quarta-feira, 31 de março de 2021

Quarta-feira, 31 De Março

 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10)

O Que Significa Estar Perdido?


O Filho eterno de Deus se tornou Homem porque Ele se preocupava com os perdidos. Nos dias de hoje, a condição de estar perdido frequentemente significa que o homem moderno se encontra em um estado de solidão ou de abandono. Na Bíblia, a palavra “perdido” tem um significado mais drástico: “não ter nenhuma expectativa além da condenação eterna”.

O Filho de Deus viu que a humanidade havia se transformado por meio do pecado: perdida, separada de Deus e sem qualquer direito a um lugar no céu. Portanto, Ele veio à Terra para buscar e salvar. O homem está se afastando de Deus em vez de se aproximar d'Ele. Ele está se comportando como Adão e Eva no jardim do Éden, se escondendo de Deus. Mas Deus não deixou que eles simplesmente fossem embora. Num gesto de amor, Ele tomou a iniciativa e foi atrás deles dizendo: “Onde vocês estão?”.

Os pecados de Adão e Eva foram perdoados. Isso só foi possível porque a dívida foi paga por Alguém que eles não conheciam, mas que nós conhecemos: o Senhor Jesus Cristo, Aquele que veio “para buscar e salvar aquele que está perdido”. Ele nasceu para morrer, sofrendo o julgamento de Deus pelos pecados dos homens. Esse é o único caminho para a salvação. O homem não pode desfazer o pecado de sua vida, nem pode se salvar. Ele está perdido.

Resta a nós admitir nossos pecados e a condição de perdição e sermos encontrados por meio do amor do Senhor Jesus Cristo. Essa é a única forma de se assegurar a salvação que nos é ofertada.

terça-feira, 30 de março de 2021

Terça-feira, 30 De Março

Se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós. (1 Coríntios 10:27)

Liberdade Cristã


Provavelmente isso seja raro em nossos círculos sociais: passar pelo constrangimento de que o seguidor de alguma religião pagã nos convide para uma refeição. Essa passagem bíblica aponta para uma situação especial que, no entanto, até hoje pode ocorrer em campos missionários, onde a população ainda adora ídolos. Contudo, mesmo que as pessoas à nossa volta não venerem deuses estranhos, podemos derivar conselhos valiosos dos ensinos do apóstolo Paulo.

Quando os pagãos convidavam crentes coríntios para uma refeição, estes deveriam simplesmente comer qualquer coisa que lhes fosse oferecida, sem procurar descobrir de onde aquilo viera. O cristão é livre para consumir tudo (exceto sangue) que recebe da mão de Deus, mediante ação de graças (Atos 15:20,29; 1 Timóteo 4:4-5). Se o anfitrião, no entanto, avisasse que a carne provinha de um sacrifício idólatra, o cristão não deveria comer dela. É claro que os cristãos de Corinto não temiam os deuses, mas eles deviam evitar qualquer impressão de que estavam prestando culto a eles. Só assim poderiam ser luz na escuridão do paganismo.

Talvez você e eu também sejamos convidados por pessoas não cristãs para compartilhar alguma refeição com eles. Podemos aceitar esses convites se o nosso propósito for abençoar nossos anfitriões por meio do nosso comportamento, talvez até por alguma palavra ou testemunho especial sobre o Senhor, levando-os à reflexão e abrindo uma porta para o diálogo. A convivência puramente social com não crentes traz consigo o risco de negar o Senhor, o que destruiria o nosso testemunho.


segunda-feira, 29 de março de 2021

Segunda-feira, 29 De Março

 Levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti. Ninguém te salvará. (Isaías 47:13,15)

Só Jesus Pode Salvar


Percebemos a ironia que está presente nessas palavras do profeta Isaías. Ele estava se dirigindo a Babilônia, a cidade capital dos caldeus. Antigamente era o centro da astrologia, aquela forma oculta de uma chamada ciência, que o dicionário define como: “uma tentativa de determinar o destino do homem baseado na posição dos astros”. Deus havia alertado o Seu povo de Israel expressamente contra isso, dizendo: “Nem vos espanteis dos sinais dos céus” (Jeremias 10:2). O Seu alerta é válido para todos nós hoje também.

Há algum tempo eu li um comentário desdenhoso sobre aqueles que escrevem horóscopos: “Os astros não mentem, mas os astrólogos...”. Isso nos leva para a raiz do problema: eu posso confiar em alguém que afirma que pode falar sobre o meu destino pessoal por meio do posicionamento das estrelas e dos planetas que, entretanto, despreza a Deus, o Criador da constelação das estrelas, e Sua Palavra? Quem concede a autoridade para prever o futuro? A única resposta é: Deus! Quem não for enviado por Deus é um falso profeta. Por meio do profeta Isaías, Deus ameaçou os habitantes da Babilônia naquele momento com um juízo, e Ele apontou para os seus astrólogos: “Deixe que eles se levantem e te salvem”! Todavia, Ele antecipou o resultado: “Ninguém te salvará”. Nós precisamos ser claros neste aspecto: quando o julgamento de Deus ocorre, ninguém escapa da Sua sentença. Não havia, de fato, salvação para Babilônia. Hoje em dia, entretanto, todos podem ser salvos do juízo de Deus que virá sobre o mundo. Com o Senhor Jesus Cristo existe ajuda e salvação!

domingo, 28 de março de 2021

Domingo, 28 De Março

 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. (Mateus 27:51)

O Acesso Maravilhoso À Presença Do Pai


O véu do templo, que separava o lugar santo do santíssimo, rasgou no momento em que o Senhor Jesus concluiu Sua obra na cruz. As três horas de trevas, nas quais o Senhor suportou o julgamento de Deus por nós, haviam passado, e com grande voz Ele entregou o Seu espírito nas mãos do Seu Pai.

A primeira resposta de Deus, depois do Seu silêncio durante as horas do julgamento, foi rasgar o véu de alto a baixo. Ainda que a terra tremeu e as rochas se fenderam, o véu rasgado apresenta um testemunho com um significado permanente.

Deus é capaz de avaliar a morte de Cristo perfeitamente. E agora Ele convida todos os que creem a entrarem em Sua presença e contemplarem o alcance daquela obra. A nossa habilidade para compreender é de fato limitada. Mas não é isso o que ocupa o adorador, mas sim a perfeição do sacrifício e a consciência de estar na presença de Deus.

A cortina, ou o véu, no santuário de Deus, que consistia de fios nas cores azul, púrpura e escarlate e de linho fino torcido, evidenciava, em figura, vários aspectos da glória do Senhor Jesus como Homem. Ninguém mais poderia fazê-lo; foi necessário que Ele entregasse Sua vida para abrir o caminho para o lugar santíssimo. “Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10:20). O pecado havia nos separado de Deus, todavia, a morte d'Aquele que era santo e justo nos deu acesso ao lugar sagrado. Como isso é maravilhoso! Nós aproveitamos a oportunidade de adoração que Ele nos concede?

sábado, 27 de março de 2021

Sábado, 27 De Março

 Os retos o verão, e se alegrarão, e toda a iniquidade tapará a boca. (Salmo 107:42)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 107:23-43)


Muitas pessoas só pensam em Deus quando estão em dificuldades. Deveriam surpreender-se se Ele lhes enviar alguma? Como marinheiros apanhados por uma tempestade (vv. 23-30), as pessoas algumas vezes se veem em situações de desespero (Lucas 8:23). Desta forma, Deus quer que elas percebam quão impotentes são e que toda a sua sabedoria não serve para nada (v. 27; Salmo 108:12). Por quê? Para levá-los a clamar a Ele. É tudo o que Deus espera antes de intervir. Ao mesmo tempo, o espírito do homem se tranquiliza quando permite ao Senhor assumir a direção e conduzi-lo ao porto desejado! (v. 30).

Essas maneiras de Deus salvar uma alma têm suas equivalências na vida do crente. As fontes terrenas onde ele vai buscar água podem secar-se (v. 33; veja 1 Reis 17:7). Mas, ao mesmo tempo, o Senhor o conduz às águas vivas que ele não esperava (v. 35; Êxodo 15:22-25). O que parece ser seco e amargo se tornará uma fonte de alegria e força para a alma. “Quem é sábio atente para essas cousas e considere as misericórdias do Senhor” (v. 43). Sim, que tenhamos a confiança de que todas as nossas circunstâncias, tanto as dolorosas como as prazerosas, são dadas por Sua misericórdia, que “dura para sempre” (veja v. 1).

sexta-feira, 26 de março de 2021

Sexta-feira, 26 De Março

 Os que credes no nome do Filho de Deus... tendes a vida eterna. (1 João 5:13)

Tudo Ou Nada


Hoje em dia, muitas pessoas não negam a verdade e o valor moral dos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. Elas O consideram um homem sábio, um profeta, entretanto, elas rejeitam com determinação o pensamento que Ele é o Filho de Deus. Agora, como eu poderia dar crédito a alguém que me enganou em relação à Sua Pessoa? Ele seria um vigarista. Quando o Senhor Jesus estava na terra, Ele declarou explicitamente, e diversas vezes, que Ele era o Filho de Deus. Ele até confirmou isso sabendo que tal afirmação O levaria até a Sua crucificação (cf. João 19:7). Uma pessoa não pode acreditar no Senhor Jesus Cristo pela metade.

Tudo: não é o suficiente apenas considerar os ensinamentos de Cristo como verdadeiros. Eu devo aceitar pela fé que Ele, o Filho de Deus, me amou e se entregou por mim. Somente Sua morte expiatória sobre a cruz pode me reconciliar com Deus e me introduzir em um relacionamento adequado com Ele, especificamente o de um filho com o seu Pai.

Nada: se eu estou preparado para aceitar unicamente os Seus ensinamentos sem acreditar que Ele é o Filho de Deus que se sacrificou por mim, então isso se resume meramente a ética cristã, a qual não pode salvar ninguém. Portanto, é necessário conhecer o infinito valor da obra do Senhor Jesus, o Filho de Deus. Sua morte sobre a cruz cancela os pecados que nos separavam de Deus. Qualquer um que crer e estiver firme nisso, receberá a verdadeira paz em seu coração, a perfeita paz que Deus fornece: paz com Deus para aqueles que eram Seus inimigos.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Quinta-feira, 25 De Março

 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. (1 Coríntios 2:2)

A Loucura Da Pregação


Você já se sentiu incomodado que na mensagem do evangelho uma pessoa crucificada é proclamada como o Salvador e Redentor? Não é o fato histórico da crucificação do Senhor Jesus Cristo que causa ofensa. Isto é aceito, tendo em mente as ações de alguém que se tornou um grande mártir. O que contraria as expectativas é que a Pessoa crucificada deve ser o meu Senhor e Salvador. Mas por quê?

Simplesmente porque ofende o nosso orgulho humano que necessitemos de uma pessoa crucificada. Este também foi o caso nos tempos dos coríntios. Quando o apóstolo Paulo chegou lá, ele encontrou uma cidade próspera, em que os habitantes tinham uma opinião elevada de si mesmos e de sua sabedoria.

Então o Senhor lhe falou de modo especial para ter coragem: “Não temas, mas fala, e não te cales” (Atos 18:9). Foi precisamente ali que o forte contraste entre os pensamentos elevados e grandiosos do homem e a “loucura da pregação” (1 Coríntios 1:21) se tornaram especialmente claros. As pessoas teriam que descer dos seus pedestais ou elas estariam fora do alcance da ajuda.

É a este ponto que todos nós precisamos chegar. Nós precisamos reconhecer que Deus sabe muito melhor do que nós o que é necessário para nossa salvação eterna, e precisamos entender que o lugar merecido foi a cruz. Lá, o Senhor Jesus Cristo suportou o castigo que todos nós merecíamos por nossos pecados e como o Substituto para todos aqueles que creem n'Ele.

É por esse motivo que somente a fé n'Aquele que foi crucificado pode nos salvar.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Quarta-feira, 24 De Março

 Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. (1 João 5:11-12)

Não Deixe O Tempo Passar


Depois de uma pregação sobre o evangelho, um jovem foi até o evangelista C. H. Spurgeon e disse: “Você está certo: eu preciso me converter ao Senhor Jesus Cristo. Eu farei isso, mas não agora, eu quero ter primeiro algo da vida.” A resposta de Spurgeon foi: “Somente algo? Você é muito modesto meu jovem. Venha até Jesus e você terá a vida em sua plenitude, vida eterna!”.

Ainda que hesitasse, aquele jovem pelo menos sabia que tinha que se aproximar de Deus e confessar-Lhe os seus pecados para receber o Seu perdão.

Muitas pessoas se parecem com esse jovem. Elas imaginam que se aproximar de Deus e a fé em Cristo irá fazer com que suas vidas careçam de alegria e que serão cheias de renúncia. Que impressão tão errada! Com tais pensamentos, Satanás coloca empecilhos para as pessoas se aproximarem do Senhor Jesus. Atordoados por prazeres efêmeros, os quais com muita frequência deixam um gosto amargo para trás, muitos deixam o tempo passar, alternando as aventuras e as frustrações, até que seja tarde demais para eles.

Agora é chegada a hora de ouvir a Cristo e a Sua palavra: “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8:36). Qualquer um que coloca sua fé no Filho de Deus recebe a vida eterna e pode aproveitar a abundância daquela vida com as ricas bênçãos de Deus (cf. João 10:10).

terça-feira, 23 de março de 2021

Terça-feira, 23 De Março

 Não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias. (Isaías 51:7)

“não Têm Posto Deus Perante Os Seus Olhos”


Falando sobre os inimigos que procuravam sua vida, o rei Davi fez essa afirmação explícita duas vezes: “[eles] não têm posto Deus perante os seus olhos” (Salmos 54:3; 86:14). Ele queria dizer: eles tinham desconsiderado os mandamentos de Deus e, portanto, não viveram de acordo.

Em nossos dias, há muitas pessoas que rejeitam qualquer pensamento acerca de Deus e O banem de seus pensamentos e planejamentos. Eles se recusam a admitir que exista um Deus que os conhece: Ele vê e os escuta, e toma nota de tudo o que eles fazem. Eles não querem nenhum tipo de autoridade sobre si, a Quem sejam responsáveis e a quem um dia devam prestar contas de suas vidas. Tais pessoas se imaginam livres; mas, de fato, elas são escravas de Satanás, que os engana em suas mentes com a ilusão da liberdade. Ao fugir da vontade do Criador, elas são levadas pelo pecado e pelas suas próprias vontades, e sofrem as dolorosas consequências durante suas vidas.

Para os leitores que temem os comentários insolentes de tais pessoas incrédulas, ou as respostas espertas daqueles que se consideram sábios, nós somente podemos dizer: busque a Deus com sinceridade e você O achará. A natureza nos conclama a admirar o nosso poderoso e sábio Deus-Criador. A Bíblia O torna conhecido como o Deus-Salvador, que deseja nos conceder perdão e salvação por meio de Seu Filho Jesus Cristo.

Receba Cristo em sua vida pela fé! Ele irá retirar a dúvida e qualquer medo do seu coração e substituir pela Sua paz.

segunda-feira, 22 de março de 2021

22 de Março

 "...E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz." (Colossenses 2.15)

Não erramos ao constatar que nossas tentações e provações, tanto no sentido físico como na área emocional se intensificam grandemente nos últimos tempos. E nem pode ser de outra forma, pois, com a aproximação da vinda do Senhor, as ondas da atmosfera celestial se movimentam em direção à terra. Assim "os principados e potestades... dominadores deste mundo tenebroso ...as forças espirituais do mal nas regiões celestes" (Ef 6.12) têm cada vez menos espaço e são tomados de claustrofobia, se rebelam contra essa situação, porém continuam sendo os senhores do espaço físico aéreo. Esses movimentos no mundo invisível são percebidos especialmente pelos santos em Cristo. Agora urge mais do que nunca direcionar firme e constantemente nosso olhar cheio de fé para nosso Senhor Jesus. Como membros da Igreja de Jesus, estamos hoje muito próximos da nossa transformação e arrebatamento. Em vão, Satanás se opõe a isso, e por essa razão os verdadeiros filhos de Deus se encontram progressivamente em fortes tentações e provações. Mas seja confiante e resoluto, pois a eterna transformação da nossa personalidade espiritual está por acontecer quando Jesus vier! Continue firme! Pois assim diz o Senhor: "...aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo."

Wim Malgo

domingo, 21 de março de 2021

Domingo, 21 De Março

 Ó tu que ouves as orações. (Salmo 65:2)

Orar É Falar Com O Pai


Para muitas pessoas, a oração é limitada a repetir de coração algumas frases que foram decoradas. Mas orar adequadamente significa se aproximar de Deus, assim como uma criança fala com o seu pai. Por toda a terra, milhões de pessoas podem orar ao Senhor simultaneamente. Ele não falha em ouvir uma única palavra ou um único pensamento de qualquer uma delas.

Vários salmos de Davi confirmam esse fato expressivamente: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor tudo conheces. O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens” (Salmos 139:4; 33:13).

Orar significa colocar as nossas dificuldades e necessidades diante de Deus; mas também significa ter a certeza de que Ele nos escuta e irá nos responder de acordo com o Seu infinito amor e perfeita sabedoria. Ele sabe o que é melhor para todos aqueles que se aproximam d'Ele. E assim como Ele fala conosco por meio da Sua Palavra, a Bíblia, nós também devemos falar com Ele por meio da oração. Deus é amor: isso significa que Ele nos escuta prontamente e cheio de graça.

Cristo é o Mediador entre Deus e o homem. Ele tem construído uma ponte sobre o abismo que nos separava de Deus, e desfruta do completo agrado de Deus. Isso faz com que as solicitações e agradecimentos daqueles que creem n'Ele se tornem aceitáveis a Deus. O Senhor Jesus encorajou os Seus discípulos a orarem a Deus corretamente: “O mesmo Pai vos ama” (João 16:27). Todos que conhecem ao Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador podem crer de coração nessas palavras.

sábado, 20 de março de 2021

20 de Março

 "A esperança dos justos é alegria." (Provérbios 10.28)

Se nos encontramos abatidos física ou emocionalmente, sentimos o desejo de tentarmos cada vez novos estímulos e soluções. Sempre queremos que esteja acontecendo algo; quanto mais agitação, melhor. Mas na área espiritual isso nos conduz à traição ao Espírito Santo, cujo templo é o corpo, e nos leva a paixões desordenadas e à destruição da esperança espiritual. E se em nossa vida espiritual insistimos em experimentar sempre novas emoções ao invés de simplesmente esperar pelo Senhor, por fim isso terminará na aniquilação da nossa esperança viva. Se esperamos pelo Senhor, devemos ter a certeza inabalável: Ele vive, e, sem dúvida, virá novamente! A realidade da presença de Deus não depende de um determinado lugar, mas da nossa decisão de sempre querer estar em Sua santa companhia. Pois se sempre temos o Senhor diante de nós, andamos com cuidado no pensar, no olhar, no falar e no agir. Os problemas surgem quando nos recusamos a contar com a realidade da Sua presença e do futuro que Ele preparou para nós. O salmista testifica: "Portanto não temeremos ainda que a terra se transtorne, e os montes se abalem no seio dos mares." Este destemor nos é proporcionado quando nos fundamentamos na realidade da Sua presença. Ele sempre esteve e sempre estará conosco!

Wim Malgo

sexta-feira, 19 de março de 2021

Sexta-feira, 19 De Março

 Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam... e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza. (Juízes 6:3-4)

O Cristão E O Mundo


No momento em que permitimos que o mundo entre em nossa vida, nosso testemunho a respeito de Cristo perde força. A época de Gideão ilustra isso muito bem. O mundo — aqui representado por Midiã e pelos demais inimigos do povo de Israel — destruía a colheita do país. A terra de Canaã era conhecida pela sua fertilidade, e Deus tinha prometido aos filhos de Israel que não teriam falta de pão. Mas nem Israel nem nós, hoje em dia, podemos viver ao mesmo tempo no mundo e com Deus! Muitas pessoas no povo de Deus queixam-se da “magreza de suas almas” (Salmo 106:15). Para elas, a Bíblia é um livro misterioso, e suas almas passam fome porque encontram pouco alimento no texto.

O próprio Cristo é o Pão para Seu povo, mas não conseguiremos nos alimentar d'Ele se permitirmos que o mundo ocupe o espaço em nosso coração que pertence somente ao Senhor Jesus. Na verdade, os interesses do mundo procuram tomar conta de cada canto da alma do cristão, a exemplo dos midianitas! O inimigo está sempre procurando novos pontos de ataque.

Mas o Espírito de Deus não nos apresenta uma lista com numerosos exemplos de mundanismo. Ele faz algo muito melhor. Ele classifica o que existe no mundo de acordo com o que essas coisas não são: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16). Determinada coisa pode parecer inofensiva, mas quando não a recebemos das mãos do Pai, com gratidão, e não permitimos que Ele faça parte dela, é melhor evitá-la. Tal coisa não vem do Pai — esse critério é suficiente para nós?


quinta-feira, 18 de março de 2021

18 de Março

 "Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho." (Filipenses 1.3-5)

Embora Paulo se encontrasse numa situação muito difícil, seus pensamentos acerca dos irmãos na fé eram puros e bons. Como motivo, ele menciona: "...pela vossa cooperação no evangelho." Esse andar lado a lado, essa comunhão uns com os outros produz um pensamento recíproco abençoado. Certamente é bom nos perguntarmos sempre: o que penso sobre os outros? Pois os pensamentos são um poder. Embora não se possa ouvir os pensamentos, pode-se senti-los. Por isso, o diabo procura sempre provocar a desunião entre os filhos de Deus e procura separá-los para que falte este poder, para que não exista o abençoado pensar um no outro e para que não flua o amor de Jesus de coração a coração. Seus pensamentos abençoam a cada um dos que o cercam? Você de fato ama a todos eles? O crente carnal é absorvido pelos pensamentos sobre sua própria situação, mas os pensamentos abençoados do cristão espiritual sobre seu próximo produzem libertação interior dos próprios problemas. Essas são pessoas abençoadas – sem depender dos problemas da própria vida, elas conseguem abençoar aos outros em pensamento! Nisso reside o misterioso poder do corpo de Cristo! Um abençoando o outro!

Wim Malgo

quarta-feira, 17 de março de 2021

Quarta-feira, 17 De Março

 Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. (Romanos 4:3)

Jesus É A Nossa Salvação


Eu conheci um homem idoso enquanto caminhava pela floresta. Ele prontamente aceitou o folheto com uma mensagem cristã que lhe ofereci. Ele disse que era religioso e envolvido no trabalho do grupo onde se reunia. Ele considerava correto fazer algo para Deus e para sua fé. Em suas palavras havia um pouco de orgulho quanto à integridade das suas boas obras.

“Mas para nossa eterna salvação nós não podemos fazer nada”, eu contestei. “Foi tudo feito pela obra de expiação de Cristo sobre a cruz. É necessário que aceitemos isso pela fé. Sem Ele ninguém será salvo ou entrará no céu. Nossas próprias obras não são suficientes para isso.” O rosto do homem se tornou antipático. “Até mesmo um homem como Albert Schweitzer, o médico da floresta de Lambarene, estaria perdido sem o Senhor Jesus Cristo”, eu acrescentei. — “Qualquer um que tenha feito tanto bem quanto ele não precisa de redenção. Ele conquistou o seu lugar no céu!”. E com essa resposta entusiástica o homem foi embora irritado.

Seis meses depois, eu estava no centro da cidade durante o agito do Natal. Um idoso se aproximou de mim e cumprimentou alegremente: “Você não me reconhece? Nos conhecemos naquele dia, na floresta”. Ele parecia um homem diferente. Eu tinha em minhas mãos um folheto intitulado: “Nascido aquele Homem, nenhum outro morreria”. Eu lhe mostrei o título e, para testar sua reação, perguntei: “Você crê que a morte do Senhor Jesus Cristo e a fé nEle é o único caminho para o céu?”. — “Sim”, ele respondeu convicto: “Agora eu creio.” Ao separar-nos, nos despedimos alegremente.

terça-feira, 16 de março de 2021

Terça-feira, 16 De Março

 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (João 2:11)

O Jesus Que Transforma


Certa vez, um evangelista e pregador italiano falou acerca do milagre que o Senhor Jesus realizou em Caná, quando Ele transformou a água em vinho. Mais tarde, alguns de seus antigos colegas, da época anterior à sua conversão, vieram a ele e disseram: “A história da água e do vinho é pura bobagem. Ela não pode ser verdade!”. — “Não?”, ele respondeu. “Então venha comigo e eu irei prová-la para você.” Ele os levou para sua casa e mostrou a eles a sala de estar. “Ali tinha uma mesa com as pernas soltas, que balançava, com copos de licor sobre ela.” Agora eles viam uma sala de estar aconchegante. Depois ele mostrou a eles o quarto. “Aqui nós tínhamos um velho colchão no chão.” Agora haviam duas camas arrumadas ali. Por fim, ele os levou para um cômodo onde havia um belo piano. “Olhem!”, ele disse, “O Senhor Jesus transformou tudo em coisas novas. Nós éramos irremediavelmente viciados em álcool. Então o Senhor Jesus entrou em nossas vidas e mudou tudo. Então por que Ele não poderia transformar a água em vinho?”

Somente aqueles que não conhecem o Senhor Jesus Cristo e nunca O experimentaram em suas vidas, questionam os milagres do Novo Testamento. Inúmeros cristãos podem relatar como Cristo mudou fundamentalmente suas vidas e os libertou de seus vícios e pecados. O Senhor Jesus os ajudou a saírem do lamaçal do desânimo. Qualquer um que tenha experimentado tal milagre, com a ajuda de Deus, não terá mais dúvidas. Talvez alguns dos nossos leitores estejam desesperadamente presos a algum vício. Todavia, há esperança. O Senhor Jesus pode libertá-los.

segunda-feira, 15 de março de 2021

15 de Março

 "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5.23)

Aqui o chamado de Deus a você é descrito de maneira muito clara. Esse chamado não é algo que se realiza de maneira imediata e concreta, mas Deus chama você a uma santificação cada vez mais profunda. Em outras palavras: Deus chama você a fim de fazer as obras que "Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Por isso Paulo diz que ser santificado "em tudo" inclui o chamado de Deus para nos colocarmos totalmente à disposição do Senhor. Santificação significa uma intensiva e constante concentração em descobrir a vontade de Deus para sua vida. Dessa forma, todas as forças do corpo, da alma e do espírito serão mobilizadas preparando você para o alvo e para a finalidade que Deus planejou para sua vida. Geralmente nos importamos pouco com a expressão "santificação". Mas eu pergunto: você está disposto a pagar o preço da santificação? Ela lhe custará grandes restrições em todos os seus interesses particulares, mas significará uma enorme ampliação de todos os seus interesses na causa de Deus.

Wim Malgo

domingo, 14 de março de 2021

Domingo, 14 De Março

 Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. (Lucas 19:40)

A Homenagem Que Lhe É Devida


Com essa comparação, o Senhor rebateu as críticas daqueles que se opuseram a manifestação alegre do louvor dos discípulos. Se as pessoas que foram chamadas para louvá-Lo permanecerem caladas, então Deus se utilizará de outros meios adequados para dar ao Seu Filho o louvor que Lhe é devido.

Um anjo anunciou a gloriosa notícia do nascimento do Senhor Jesus aos pastores. Eles foram, viram a criança e contaram aos outros o que haviam presenciado. Mas Jerusalém, “a cidade do grande rei”, não viu motivo para júbilo. Não houve aclamação pública instantânea do advento do Messias; apenas alguns fiéis O saudaram. Todavia, Deus rompeu o silêncio. Ele enviou uns magos que vieram do Oriente para Jerusalém. A busca deles causou consternação em toda a cidade, mas eles procuraram a Criança e prestaram-Lhe homenagem.

Os magos eram astrônomos. Naquela época, a astronomia e a astrologia eram uma coisa só. Aqui encontramos homens de origem pagã, que vieram prestar homenagem ao Rei dos judeus. Não sabemos qual conhecimento eles tinham do único Deus verdadeiro. Mas Deus providenciou para que o Seu Filho recebesse a homenagem que o Seu povo recusou fazer. Quão apropriados eram os presentes que aqueles homens trouxeram à Criança: ouro —simbolizando a justiça divina; incenso — sinal de dedicação a Deus; e mirra — uma indicação do Seu sofrimento futuro (Mateus 2:11).

sábado, 13 de março de 2021

Sábado, 13 De Março

 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao Senhor. (Salmo 106:48)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 106:24-48)


No Salmo 105, os verbos revelam a soberana intervenção de Deus: “enviou” (vv. 17, 26, 28), “falou” (vv. 31, 34), “deu” (v. 32), “feriu” (v. 36), “fez sair” e “conduziu” (vv. 37, 43). Já neste salmo, os pensamentos e as ações humanas (e que ações!) nos são apresentados: “Não deram crédito... murmuraram... se juntaram a Baal-Peor e comeram os sacrifícios dos ídolos mortos... deram culto a seus ídolos... imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios... derramaram sangue inocente... se contaminaram” (vv. 24-39). Que triste história desse povo que se tornou mais e mais envolvido nas trevas e fez tudo para acender a ira do Senhor (v. 40)! Como consequência, esperaríamos que Ele prontamente os rejeitasse. Contudo, essa terrível lista de acusações termina com a vitória da graça. Mais uma vez, é Deus que age: “Olhou-os, contudo, quando estavam angustiados, e lhes ouviu o clamor; lembrou-se... se compadeceu... Fez também que lograssem compaixão” (vv. 44-46). Há um louvor eterno em resposta a essa misericórdia insondável (v. 48).

O pecado no versículo 24, com certeza entristeceu o coração de Deus. “Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra.” Prezado amigo cristão, estamos a caminho de uma terra infinitamente mais atraente que a terrena Canaã: a Cidade celestial, a Casa do Pai. Ela é desejável ou desprezível aos nossos olhos? Toda a nossa caminhada nesta vida depende disso.

sexta-feira, 12 de março de 2021

12 de Março

 "Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti." (Salmo 119.11)

Guardar a Palavra do Senhor é o único meio de ficarmos imunes às tentações que Satanás lança em nosso caminho para nos fazer cair. É a Palavra fiel do Senhor, guardada em nossos corações, ocupando nossas mentes e influenciando todas as nossas atitudes cotidianas que fará com que possamos ficar firmes em uma época que parece tão propícia para nos afastarmos do Senhor. "...As palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida." Essa passagem bíblica nos proporciona toda a plenitude de Deus, pois Cristo mesmo é o Verbo feito carne, e "nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade." O profeta Ezequiel foi desafiado a comer a Palavra.

Cada vez que comemos do pão que o Senhor nos dá, como em Rute 2.14 "...ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou", nos sentimos saciados e fortalecidos espiritualmente, assim como nos sentimos fisicamente bem depois de uma farta refeição. Somos preenchidos com a verdade do Senhor, que Cristo nos revela através da Sua Palavra. Nosso coração encontra paz através das palavras de Jesus, pois Ele mesmo é o alvo de nosso amor e de nossa ansiedade. Nossa esperança é satisfeita, pois em que outro deveríamos esperar senão n'Aquele que nos fala? Que coisa maior poderíamos desejar, nós que somos tentados, do que nos voltar para a Palavra de Deus, a fim de termos mais de Cristo?!

Wim Malgo

quinta-feira, 11 de março de 2021

11 de Março

 "Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra." (2 Coríntios 9.8)

O tempo é curto! Por isso, em nome de Jesus, que não se envergonhou de você, procure dominar seus sentimentos totalmente humanos e anuncie aos outros a salvação que Cristo deu a você. Se você não consegue falar com voz de trombeta, então fale com voz suave! Se você não é vocacionado para pregar, se você não pode escrever livros ou folhetos a fim de propagar o seu testemunho, então faça como Pedro, que disse: "Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou." Fale como a mulher samaritana no poço de Jacó em Siquém, se você não puder falar ao povo no monte. Honre ao Senhor Jesus em sua casa, se você não pode glorificá-lo no templo. Por favor, faça-o no campo, se o mercado não é o lugar certo. Dê testemunho aos seus familiares, se a grande família do mundo parece estar fora do seu alcance. Não esconda o seu talento, mas negocie com ele! Assim você conseguirá grandes juros para seu Senhor e Mestre. E enquanto falamos sobre as coisas do Senhor, nós mesmos recebemos refrigério, os santos são fortalecidos, os pecadores são consolados e o Senhor é honrado!

Wim Malgo

quarta-feira, 10 de março de 2021

10 de Março

 "...Tenho argumentos a favor de Deus." (Jó 36.2)

Nunca deveríamos nos vangloriar de nossos dons espirituais a fim de sermos louvados pelos homens, ou para que com isso seja reconhecido publicamente o nosso zelo pelas coisas de Deus. Mas, ao mesmo tempo, é um pecado de omissão constantemente tentarmos ocultar temerosos os dons que o Senhor nos deu para o bem de nosso próximo. A mais gloriosa finalidade da nossa conversão é que sejamos algo "para louvor da glória de sua graça." Por isso, um crente verdadeiro não pode ser como um vilarejo escondido no vale, mas ele deve ser semelhante a "uma cidade no monte". Como filho de Deus, você não deve ser como uma candeia que é colocada debaixo do alqueire, mas deve ser uma luz que é colocada no velador, de modo que ilumine a todos os que estão na casa. Porém, os verdadeiros portadores de luz ficam invisíveis e só se vê a luz que eles irradiam. Por isso, a verdadeira negação de si mesmo é quando nós mesmos nos retraímos, ficando em segundo plano, evitando aparecermos para deixarmos que a luz do Senhor apareça muito mais. Mas é injustificável ocultarmos ao Senhor que ressuscitou verdadeiramente e que fez morada em nossos corações. Que enorme responsabilidade temos neste tempo do fim! Estamos muito próximos do arrebatamento!

Wim Malgo

terça-feira, 9 de março de 2021

Terça-feira, 09 De Março

 Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E força-os a entrar, para que a minha casa se encha. (Lucas 14:21,23)

A Grande Festa (2)


Os cidadãos distinguidos foram os primeiros a serem convidados para a grande festa, mas eles recusaram o convite. Então o anfitrião enviou o seu servo novamente. Com quem ele deveria falar desta vez? Com os pobres, aleijados, mancos e os cegos! E isso é possível? É o que o anfitrião queria.

Aqueles que haviam sido convidados primeiro mostraram que não eram dignos de participar da festa: eles desdenharam o anfitrião, que desejava convidados que apreciassem a sua bondade e aceitassem com gratidão o seu convite. A sua casa deveria estar cheia. Então o servo constrangeu aqueles homens miseráveis para virem, mesmo que esses talvez se sentissem envergonhados.

Hoje em dia também existem pessoas que não demonstram nenhum tipo de interesse em Deus e em ter comunhão com Ele, ignoram de maneira desrespeitosa Sua bondade. Elas apresentam desculpas que não são consideradas por Deus.

O convite de Deus, portanto, vai justamente para os pobres e necessitados, à semelhança da parábola. São pessoas que reconhecem que não têm nada para apresentar diante de Deus — além de seus pecados. São pessoas que sentem que estão no caminho da condenação e que não podem salvar-se. Estão todos convidados a se aproximarem de Deus com seus pecados, confessá-los diante d'Ele e depois participarem de Sua festa com alegria.

(Concluído)

segunda-feira, 8 de março de 2021

Segunda-feira, 08 De Março

 Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. (Lucas 14:16-18)

A Grande Festa (1)


Essa parábola que o Senhor Jesus contou aos judeus, é muito propícia para os dias de hoje. Deus convida a todos para a Sua festa: ninguém é excluído. Todos devem vir à festa organizada para honrar o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Deus Se alegra com cada um que aceita.

“Tudo está pronto”! Esse é o resultado da morte expiatória de Cristo sobre a cruz. Agora Deus pode oferecer aos perdidos o perdão dos pecados, a eterna salvação e a comunhão com Ele.

O servo do anfitrião visitou os convidados para lhes informar que tudo estava pronto; eles deveriam vir para a festa. Ainda hoje o convite de Deus é feito por meio de seus servos.

Mas como as pessoas reagem ao convite de Deus? Na parábola, todo tipo de desculpa foi dada. Um deles tinha comprado um terreno; outro, bois; e um terceiro tinha acabado de se casar. As coisas não são diferentes nos dias de hoje. Muitos consideram suas posses terrenas mais importantes do que Deus. Outros são impedidos por suas carreiras ou outras questões sociais e familiares.

Como nós respondemos ao convite de Deus? Existe algo em nossas vidas que nos impede de aceitar o Seu gentil convite? Nós recusamos com uma desculpa banal? Por que alguém pode desejar passar a eternidade distante de Deus e da alegria dos céus?

(Continua amanhã)

domingo, 7 de março de 2021

7 de Março

 "Então já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 22.5)

Os filhos de Deus, os vencedores, não mais chorarão, porque além de muitas outras coisas também terá desaparecido todo o temor que temos de mudança ou modificação. Então os filhos de Deus sentirão que estão seguros por toda a eternidade. O pecado estará fora, e os salvos estarão na glória.

E na glória os remidos também não mais chorarão porque toda a saudade não existirá e todos os desejos estarão saciados. Na presença do Senhor os resgatados não desejarão mais nada para si mesmos, pois já possuem tudo. Todos os nossos desejos de olhar, ouvir, sentir, tocar, conhecer, imaginar, esperar, querer e todas as capacidades da alma estarão completamente satisfeitos. E por mais imperfeito que seja nosso conhecimento atual sobre aquilo que Deus tem preparado para aqueles que O amam, pela revelação do Espírito Santo sabemos o suficiente: lá no alto seremos indizivelmente bem-aventurados! Uma tranquilidade assim, cheia de alegria, está preparada no céu para nós! Talvez essa alegria já esteja bem próxima. Uma coisa é certa: cedo ou tarde as harpas para entoarmos cânticos de lamento serão trocadas pela palma da vitória. As gotas de orvalho das preocupações se transformarão em pérolas de delícia eterna! Jesus virá em breve! Só isto será glória mais que suficiente!

Wim Malgo

sábado, 6 de março de 2021

Sábado, 06 De Março

 Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. (Salmo 106:1)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 106:1-23)


Apenas as obras de Deus foram vistas no Salmo 105; não houve menção dos pecados de Israel. O Salmo 106 prossegue com a mesma história da libertação do Egito, mas enfatiza a responsabilidade do povo (veja, por exemplo, o episódio das codornizes nos Salmos 105:40 e 106:14-15). A nossa história também tem dois lados. Por um lado, a perfeita obra da graça que nos salvou, e que depois se encarrega de nos conduzir em segurança até o nosso alvo, apesar dos obstáculos e dificuldades (Filipenses 1:6). Por outro lado, há o nosso andar, tão frequentemente tornado lento pelos desvios e caminhos errados. Com toda certeza necessitamos d'Aquele que, muito mais que Moisés, Se coloca constantemente “na brecha”, intercedendo pelos Seus (v. 23; Romanos 8:34).

“Não te esqueças de nem um só de seus benefícios”, assim nos recomenda o Salmo 103:2. De fato o esquecimento abre portas para a cobiça, e esta conduz à rebelião (vv. 7, 13-14, 21). Satanás aprecia muito plantar desejos malignos num coração ingrato. Ele sabe como tornar as coisas do mundo atraentes para alguém que não mais valoriza as dádivas de Deus, e através desses atrativos ele pode conduzir sua vítima gradualmente pelo caminho de aberta revolta contra Deus. Que o Senhor nos conceda a graça de sempre atentar para as Suas maravilhas (v. 7).

sexta-feira, 5 de março de 2021

5 de Março

 "Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas." (Hebreus 10.10)

O que é santificação? O mais profundo significado de santificação encontramos em Hebreus 13.12: "Por isso foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta." E então segue a exortação para santificação: "Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério!" Jesus saiu para santificar. Nós precisamos sair até Ele para sermos santificados. A pergunta em primeiro lugar é essa: você está disposto a ser santificado, disposto a ser separado do mundo para ser só de Jesus? É desejo seu abandonar pessoas, propriedades e coisas a fim de ser totalmente unido a Jesus? O caminho da santificação é um caminho solitário, pois ele conduz para fora, ele nos separa para o Senhor. Esse caminho nos conduz até onde Jesus também esteve: não somente para perto da cruz, mas para a própria cruz. A santificação é vitalmente necessária, pois se não quisermos ir até onde Jesus foi quando se entregou totalmente, não chegaremos até onde Ele se encontra agora. Por isso a carta aos hebreus diz: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." O tempo urge, a hora do encontro com Jesus nas nuvens se aproxima com grande rapidez. Tenhamos, pois, bem presente a séria exortação da Palavra que diz: "...porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e, sim, em santificação."

Wim Malgo

quinta-feira, 4 de março de 2021

Quinta-feira, 04 De Março

 Qualquer que pratica o pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei. (1 João 3:4)

Todos Pecaram


Qualquer um que tenha se envolvido em problemas e não consiga solucioná-los, alguém que não consiga dizer “Não!” para o álcool, ou que tenha problemas matrimoniais, pode visitar um conselheiro preparado. Muitos fazem isso. Uma dessas conselheiras escreveu um relato sobre seu trabalho: “Muitos querem saber se outras pessoas têm os mesmos problemas. Eles nos perguntam se é algo comum. Eles se sentem como se fossem as primeiras pessoas a terem aquele problema particular”. Para chegar à raiz do problema, vamos consultar a Palavra de Deus. A dificuldade básica para todos nós é o pecado. Qualquer que seja a forma que ele ocorra no indivíduo. Muitos estão tão atolados no lodaçal dos seus pecados, que curar alguns sintomas externos é pouco eficaz.

Se o “pecado” realmente tem efeitos tão decisivos sobre toda a nossa vida, então é necessário enfrentar o próprio termo. O seu significado é simples: se desviar do caminho certo e errar o alvo. Deus tem designado um caminho para nós, seres humanos, e nos tem dado os Seus mandamentos. Ele quer que nós O amemos com todas as nossas forças e ao nosso próximo como a nós mesmos. Mas, por si mesmo ninguém pergunta acerca de Deus ou Sua vontade, e isso é exatamente o que a Bíblia chama de “pecado” e “transgressão” (veja Mateus 22:36-40; 1 João 3:4).

E é precisamente ali que se encontra o problema do qual todas as nossas dificuldades se originam. “Todos pecaram” (Romanos 3:23). Infelizmente, isto é uma prática comum. E a menos que esse fato seja colocado em ordem diante de Deus, todos enfrentarão a perdição eterna após o julgamento.


quarta-feira, 3 de março de 2021

Quarta-feira, 03 De Março

 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)

Respondendo A Pergunta


É possível perder a vida eterna? Para responder essa questão, algumas passagens da Palavra de Deus serão úteis: “Estas coisas vos escrevi, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1 João 5:13).

Em seguida somos lembrados das palavras do Senhor Jesus, as quais João registrou em seu Evangelho: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47). Além disso, o Senhor diz acerca daqueles que creem n'Ele sinceramente: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:27-29).

Todos aqueles que encontraram a fé no Senhor Jesus Cristo são nascidos de Deus e nascidos do Espírito (veja João 1:13; 3:6). Portanto, eles podem ter certeza da posse da vida eterna.

O apóstolo Paulo nos diz: “A vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória” (Colossenses 3:3-4). Como um cristão piedoso, nascido de novo, poderia se perder se ele está ligado inseparavelmente com Cristo? Nosso Salvador, que morreu e ressuscitou, está agora com Deus na glória dos céus. Essa é a garantia que todos os filhos de Deus irão alcançar o seu destino celestial.


terça-feira, 2 de março de 2021

2 de Março

 "Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça." (Colossenses 2.6-7)

Quando a esperança cresce em nós, também aumenta o amor de Deus em nós. Esse amor muitas vezes é artigo raro em nossas vidas. Mas, na medida em que nos aproximamos do Senhor mais e mais, essa característica tão desejável também aumenta em nós. O amor de Jesus em você é o sinal mais característico e evidente de que você está se aproximando mais e mais do Senhor e de que a verdadeira natureza do Senhor toma forma em você. O amor de Deus no coração de um crente não espera nada do próximo, mas continuamente dá e se entrega, assim como o Senhor Jesus também se entregou a si mesmo por puro amor. Como Paulo orou quando se encontrava em situação precária na prisão romana? Ele orou para que logo fosse liberto da prisão? Não! Ele orou pelos outros: "E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção." Essa era sua preocupação principal e dela falava muitas vezes. Aqui temos um ponto da maior importância, pois atualmente o amor não aumenta, pelo contrário, diminui progressivamente. Mas o mesmo Paulo nos exorta: "...acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição."

Wim Malgo

segunda-feira, 1 de março de 2021

Segunda-feira, 01 De Março

 [Paulo falando] Como nada... deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando... o arrependimento para com Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. (Atos 20:20-21)

Arrependimento: Uma Mudança De Coração


No Evangelho de Marcos, as primeiras palavras do Senhor Jesus foram um chamado ao arrependimento: “Arrependei-vos, e crede no evangelho” (cp. 1:15). No livro de Atos lemos que os primeiros cristãos também fizeram um chamado para o arrependimento. Mas o que é exatamente arrependimento, e por que a Bíblia coloca tanta importância nisso?

Antes de começarmos, é necessário dizer que o arrependimento não é uma punição voluntária para expiar os pecados. Nem tampouco é remorso ou triste humilhação. O arrependimento não é meramente tristeza, embora esta desempenhe um papel. É retornar cheio de esperança ao Deus que é justo e pronto para salvar, e que nos chama para que nos aproximemos d'Ele (veja Isaías 45:22).

Quando eu leio a Bíblia, e acredito em sua mensagem, é como se uma luz poderosa iluminasse minha consciência, me revelando quem realmente sou. Igual ao jovem profeta Isaías, eu percebo que estou perdido (cp. 6:5). A obra da minha consciência e a aceitação do veredito de Deus traz à tona o arrependimento. É o julgamento diante de Deus daquilo que eu faço, também de todas as minhas ações e condutas do passado. A bondade de Deus me leva ao arrependimento (Romanos 2:4). Ele me faz realizar uma mudança de direção. Em vez de seguir a minha própria vontade, eu decido fazer a vontade de Deus e praticar o que a Bíblia diz. Aos olhos de Deus, o arrependimento é o resultado da fé nas boas novas do Seu perdão.

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013