1 | QUAL é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? |
2 | Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. |
3 | Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? |
4 | De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado. |
5 | E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem. ) |
6 | De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo? |
7 | Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador? |
8 | E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. |
9 | Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; |
10 | Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. |
11 | Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. |
12 | Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. |
13 | A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; |
14 | Cuja boca está cheia de maldição e amargura. |
15 | Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. |
16 | Em seus caminhos há destruição e miséria; |
17 | E não conheceram o caminho da paz. |
18 | Não há temor de Deus diante de seus olhos. |
19 | Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. |
20 | Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. |
21 | Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; |
22 | Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. |
23 | Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; |
24 | Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. |
25 | Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; |
26 | Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. |
27 | Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. |
28 | Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. |
29 | É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, |
30 | Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. |
31 | Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. |
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
ROMANOS 3
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