terça-feira, 31 de janeiro de 2023

31 de Janeiro

 "Em todas estas cousas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Romanos 8.37)

Há alguns anos foi lançado em Israel um selo postal em homenagem aos soldados que tombaram na guerra. O selo mostrava um soldado com um capacete e um manto de oração. Será possível simbolizar de maneira mais precisa o poder da oração? Dificilmente. Aquele que ora luta – e o lutador ora. Nossa batalha espiritual é um verdadeiro golpe no ar quando não oramos. Se sua vida de oração não acompanha a luta que lhe foi designada, você vai ser derrotado. Ai de nós se anunciarmos a Palavra de Deus sem que antes tenhamos batalhado de joelhos.

Todos os filhos de Deus são reis e sacerdotes, mas em um ministério que deveria ser real e sacerdotal, às vezes, existe uma grande falta da santa influência do Senhor. Eu temo que, em nossas atividades para o Senhor, existam demais características da maneira baixa, agitada e calculista dos empresários de nossos dias. Quem tem algo a dizer ou a fazer no Reino de Deus, quem tem uma incumbência do Senhor ou um cargo importante só consegue ser um servo de Cristo e não de homens quando leva uma vida de oração. Por isso, ore! Ore exatamente naquelas situações em que você está diante de um caso insolúvel, quando está tomado de profundo abatimento, pois está escrito: "No dia em que eu clamei, tu me acudiste, e alentaste a força de minha alma."

Wim Malgo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

30 de Janeiro

 "Se, porém, andarmos na luz como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1.7)

Certa vez, quando me encontrava sobre o Atlântico voando para casa após uma série de conferências nos Estados Unidos, notei claramente: quando se voa da América para a Europa, vamos em direção à luz, uma vez que, no continente europeu, onde vivo, o dia amanhece sete horas antes. Durante o voo, notei de repente que deixávamos para trás a escuridão, negra como betume, e voávamos diretamente para dentro da luz do dia.

Espiritualmente, como é importante para um filho de Deus que seu caminho vá em direção à luz e não em sentido contrário! E é igualmente importante na sua e na minha vida de fé que fujamos da escuridão. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Fuja da escuridão! O Senhor fala que Seu servo Jó "se desvia do mal". Este é um segredo da vitória: escapar e fugir do mal e se colocar na presença do Senhor Jesus, que a tudo ilumina. Apresse-se em direção à luz! Fuja da escuridão, pois o Senhor em breve virá!

Wim Malgo

domingo, 29 de janeiro de 2023

29 de Janeiro

 "Ouve, povo meu, quero exortar-te. " Israel, se me escutasses!" (Salmo 81.8)

A admoestação de Deus – para Israel na antigüidade e para nós hoje – começa assim: "Ouve"! Por que o Senhor nos chama a atenção? Pais e mães têm a experiência de que seus filhos, em uma certa idade, têm dificuldade em escutá-los, porque de antemão já acham que sabem das coisas melhor do que seus pais. De certa forma, isso também acontece espiritualmente, no relacionamento dos filhos de Deus com o Pai celestial. Quando o Senhor chama a atenção duas vezes: "Ouve... se me escutasses..." Ele ainda não fala da obediência propriamente dita, mas do simples ouvir. Se aprendêssemos a ouvir melhor, a plenitude de Deus poderia se manifestar de maneira mais clara em nós. Aquietar-se interiormente e ouvir, simplesmente escutar, é extraordinariamente importante. Aí fazemos experiências que não se conseguem com esforço nem com muita dedicação. Em Isaías 55.2-3 está escrito: "Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão: e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá." Se o Senhor salienta isso tantas vezes, esse deve ser um assunto de grande importância. Quanto tempo você parou para ouvir o Senhor hoje?

Wim Malgo

sábado, 28 de janeiro de 2023

28 de Janeiro

 "Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó. Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério." (Salmo 81.1-2)

A Palavra de Deus é tão atemporal, tão próxima da realidade atual porque é a Palavra eterna para todos os tempos. Na passagem acima, o povo de Israel é conclamado a se alegrar, a cantar e a tocar todo tipo de instrumentos. Existem inúmeras passagens bíblicas que fazem o povo se recordar da libertação que Deus lhes deu. No Salmo 81.7, o Senhor lembra o Seu povo de como Ele ouve orações: "Clamaste na angústia e te livrei; do recôndito do trovão eu te respondi, e te experimentei junto às águas de Meribá."

Por que o Senhor nos lembra continuamente de coisas passadas? Por que Ele ordenou a Israel que contasse aos filhos e aos filhos dos filhos Suas obras maravilhosas e mandou escrever Seus mandamentos nos umbrais das casas? Exatamente por que Ele sabe o quanto somos esquecidos. E é por esta razão que Deus recorda Seu povo de que Ele ouve orações. A realidade de que não oramos muito mais do que o fazemos é uma prova de que somos esquecidos e que relaxamos, e aí o inimigo ainda consegue nos enganar. Mas o Senhor quer ouvir e responder agora às nossas orações porque Ele é o Eterno e Imutável. Ele ouve o clamor dos justos e faz aquilo que desejam os que temem a Deus.

Wim Malgo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

27 de Janeiro

 "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pedro 5.8)

Como cristãos, temos lutas diárias, grandes e pequenas, interiores e exteriores. Quando essas lutas se tornam cada vez mais fortes, mesmo que tenhamos recebido o perdão dos pecados, deveríamos saber que elas vêm diretamente de Satanás, nosso inimigo mortal. Mas nós, que temos o Senhor Jesus em nosso coração, podemos resistir vitoriosamente a Satanás pela fé. Pela fé – mas como, se eu sou fraco e miserável, se não consigo crer em mais nada, se nada mais sinto a não ser escuridão ao meu redor? Será esta a sua queixa? Então Tiago nos dá a maravilhosa resposta: "...resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros." Assim, resistindo a Satanás, você pode se aproximar de Deus, pois o caminho para o interior do santuário, à presença de Deus, está livre: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus... e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura."

Wim Malgo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

26 de Janeiro

 "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá." (João 11.25)

Que maravilhosa promessa para filhos de Deus! O cristão vive na eternidade, pois ele tem a vida eterna dentro de si. Quando ele fechar seus olhos aqui na terra, "não verá a morte", conforme a afirmação e a promessa do Senhor Jesus. Só Jesus Cristo tem o poder de ignorar a morte como se ela não existisse. Sobre a filhinha de Jairo, Jesus disse: "...não está morta a menina, mas dorme"; e a respeito de Lázaro, Seu amigo que havia falecido, Jesus disse: "Nosso amigo Lázaro adormeceu." Paulo diz que estão dormindo os crentes renascidos que esperam pelo arrebatamento, mas não estão mais sobre a terra. Isso significa que, quanto à sua existência terrena, eles dormem, mas estão vivos diante do trono de Deus. Jesus Cristo nos garantiu isso com Sua ressurreição. "Onde está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão?" Jesus Cristo realmente ressuscitou, então podemos dizer que, quando um filho de Deus falece, tal pessoa não morreu; mas vive no paraíso em felicidade inexprimível.

Wim Malgo

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

25 de Janeiro

 "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." (Jeremias 17.7)

Temos de aprender a confiar total e incondicionalmente no Senhor: "...ele é escudo para todos os que nele se refugiam." Decepções com as pessoas com as quais convivemos não deveriam nos levar à amargura, mas nos conduzir à correção e à convicção: "Não confiei no Senhor, me agarrei em pessoas." Quando desmorona tudo aquilo que você construiu como infraestrutura durante toda a sua vida, não desanime. As Sagradas Escrituras advertem: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão." Deus vai derrubando mais e mais as escoras terrenais em que nos apoiamos, para que tenhamos a Jesus, a Jesus somente!

Não é por acaso que Abraão se tornou o pai da fé. Deus foi tirando dele todas aquelas coisas nas quais ele se apoiava. Na época em que vivemos agora, a qual vai ficando cada vez mais escura por estarmos nos tempos finais, temos muitas oportunidades de honrar ao Senhor através de uma confiança sem restrições. Por isso, oremos assim: "Socorro, Senhor! porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis dentre os filhos dos homens."

Wim Malgo

  

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

24 de Janeiro

 "...E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as cousas, quer sobre a terra, quer nos céus." (Colossenses 1.20)

O mundo todo se encontra em oposição a Israel porque foi lá que Deus fez a paz através do sangue de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Ele é a nossa paz! Essa é, em última análise, a razão por que o mundo rejeita Israel e diz não ao Filho de Deus que veio e que voltará, e diz não à paz que vem de Deus. Pois Jesus não é apenas a nossa paz, Ele também é a luz do mundo. Paz sem luz não existe. Em Jesus Cristo se reúnem a Palavra, a luz e a paz. Ele é a Palavra que se fez carne. Ele é a luz. Ele é a nossa paz. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos."

A Palavra nos ilumina e nos corrige, e é dessa maneira que conseguimos chegar à cruz do Calvário. É ali que, à luz da Palavra de Deus, através do sangue do Cordeiro, somos purificados de todos os nossos pecados, e assim a paz de Deus enche o nosso coração. Ao nosso redor, a tempestade continuará a rugir, mas em meio à fúria da tempestade podemos estar transbordantes da paz de Deus!

Wim Malgo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

23 de Janeiro

 "Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam cousas vãs?" (Salmo 2.1)

Os atuais acontecimentos políticos parecem um turbilhão. Os fatos se sucedem de maneira vertiginosa. Tudo está em movimento. Quando ficamos observando esse furacão podemos ficar perturbados e entrar em pânico. A fúria das pessoas e dos povos é cada vez maior. Grita-se por justiça social, mas se continua sendo egoísta na vida pessoal. Nos protestos se clama pela paz, mas individualmente não temos paz com Deus. Esta é a fatal contradição: dizemos "Paz, paz", mas não há paz.

Será que em seu coração também se encontra esta contradição fatal? Será que você exige de outros aquilo que você também não tem? As desesperadas tentativas de construir um mundo melhor através do esforço humano estão aumentando. Mas elas estão condenadas ao fracasso porque os povos se voltam contra a nação que intermediou a paz na terra através de Jesus Cristo – o povo de Israel. Esta é, em essência, a crise mundial de nossos dias. Mas escondido no turbilhão dos acontecimentos políticos mundiais se acha o suave sopro divino. A verdadeira paz, o reino de paz, e o Príncipe da paz vão chegar, e vão chegar em Israel. Hoje Satanás tenta se antecipar a esse acontecimento, e é por isso que tudo aquilo que tem aparência de paz hoje em dia é apenas uma paz enganadora e uma felicidade aparente.

Wim Malgo

domingo, 22 de janeiro de 2023

22 de Janeiro

 "Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz." (Oséias 11.7)

Por que será que são tão poucos os cristãos que realmente levam uma vida do jeito que Deus quer? Em primeiro lugar, a conhecida preguiça espiritual é um dos empecilhos. Você não acompanha o ritmo do Senhor, mesmo sabendo que deveria andar e viver com Ele. Você fica para trás, é indolente e remisso na oração e em sua disposição para o ministério, e assim é interrompida a ligação orgânica com o Senhor Jesus. Distúrbios espirituais são o resultado disso. Em Hebreus 12.3 somos conclamados a não desmaiarmos, não ficarmos fatigados e cansados em nosso ânimo. O resultado dessa canseira espiritual é que nos tornamos insensíveis e apáticos para com a Palavra de Deus. Por isso o Senhor lamenta em Isaías 42.20: "Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves." Essas palavras muito enérgicas ilustram a preguiça espiritual. Acordemos! Em 2 Pedro 1.3 temos a promessa de que nos foram dadas as melhores condições para que possamos viver da maneira que agrada a Deus: "Visto como pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude."

Wim Malgo

sábado, 21 de janeiro de 2023

21 de Janeiro

 "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." (Filipenses 3.20)

A Bíblia parte do princípio de que nós, os que cremos no Senhor Jesus Cristo, já temos o céu mesmo estando ainda na terra. Não precisamos mais lutar para conseguir o céu; podemos viver a partir da certeza de que já temos uma pátria celestial. Mas como é que isso pode ser realizado aqui na terra? A resposta lemos em Colossenses 2.6: "Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele." Posso estar em Cristo e Ele estar em mim. É dessa maneira que eu ando n'Ele. Este é o andar nos céus. Jesus subiu aos céus com Seu corpo glorificado, onde agora está assentado à direita de Deus. Mas, ao mesmo tempo, Ele está na terra, só que em sentido inverso do nosso. Enquanto Ele se assenta ao lado do Pai literalmente, Ele habita em nossos corações pelo Espírito Santo, como diz Efésios 3.17: "...e assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé." Assim conseguimos entender esse maravilhoso intercâmbio: enquanto que, com nosso corpo, ainda andamos sobre a terra, nosso espírito já está no céu. A consequência irrefutável é mencionada em 1 João 2.6: "...aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou."

Wim Malgo

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

20 de Janeiro

 "Assim também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. Naquele dia nada me perguntareis." (João 16.22-23)

Por que não recebemos resposta de certas perguntas que fazemos em oração? Porque Deus nos ama, porque tem grandes planos para cada um de nós e porque Ele quer fazer coisas grandiosas através de nós, assim como Ele fez através de Jesus. Devemos ter a coragem de dar glória a Deus quando Ele silencia. É nessas horas que deveríamos nos agarrar com mais firmeza na convicção de que quando Deus se cala é porque Ele nos ama! Não importa que não consigamos entender o Seu amor. Um dia vamos entendê-lo. Quando vermos a Jesus como Ele é, todas as nossas perguntas e questionamentos estarão satisfeitos. Quando O vermos como Ele é, cobriremos nosso rosto com as mãos e nos prostraremos diante d'Ele em adoração, dizendo: "" Senhor, eu nem imaginava que Tu eras tão bom para comigo! Perdoa meus questionamentos rebeldes e minhas súplicas insistentes." Aquilo que o Senhor Jesus disse realmente se cumprirá: "Naquele dia nada me perguntareis." Dobre seus joelhos e não fique perguntando por que e para quê. Certas perguntas você nunca poderá responder a fundo, pois a resposta se encontra guardada no amor insondável e especial do Senhor para com você.

Wim Malgo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

19 de Janeiro

 "Evita discussões insensatas, genealogias, e contendas, e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis." (Tito 3.9)

Existem os que duvidam de tudo e existem aqueles que procuram a verdade. Há filhos de Deus que não conseguem entender certas questões angustiantes e não encontram resposta para elas. Tenho certeza de que entre os meus leitores há aqueles que já clamaram muitas vezes: ""! Senhor, por que justamente eu?" E Deus se cala! Mas por que Ele não lhe responde? Porque Ele ama você! Pois está escrito: "...calar-se-á por seu amor." (ERC). O Filho de Deus bradou na cruz: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mas Deus se calou. Por que Ele se calou? Não era Seu Filho amado que se encontrava naquela cruz, padecendo debaixo do pesado fardo de pecados do mundo todo? Mas Deus nada respondeu. Por quê? Por amor a você e a mim! O autor de Cantares exclama: "...o amor é forte como a morte." Deus amou tanto a Seu Filho que chegou a bradar do céu: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi!" Jesus Cristo teve de experimentar o distanciamento de Deus por amor a você e a mim, e quando Jesus clamou ao Pai, Deus se calou. Por quê? Repito mais uma vez: porque Ele muito lhe amou! Esse amor foi mais forte que a morte de Seu Filho.

Wim Malgo

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

18 de Janeiro

 "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo." (1 Tessalonicenses 5.23)

A santificação do filho de Deus é tão importante ao ponto de o próprio Deus triuno se empenhar por ela. No que diz respeito a Deus, o Pai, em 1 Tessalonicenses está escrito: "Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação..." Portanto, quem rejeita a santificação, está resistindo à vontade de Deus, e entra em crise. Santificação também é um impulso do Espírito Santo, pois Romanos 1.4 diz: "...segundo o espírito de santidade." E o Filho, Jesus Cristo, abriu para nós o caminho da santificação quando pediu na oração sacerdotal: "E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade." Como a santificação deve ser importante e decisiva para um cristão, se Deus – o Pai, Deus – o Filho, e Deus – o Espírito Santo se empenham por ela! É isso o que Pedro quer dizer quando fala: "...eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas!"

Wim Malgo

17 de Janeiro

 "E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." (1 João 3.3)

Eu creio que muitas tentações são creditadas na conta de Satanás quando elas, na verdade, têm sua origem em um coração que não foi purificado completamente de todos os pecados. Muito do seu nervosismo e irritação desapareceriam de sua vida se você não se esquecesse da purificação dos pecados do passado. Essa crise na purificação dos seus pecados acontece porque você não acompanha o ritmo do Senhor.

Enoque não foi arrebatado por pouca coisa. A respeito dele a Bíblia diz que: "Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si." Em outras palavras: Enoque acompanhou o Senhor. Você sabe o que significa se adiantar ao Senhor, correr à Sua frente? Significa ter uma vida de religiosidade sem uma purificação mais profunda na presença de Deus. E esta é a contradição na qual vivemos quando falamos, cantamos ou oramos algo que não condiz com nosso coração. Se você dá testemunho de algo que não experimentou em sua própria vida, seu testemunho não tem poder, pois paira sobre sua vida espiritual essa crise de purificação. Essa é a grande fraqueza cristã. Por isso: venha à luz!

Wim Malgo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

16 de Janeiro

Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo." (Judas 20)

Orar no Espírito Santo é um mistério. Essa oração tem a garantia de ser ouvida porque sua origem não é no nosso coração, mas no coração de Deus. Quando começarmos a meditar sobre isso e entendermos esse assunto com nossa mente e com nosso espírito, não teremos coragem de nos tornarmos relapsos na intercessão e na adoração. Samuel, o velho servo de Deus, já havia captado essa realidade quando falou ao povo de Israel bem no fim de seu ministério: "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós." A oração no Espírito é algo tão grandioso, que o apóstolo Paulo o descreve da seguinte maneira: "...porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis." Se, ao orarmos no Espírito Santo, na realidade não somos nós que oramos, mas é o Espírito de Deus que ora através de nós, entendemos que a verdadeira oração vem de Deus e – através do Seu Espírito orando na pessoa que se prostra diante de d'Ele – retorna para o destino de sua oração, ou seja, retorna para Deus. Que ciclo maravilhoso!

Wim Malgo



domingo, 15 de janeiro de 2023

15 de Janeiro

 "Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui?" (Números 32.6)

Como membros da Igreja de Jesus, somos aparentados de uma maneira muito íntima, comprados pelo mesmo sangue. Mas parentesco de sangue compromete. Já fomos imensamente abençoados através das lutas e dos sofrimentos dos santos de épocas passadas, pois eles foram à nossa frente com espírito pioneiro, eram cheios de fé e não viveram suas vidas procurando seu próprio bem-estar. Através de seu exemplo de fé fomos grandemente incentivados e animados a seguir ao Senhor de uma maneira muito mais decidida. Existe um testemunho acerca desses heróis da fé em Hebreus 11.40, onde diz que eles não seriam aperfeiçoados sem nós. O Senhor fala através do profeta Jeremias: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." Eu sei que o medo das provações é uma grande tentação para aqueles que vegetam cheios de orgulho e que assistem com desdém para a arena do reino de Deus ao invés de entrarem igualmente na luta. Mas a batalha é uma ordem para você também! Como você pode desejar a coroa se foge da cruz? Se os melhores em nosso meio são provados pelo fogo, dificilmente nós outros conseguiremos fugir da provação. Ânimo, pois o tempo em que vivemos é muito difícil! O Senhor da vinha quer nos encontrar vigilantes e em oração!

Wim Malgo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

14 de Janeiro

 "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6.6)

A você que serve ao Senhor em secreto, nos bastidores: não tenha inveja ou ciúme daqueles que servem ao Senhor publicamente, sob a luz dos refletores. Eles, por sua vez, enfrentam muito mais lutas do que aqueles que servem ao Senhor sem serem vistos pelos homens, mas por Deus. É de fato uma dádiva de Deus você poder servir ao Senhor em secreto. Na verdade, poucos querem isso, pois de uma ou de outra forma cada um de nós gosta de ser reconhecido. Mas a luta secreta diante de Deus é agradável, sim, preciosa a Ele, pois "o homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."

Assim também as lutas interiores de muitas pessoas, na verdade, não são conhecidas pelos homens, mas por Deus, pois Ele enxerga o nosso coração. Ele se preocupa que sejamos disciplinados pelo Espírito Santo, para que, mesmo com choro e sofrimento interior, dos quais o mundo exterior nem fica sabendo, assim mesmo possamos servir ao Senhor com alegria.

Wim Malgo

13 de Janeiro

 "O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." (Salmo 91.1-2)

Da mesma maneira como ocorrem catástrofes no mundo, também ocorrem catástrofes em nosso coração. Poucos de nós estão conscientes disso. E também muitos filhos de Deus não estão protegidos e guardados interiormente. Chama a atenção como o Senhor, em diferentes situações, fala primeiro do lado de dentro. Quando Noé, por exemplo, teve que construir a arca, o Senhor ordenou que ele a pintasse com piche "por dentro e por fora." Isso contradiz o nosso pensamento lógico. Nós diríamos: primeiro se deve pintar por fora, pois vindo um temporal, o barco deve estar à prova d’água. Mas aqui o texto é bem claro: primeiro o interior e depois o exterior. Todos nós nos preocupamos com nossa aparência, mas não nos preocupamos, senão raramente, com o fato de que o nosso coração continue protegido e guardado pelo sangue de Jesus. Por isso, nós, como filhos de Deus, muitas vezes sofremos inutilmente e passamos por situações que nada têm a ver com o sofrimento por amor ao Senhor.

Wim Malgo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Quinta-feira, 12 De Janeiro

 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. (1 Coríntios 12:18-20)

“HOMEM-ORQUESTRA”


Você já viu um homem-orquestra? Um único músico tocando vários instrumentos diferentes — muitas vezes até simultaneamente. Ele precisa usar mãos, braços, pernas, cabeça e boca, tudo ao mesmo tempo. Certa vez, encontrei uma espécie de “homem-orquestra espiritual” em uma comunidade. Aquele irmão parecia ser responsável por tudo. Quase sempre ele se manifestava nas orações em voz alta ou na pregação da Palavra. Além disso, era o tesoureiro da igreja, cuidava da correspondência e até limpava o salão de reuniões!

A energia, as habilidades e a criatividade de alguém assim podem ser impressionantes. Mas quando acontece na Igreja de Deus, também acaba sendo muito triste. Afinal, a glória de Cristo deve se tornar visível na medida em que os diferentes membros de Seu corpo funcionam e colaboram uns com os outros. Isso fica obscurecido pelo “homem-orquestra”. Em igrejas assim, não se vê a verdade de Efésios 4:15-16: “Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. Mesmo assim, não se deve generalizar a condenação de estes “homens-orquestra”. Às vezes, alguém pode ser praticamente forçado a “tocar todos os instrumentos”, porque há poucas pessoas ou porque os demais não se manifestam. Lembre-se de que Deus destinou cada um de nós a um lugar bem específico dentro do corpo, “como quis”. Vamos usar dessa graça e preencher esse lugar como Ele quer.

Leitura diária da Bíblia: Oseias 12:1-15 · Tiago 5:13-20


quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

11 De Janeiro

 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus. (Romanos 5:1)

UMA PERGUNTA PERTINENTE


Um cristão estava conversando com um conhecido, tentando defender “sua fé”, como ele a chamava. O indivíduo se recusava a aceitar o fato de que todos nascem e são pecadores por natureza e, portanto, são inimigos de Deus. Ele explicou que certa vez cruzou com um jovem na rua que lhe perguntou: “Você tem paz com Deus?”, ele respondeu: “O que você está pensando? Eu nunca tive nenhuma briga com Deus!”.

Outras pessoas podem pensar de igual forma. Entretanto, essa não é a questão quando se refere a estar em paz com Deus. Muitas pessoas estão satisfeitas com Deus e não irão repreendê-Lo por qualquer coisa, contanto que tudo em suas vidas transcorra bem e de acordo com os seus desejos. Mas assim que elas são confrontadas com problemas, infortúnios, doenças ou até mesmo com a morte, de repente elas tornam Deus responsável por tudo e levantam a questão: “Este é o Deus de amor?”. Agora, o que realmente torna o homem um inimigo de Deus é o pecado. A Bíblia nos fala que nós somos por natureza “ímpios” e “inimigos” (Romanos 5:6,10). Portanto, a pergunta que o jovem fez: “Você tem paz com Deus” era completamente justificável pelas Escrituras.

Você crê que o Senhor Jesus Cristo realizou a obra de redenção na cruz do Calvário por você? Você confessou seus pecados diante de Deus? Se sim, então você é justificado com base no sacrifício expiatório do Senhor Jesus. Aquele jovem tinha feito uma pergunta vital. Qualquer pessoa que trata a graça de Deus com indiferença ainda não experimentou paz com Deus.

Leitura diária da Bíblia: Oseias 11:1-11 · Tiago 5:7-12

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

10 De Janeiro

 Senhor... mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados. (Isaías 38:16-17)

PERDIDO NAS CATACUMBAS


O exército de Napoleão havia ocupado Roma. Certo dia, um grupo de soldados adentraram as catacumbas, um lugar de sepultamentos da antiguidade. Muitos cristãos haviam sido enterrados ali e, em tempos de perseguição, reuniões cristãs aconteceram naquele lugar. Ali, no lugar em que canções espirituais haviam ressoado, os homens queriam celebrar, beber e desfrutar.

Um soldado, particularmente aventuroso e atrevido, queria explorar os túneis escuros, nos quais ninguém se aventurava sem um guia. Ele alegava que não tinha medo nem de Deus nem do diabo, visto que não acreditava em nenhum dos dois. Apesar de todas as advertências, ele saiu andando guiado à luz de velas e acabou se perdendo naquele labirinto sombrio.

Ele havia rejeitado a Deus, porém Deus não tinha desistido dele. Na manhã seguinte, um grupo foi em busca dele. Depois de alguns dias, encontraram o soldado quase morto de exaustão.

A consequência da sua futilidade foi séria, mas Deus restaurou-o, e ainda fez mais: Ele despertou a consciência daquele homem, deixando-o ciente de seus pecados. Desse modo, o antigo zombador encontrou a fé n'Aquele que ele tinha, com tanta frequência, ridicularizado: o Senhor Jesus Cristo.

Sete anos mais tarde, aquele soldado morreu em uma batalha. Entre os seus pertences foi encontrada uma Bíblia, na qual podia se ver que ele a tinha lido regularmente.

Leitura diária da Bíblia: Oseias 10:1-15 · Tiago 5:1-6

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

09 De Janeiro

 Se me amais, guardai os meus mandamentos. Se alguém me ama, guardará a minha palavra. (João 14:15,23)

GUARDAR A PALAVRA DO SENHOR


Constantemente somos confrontados com a necessidade de decidir o que fazer e como agir. Será que nesses momentos sempre lembramos do fato de que devemos fazer tudo para a glória do nosso Senhor? Não há dúvida de que Ele merece isso! Afinal, provou Seu amor por nós: comprou-nos para Si, pagando o preço com Sua própria vida. Por isso, na verdade é óbvio que precisamos honrá-Lo e demonstrar nossa gratidão e amor a Ele por meio das nossas ações. Na realidade, o Senhor Jesus facilitou ao máximo o nosso trabalho de comprovar nosso amor por Ele na prática: fazemos isso quando obedecemos às Suas instruções. O apóstolo João diz que Seus mandamentos não são pesados, pois estão em total consonância com a nova vida em nós (1 João 5:3). Portanto, queremos encorajar uns aos outros a simplesmente obedecer ao Senhor. Quando guardamos os Seus mandamentos, reconhecemos Sua autoridade sobre nós, e isso em cada uma das manifestações de Sua vontade. Guardar a Sua Palavra é mais do que simplesmente obedecer a cada um dos mandamentos expressamente ordenados. Sua Palavra abrange todos esses mandamentos, mas é mais que isso: é a expressão de Seus pensamentos e do Seu ser. Para guardar a Sua Palavra, isto é, agir em conformidade com Seus princípios, precisamos conhecê-Lo bem. Um exemplo: quando preciso tomar uma decisão em nome de um amigo que está ausente, só conseguirei atender a real vontade dele na medida em que o conheço. Quando amamos o Senhor, também vamos procurar conhecê-Lo cada vez melhor. Assim, nossas decisões não seguirão apenas o que Ele ordenou expressamente, mas buscarão tudo o que corresponder aos Seus pensamentos e à Sua natureza.

Leitura diária da Bíblia: Oseias 9:1-17 · Tiago 4:11-17

domingo, 8 de janeiro de 2023

08 De Janeiro

 Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8:11)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 1:20-33)


A Sabedoria toma para si mesma a tarefa de educar seus filhos, ou, em outras palavras, seus seguidores. Mas ela se preocupa com os de fora, convidando-os a se tornarem seus discípulos também. Deus não nos deu Sua Palavra apenas para instruir os redimidos; Ele nos deu também o evangelho da Sua graça para mostrar aos perdidos o caminho da salvação. Observe a Sabedoria — e, por meio dela, o Senhor Jesus — procurando diligentemente por almas, onde quer que elas se tenham desviado. Conhecemos, talvez por termos estado lá antes de nossa conversão, “as esquinas movimentadas”, ou seja, os lugares barulhentos onde o mundo intoxica a alma (v. 21). A Sabedoria clama em alta voz por cima de todo esse tumulto (João 7:37; 12:44). E essa Palavra, que Deus faz ser proclamada em todos os lugares, produz duplo efeito: salvação para uns e condenação para outros (Atos 17:32-34). Infelizmente, para os que se recusam a ouvir, a mesma voz que hoje proclama em alta voz o urgente convite da graça um dia se tornará cruel e terrível (vv. 26-28). E aí será tarde demais (v. 28; Amós 8:12). Contudo, os que a ouvirem, esses viverão em segurança, sem temer mal algum (v. 33). Eles desfrutarão da promessa do versículo 23: “Eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras”.

Leitura diária da Bíblia: Oseias 8:1-14 · Tiago 4:1-10

sábado, 7 de janeiro de 2023

07 De Janeiro

 O que fez a Ursa, o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. O que faz coisas grandes e inescrutáveis; e maravilhas sem número. (Jó 9:9-10)

NÃO EXISTE CRIAÇÃO SEM CRIADOR


Deus concede inumeráveis provas de Sua existência a quem se dispõe a abrir os olhos para descobri-las. Quanto mais a ciência moderna sonda os segredos do Universo, mais comprova de maneira evidente a verdade de um Criador. Ninguém poderia acreditar que uma nave espacial é capaz de voar e dar a volta na órbita do planeta e ainda aterrissar na hora e no lugar previstos sem o trabalho de cientistas e técnicos. Então, o que dizer dessa multidão de astros que gravitam no Cosmos com rigorosa precisão? Por isso é necessário infinitamente mais fé para crer que o Universo surgiu do nada, digamos, se “auto-formou”, do que para crer em Deus, o Criador.

Calcula-se que em um segundo se desprende do sol energia equivalente à potência de cinco bilhões de bombas atômicas. Na parte do Universo que nos é visível, quantas estrelas emitem energia? Milhares de milhões, e certamente isso representa somente uma ínfima parte da imensidão desconhecida. O mundo que descobrimos graças ao microscópio é tão incrível quanto o do espaço sideral. O microscópio eletrônico revela a beleza, a ordem e harmonia do infinitamente pequeno, tão extraordinário quanto o infinitamente grande. E quem é responsável por tudo isso? O acaso? Foi o acaso que produziu este calendário? Ou que fez surgir a casa em que você mora, por exemplo? Como, então, podemos imaginar que toda a criação se originou sem a intervenção de um Criador? Por mais que as pessoas neguem esse fato, haverá um dia em que “atentará o homem para o seu Criador” (Isaías 17:7).

Leitura diária da Bíblia: Oseias 7:1-16 · Tiago 3:13-18

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Quinta-feira, 06 De Janeiro

 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. (Mateus 25:31-33)

SEPARANDO BODES E OVELHAS


Estes versículos bíblicos se referem ao dia do julgamento, no futuro, que irá acontecer com o retorno do Senhor Jesus Cristo à esta terra. Então Ele irá separar as pessoas em dois grupos: “ovelhas” e “bodes”. O fator decisivo será se eles O aceitaram ou não, na pessoa dos Seus mensageiros, quando estes foram enviados. Isto irá conduzir a uma divisão — qual nunca foi vista antes — entre o bem e o mal, o justo e o injusto. No nosso mundo atual as coisas são diferentes: existe uma mistura heterogênea povoando a terra, o justo e o injusto muitas vezes não podem ser distinguidos. E não só isso, os padrões de julgamento estão completamente confusos em muitos lugares. Pessoas que causaram misérias incontáveis sobre nações são declaradas heróis, enquanto alguns, acusados sem evidências de culpa, são declarados criminosos e punidos.

Isto aconteceu há dois mil anos com Aquele que será o Juiz de toda a terra, o Senhor Jesus Cristo. Inocente, Ele sofreu na cruz entre dois criminosos. Nenhuma outra pessoa que já sofreu injustamente era totalmente sem pecado. Somente Cristo nunca havia cometido um pecado ou proferido uma palavra falsa (cf. 1 Pedro 2:22). Por isso, Ele era capaz de sofrer, como o Substituto, o julgamento de Deus por todos os pecados daqueles que colocam a sua confiança n'Ele. É por este motivo que Ele também foi nomeado para julgar o bem e o mal.

Leitura diária da Bíblia: Oseias 6:1-11 · Tiago 3:1-12

  

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Quarta-feira, 05 De Janeiro

 Mas, àquele que não pratica [obras para a salvação], mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Sem fé é impossível agradar-lhe [a Deus]. (Romanos 4:5; Hebreus 11:6)

“DIZE SOMENTE UMA PALAVRA”


O centurião, cujo encontro com o Senhor Jesus é mencionado em Mateus 8, tinha grandes qualidades. Como chefe, fazia com que lhe obedecessem; dizia a um soldado: “vai”, e ele ia; e a outro: “vem”, e ele vinha; “faze isto”, e o criado fazia. Apesar disso, o centurião continuava sendo humilde, pois disse a Jesus: “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado” (v. 8). Ele manifestou um comovente interesse para com o seu criado enfermo, ao ponto de pedir que o Senhor Jesus o curasse. O Senhor levou todas essas qualidades em consideração para responder o pedido daquele homem? Absolutamente não! Ninguém pode merecer os dons nem as bênçãos divinas sob o pretexto de ser bom, justo, amável e sincero. Se o Senhor respondeu ao pedido do centurião é porque achou a fé que O agrada no coração daquele romano. “Sem fé é impossível agradar-lhe [a Deus]” (Hebreus 11:6). Quando o centurião declarou: “Dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar” (v. 8), Jesus, respondendo à fé do estrangeiro, curou o criado doente. A fé daquele homem é admirável. Ele precisava somente de uma palavra, a qual lhe traria a certeza da libertação. Essa palavra libertadora também foi pronunciada pelo Senhor Jesus para você: “Quem crê em mim… viverá” (João 11:25). Não são suas qualidades nem méritos que obterão o favor de Deus, mas sua fé na obra expiatória realizada pelo Filho de Deus no Gólgota. “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Leitura diária da Bíblia: Oseias 5:1-15 · Tiago 2:14-26

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Segunda-feira, 03 De Janeiro

 Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.

Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me. (Salmos 116:8; 31:3)

A ROCHA INABALÁVEL


Emanuel nasceu numa ilha nas Antilhas francesas. Durante o tempo em que serviu ao exército francês ele começou a consumir várias drogas. Ele vivia uma vida dupla: a de um cidadão normal e a de um traficante e viciado em drogas. Após alguns anos ele queria abandonar este terrível negócio; então ele decidiu retornar à sua terra natal. Mas isso não causou nenhuma mudança nele. Lá, todos os seus amigos traficavam heroína e cocaína. Emanuel se tornou ainda mais envolvido com o consumo de drogas. Seus pais imploraram para que rompesse com as drogas, e ele queria isso, mas simplesmente não conseguia. Ele estava escravizado. Deixemos que Emanuel conte o restante por si próprio: “Certo dia, duas viaturas policiais pararam em frente à nossa casa e eu fui preso. Quando fui levado ao tribunal, meus pais e meus filhos estavam presentes. Eu os vi chorar e lhes disse: ‘Não chorem por mim, eu irei me apoiar na Rocha, que ninguém consegue abalar’. Eu estava pensando no Senhor Jesus Cristo.

Eu fui sentenciado e levado para a prisão. Lá na cadeia eu aceitei o Senhor Jesus Cristo como meu Salvador e Senhor. Quando fui solto, após dois anos, eu fiz contato com outros crentes que desejavam apenas seguir a Cristo. Agora, por doze anos eu tenho ficado em pé sobre essa Rocha inabalável: o Senhor Jesus Cristo. Foi Ele que me tirou do lamaçal em que eu estava”.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Domingo, 02 De Janeiro

 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. (João 14:2)

A MORADA ETERNA


A casa do Pai, à qual o Senhor Jesus Cristo se refere aqui, é a presença imediata de Deus no céu. De lá, o Filho de Deus veio à terra, tornando-se homem. Ele retornou para lá após Sua ressurreição e é lá também que um dia Ele irá receber Seus discípulos — estes são todos aqueles que creem n'Ele. Essa é a promessa, magnífica e inteiramente nova, feita no texto de hoje.

Por causa do seu pecado, o homem foi banido do Paraíso na terra e de qualquer proximidade com Deus. Como ele poderia ocupar um lugar no céu na presença de Deus? Deus é puro e santo; Ele não pode se relacionar com o pecado.

O Filho de Deus abriu o caminho para nós. Primeiramente, os pecadores deviam ser tornados aptos para o céu. Com esse propósito o Senhor Jesus Cristo morreu e tomou sobre Si o castigo de Deus pelos pecados. Todos aqueles que creem n'Ele e confessam seus pecados a Ele se beneficiam do Seu sacrifício. Eles são lavados de todos os pecados e manchas e podem comparecer diante de Deus sem medo.

Todavia, o Filho de Deus tem preparado para nós um lugar no céu. Ele é o Deus da eternidade e uma vez encarnado, Ele é Deus e Homem em uma só Pessoa. Depois da Sua ascensão, Ele está no céu como o Homem glorificado. Dessa forma Ele preparou um lugar para todos aqueles que pertencem a Ele e irão compartilhar da Sua glória.

domingo, 1 de janeiro de 2023

Sábado, 01 De Janeiro

 Melhor é a sabedoria do que a força. (Eclesiastes 9:16)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 1:1-19)


Deus usou Salomão, o mais sábio dos homens (1 Reis 4:29-30), para nos dar “Os Provérbios”, esse livro de sabedoria. Embora seja endereçado a todos, ele é expressamente dedicado aos jovens (v. 4). Sim, este livro foi escrito especialmente para você, jovem amigo crente, que atingiu a idade do entendimento e a capacidade de julgar por si mesmo. É tempo de você decidir que caminho seguirá e fazer escolhas específicas. Na escola de Deus, na qual sua educação cristã prossegue sob a autoridade e o exemplo de seus pais (vv. 7-9), Provérbios é um dos principais “livro-texto”. Ele contém definições, regras com aplicações práticas, exercícios e exemplos, alguns a serem seguidos, e outros que devem ser repelidos. Mas a Sabedoria (palavra com a qual o livro de Provérbios é identificado) é também apresentada como uma pessoa viva que ensina e direciona aqueles a quem chama de filhos.

Os Salmos iniciam com a separação do fiel (Salmo 1:1). Aqui, da mesma forma, a primeira instrução dada ao filho é para que evite “o caminho os pecadores” que podem seduzi-lo e convidá-lo: “Vem conosco” (v. 11). A Sabedoria lhe mostra o fim desse caminho e o adverte: “Filho meu, não te ponhas a caminho com eles” (v. 15; Efésios 5:11).

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013