. Mas também é a salvação e duradoura alegria dos que sinceramente creem n'Ele. A restauração de Israel, o estabelecimento de Seu reino e o surgimento dos novos céus e nova terra são consequências do abençoado fruto da reconciliação que Ele tornou possível pela Sua cruz. “Rei da glória, Te adoramos. Cristo! Soberano! Deus! Ante Ti já nos prostramos, Glorioso aí nos céus. Tributamos-Te louvor, Admirável Salvador.”

(Hinos & Cânticos, hino 554)

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 28:1-21 · 1 Timóteo 4:1-6

sábado, 4 de novembro de 2023

Sábado, 04 De Novembro

 Vem a manhã, e também a noite. Eu sou… a resplandecente estrela da manhã. (Isaías 21:12; Apocalipse 22:16)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 21:11‑17; 22:1‑11)


Na lista dos inimigos de Israel, é suposto encontrarmos o nome de Edom, aqui chamado de Dumá (Idumeia). Sua sentença é curta e solene. A fiel atalaia, colocado na posição de acordo com a ordem de Deus (cp. 21:6), é desafiada pelas zombarias de Seir: “Guarda, a que hora estamos da noite?” (cp. 21:11; 2 Pedro 3:3‑4). Mas a resposta é tão séria quanto urgente: “Vem a manhã”. É a vinda para os que a aguardam (Romanos 13:12). “E também a noite”, a noite eterna dos que estão perdidos! Cristãos, sejamos atalaias atentas, conscientes de nosso papel de avisar os pecadores: “Voltai, vinde!”. Vamos satisfazer a sede dos sedentos, levando água para eles (v. 14).

Após a sentença contra a Arábia, terra cujo esplendor chegará ao fim, o capítulo 22 é dirigido ao “vale da Visão”. Aqui reconhecemos a própria Jerusalém em seu estado de incredulidade. A descrição é trágica e assustadora! A cidade inteira é um fermento, com seu povo acomodado nos telhados para testemunhar sua derrocada. Mas todas as precauções não haviam sido tomadas (vv. 8‑11)? Sim, tudo havia sido feito, exceto o mais importante e o necessário: olhar o Senhor, o Deus deles, “aquele que suscitou essas calamidades… que há muito as formou” (v. 11).

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 27:1-34 · 1 Timóteo 3:8-16

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Sexta-feira, 03 De Novembro

 Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade. (Eclesiastes 5:10)

O que é o dinheiro?


Há alguns anos, uma revista norte-americana lançou uma competição. O prêmio era para a melhor resposta à pergunta: “O que é o dinheiro?”. O leitor vencedor formulou o seguinte conceito: “O dinheiro compra tudo – menos felicidade; é o passaporte para qualquer lugar – menos para o céu”. Como essa frase vai direto ao ponto! É indiscutível. Expõe a pobreza do que é considerado uma – senão a maior – maravilha para o mundo: a riqueza.

Sem felicidade neste mundo, sem felicidade no além; então o que as pessoas têm de fato? A casca sem a fruta, a concha sem a pérola, a ilusão sem a realidade! Quando a vida dos que confiam no dinheiro termina e eles descobrem que o céu não é a morada deles, o que acontece? Será que todo o conforto deste mundo vale uma eternidade miserável nos tormentos do inferno?

A riqueza é uma poderosa ferramenta na terra, mas não tem qualquer influência ou poder sobre Deus, que afirmou: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:8). O próprio Deus convida: “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei” (Isaías 55:1). “E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17). O Senhor nos oferece um dom gracioso: a vida eterna em Cristo Jesus. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 26:1-32 · 1 Timóteo 3:1-7

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Quinta-feira, 02 De Novembro

 No princípio criou Deus os céus e a terra. (Gênesis 1:1)

A construção de uma máquina


Após haverem passado por vários setores de uma fábrica de máquinas, os visitantes chegam ao último, o setor de montagem. Ali podem verificar como uma máquina pronta é o resultado do conjunto das diferentes partes, cuja fabricação tinham observado durante o passeio.

O engenheiro que os conduz pela empresa explica quais são os passos necessários para que uma máquina esteja pronta para funcionar. Depois do projeto inicial, são feitos uma série de desenhos e listas dos diversos componentes. As peças avulsas chegam à linha de montagem. O menor parafuso e a mais trivial lingueta tem de cumprir uma determinada função.

Quando os visitantes se mostram impressionados com o processo de fabricação, o engenheiro acrescenta: “Agora vocês têm ideia de quanto trabalho mental, quanta organização e informação são necessárias para se ter um produto completo. Nesse processo nada pode se deixar ao acaso”.

Ao contemplar o universo, muito mais complexo que uma máquina qualquer, deduzo que não pode ser resultado do acaso. Mas também não creio na teoria da evolução. O que é válido para uma fábrica de equipamentos não pode ser diferente para as leis do universo. Um sistema tão complexo exige um Construtor, um Criador. Eu creio que Deus é esse Construtor. Foi Ele quem criou todas as coisas e devemos honrá-Lo por ser nosso Criador.

“Eu te louvarei, porque… maravilhosas são as tuas obras” (Salmo 139:14).

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 25:1-31 · 1 Timóteo 2:8-15

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Quarta-feira, 01 De Novembro

 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. (Filipenses 3:18‑19)

Falsos cristãos


Uma coisa em especial entristecia o apóstolo Paulo: aqueles que se diziam cristãos, mas, de fato, eram inimigos da cruz de Cristo. Estes não estavam preparados para enfrentar a vergonha e a auto renúncia que resultam dela. Eram pessoas que foram atraídas pela doutrina do cristianismo e exteriormente a professavam. Mas não tinham verdadeiramente nascido de novo e não estavam preparadas para ter a vida moldada por Cristo e pela cruz.

Ao contrário, a conduta deles era marcada por coisas vergonhosas e pela busca de prazeres, pois pensam somente nos desfrutes terrenos. Apesar de se proclamarem cristãos, o final deles, afirma Paulo categoricamente, é a total destruição.

Devemos sempre nos fazer a seguinte pergunta: o que a cruz de Cristo significa para mim? Será que na minha vida ela é a revelação da justiça, da santidade, do amor e da graça de Deus? É onde minha consciência encontra paz e o meu coração é purificado pelo sangue derramado de Cristo? Os que consideram a cruz de Cristo loucura estão destinados à perdição (1 Coríntios 1:18). Tais pessoas são inimigas da cruz de Cristo. Talvez você até tenha alguma simpatia por Jesus Cristo, o Justo que fez tanto bem, mas a ideia da cruz lhe dá horror. No entanto, foi lá que Ele enfrentou o julgamento de Deus por causa dos seus pecados e dos meus. Assim, todo o que aceita pela fé o sacrifício feito na cruz recebe o perdão dos pecados e tem acesso a Deus.

Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 24:1-31 · 1 Timóteo 2:1-7

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013