[Paulo falando] Como nada... deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando... o arrependimento para com Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. (Atos 20:20-21)
Arrependimento: Uma Mudança De Coração
No Evangelho de Marcos, as primeiras palavras do Senhor Jesus foram um chamado ao arrependimento: “Arrependei-vos, e crede no evangelho” (cp. 1:15). No livro de Atos lemos que os primeiros cristãos também fizeram um chamado para o arrependimento. Mas o que é exatamente arrependimento, e por que a Bíblia coloca tanta importância nisso?
Antes de começarmos, é necessário dizer que o arrependimento não é uma punição voluntária para expiar os pecados. Nem tampouco é remorso ou triste humilhação. O arrependimento não é meramente tristeza, embora esta desempenhe um papel. É retornar cheio de esperança ao Deus que é justo e pronto para salvar, e que nos chama para que nos aproximemos d'Ele (veja Isaías 45:22).
Quando eu leio a Bíblia, e acredito em sua mensagem, é como se uma luz poderosa iluminasse minha consciência, me revelando quem realmente sou. Igual ao jovem profeta Isaías, eu percebo que estou perdido (cp. 6:5). A obra da minha consciência e a aceitação do veredito de Deus traz à tona o arrependimento. É o julgamento diante de Deus daquilo que eu faço, também de todas as minhas ações e condutas do passado. A bondade de Deus me leva ao arrependimento (Romanos 2:4). Ele me faz realizar uma mudança de direção. Em vez de seguir a minha própria vontade, eu decido fazer a vontade de Deus e praticar o que a Bíblia diz. Aos olhos de Deus, o arrependimento é o resultado da fé nas boas novas do Seu perdão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário