terça-feira, 30 de maio de 2023

Terça-feira, 30 De Maio

 Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? (Habacuque 1:3)

LIÇÕES DE HABACUQUE (2)


Habacuque está convencido da santidade de Deus: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal” (cp. 1:13). Mas naquela época o mal tinha se espalhado de forma insuportável entre o povo. Há muito tempo o profeta já clamava a Deus por isso, em vão.

Por fim, Deus avisa que entregaria Seu povo nas mãos dos caldeus (ou babilônios) (cp. 1:5‑11); Ele faria isso apesar de este povo nem conhecer a Deus e ter uma vida ainda mais ímpia que os próprios judeus (cp. 1:13). Habacuque não entende isso, mas se aferra com firmeza à santidade de Deus. Está convencido de que há uma resposta para as suas ardentes perguntas.

Habacuque espera pela resposta de Deus: “Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim” (cp. 2:1). O profeta está disposto a aguardar. Não é uma espera indiferente, mas uma expectativa atenta e interessada pela Palavra de Deus.

Habacuque ouve a resposta de Deus, que está vendo a arrogância e a maldade no coração dos caldeus; irá julgá-los também, depois de usá-los como vara para disciplinar Seu povo. Mas o justo viverá pela sua fé no Senhor.

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013