sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Sexta-feira, 31 De Dezembro

 Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos. (Isaías 45:11)

Confiemos Em Deus


Na época da virada de ano, os temores a respeito do futuro podem nos assaltar. Os cristãos não recorrem a videntes, como muitas pessoas em Israel faziam e como é comum até hoje entre tantos que costumam se considerar “esclarecidos”. Mesmo assim, a preocupação com o imprevisível pode nos dominar a tal ponto de obscurecer a alegria do coração.

Nessa situação, nada melhor que ouvir a palavra do Deus onipotente e santo que diz: “Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal” (Isaías 45:7) — numa interpretação mais livre, Ele está dizendo: ‘Sou o único interlocutor certo para todas as suas dúvidas; você pode achegar-se a Mim em oração a qualquer momento, e Eu lhe darei as respostas que precisar para a vida. Amo vocês profundamente, por isso podem entregar-Me tudo com confiança, não importa se são seus filhos, o futuro deles, seu bem-estar físico e espiritual, ou se estão preocupados consigo mesmos, sua saúde, seu trabalho ou mesmo a convivência com seus irmãos na fé. Comigo, e só Comigo, tudo estará em boas mãos’. Se Deus fez tais promessas a Israel, elas valem mais ainda para nós. Foi por nós que Ele entregou Seu Filho e fez de nós, por meio d'Ele, filhos Seus. Com Ele, quer nos dar tudo o que precisamos. Por isso, podemos fazer coro com as palavras de confiança do poeta Paul Gerhardt:

Tu sempre tens um caminho, não Te falta nenhum recurso.
Teus atos são plenos de bênção, Teus passos são pura luz.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Quinta-feira, 30 De Dezembro

 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (Romanos 3:23; 1Timóteo 1:15)

Convencido


Um médico e professor universitário famoso, passou muitos anos perturbado com o que havia aprendido em sua infância sobre a Bíblia, e por todas as críticas que havia escutado com respeito a ela. Um dia decidiu ler a Bíblia, e depois de haver lido, declarou publicamente:

“Agora creio que é a Palavra inspirada por Deus. A Bíblia me revelou, como nenhum outro livro do mundo, um diagnóstico muito claro da minha condição espiritual. Por natureza estou perdido e longe de Deus devido aos meus pecados. Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus, não tendo pai humano, mas sendo concebido pela obra do Espirito Santo e nascido de Maria, que ainda era virgem. Creio que todos os homens são pecadores por natureza, que todos estão distantes de Deus e que ninguém pode salvar-se por si mesmo. Creio que o Filho de Deus veio à Terra e que, ao derramar Seu sangue na cruz, pagou o resgate de nossos pecados. Creio que aquele que recebe a Jesus Cristo como seu Salvador nasce de novo espiritualmente, para viver eternamente. Pela fé tenho a convicção de ter encontrado a verdade, sobre a qual não tenho a mais mínima dúvida”.

Ler cada dia a Palavra de Deus como o alimento espiritual nos ajudará a corrigir nossas inclinações para o mal, a purificar nossos afetos, pois nos dá um conhecimento crescente de Deus e da Sua justiça.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Quarta-feira, 29 De Dezembro

 Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. (Provérbios 14:13)

A Verdadeira Alegria


Salomão, o autor do livro bíblico de Provérbios, era um bom conhecedor da natureza humana. Sabia que o riso nem de longe era prova de verdadeira felicidade. Algumas pessoas têm uma alegria natural que as ajuda a superar muitas dificuldades. Outras exibem uma animação aparente, enganando a si mesmos e aos outros. Não raro, aqueles que mais riem são na verdade os mais infelizes no seu interior. Muitos tentam “afogar” suas preocupações em “festejos regados a bebidas”, mas tudo é vão! E a alegria se transforma em exuberância pré-programada, como acontece nas celebrações públicas em determinadas ocasiões do ano.. Quanto maior a desinibição em relação aos costumes morais, mais amargo é o gosto que fica na boca. Ano após ano é a mesma coisa.

Será que então não há motivo de felicidade para o ser humano? Há sim: o Deus Criador tem apenas propósitos bons para Suas criaturas, a fim de abençoá-las e alegrá-las. Mas Ele planejou algo melhor para o ser humano do que a animação passageira. Ele “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). A questão da culpa humana impede a alegria verdadeira. É preciso primeiro resolver este problema. Foi por isto que Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz. Ali Ele pagou o preço da culpa de todos os que creem n'Ele! Pela fé em Cristo e em Sua obra de redenção somos justificados e temos paz com Deus. E quando orientamos nossa vida de acordo com a Sua Palavra, experimentaremos a alegria que também enchia o coração do nosso Senhor aqui na terra: “Para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:11).

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Terça-feira, 28 De Dezembro

 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. (Tiago 4:8)

Podemos Conhecer A Deus?


Assim como não é suficiente ouvir os passos no piso superior para conhecer o vizinho que vive ali, para conhecer a Deus tampouco basta saber que Ele existe. Quem é Deus? Não podemos explicar. Se tentarmos fazer isso, seria nos acharmos iguais ou superiores a Ele. “A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? Diz o Santo” (Isaías 40:25). Ele está acima de tudo, é a origem de tudo, e é dono de tudo. Mas como aproximar-me do Deus invisível, que “habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver” (1Timóteo 6:16)? Sabendo que é o Todo-Poderoso, o Criador do universo, como podemos pensar em Sua grandeza sem nos envergonharmos? Quem O pode ver e viver?

Sem dúvida, Deus deseja revelar-Se a cada um de nós, não para nos afastar devido a Sua majestade, pelo contrário, para nos aproximar d'Ele. Ele convida cada um a chegar-se a Ele, porque nos ama. Deus mesmo Se aproximou de nós por meio do Senhor Jesus, como prova da maior humildade. O Senhor Jesus se humilhou até a morte de cruz para remover todo obstáculo. Como o único mediador entre Deus e os homens, Se deu em resgate por todos (1Timóteo 2:5-6). Todas as características de Deus refletem, por meio de Jesus Cristo, a todos aqueles que creem n'Ele. Tudo o que Deus é conhecemos por meio de d'Ele, e através de Sua Palavra, a Bíblia, e isto por meio da fé. Ali vemos Sua misericórdia, Sua graça, paz, justiça, santidade, poder, sabedoria…

“Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Salmo 147:5).

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Segunda-feira, 27 De Dezembro

 Aquele que crer não se apresse. (Isaías 28:16)

Esperando Em Deus


Esperar pelo tempo de Deus não é um de nossos pontos fortes. Mesmo que a Palavra de Deus nos mostre alguns casos isolados nos quais a fé incitou a ação apressada, existem, por outro lado, numerosos exemplos nos quais a bênção dependia da paciência necessária para esperar, adiando a ação até que o tempo d'Ele chegasse. Saul esperou sete dias para que Samuel viesse, mas foi incapaz de esperar mais e agiu tolamente, fazendo o sacrifício antes que Samuel chegasse (1 Samuel 13:8,13). Os discípulos remaram a noite toda, mas o Senhor Jesus não veio a eles antes da “quarta vigília da noite”, quando Ele já não estava mais nos seus pensamentos (Mateus 14:22-33).

Somente uma fé que é completamente dependente de Deus pode esperar. Para nos mantermos calmos, devemos crer verdadeiramente que Deus está trabalhando, mesmo que em um primeiro momento devamos permanecer inativos. Não é uma questão de negligenciar os recursos que Deus tem colocado à nossa disposição, mas ir um passo de cada vez, em dependência d'Ele. Quer diga respeito a aceitar um emprego, se casar, mudar de casa ou outra circunstância, se fizermos as coisas por nossa conta e nos apressarmos, perderemos a bênção que há quando permitimos que Ele trabalhe sozinho enquanto nós permanecemos em paz. Quando as portas se abrirem, que alegria será reconhecer a mão de Deus nesse assunto. Que confiança irá resultar quando o nosso exercício de coração ou as provações não foram para disciplinar a nossa vontade própria, mas um meio para que a mão do Pai guie e eduque Seus filhos. Nós iremos perder essa bênção se agirmos impulsivamente falhando em confiar n'Ele.

domingo, 26 de dezembro de 2021

Domingo, 26 De Dezembro

 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. (Mateus 1:21)

Cristo Homem E Salvador


O Evangelho de Mateus mostra que o Senhor Jesus era verdadeiramente um ser humano. Mas até nós veio alguém muito mais do que apenas um ser humano. Especificamente o próprio Deus.

José foi informado que a Criança havia sido concebida pelo Espírito Santo e que ele deveria chamá-Lo de Jesus (o Senhor é a Salvação). Esse Nome indica que Ele iria salvar Seu povo dos seus pecados.

Somente Deus pode determinar um nome com o conhecimento do futuro. E este grandioso Nome de Jesus se confirmou de uma forma maravilhosa. Quantas pessoas Ele já salvou! Todos foram salvos dos seus pecados e do julgamento que eles mereciam.

A profecia de Isaías (cp. 7:14), que fala sobre a grandeza e o poder do Salvador, se cumpriu. O nome predito na profecia, Emanuel (Deus conosco), expressava que Ele seria o Deus que “se manifestou em carne” (1 Timóteo 3:16), Deus conosco, e, de fato, de uma forma muito mais nobre do que aquela anunciada anteriormente.

Os nomes Jesus e Emanuel estão intimamente conectados. Deus não pode habitar com aqueles que não são salvos dos seus pecados. A Sua mera presença os consumiria em julgamento. Porém, Deus queria não só salvar as pessoas dos seus pecados, mas também estar próximo delas e ter comunhão com elas para assim participarem da Sua graça e glória. Por meio da primeira vinda de Cristo, Sua intenção foi realizada perfeitamente.

sábado, 25 de dezembro de 2021

Sábado, 25 De Dezembro

 Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra. (1 Reis 8:23)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmos 149 E 150)


Chegamos ao final dos Salmos, este livro de provações cuja última página não será virada até que termine nosso tempo neste mundo. Percebemos que todos os sofrimentos descritos atingiram o clímax: tudo o que tem fôlego, louve ao Senhor. Que seja assim a cada prova que enfrentarmos e com nossa própria vida. Que tudo “redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7).

O livro de Salmos começa com Deus abençoando o homem, e encerra com o homem louvando a Deus. Em capítulos sucessivos, ouvimos canções de júbilo do remanescente que foi preservado (Salmo 146), de Jerusalém (Salmo 147) e da criação (Salmo 148). O tema do Salmo 149 é a nova canção de Israel e os últimos julgamentos antes do Reino milenar. Por fim, o Salmo 150 esclarece questões relacionadas ao louvor: quem deve ser adorado; onde (v. 1); por quê (v. 2); como (vv. 3-5) e por quem (v. 6).

Todas as diferentes expressões deste louvor universal compõem uma harmonia perfeita. A canção é única; ela exalta os poderosos feitos e a infinita grandeza d'Aquele que cumpriu Seus planos para Sua própria glória e para nosso bem!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Sexta-feira, 24 De Dezembro

 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. (Hebreus 1:1)

O Verdadeiro Significado Do Natal


Deus nos tem falado! E o que Ele disse são boas novas para nós. Ele falou “pelo Filho”, na Pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Deus veio a esta terra como Homem quando o Senhor Jesus Cristo nasceu. “Vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11). Por meio dessa mensagem, de dois mil anos atrás, a qual infelizmente com frequência é reduzida ao prazer ou ao comércio, Deus ainda fala pessoalmente com os seres humanos.

O nascimento do Senhor Jesus também pode ter um efeito decisivo na sua vida hoje. Deus está chamando as pessoas para que abram os seus corações a Ele e, portanto, se aproximem da garantia pessoal da fé: “Hoje o meu Salvador nasceu por mim”.

Aqueles que recebem o Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador são libertos de todos os pecados. Suas vidas, às quais a luz adentrou, encontram realização. A alegria que esta consciência traz à tona é permanente. Não é apenas um sentimento passageiro do assim chamado espírito natalino. Ele traz alegria duradoura. O presente de Deus vale mais do que qualquer coisa que as pessoas podem dar até mesmo nesta época do ano.

Se você se sentir sozinho, especialmente nesta época do ano, lembre-se da promessa que o Filho de Deus deixou com Seus discípulos: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo” (Mateus 28:20). Essa garantia do Senhor se aplica até hoje a todos aqueles que creem n'Ele.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Quinta-feira, 23 De Dezembro

 Vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2:11)

O Propósito Da Vinda De Cristo


Tu deixaste Teu trono e coroa, Jesus, e quiseste pra o mundo descer; na pousada, porém, não achaste lugar, quando aqui Tu chegaste a nascer.
Tu vieste, Senhor, por amor sem igual, para dar-nos eterno perdão, mas com ódio cruel Te trataram aqui, duvidando da Tua missão.
Mas, em meu coração, ó Cristo, Tenho sempre lugar para Ti. Mas, em meu coração, ó Cristo, sim!
Outra vez seus louvores os céus Te darão, quando, em glória, voltares, enfim; Tua voz ouviremos: “Oh, vinde, afinal, para estardes bem perto de Mim!”.
Mas, em meu coração, ó Cristo, Tenho sempre lugar para Ti. Mas, em meu coração, ó Cristo, sim!

Esse hino, que muitas vezes é cantado por ocasião do Natal, claramente aponta as consequências do nascimento do Senhor Jesus: como Ele sofreu durante Sua vida e o motivo para Sua encarnação, a salvação da humanidade, daqueles que O recebem. Você já O recebeu em seu coração?


quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Quarta-feira, 22 De Dezembro

 Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. (Lucas 19:40)

Ao Senhor Jesus Compete Adoração E Honra


Essa foi a comparação com que o Senhor contestou aqueles que se incomodavam com o alegre louvor dos discípulos. Se aqueles que tinham sido chamados para louvá-Lo se calassem, Deus usaria instrumentos, aparentemente inapropriados, para conceder ao Seu Filho a exaltação que Ele merece. Há vários exemplos disso já na história do nascimento do Senhor Jesus. Um anjo anunciou a maravilhosa notícia do nascimento de Jesus a simples pastores. Estes foram ver o Bebê e depois contaram a outras pessoas o que tinham experimentado. Mas Jerusalém, a “cidade do grande rei”, não se regozijou. Embora ali houvesse fiéis isolados, inicialmente a chegada do Messias não recebeu a atenção pública que merecia. Então Deus rompeu o silêncio: enviou “magos” do Oriente, que se dirigiram primeiramente a Jerusalém. Sua busca colocou a cidade inteira em grande agitação.

No entanto, em seguida foram aonde o Menino estava, e O adoraram. Os “magos” eram astrônomos; naquela época, astronomia e astrologia andavam juntos. São esses homens de currículo questionável que aparecem para adorar o Rei dos judeus! Não sabemos até que ponto reconheceram a existência do verdadeiro Deus neste instante. Mas Deus providenciou para que Seu Filho recebesse a adoração que Seu povo Lhe recusava. E como foram apropriados os presentes que os homens levaram para a Criança! Ouro, símbolo da justiça divina na graça; incenso, sinal da consagração a Deus; e mirra, que desde já apontava para o Seu sofrimento (Mateus 2:11). Nada disso “estava escrito nas estrelas” — não, Deus levou-os a isso. E nós, nos alegramos porque nosso Senhor, que desistiu de tanta coisa em nosso favor, recebeu tamanha honra de Deus?

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Terça-feira, 21 De Dezembro

 A Palavra de Deus é viva. A recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. (Hebreus 4:12; 1 Tessalonicenses 2:13)

A Bíblia É A Palavra De Deus?


Para responder esta pergunta não podemos dar provas racionais. Sim, realmente a Bíblia é a Palavra de Deus, e ela supera nossa razão. Sem dúvida, isso não significa que devemos deixar de lado nossa razão quando a lemos, mas ser muito conscientes que a razão não é suficiente para compreender a sua mensagem. Se utilizarmos somente a razão, esta pode ser até mesmo um empecilho para entendermos a Bíblia. A Bíblia é um livro profético: desde o início anuncia a vinda de Jesus Cristo à Terra. Nos adiantou muitos detalhes de Sua vinda, por exemplo, o fato de que iria nascer em Belém (Miqueias 5:2), que lançariam sortes sobre Sua túnica, que Suas mãos e Seus pés seriam traspassados (Salmo 22:16 e 18; Zacarias 12:10). Isto nos dá confiança na Bíblia.

Por outro lado, a Bíblia fala à minha consciência. O poder da sua mensagem e o impacto que causa sobre minha alma é o que me dá, acima de tudo, a convicção de que ela é verdadeiramente a Palavra de Deus. A Bíblia me mostra que sou pecador, mas também me dá o remédio: a cruz de Cristo. Este é o resultado da obra de Deus no coração do cristão; “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho” (1 João 5:10). Saber que a Bíblia é a Palavra de Deus, que o Senhor Jesus passou a ser seu Pastor, é escutar Sua voz e segui-Lo (João 10:27). Deste modo, quando o crente lê a Bíblia, sabe que Deus está lhe falando. Deus nos convida a ter esta experiência maravilhosa simplesmente lendo a Sua Palavra.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Segunda-feira, 20 De Dezembro

 Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão. (Lucas 2:25)

O Idoso Simeão


Simeão vivia numa fase de opressão e em um país em que a luta contra a falta de esperança não era problema apenas dos cidadãos mais velhos. Na verdade, naquela época muitos israelitas fugiam da realidade e refugiavam-se mentalmente nas glórias dos “bons e velhos tempos”. Mas Simeão olhava para o futuro, e isso não foi em vão. Embora a Bíblia apenas o mencione rapidamente, mesmo hoje, depois de 2000 anos, sua atitude e suas palavras continuam tendo um efeito revigorante e encorajador para o leitor. Nós também vivemos em uma época deprimente — num momento em que muitas pessoas não veem mais esperança para a civilização humana. Simeão esperava pela “consolação de Israel”. Isso pode soar estranho e antiquado, mas significa simplesmente que ele acreditava naquilo que Deus tinha mandado registrar no Antigo Testamento. E Simeão não saiu decepcionado. Mas como Simeão conseguiu reconhecer o Bebê, levado ao templo por Maria e José, como sendo o Ungido de Deus, o Messias ou Cristo? Simples: “Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo”. Deus teve prazer em revelar Seu Filho a um homem que pela fé desejava vê-Lo.

Simeão era um homem velho e feliz. Deus providenciou isso. Quando tomou o Bebê Jesus nos braços, Simeão confessou que agora estava pronto para morrer. Sua vida estava completa. Viu nessa Criança sua própria salvação, mas também a salvação de todos aqueles que creriam. Reconheceu que todos os planos de Deus se concentravam nessa Criança — um Bebê que nascera para morrer, para que todas as pessoas pudessem receber a oferta da salvação. Todos nós podemos aprender muito com Simeão!

domingo, 19 de dezembro de 2021

Domingo, 19 De Dezembro

 Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. (João 12:24)

O Senhor Jesus, O Grão De Trigo Que Morreu


Quando viveu como homem na terra, o Senhor Jesus foi perfeito, santo e sem pecado. Ele poderia ter voltado para o céu sem precisar morrer. Ele podia dizer: “Ninguém a tira [minha vida] de mim, mas eu de mim mesmo a dou” (João 10:18). Ele era o grão de trigo mencionado no texto bíblico de hoje. Sim, “se o grão de trigo... não morrer, fica ele só”, isto é, não haverá fruto. Se Cristo não tivesse morrido, o Senhor não teria coerdeiros para Sua glória, e Deus não teria “filhos”. Mas glórias a Deus! Ele fez a obra. Tomou atitude semelhante à do servo hebreu: “Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre” (Êxodo 21:5). Sim, o Senhor Jesus amava Deus, amava Sua Igreja e amava os Seus. Ele provou esse amor morrendo por eles. Assim, nós somos os frutos de Sua morte. Brotamos d'Ele, somos da mesma semente que Ele. Como é precioso para Deus o fruto do Seu ato de amor.

Hoje, muitas pessoas ensinam que o Senhor Se uniu ao ser humano pelo nascimento. Esse ensino enfraquece tanto a pecaminosidade do ser humano quanto a ausência de pecado no Filho de Deus. A palavra bíblica de hoje, dita pelo próprio Senhor Jesus, mostra o quão errado é o ponto de partida desse ensino: só há uma unificação com Cristo com base em Sua morte expiatória e substitutiva! Sem ela, ele teria “permanecido só”. Lembre-se sempre do alto preço que o Senhor da glória pagou para nos comprar! Isso nos enche de gratidão e nos leva a adorá-Lo sempre com alegria transbordante! Ele é digno e merecedor de ser sempre exaltado.

sábado, 18 de dezembro de 2021

Sábado, 18 De Dezembro

 Temos de celebrar uma festa ao Senhor. (Êxodo 10:9)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 148)


Este salmo dá expressão ao louvor universal. Esse louvor ressoa tanto nos céus (vv. 1-6) quanto na terra (vv. 7-13). Um maravilhoso concerto para o qual cada criatura contribuirá com seu acorde. Mas como os astros e seres criados são convidados a se juntarem a tal sinfonia (vv. 3, 7)? Romanos 8 nos ensina que, desde a queda de Adão, a criação está sujeita à vaidade; o homem a utiliza para glorificar a si mesmo. Está chegando o momento em que, finalmente, a criação “redimida do cativeiro da corrupção” glorificará somente a Deus (Romanos 8:20-21; Isaías 55:12-13). Os atuais “gemidos” darão lugar à gloriosa liberdade, e a sua voz será ouvida, exaltando a glória de Deus, Criador e Libertador, o qual por meio da cruz abriu caminho para a “restauração de todas as cousas” (Salmo 19:1-3; Atos 3:21).

O versículo 12 nos lembra da maravilhosa resposta de Moisés ao Faraó: “Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, com os filhos e com as filhas… porque temos de celebrar festa ao Senhor” (Êxodo 10:9)!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Sexta-feira, 17 De Dezembro

 E, se invocais por Pai... andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação. (1 Pedro 1:17)

Acertando As Contas


No final de cada ano financeiro, toda empresa comercial ou industrial tem que elaborar um relatório de prestação de contas para mostrar o saldo das atividades do ano que se passou. Resultados positivos regulares demonstram que a direção e o desenvolvimento da companhia estão em boas mãos. Entretanto, se os resultados deteriorarem, revelando uma queda nos lucros ou até mesmo dívidas, então a causa tem que ser urgentemente encontrada e solucionada.

Será que não deveríamos ter momentos em nossa existência como seres humanos diante de Deus, em que nós também avaliamos nossa situação e compreendemos o nosso lugar diante d'Ele?

Os cristãos precisam se perguntar se a sua comunhão com o Pai e com o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, foi verdadeira. Nós experimentamos e aproveitamos mais o amor do Senhor? Ou fomos distraídos por atividades e preocupações de modo que ao longo do tempo a distância entre Ele e as nossas almas aumentou?

Se alguns dos nossos leitores ainda não conhecem o Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal, será que eles já deram um passo em direção a Ele? Ele certamente tem chamado e convidado nesse ano, conforme fez nos anos anteriores também. Você já pensou o que eventualmente te aguarda, se você ainda não avaliou a sua conta com Ele?

Um dia o Senhor Jesus irá anunciar o resultado do seu balancete sem qualquer advertência prévia. Contudo, hoje Ele ainda oferece a salvação a todos: aceite sem hesitação.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Quinta-feira, 16 De Dezembro

 [Jesus disse]: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. (João 16:33; 15:11)

Gente Feliz


No terceiro século de nossa era, Cipriano, o arcebispo de Cartago, que havia sido condenado a morrer por decapitação, como mártir, escreveu a Donato, um de seus amigos: “Estamos em um mundo cruel Donato, um mundo incrivelmente mau; mas descobri que em meio a este mundo há um povo tranquilo, santo, que aprendeu um grande segredo. Seus membros encontraram um gozo mil vezes superior a todos os prazeres de nossa vida de pecado. Essas pessoas são desprezadas e perseguidas, porém não estão preocupadas com isso, não são dominadas pelos sentimentos, mas venceram o mundo. Essa gente, Donato, são os cristãos, e eu faço parte deles”.

Os crentes de hoje sentem e evidenciam a mesma paz e o mesmo gozo? Hoje em dia a oposição da sociedade nem sempre se mostra de forma violenta, mas o desprezo está sempre presente. Mas aqueles que declaram conhecer Jesus como seu Salvador e Senhor podem ter esta certeza: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 João 5:4), nossa fé é n'Aquele que venceu a morte na cruz, pois ressuscitou. Nada pode tirar a segurança do crente que sabe que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Necessitamos esta fé viva! Não se trata de uma simples religião, mas de um apego pessoal ao Senhor Jesus, quem nos deu a vida eterna mediante Sua ressurreição, depois de haver dado Sua própria vida por nós. Os verdadeiros cristãos podem ser felizes hoje também. Você faz parte deles?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Quarta-feira, 15 De Dezembro

 O amor de Cristo nos constrange... De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo. (2 Coríntios 5:14,20)

O Evangelho, A Boa Notícia


Uma vez ouvi uma música, que chamou minha atenção: “Hoje eu realmente precisava ouvir uma boa notícia”. Concentrei-me no texto: o cantar lamentava guerras, tumultos, miséria e sofrimento humanos, e outras amarguras da vida no planeta Terra. O desalento da música me deixou abalado. Expressava anseios, mas não havia esperança; falava de problemas, mas de nenhuma solução. Talvez desejos desse tipo também expliquem a popularidade do Natal. Em meio a todas as atividades e festas, também se ouve, aqui e ali, um leve tom de esperança. Há uma sensação indefinível de que a resposta para nossos problemas chegou a Belém há quase 2000 anos. Infelizmente, na maior parte do tempo esse tom de esperança é abafado pela agitação e pelo comércio dessa época do ano. E mesmo quando continua audível, a maior parte das pessoas quer conhecer apenas o Bebê da manjedoura, mas não deseja nenhum relacionamento com o Homem do Gólgota.

Um segundo aspecto da música que me tocou: de todos os habitantes do mundo, nós cristãos somos os únicos que têm essa boa notícia da qual o mundo necessita tão desesperadamente. Diante disso, precisamos nos perguntar: estamos sendo de fato “embaixadores de Cristo”? Temos sensibilidade para perceber a falta de esperança e objetivo das pessoas que vivem sem Deus? Permitimos que o amor de Cristo nos constranja a levar-lhes a boa nova da salvação (2 Coríntios 5:20,14)? Na realidade, o mundo não tem nenhuma canção — nenhum cântico da salvação. Mas nós temos: o Evangelho, com sua música de salvação, alegria e adoração! Vamos cantá-la em alto e bom som, enquanto ainda temos a oportunidade de fazê-lo!

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Terça-feira, 14 De Dezembro

Dai-lhes vós de comer. (Mateus 14:16)

Dar De Comer


Como sempre, uma enorme multidão cercava o Senhor Jesus. Estava anoitecendo, e os discípulos sugerem ao Senhor: “Mande o povo embora, para que comprem comida nas aldeias aqui perto”. Em vez disso, o Senhor entrega a responsabilidade aos Seus seguidores: “Dai-lhes vós de comer”. Mas como fariam isso, se tudo que dispunham eram cinco pães e dois peixes? Cheio de compaixão, o Senhor usa o pouco que eles têm: “Tragam para mim”. E, depois de agradecer, com a bênção de Deus repousando sobre os alimentos, os discípulos o recebem das mãos do Senhor e o distribuem entre a multidão. A aplicação para nós gira em torno de necessidades espirituais:

“Dai-lhes vós” — Todos nós, que seguimos o Senhor Jesus e, como Seus discípulos, devemos aprender d'Ele (Mateus 11:29), somos chamados a dar atenção às necessidades espirituais do nosso entorno e distribuir alimento espiritual.

“Dai-lhes” — As pessoas tinham vindo para ouvir o Senhor Jesus ou receber ajuda d'Ele. O Senhor olhou para elas, ficou profundamente comovido e concedeu-lhes o auxílio (v. 14). Esse olhar e essa compaixão interior também devem ser a nossa motivação ao ajudar outras pessoas.

“Dai-lhes... de comer” — Não era uma refeição de “fast-food”. Antes de distribuir a comida, os próprios discípulos precisavam recebê-la das mãos do Mestre. E a multidão teve de se acomodar e se acalmar para então comer. Da mesma forma, nós também precisamos providenciar tempo e tranquilidade para nos alimentar da Palavra de Deus e então passá-la adiante.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Segunda-feira, 13 De Dezembro

 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. (Romanos 10:17; Hebreus 11:1)

O Que É A Fé


A fé é crer — crer que Deus existe, mas com certeza também significa crer em tudo o que Ele disse, a saber, crer na Palavra de Deus. A fé não é uma simples crença, uma herança cultural conservada por tradição familiar. É certo que muitos não distinguem a diferença entre crença e fé; para eles, o cristianismo é uma religião como qualquer outra, é fazer parte de forma intelectual ou sentimental de um conjunto de regras e ideologias.

Mas a verdadeira fé, a fé bíblica, é completamente diferente. É uma convicção do coração, nasce pela confiança e obediência, e nos permite afirmar: a Bíblia tem razão. Deus existe, falou, e Se fez conhecer por meio da Pessoa de Jesus Cristo. A fé é crer que o Criador do universo quis que nós existíssemos; que Ele se interessa por nós e deseja dar um sentido à nossa vida. É reconhecer os limites do homem e aceitar a autoridade de Deus; é admitir que temos vivido como se Deus não existisse — em outras palavras, é mudar de atitude e reconhecer nossas falhas.

A fé é aceitar o perdão que Deus nos oferece, graças à obra de Cristo. Sua morte na cruz apaga nossa culpa, nos reconcilia com Deus e permite que comecemos uma nova vida. Portanto, a fé nos libera do passado, dá um novo impulso para viver o presente e nos abre a entrada para o futuro eterno.

A fé não é um salto no escuro, mas um passo até Alguém; é dar nossa mão Àquele que já nos estendeu a Sua para receber-nos com Seu amor.

domingo, 12 de dezembro de 2021

Domingo, 12 De Dezembro

 Não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer. (Êxodo 16:18)

O Senhor Jesus, O Verdadeiro Maná


Durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto, Deus supriu o povo de Israel com o maná, o “pão do céu”. Todas as manhãs, Ele cobria o solo em torno do acampamento. Os israelitas só precisavam sair e recolhê-lo. Deus queria que cada um coletasse o que precisaria para si: quem comia mais, também recolhia mais. Mas o que Deus mandava a cada manhã era suficiente para alimentar a todos durante o dia inteiro. Nunca faltava. Dia após dia, durante 40 anos, Deus cuidou fielmente de Seu povo. Só havia carência para quem fosse preguiçoso: quem aparecia para recolher o maná quando o sol já estava alto chegava tarde demais — o calor derretia o maná. E caso alguém recolhesse menos do que precisasse para o dia, não deveria se espantar se fosse dormir com fome.

O Senhor Jesus explicou que o maná também tinha um significado tipológico e apontava para Ele mesmo: “O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6:33). É Ele que dá esse “pão”, a vida, como alimento aos que creem. E Ele é o alimento para nossa alma — o alimento que nutre a nova vida. Quando nossa vida gira em torno d'Ele, que andou como homem perfeito na terra, nossa alma será fortalecida em sua caminhada “pelo deserto”. Ao mesmo tempo, internalizamos o que significa levar a vida em dependência de Deus, em pureza, em humildade e em amor. Sempre havia maná em quantidade suficiente: o Senhor Jesus é suficiente para que cada um dos Seus seguidores seja fortalecido e revigorado. Só há carência espiritual quando deixamos de nos alimentar d'Ele. Por isso, pegue sua Bíblia, “recolha”, alimente-se d'Ele e sacie-se!

sábado, 11 de dezembro de 2021

Sábado, 11 De Dezembro

 Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. (Salmo 147:5)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 147)


Os Salmos 146 a 150 começam e terminam com as palavras “Louvai ao Senhor”, ou seja, “Aleluia”. Esses brados de júbilo encherão a terra quando Israel for reunido e Jerusalém reconstruída (v. 2).

Em quem o Senhor tem prazer? Naqueles que O temem e esperam humildemente em Sua misericórdia. Por outro lado, Ele rejeita tudo aquilo de que o homem se orgulha (vv. 10-11; Apocalipse 3:8). Mesmo em nosso século, caracterizado pela velocidade, nem “os músculos do guerreiro” nem as últimas descobertas tecnológicas são necessárias para que a Palavra do Senhor corra velozmente (v. 15; 2 Tessalonicenses 3:1). Se cada crente testemunhasse com poder onde foi colocado, o evangelho se espalharia com rapidez (Salmo 68:11).

A insondável atividade de Deus abrange áreas tão diversas quanto curar o coração ferido (v. 3) e contar as estrelas (v. 4). Ele faz as estações se alternarem em benefício da natureza. Ele prepara a chuva (v. 8; Deuteronômio 28:12), envia a neve (v. 16), faz soprar o vento (v. 18). Pense nisso na próxima vez em que ficar tentado a murmurar do clima!

Não há outro Deus como o nosso!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Sexta-feira, 10 De Dezembro

 Jesus de Nazaré... o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. (Atos 10:38)

Opiniões Indecisas Ou Fé?


“Naquele tempo apareceu um homem sábio, cujo nome era Jesus. A Sua conduta era inteiramente irrepreensível e Ele era conhecido pela Sua bondade. Muitos dos judeus, e das pessoas de outras nações, se tornaram Seus discípulos. Pilatos O condenou para ser crucificado, mas aqueles que haviam sido Seus discípulos não abandonaram Seus ensinamentos. Eles relataram que Ele lhes havia aparecido três dias depois da Sua crucificação; portanto, Ele estava vivo. Portanto, possivelmente Ele era o Messias acerca do qual os profetas haviam anunciado coisas miraculosas.”

Esse relato de Flávio Josefo, escritor judeu influente do primeiro século, mostra o que os contemporâneos do Senhor Jesus poderiam ter relatado acerca d'Ele. Eles sabiam da Sua vida exemplar e da Sua morte surpreendente, mas eles não tinham nenhuma convicção ou certeza se Ele era enviado por Deus.

Somente a fé nos permite ir além das hipóteses, da hesitação e da dúvida ao aceitar com confiança o que a Palavra de Deus declara. O Senhor Jesus afirmou: “A tua palavra é a verdade” (João 17:17). E o que a Palavra de Deus diz acerca do Senhor Jesus? Os Evangelhos relatam que Sua vida era de amor, compaixão e pureza. Isso dá mais poder às Suas próprias palavras: “O Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados”, e também “Eu e o Pai somos um” (Marcos 2:10; João 10:30). Portanto, o Senhor Jesus também é o Filho de Deus.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Quinta-feira, 09 De Dezembro

 Daniel... entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. (Daniel 6:10)

A Oração E O Testemunho De Daniel


“Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus”, escreveu o salmista Asafe (Salmo 50:23). Com o propósito de eliminá-lo, os inimigos de Daniel lhe armaram uma cilada mediante uma proibição, decretando que, durante um prazo de 30 dias, ninguém deveria fazer petição alguma a algum deus nem a qualquer homem, mas apenas ao rei. Quem desobedecesse a essa ordem seria lançado em uma cova com leões. O rei Dario aceitou a proposta e publicou o edito.

Mas Daniel não se abalou: continuou se ajoelhando, orando e louvando a Deus como antes. Fazia isso virado para Jerusalém — o lugar do qual o Senhor dissera: “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar” (2 Crônicas 7:15).

Além disso, Daniel vivia de acordo com a lei de Deus. Sua consciência estava perfeitamente limpa. Por isso, Deus lhe concedeu uma maravilhosa experiência de fé: guardou Daniel dos leões. E isso se transformou em testemunho a respeito do “Deus de Daniel”. O próprio rei o anunciou a todos os povos que lhe estavam sujeitos. Esse lindo exemplo é um incentivo para nós. Como Paulo também fazia, vamos prestar atenção para manter nossa consciência limpa diante de Deus e das pessoas, sem esmorecer na oração. O “Deus de Daniel” e o “Deus de Paulo” também é o nosso Deus (Atos 24:16; Colossenses 4:2)!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Quarta-feira, 08 De Dezembro

 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. (Romanos 8:28)

Um Diamante Nas Mãos De Deus


O Cullinan é o maior diamante encontrado na história da humanidade. Foi descoberto em uma mina na África do Sul em 1905, e pesava 3.106 quilates em seu estado natural (aproximadamente 620 gramas). O rei da Inglaterra o enviou para Amsterdam para ser lapidado. O cortador de diamantes fez várias marcas para saber onde o diamante tinha que ser dividido. Depois, com uma talhadeira, cuja lâmina era feita de um aço especialmente duro, o dividiu em pedaços, 105 ao todo.

“Quantos fragmentos!”, alguém pode pensar, mas ali estavam dois dos maiores diamantes cortados no mundo. Estes, juntamente com outras sete pedras, passaram a ser parte das joias da coroa britânica.

Antes que fosse dado o golpe decisivo, que dividiria essa magnífica pedra, o cortador de diamantes, que era considerado um dos melhores do mundo, deliberou com outros por uma semana. O seu trabalho permitiria que a beleza escondida na pedra fosse revelada da melhor forma possível.

Não é diferente nas nossas vidas. Às vezes, Deus permite um golpe duro e doloroso, e nós questionamos o seu significado. Todavia, Deus nos ama e deseja fazer algo precioso de nós.

Um dia iremos brilhar como joias resplandecentes na coroa do Rei dos reis. Por isso, filhos de Deus, não tenhamos medo. Se confiarmos as nossas vidas a Ele, estamos em Suas mãos; e Deus sabe precisamente como tem que nos formar e lapidar. Porque Ele nos ama, tudo o que nos sobrevém é para o nosso bem e alegria eterna.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Segunda-feira, 06 De Dezembro

 Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom:… A soberba do teu coração te enganou... Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei. (Obadias 1,3-4)

O Profeta Obadias


Deus não diz algo acerca da pessoa de Seu servo Obadias, nem dá uma indicação de quando ele profetizou. A ênfase neste pequeno livro do Antigo Testamento está na relevância da sua mensagem.

Deus odeia a soberba. Os olhos altivos é a primeira das sete coisas que Ele abomina, segundo a lista encontrada em Provérbios 6:16-19. A soberba está associada com a queda de Satanás, tanto no Antigo como no Novo Testamento. E, em contraste absoluto com isto, lemos que nosso Senhor Jesus “fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8). Adorável Senhor!

O princípio de Deus é: “qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 14:11). Desta maneira, o Senhor se compromete a tornar Edom pequeno entre as nações; a derrubá-lo, ainda que pusesse o seu ninho entre as estrelas (vv. 2-4).

Por outro lado, Edom havia se regozijado devido ao desastre, destruição e angústia de seu irmão Jacó. Não somente havia visto quando os inimigos trouxeram calamidade ao povo de Deus, como também os havia ajudado de maneira ativa (vv.10-14). Como ele havia feito, assim lhe seria feito (vv. 15-16). Por fim, o juízo de Deus sobre Edom será irreversível, ao mesmo tempo em que Deus promete a libertação de Seu povo sobre o Monte Sião (vv. 17-21).

domingo, 5 de dezembro de 2021

Domingo, 05 De Dezembro

 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. (Apocalipse 21:5)

O Novo Céu E A Nova Terra


Em Apocalipse 21 Deus nos concede, em poucos versículos, um vislumbre da eternidade. No contexto da nova terra, não se fala mais de povos, nações e línguas: lá estarão apenas Deus, os salvos e o “tabernáculo de Deus”, no qual Ele habitará entre Seus filhos na nova terra. O tabernáculo de Deus, Sua “habitação”, na qual Ele já mora hoje, é a Igreja de Deus. Ela permanecerá por toda eternidade e sempre terá um relacionamento especial com Deus e com o Senhor Jesus (Efésios 3:21).

No novo céu e na nova terra não haverá mais nenhum traço de pecado. Jesus Cristo, assentado no trono, terá realmente feito tudo novo. Nada — nada mesmo — lembrará a situação e as condições que havia na primeira terra. Tudo estará de acordo com os pensamentos de Deus e será conforme a Sua natureza (luz e amor). Todo o mal, inclusive Satanás e seus anjos, estarão presos para sempre “no lago que arde com fogo e enxofre” (Apocalipse 21:8).

Na nova terra não se encontrará mais nenhum vestígio de pecado. Que triunfo do Vencedor do Gólgota! O pecado do mundo terá sido completamente eliminado (João 1:29). Morte, pranto, clamor e dor — tudo o que caracterizava “as primeiras coisas” — não existirão mais para os salvos. Também não se lembrarão mais dos sofrimentos ou da dor, pois o próprio Deus secará todas as lágrimas de seus olhos (Apocalipse 21:4).

Este é o futuro eterno dos salvos. Cheios de gratidão, vamos nos prostrar “diante do que [está] assentado sobre o trono e [adorar] o que vive para todo o sempre” (Apocalipse 4:10).

sábado, 4 de dezembro de 2021

Sábado, 04 De Dezembro

 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus. (Salmo 146:5)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 146)


“Cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver”, declara o salmista (v. 2; Salmo 34:1). Somente Ele é digno de nosso louvor e de nossa confiança. Os versículos 3 e 4 fazem uma séria advertência para não colocarmos nossa confiança no homem, pois isso é algo fácil de ser feito e se manifesta de diversas formas (por exemplo, ao buscarmos a aprovação dos outros). Não espere nenhuma ajuda dos príncipes — mesmo que o próprio Deus os use ocasionalmente para nosso bem. Não importa quão alto estejam, neles não há salvação (v. 3); eles são como um sopro que passa (Salmo 144:4) e, se não se renderem ao Senhor Jesus, perecerão junto com todas as suas obras (v. 4).

O que pensaríamos de um filho de pais abastados que fosse mendigar na vizinhança? Nosso Pai é o Deus infinitamente poderoso, infinitamente sábio, infinitamente amoroso. De que precisamos mais? Ele liberta os cativos de Satanás (v. 7); abre os olhos — da fé — aos cegos (Efésios 1:18); tira as cargas dos que andam curvados por pesos que os oprimem; ama o justo (v. 8) e cuida do estrangeiro, do órfão e da viúva (Lucas 4:18).

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Sexta-feira, 03 De Dezembro

 Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. (Provérbios 8:17,35)

Buscar A Deus Em Sua Juventude


Aqui, a sabedoria de Deus está falando conosco pessoalmente. Aqueles que buscam a Deus de forma diligente durante suas vidas, irão encontrá-Lo. Eles abrirão seus corações ao Seu chamado e não irão endurecê-los. Deus é certamente ilimitado em Suas ações. Ele pode salvar pessoas de qualquer idade. Todavia, é notável que muitas pessoas que ignoraram a possibilidade da salvação em seus anos de juventude, não se convertem depois e, portanto, estão perdidos pela eternidade.

É por alguma razão que o rei Salomão, que escreveu os versículos acima, também disse: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias” (Eclesiastes 12:1). Aqueles que buscam a Deus cedo, irão encontrá-Lo e desfrutar da benevolência d'Ele. Eles buscam a Sua presença antes de serem envolvidos nos problemas da vida cotidiana. O profeta Isaías disse: “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito” (Isaías 26:9).

Enfim, aqueles que buscam a Deus cedo irão evidenciar, em meio às dificuldades, que Ele está sempre pronto para ajudar. Portanto, são poupados de muita ansiedade. Por que devemos tentar todas as possibilidades quando nós temos o Senhor Jesus Cristo que “pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25)? Ele vive para fazer intercessão em nome dos Seus e para levá-los em segurança através deste mundo até a chegada no lar celestial.

“Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei” (Salmo 63:1).

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Quinta-feira, 02 De Dezembro

 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. (Apocalipse 21:14)

O Serviço Para O Senhor


A glória dessa cidade se tornará visível no reino de Deus, mais de 2000 anos depois da morte dos apóstolos. Será que seu ministério foi tão valioso que seus nomes ainda precisem ser mencionados? Com certeza! Seu trabalho e seus esforços não foram esquecidos. Afinal, por meio deles Deus anunciou e registrou a Sua revelação completa em Cristo. Dessa forma, estabeleceram os fundamentos para a Igreja de Deus (Efésios 2:20-22). É por isso que os alicerces da cidade santa levam seus nomes.

Os apóstolos eram muito diferentes entre si em termos de caráter, áreas de atuação e tarefas. Mas todos são mencionados. Quem diria que, depois de tanto tempo, Deus ainda lhes concederia uma memória tão honrada? Mas é assim que nosso Deus age!

É claro que hoje nós não somos apóstolos, e nosso serviço e esforço não têm a mesma importância em alcance e efeito. Mas quando ocupamos com fidelidade o lugar que Deus planejou para nós, isso será de bênção para muitas pessoas. Cada crente é necessário. E nenhum serviço realizado na obra do Senhor, por menor e aparentemente insignificante que seja, será esquecido. Não será em vão, mas permanecerá por toda eternidade e serve à glorificação do nosso Senhor (1 Coríntios 15:58).

Que incentivo para dedicar o breve tempo da nossa vida ao Senhor e à Sua causa! Não importa se estamos na escola, no trabalho, em casa ou em passeios — em toda parte é possível anunciar as virtudes de Deus (1 Pedro 2:9).

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Quarta-feira, 01 De Dezembro

 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu. (2 Coríntios 5:1-2)

A Casa Terrestre — A Habitação Do Céu


Esta é a experiência de muitos filhos de Deus enquanto ainda estão aqui na terra: muitas vezes, “gemem” em sua “casa terrestre”, nesse “tabernáculo”, como o texto fala do corpo físico de agora. O próprio Paulo podia testemunhar dessa decadência do “homem exterior” (2 Coríntios 4:16). Ele não estava acima desses problemas. Como todos os demais, ele também sofria com as consequências do pecado. Mas como lidava com elas? Gemendo — e olhando para o céu!

Paulo encoraja os crentes ao mostrar-lhes que a situação atual não permanecerá assim. Hoje os filhos de Deus muitas vezes sofrem com doenças e dores, ou passam por aflições emocionais. E como a nossa existência natural às vezes nos oprime! Mas isso logo passará. No céu estaremos totalmente livres de toda fraqueza, desonra e decadência.

Nosso desejo principal não é ser “despidos” — passar pela morte — mas “revestidos” — transformados em vida (2 Coríntios 5:4). Isso acontecerá quando Cristo retornar para nos arrebatar para Si. Então receberemos um novo corpo, que terá uma qualidade totalmente diferente do nosso atual “corpo abatido” (Filipenses 3:21). Esse corpo glorificado não será mais um “tabernáculo”, nem será passageiro. É um “edifício” divino, uma “casa eterna”, não feito por mãos humanas, mas que o próprio Deus prepara para nós. Com este corpo poderemos entrar diretamente no céu. Ele será uma “habitação do céu” e, por isso, apropriado à vida lá.


segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Terça-feira, 30 De Novembro

 Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; e dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. (Lucas 6:27-30)

O Exemplo De Cristo


Com essas palavras, o Senhor Jesus explicou aos Seus discípulos o que deveria caracterizar o seu comportamento. Até mesmo uma leitura superficial desse texto mostra que ele aponta para qualidades que as pessoas não possuem naturalmente. Elas são características do próprio Deus (cf. vv. 35-36). A vida do Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, era exemplar a este respeito. Todos os que nasceram de novo por meio da fé n'Ele têm se tornado “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4). Por essa razão, eles são capazes de seguir a Cristo. Entretanto, eles têm que viver suas vidas no poder do Espírito Santo, assim como Cristo viveu.

Se alguém nos faz mal e nós retribuímos com a mesma moeda, então o mal triunfou. A mídia publica exemplos disso diariamente. Entretanto, outros padrões são válidos para os discípulos do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo expressou isto da seguinte forma: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21).

É precisamente assim que Deus agiu para com a humanidade: Ele nos amou como pecadores e inimigos Seus que éramos, e deu Seu Filho por nós (cf. Romanos 5:8,10). Quando Cristo sofreu na cruz do Calvário, sendo maltratado, crucificado e zombado por Seus inimigos, Ele orou por eles (cf. Lucas 23:34). Essa é a atitude pela qual o cristão pode superar as maldades feitas a ele.

Segunda-feira, 29 De Novembro

 [Há] tempo de estar calado. (Eclesiastes 3:7)

Estar Em Silêncio


Silenciar é uma “arte” especial, que possui muitas manifestações, tanto negativas quanto positivas. Calar-se não significa apenas ficar em silêncio, pois ainda assim pode ser muito eloquente ou significativo. Pode haver muitos motivos e razões para o silêncio. Alguém pode calar-se por covardia ou por teimosia. Pode-se ficar quieto por tato ou por sabedoria. Às vezes é preciso aceitar determinada situação, e então é melhor simplesmente ficar calado. Também há casos em que falar só aumenta os problemas. Este é apenas um exemplo de situação em que é sábio ficar em silêncio.

Nosso Senhor enfrentou situações em que a sabedoria divina O levou a calar-Se. Quando enfrentou Seus juízes terrenos, considerou melhor não responder a eles. Eles já sabiam que Jesus tinha sido entregue por inveja. Qualquer outra declaração era desnecessária. Com certeza cada um de nós já enfrentou momentos na vida em que ficou sem palavras, em que as nossas transgressões nos levaram a baixar os olhos envergonhados. Mas também existe um tipo de silêncio que nasce de uma profunda paz interior. Sofonias 3:17 atribui a Deus esse “calar-se por amor”. Este é um tipo de silêncio muito bonito. Trata-se de um amor maior que qualquer palavra. Nesse amor caloroso há uma profunda paz e uma doce alegria, que valoriza tanto o outro, que inspira elogios extremos ou então dispensa totalmente qualquer palavra. Como seria benéfico para a nossa saúde física e emocional se déssemos mais espaço a esse tipo de amor — em relação ao próximo e, acima de tudo, em relação ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Desejo a mim mesmo e a vocês mais desses momentos de silêncio. Talvez os encontremos hoje mesmo.

domingo, 28 de novembro de 2021

Domingo, 28 De Novembro

 Tenho estado todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas. (Lucas 22:53)

Jesus E O Poder Das Trevas


No jardim do Getsêmane, Jesus ora a Deus em profunda aflição, e a seguir é entregue nas mãos de pessoas pecaminosas. Mas então também lemos como o Senhor descreve a terrível situação espiritual do mundo. Quando os perseguidores vêm para prendê-Lo, o Senhor Jesus lembra-os de que esteve com eles todos os dias, ensinando no templo. Mesmo assim, vão capturá-Lo no meio da noite. É por isso que Ele profere essas palavras tão notáveis, que condenam o mundo de forma clara e inequívoca e, ao mesmo tempo, revelam os poderes das trevas que o dominam: “Esta é a vossa hora e o poder das trevas”.

Nesta “hora” o homem faz o que quer, e assim age de forma diretamente contrária à vontade revelada de Deus. Mas o pior é que o mundo está debaixo do domínio de Satanás, sob o “poder das trevas”. Esta é a hora em que “as trevas reinam”. Satanás foi autorizado a incitar os líderes políticos e religiosos do mundo contra o Senhor Jesus — o que, em última análise, cumpria o plano soberano de Deus (cf. João 19:11; At 2:23). Isso demonstra a situação sombria na qual se encontra o coração humano, dominado pelo “deus deste século” (2 Coríntios 4:4).

As palavras proféticas do rei Davi oferecem um contraste maravilhoso: “O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder” (Salmo 110:3). Virá o dia que será o “dia do seu poder”. Nesse “dia”, todos os poderes malignos serão amarrados, e Cristo reinará em justiça.

sábado, 27 de novembro de 2021

Sábado, 27 De Novembro

 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. (João 1:16)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 145)


Cristo, do qual Davi é uma figura, começa o louvor que se estenderá a toda criação (Salmo 22:25). O Senhor é grande, e Sua grandeza é insondável (v. 3). Seus feitos são poderosos (vv. 4, 12), gloriosos (v. 5) e tremendos (v. 6). Sua bondade é abundante e universal (vv. 8-9). Seu poder será proclamado, e Sua justiça será celebrada com júbilo. Contudo, uma de Suas glórias excede as outras: Sua graça (v. 8). Ela traz salvação, e os versículos 14 a 20 listam várias maneiras pelas quais a graça se manifesta. Ela sustenta (Salmo 37:24), levanta (Salmo 146:8), alimenta e satisfaz (Salmo 107:9) os justos; o Senhor está perto dos que clamam por Ele (Salmo 34:17-18), realiza os desejos dos que O temem, ouve os seus clamores, os salva e cuida dos que O amam. De fato, “todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça por graça” (João 1:16)!

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Sexta-feira, 26 De Novembro

 Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e... se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. (1 Samuel 3:9)

Samuel, Um Servo De Deus (3)


Uma frase impactante: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”! Quem fala assim tem consciência de estar na presença do grande Deus. Será este o motivo pelo qual Samuel deixa o nome de Deus de fora, ao repetir a frase (v. 10)? Quem fala assim tem consciência de sua própria condição: um servo. A escolha das palavras revela a atitude! Sabe que, como servo, precisa depender e ser obediente. Mas ele também diz “teu servo” — portanto, há um relacionamento pessoal. Não se trata de um servo que se candidata ao serviço, mas de um cujo trabalho já foi aprovado! Samuel evidencia a mesma atitude de sua mãe, que dissera a Deus: “tua serva” (cp. 1:11). Quem fala assim está disposto a ouvir e obedecer. Deus pode falar, pois a pessoa quer prestar atenção — e então agirá e praticará tudo!

“Que diz meu senhor ao seu servo?”, foi a pergunta que Josué faz ao príncipe do exército do Senhor (Josué 5:14).

“Escutarei o que Deus, o Senhor, falar”, declararam os filhos de Coré (Salmo 85:8).

“O Senhor Deus me deu uma língua erudita... Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem”, disse o Servo do Senhor, o próprio Senhor Jesus (Isaías 50:4).

Deus falou com Samuel à noite. Na manhã seguinte “Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu” (cp. 3:18). Será que nós estamos prontos a ouvir e falar dessa forma?

(Concluído)

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Quinta-feira, 25 De Novembro

 Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. (1 Samuel 3:8)

Samuel, Um Servo De Deus (2)


Será que Eli se assustou quando percebeu quem estava chamando? Samuel já o acordara duas vezes naquela noite, dizendo: “Tu me chamaste”. Nas duas vezes Eli mandou o menino de volta para a cama: “Não te chamei, vai deitar de novo”. Então Samuel aparece pela terceira vez e diz: “Eis-me aqui, porque tu me chamaste” (1 Samuel 3:4-8). Então Eli percebe que Deus estava chamando o rapaz! Eli entende que Samuel não estava sonhando nem se enganou — não, ele mesmo, o sumo sacerdote, a pessoa que deveria “guardar o conhecimento” (Malaquias 2:7) não reconhecera o fato de que Deus estava falando. Talvez Eli pensasse: Samuel está enganado — mas então é obrigado a reconhecer: eu mesmo me enganei. Que vergonha! Você também já passou por isso? Você pensa: o problema está em fulano, ele canta mal, ele demonstra pouco amor. Mas então você constata que o problema é você, que você está desafinado e que é a você que faltam compreensão e amor!

Será que Eli ficou irritado com o fato de que o grande Deus não queria falar com ele, o mais velho, mas com o jovem Samuel? É espantoso: quando Eli percebe que Deus chamou Samuel, ele ajuda o menino e lhe explica como responder caso o Senhor o chamasse mais uma vez. E Deus é misericordioso, e chama pela quarta vez. Mas agora lemos: “Então veio o Senhor e pôs-se ali” (cp. 3:10), ao lado de Samuel, para falar com ele. Pessoalmente! Ore para não ficar cego à atuação de Deus na vida dos outros, passando a ver apenas os seus erros! Mas também ore para ser como Eli: disposto a orientar e ajudar outros, de forma que se tornem úteis para Deus.

(Continua)

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013