domingo, 31 de outubro de 2021

Domingo, 31 De Outubro

 E Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito; porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal. (Lucas 23:8)

Seguindo A Cristo E Não Os Seus Milagres


Quando lemos que o tetrarca Herodes Antipas estava muito satisfeito em ver o Senhor Jesus, inicialmente parece ser um bom sinal. Ele queria conhecê-Lo já há algum tempo, agora, quando o Senhor Jesus foi feito prisioneiro, sua oportunidade havia chegado. Não é incomum encontrarmos pessoas que estão tão curiosas quanto Herodes. Talvez elas também demonstrem um real interesse na doutrina pregada pelo Senhor Jesus e nos milagres que Ele realizava.

Entretanto, a Bíblia revela o motivo de Herodes. Ele não estava feliz porque ele reconhecia o Senhor Jesus como o Filho de Deus ou o Redentor prometido. A sua satisfação se embasava unicamente em sua sede por algo sensacional. Ele desejava ver sinais do Senhor Jesus. Todavia, os sinais e milagres que o Senhor Jesus fazia não tinham o propósito de satisfazer a curiosidade das pessoas. Eles eram para confirmar que Ele é o Filho de Deus em quem nós devemos confiar para obtermos a vida eterna (João 20:31). Em uma ocasião anterior, as pessoas queriam proclamar o Senhor Jesus como rei. O milagre que Ele acabara de fazer era o de alimentar cinco mil homens somente com cinco pães e dois peixes. Eles queriam que o Senhor os libertasse dos problemas que lhes acometiam (veja João 6:15).

Não basta admirar ao Senhor Jesus por Seus atos poderosos e na esperança de obter vantagens terrenas vindas d'Ele. Devemos ouvir a Sua Palavra e aceitá-la de coração, receber salvação n'Ele e segui-Lo. É isso o que os Seus discípulos haviam feito, ao contrário de muitos outros que apenas O seguiam temporariamente (veja João 2:23-25).


sábado, 30 de outubro de 2021

Sábado, 30 De Outubro

 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum. (Romanos 7:18)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 140)


Este salmo nos dá um relance de quanto sofrimento o remanescente fiel terá de enfrentar durante a grande tribulação. Em muitos países não há nenhuma liberdade religiosa, e os cristãos são perseguidos e encarcerados. No entanto, em nosso mundo ocidental, a perseguição se apresenta de outra maneira, muito mais implacável por ser sutil, oculta (v. 5), disfarçada, mas cujo objetivo é desviar os passos dos filhos de Deus para longe do Pai (v. 4).

Nosso pior inimigo não são os outros. A Epístola aos Romanos revela onde mora aquele que é mau e violento (v. 1), que maquina iniquidades (v. 2), cuja língua é como a de serpente (v. 3) e que tenta desviar nossos passos (v. 4): ele mora em meu próprio coração (Romanos 3:13; 7:17)! No entanto, a mesma epístola anuncia sua morte (Romanos 6:6). A morte me livra deste “velho homem”; não preciso mais lutar contra ele, pois devo considerá-lo crucificado com Cristo. Quanto ao inimigo que está fora de mim, Deus também me protege dele e me dá armas poderosas para guerrear contra seus ataques: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus” (2 Coríntios 10:4).

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Sexta-feira, 29 De Outubro

 Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está... a tua vitória? (1 Coríntios 15:54-55)

Quando O Morrer É Vitória?


“Foi uma forma muito boa de morrer!”, alguém disse acerca da morte de uma pessoa amada. O que ele quis dizer era que o seu amigo não havia tido uma luta grande com a morte, mas havia falecido de repente, sem qualquer sofrimento.

Nós certamente desejamos que todos ao nosso redor encerrem suas vidas de forma semelhante. Todavia, o mais importante não é a forma como alguém morre, mas o seu relacionamento com Deus no momento em que a morte chega.

Quaisquer que sejam as circunstâncias quando aquele momento chegar, se a pessoa viveu sem se incomodar com Deus, ela não pode falar de “forma boa de morrer”. É vital que coloquemos as coisas em ordem com Deus durante a nossa vida e aprendamos a conhecê-Lo como nosso Pai. Caso contrário, iremos conhecê-Lo como nosso Juiz, na vida após o túmulo.

A Bíblia, a preciosa Palavra de Deus, nos mostra, por outro lado, que há pessoas cujas mortes são de fato um resultado de vitória, a vitória do Senhor Jesus Cristo. Qualquer um que esteja reconciliado com Deus pela fé n'Ele, tem parte nessa vitória. Para estes, a morte é meramente a porta pela qual eles entrarão na presença do seu Senhor, cujo amor por eles O levou a dar a Sua vida sobre a cruz.

Cristo agora está nos céus, o qual será o lar dos que creem. Eles frequentemente se sentem como estranhos nesta terra. Por mais doloroso que seja para um cristão partir desta vida, a morte e a ressurreição de Cristo transforma a morte em uma entrada feliz no descanso dos céus.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Quinta-feira, 28 De Outubro

 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. (Provérbios 3:7)

Especulando Contra Deus


Certa vez, o rei Davi tinha um homem extraordinário entre os seus conselheiros, uma autoridade quando se tratava de estimar a inteligência e a perspicácia humana. Foi escrito acerca dele: “Era o conselho de Aitofel, que aconselhava naqueles dias, como se a palavra de Deus se consultara” (2 Samuel 16:23). Mas lhe faltava lealdade. Fidelidade não significava nada para ele. Quando Absalão, filho de Davi, estava planejando um golpe para depor o seu pai do trono, a perspicácia de Aitofel lhe disse que seria mais vantajoso para ele ficar do lado de Absalão. Então, o antigo conselheiro de Davi se tornou seu inimigo. Isso significava, entretanto, que ele estava se opondo a Deus, pois Davi era o rei indicado por Deus. Absalão era, portanto, um rebelde.

Os conselhos que Aitofel deu a Absalão foram excelentes. Todavia, desta vez caiu em ouvidos surdos. A Bíblia nos diz a razão. “O Senhor o ordenara, para aniquilar o bom conselho de Aitofel” (2 Samuel 17:14). Aitofel teve o discernimento para reconhecer que rejeitar a sua sugestão significaria a perdição de Absalão e, por conseguinte, o infortúnio para ele. Então ele se retirou e se enforcou. Aquele homem havia disputado com Deus. A condenação eterna o esperava. Quem quer que especule contra Deus irá perder.

Também hoje em dia existem pessoas que rivalizam com Deus. Elas sempre se sairão na pior. Nós, seres humanos, temos que reconhecer que somente um caminho humilde nos leva a Deus.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Quarta-feira, 27 De Outubro

 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite? (1 Tessalonicenses 5:18; Jó 35:10)

Uma Lição De Um Leproso


Este é um testemunho de um jovem missionário. “Em Madagascar podemos ter muitas alegrias, porém existem também momentos de desânimo, quando alguém tem malária ou quando alguém está abatido porque tudo deu errado. Naquele dia eu estava verdadeiramente desanimado. Quando cheguei ao local de reunião, eu comecei a orar: ‘Por que Tu permites isso? Por que esse desânimo? Por que a saúde debilitada, depois de tudo o que tenho feito...’. De repente, um leproso entrou. Ele estava cego; para encontrar o seu caminho ele tinha que engatinhar.

Ele vinha na minha direção, mas, pensando que estava sozinho, começou a orar em voz alta. Era uma oração de adoração, de agradecimento, enfim, uma oração de se admirar. Eu não consigo me lembrar de tudo o que ele disse, mas disto eu me lembro: ‘Eu Te agradeço por tudo o que tens feito para mim durante a minha vida. Eu até Te agradeço por esta doença. Se eu não tivesse ficado leproso teria permanecido nas trevas. Eu provavelmente teria sido um homem rico, visto que era proprietário de zebras e campos de arroz. Mas eu nunca viria a Te conhecer. Por causa dessa doença, eu terminei aqui, onde aprendi acerca de Ti. E conhecer-Te vale mais do que qualquer outra coisa. Portanto, eu Te agradeço por todas as coisas, até mesmo por essa doença’. Aquela oração me deixou sem ar. Eu comecei a chorar. E terminei a minha oração com uma voz embargada: ‘Me perdoe oh Deus, nunca mais irei murmurar contra Ti’.”

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Terça-feira, 26 De Outubro

 Pilatos... disse-lhes:... nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem. Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte. (Lucas 23:13-15)

Um Indulto Após 35 Anos


Em 18 de dezembro de 2009, uma grande foto apareceu em vários jornais, mostrando um homem negro usando uma barba. Ele estava abraçando um homem gentil de cabelos grisalhos, que tinha um visual distinto — era o seu advogado. James Bain tinha passado 35 anos em uma cadeia nos Estados Unidos, embora fosse inocente. Um teste de DNA tinha revelado que ele não poderia ser responsável pelo ataque e estupro de um menino de nove anos.

Até o fim do ano de 2010, 260 prisioneiros nos Estados Unidos haviam sido liberados de forma semelhante após testes de DNA. Muitos tinham cumprido longas sentenças; 17 deles foram executados. Mas nada podia se comparar aos 35 anos que o inocente James Bain havia passado atrás das grades. O que era surpreendente: o homem que foi libertado não carregava nenhum tipo de rancor ou amargura. Ele disse: “Eu coloquei tudo nas mãos de Deus”.

Nossos pensamentos se voltam para o Calvário. Lá, o Senhor Jesus Cristo foi crucificado há dois mil anos, apesar de ser inocente. O governador romano Pilatos, e Herodes, o tetrarca da Galileia, não puderam encontrar culpa alguma no Senhor Jesus. Entretanto, Ele tinha que morrer, a elite da religião judaica e as pessoas do povo exigiram isso. Ele foi sentenciado injustamente. Esse foi um lado da questão. O outro lado: Cristo morreu pelo Seu amor para conosco, para nos salvar. Portanto, podemos obter o perdão dos nossos pecados e a vida eterna pela fé n'Ele. Será que não vale a pena confiar n'Ele completamente, colocando “tudo nas mãos d'Ele”?

domingo, 24 de outubro de 2021

Segunda-feira, 25 De Outubro

 Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas. A voz do Senhor quebra os cedros. A voz do Senhor... descobre as florestas. (Salmos 107:25, 29:5,9)

Tempestades


O final de 1999 irá permanecer por muito tempo na memória dos franceses por conta de duas tempestades que devastaram o país, disseminando destruição e morte por onde passaram. Deus usa tais recursos (vento, raios, terremotos, enchentes) para falar claramente com a humanidade, também hoje. A forma habitual em que Deus fala, como nós escutamos no evangelho, é uma voz suave e graciosa. Todavia, às vezes Ele usa um “megafone” para alertar a “todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30) e se disponham para se encontrarem com Ele.

Uma árvore, como o magnífico e robusto cedro, é um símbolo da grandeza humana. Mas essa força pode ser lançada ao vento. “Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido. E a arrogância do homem será humilhada” (Isaías 2:12,17).

O nosso Deus é o Mestre da natureza e da vida. O Seu poder é infinito. Ele deve ser temido e reverenciado. Mas como devemos reagir diante dos elementos desencadeados, que revelam a fraqueza do homem?

Nós podemos apenas confiar n'Ele que tem compaixão ilimitada. A mensagem de Deus deve ser ouvida e crida de maneira submissa. Não é em vão que suplicamos a Ele por Sua bondade e proteção.

Domingo, 24 De Outubro

 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. (Salmo 90:1)

Deus É A Nossa Habitação


Essas palavras foram a expressão de fé de um homem que teve uma considerável experiência com circunstâncias instáveis e a inconsistência do homem durante sua vida. Moisés tinha uma nação muito grande para liderar pelo deserto. Eles mal sabiam o que era uma habitação fixa. Mas o seu grande Deus, que é Deus “de eternidade a eternidade” (v.2), era a sua morada e o seu refúgio. Ao final de sua jornada por aquele “grande e tremendo deserto” (Deuteronômio 1:19), a qual havia durado quarenta anos, Moisés podia encorajar os israelitas dizendo: “O Deus eterno é a tua habitação” (Deuteronômio 33:27).

Milhares de anos se passaram desde que essas palavras foram escritas. O tempo e as pessoas têm mudado, mas que conforto é saber que o Eterno Deus não tem mudado! Quem quer que O conheça e confie n'Ele ainda encontra um lugar seguro de refúgio e descanso com Ele. Isto não significa que Deus poupa Seus filhos do sofrimento. Mas se nos refugiamos n'Ele em tais momentos, Ele nunca retira o Seu conforto que sustenta e cura os nossos tristes corações.

O rei Davi também conheceu anos de incansáveis peregrinações, nos quais ele foi caçado como uma “perdiz nos montes” (1 Samuel 26:20). Entretanto, ele orou a Deus: “Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente... pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza” (Salmo 71:3). Nós também não precisamos temer neste tempo presente e incerto, pois “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1).

sábado, 23 de outubro de 2021

Sábado, 23 De Outubro

 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. (Hebreus 4:13)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 139)


“Deus é luz” (1 João 1:5). “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença” (Hebreus 4:13). É uma coisa aterradora para um pecador sentir esse olhar constantemente sobre si, expondo todos os mais secretos pensamentos e intenções! O primeiro ímpeto é fugir desse terrível raio de luz. Porém, tal luz penetra as densas trevas onde ele tenta esconder-se (v. 11), alcança-o até os confins do mundo e se estende ao passado mais remoto (Gênesis 3:8; João 3:19). É estupidez pensar que alguém pode escapar de Deus. Também é estupidez fugir da única Pessoa que nos garante a verdadeira felicidade. Quando estamos seriamente doentes, não pensamos em esconder alguma coisa dos médicos. Sabemos muito bem que isso pode significar nossa chance de sermos curados. E por que agimos de maneira oposta para com Deus, o qual deseja salvar-nos da morte resultante do pecado que em nós habita? Confesse tudo o que o consome por dentro. Permita que a luz de Deus examine sua consciência. Que sua oração seja a dos versículos 23 e 24: “Sonda-me, ó Deus” e me permite conhecer o meu próprio coração, me mostre os caminhos maus que há em mim e “guia-me pelo caminho eterno”! E prepare-se para a resposta.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Sexta-feira, 22 De Outubro

 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:10-12)

O Amor Que Não Buscamos


Há algo que mostre mais a insensibilidade da alma do ser humano do que o descuido que manifesta acerca de seu estado diante de Deus? Há algo que mostre mais claramente quão longe está de Deus, a não ser a completa indiferença quanto as coisas espirituais e a Cristo mesmo?

Adão se esqueceu de tudo que Deus significava para ele em troca de comer uma fruta; e isso é o que os pecadores estão fazendo todos os dias. Eles estão trocando continuamente Deus pelas coisas do mundo. Toda e qualquer diversão tem mais poder sobre eles do que o grande amor de Deus — do que toda a graça de Cristo! Como o jovem rico, eles ficam tristes (cf. Mateus 19:22) quando percebem a realidade de seu estado; contudo, continuam assim. Isso mostra a total ruína de seu coração — não há nada de Deus ali.

O Espírito Santo está clamando aos pecadores: “Reconciliai-vos com Deus” (cf. 2 Coríntios 5:20), mas eles não dão ouvido. Porém, quando Deus Se revela à minha alma, descubro que há pecado ali e que isso me afasta de Deus para sempre! Então descubro que é unicamente por causa do pecado que o Senhor Jesus se deu a Si mesmo — e por isso suportou a ira de Deus e teve que morrer. Deus veio em misericórdia e, em justiça, tratou dos pecados por meio de Seu próprio Filho, a fim de expressar Seu amor! Ele tratou o meu pecado com santidade e, antes que chegue o dia do juízo, eu posso dizer: “Tenho paz com Deus!” (cf. Romanos 5:1).

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Quinta-feira, 21 De Outubro

 E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. (Jeremias 6:14)

Não Desconsidere A Palavra De Deus


No dias em que o profeta Jeremias estava atuando, o povo de Israel havia sucumbido na idolatria. Jeremias repassava à nação as advertências de Deus constantemente. Mas havia muitos outros profetas e sacerdotes que falavam ostensivamente, como se fosse da parte de Deus, porém de fato estavam embalando as pessoas em um falso sentimento de segurança. Essa foi a reclamação de Jeremias no texto de hoje.

Um empresário, que produzia um sorvete renomado em sete sabores diferentes, certa vez fez uma oferta especial. A propaganda da oferta fazia referência aos chamados sete pecados capitais: orgulho, luxúria, ira, gula, inveja, avareza, preguiça. Já que a maioria da população não considera mais os pecados seriamente de acordo com a Bíblia, por que eles não deveriam fazer parte de uma publicidade engenhosa? Dificilmente poderia se esperar outra coisa de uma empresa, mas a reação dela aos protestos foi desconcertante. O empresário alegou que havia discutido a ação com representantes experientes de várias denominações que lhe haviam garantido que a igreja dos dias de hoje é muito mais aberta e tolerante em relação a essas práticas que anteriormente eram consideradas como pecados. É isso o que é realmente escandaloso — quando as pessoas alegam comunicar a mente de Deus, contudo, minimizam o que Deus designa como pecado. É aconselhável verificar o que a Bíblia diz sobre o assunto antes de decidir quais são os padrões de valores que devem ser aplicados para a vida de alguém. Um dos pronunciamentos válidos sobre o que Deus considera certo ou errado pode ser encontrado em Gálatas 5:18-23.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Quarta-feira, 20 De Outubro

 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é procedente do mal. (Mateus 5:37)

Sim Ou Não?


Essas são duas palavras de uma sílaba só, mas elas podem ter um efeito extraordinário, sendo verdadeiramente um “sim” ou um “não”, assim como o Senhor nos ensina no versículo de hoje.

Um “Não!” decisivo e final é uma arma poderosa e eficiente, comparável a uma rocha no mar; ela se sustenta firmemente como uma rejeição à tentação. O “Não!” dito em fé e obediência à Palavra de Deus, após uma oração por forças vinda de cima, é insuperável. Nós devemos ser capazes de dizer “Não!” para tudo o que está errado. “Moisés... recusou ser chamado filho da filha de Faraó” (Hebreus 11:24). Abraão rejeitou os presentes duvidosos do rei de Sodoma (Gênesis 14:22-23). José resistiu às abordagens sedutoras da esposa de seu senhor (Gênesis 39:7-9).

Importa dizer “Sim” para o que Filipenses 4:8 designa como: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama”. E visto que o desejo do Senhor é que O sigamos, nós precisamos dizer “Sim” alegremente e em obediência para todas essas coisas. Sim ou Não, a vida tem um lado negativo e um positivo, resistência e defesa de um lado, coragem e progresso do outro. Mas o nosso coração é enganador e inventa desculpas. O inimigo, o “pai da mentira”, tenta misturar o bom com o mau. O resultado é que as pessoas dizem prontamente que concordam, quando na realidade não concordam e vice-versa, demonstrando nenhum respeito pela honestidade e a verdade.

“A vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação” (Tiago 5:12).


terça-feira, 19 de outubro de 2021

Terça-feira, 19 De Outubro

 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. (Colossenses 3:23-24)

Servindo Ao Senhor Em Tudo


Qual é a razão para que muitos cristãos enfrentem os seus trabalhos diários tão apaticamente? Eles estão cansados das suas rotinas diárias? Quantas esposas reclamam: “É sempre a mesma coisa!”. A monotonia do seu dia de trabalho o desanima? Tais sentimentos muitas vezes escondem uma insatisfação mais profunda que basicamente não tem nada a ver com o trabalho em si, e que palavras de encorajamento não aliviam.

Tais cristãos às vezes também se sentem capazes de poder trabalhar para o Senhor nos seus vastos campos, e pensam que a alegria em servi-Lo seria automática. Todavia, nem todo crente é chamado para ocupar-se com o serviço cristão em tempo integral; para muitos é “qualquer” obra que devemos fazer, como o versículo de hoje enfatiza. Isso inclui as nossas tarefas rotineiras. É a perspectiva e não o trabalho que precisa mudar; precisamos buscar e discernir mais a vontade do Senhor.

Todo trabalho que fizermos pode e deve ser feito “de coração, como ao Senhor”. Se nós entendermos isso claramente, então o nosso trabalho é feito por amor a Ele e não irá falhar em nos satisfazer, mesmo que nós o consideremos entediante ou muito cansativo. Além disso, aquilo que por si próprio não nos dá alegria, devemos realizar com toda a dedicação que Ele merece. Devemos cuidar para fazer cada trabalho particularmente bem, “não servindo só na aparência” (v.22), mas porque traz alegria ao nosso Senhor, não importa o quão insignificante o trabalho possa parecer aos outros. Queridos cristãos, lembrem-se: “Você é um servo do Senhor Jesus Cristo!”.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Segunda-feira, 18 De Outubro

 [Jesus disse]: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Segue-me tu. (Mateus 4:19; João 21:22)

Segue-me! (leia Mateus 4:18-25)


O Senhor Jesus estava caminhando às margens do lago de Genesaré quando viu dois pescadores, Pedro e André, que lançavam as redes na água. “Vinde após mim”, lhes disse, “e eu vos farei pescadores de homens”. Nesse momento, os dois homens deixaram tudo e O seguiram. Mais adiante viu a outros dois pescadores, Tiago e João, que estavam consertando as redes. Os chamou, e eles também O seguiram sem vacilar. Que poder há no chamado do Senhor!

Para esses homens foi o momento decisivo, o momento em que tudo mudou em suas vidas. Deixaram tudo: barcos, redes, profissão, companheiros, para seguir um Homem sem igual e cumprir uma missão: o Senhor Jesus ia fazer deles evangelistas.

Mas, primeiramente deviam segui-Lo e aprender o que é o amor de Deus por todos os homens e, em particular, pelos que Lhe buscam, pelos que sofrem (vv.23-25). O Senhor queria transformá-los para Seu serviço, para que eles também pudessem ajudar a outras pessoas a sair da miséria na qual estavam afligidos devido ao pecado.

Nem todos os cristãos são chamados a deixar seus trabalhos para seguir ao Senhor, mas todos ouviram algum dia Sua voz que lhes dizia: “Segue-me”! E você, respondeu a Seu chamado? Foi ao Senhor Jesus assim como estás para segui-Lo?

domingo, 17 de outubro de 2021

Domingo, 17 De Outubro

 Sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. (João 13:1)

Jesus Ama Os Seus Até O Fim


O Senhor Jesus estava prestes a deixar esta terra e retornar para o Seu Pai. Mas Ele estava deixando os Seus, aqueles pelos quais Ele veio e pelos que realizaria a obra de redenção sobre a cruz em um mundo corrompido e hostil a Deus. Por quanto tempo? Até que Ele retornasse e levasse consigo todos os remidos para a casa do Pai. Este momento ainda não chegou. Os filhos de Deus ainda são seguidores do Senhor Jesus no mundo. Então não somente os discípulos daquela época, mas nós também pertencemos àqueles que são “os Seus que estavam no mundo” e que Ele ama “até o fim”. Quão significativas são essas palavras “até o fim”! Não significam somente o fim do caminho do Senhor na terra, nem o fim do nosso próprio caminho, mas sim o fim de cada necessidade, até o momento feliz em que cada dificuldade já fizer parte do passado.

O Senhor deixou esta terra, mas Ele nunca cessou de amar os Seus nem irá deixar de amá-los. Quando nos separamos dos outros, facilmente podemos nos esquecer deles. Todavia, ainda que uma mãe se esquecesse do seu filho, Deus afirma por meio do profeta: “Eu não me esquecerei de ti” (Isaías 49:15). Infelizmente, nossos corações podem ficar frios em relação a Ele; nossos pés podem se afastar do caminho. Mas Ele nunca irá desistir de nós nem nos deixar desamparados. Se nos arriscamos soltando-nos d'Ele, Ele nos segura firmemente. O Seu amor irá nos carregar até o fim, cuidando de nós. Então quando atingirmos o destino, o Seu amor irá nos acolher em nossa pátria celestial, lugar aonde os nossos corações nunca irão se esfriar.

sábado, 16 de outubro de 2021

Sábado, 16 De Outubro

 Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. O Senhor aperfeiçoará o que me toca. (Salmo 138:6, 8)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmos 137 E 138)


Aqui começa a série final dos salmos, escritos em sua maior parte por Davi. Esses salmos falam mais uma vez sobre a restauração de Israel desde o tempo da escravidão entre as nações, passando por todas as tribulações que eles enfrentaram e ainda enfrentarão, até chegar à libertação final e ao reinado do Messias.

O início do Salmo 137 relembra o cativeiro na Babilônia. Visto que eles tinham sido levados cativos, como poderiam cantar e alegrar-se sob o jugo do opressor? Para aquele pobre povo, não havia alegria longe de Jerusalém. Aqueles que lhes haviam tirado a liberdade não podiam arrancar-lhes as memórias. Da mesma maneira, nós somos estrangeiros em um mundo hostil, e nada aqui preenche o nosso coração, pois possuímos uma alegria que ninguém pode arrancar de nós (v. 5; João 16:22).

No Salmo 138, o fiel, apesar de sua humildade (v. 6), pode cantar de todo coração e orar em direção a Jerusalém (v. 2; 1 Reis 8:47-48). Depois ele pode declarar: “No dia em que eu clamei, tu me acudiste; e alentaste a força de minha alma” (v. 3), mesmo que sua situação exterior não tenha mudado.

Deus levará a bom termo tudo o que se refere a Seus filhos (v. 8), porque “sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Sexta-feira, 15 De Outubro

 E o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)

A Certeza Da Salvação


“Por muito tempo eu estava inseguro acerca da minha salvação. Eu pressentia que algo estava faltando, e não podia encontrar a verdadeira alegria. Quando li acerca da fé que estimulou a coragem dos apóstolos no livro de Atos e me comparei com eles, me senti envergonhado, mas não conseguia detectar o que estava faltando em minha vida.

Certo dia, sentado na minha mesa, pensei: Por que será que você não consegue ter a garantia da salvação? Isso pode ser atribuído ao Senhor Jesus? A Sua promessa não é válida e verdadeira? Isso não pode ser o caso. Deve depender de você mesmo! Mas por quê? Você já confessou os seus pecados e se converteu de forma sincera a Ele! O que mais um pecador perdido precisa fazer para ser salvo? Você já implorou centenas de vezes: ‘Me aceite como sou! Me faça um dos Seus!’

Todavia, eu não cheguei a lugar algum. Não obtive a segurança e a alegria da salvação. Finalmente encontrei o versículo: “E o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. O pensamento veio de uma vez: Isso se aplica a você. Ele é o seu Salvador! Ele te amava e Se entregou por você. Ele te redimiu e te fez um dos Seus filhos. Então você pode descansar completamente nessa promessa!

Eu não olhava mais para mim mesmo e o meu arrependimento, apesar dessas coisas serem importantes. Eu olhei para o que o Senhor fez pela minha salvação, e então me ajoelhei e Lhe agradeci. Já não orava mais: Senhor eu quero pertencer a Ti. Faça-me um dos Seus filhos. Cheio de alegria eu pude agradecer-Lhe: Senhor eu sou Teu.”

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Quinta-feira, 14 De Outubro

 Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (Gênesis 3:1)

A Astúcia De Satanás


Nós, seres humanos, nunca seremos capazes de derrotar a astúcia do diabo, exceto vigiando pela fé. Essa é a única arma contra as dúvidas que Satanás almeja semear em nossos corações em qualquer momento de desatenção. Não devemos subestimar aquele que é o inimigo de Deus e dos homens. Martinho Lutero disse: “Suas armas são: muito poder e astúcia”. Satanás é “mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44). O seu passatempo particular é vender mentiras como se fossem verdades. Se lhe dermos atenção, ele não nos considerará seus adversários. Todavia, contra uma coisa ele está desprotegido: a Palavra de Deus. Se basearmos a nossa resistência na Bíblia, citando-a para ele com total certeza, ele será derrotado e recuará.

Ele gosta de sussurrar em nossos ouvidos: “Faça o que você quer fazer. Deus não irá reagir tão severamente quanto a este pecado”. Se nos rendermos a tais sugestões sedutoras, ele irá contra atacar dizendo: “Olha, essa ação foi grave demais para que Deus possa perdoar”. Essa mentira já atormentou muitas pessoas. A Palavra de Deus diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). Nenhum pecador, embora culpado, deixou de obter o perdão de Deus após uma confissão sincera dos seus pecados. Também não existe algum pecado tão insignificante que não precisa do mesmo perdão que os outros pecados necessitam. Coloquemos nossa confiança completamente em Deus e em Sua Palavra, para então termos descanso e paz para nossas consciências perturbadas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Quarta-feira, 13 De Outubro

 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. (Êxodo 16:2)

Insatisfação Com Deus


O povo terreno de Deus murmurou contra o Senhor em várias ocasiões. Estando insatisfeitos, eles desabafavam sua raiva sobre seus líderes, Moisés e Arão, mas na realidade as suas murmurações eram direcionadas a Deus. Nós nunca agimos de igual modo?

A murmuração é a expressão do coração insatisfeito com a forma que Deus age. Ela surge da velha natureza do homem. Em lugar de confiar no Senhor, O qual tem demonstrado em incontáveis ocasiões Sua bondade e fidelidade para conosco, nós encontramos algo em nosso caminho que nos incomoda.

As nossas murmurações não são nada mais do que duvidar do amor e da sabedoria de Deus. O diabo está pronto para agitar esses pensamentos de incredulidade. Com os seus “dardos inflamados” (Efésios 6:16) de dúvidas, ele abala a nossa confiança em Deus e em Seu amor. Nós podemos nos defender contra eles com o “escudo da fé”.

Será que percebemos que por meio das nossas reclamações, murmurações e insatisfação nós só revelamos a nossa falta de confiança em Deus e a nossa ingratidão? Como podemos evitar este triste estado do coração? Agradecendo ao nosso Deus e Pai por toda a bondade que Ele tem demonstrado para conosco.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Terça-feira, 12 De Outubro

 E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco... E ele [Jesus] estava na popa, dormindo sobre uma almofada. (Marcos 4:37-38)

Jesus, O Todo-poderoso


O Senhor Jesus acabara de dispensar a multidão, e os discípulos haviam levado o Seu Mestre ao barco, “como ele estava”. Cansado do trabalho do dia, Ele dormiu na popa. Ele não escondeu sua fadiga dos olhos de Seus discípulos: o Filho de Deus era, de fato, verdadeiramente homem. No entanto, nesse estado humilde Ele permaneceu o Senhor que “encerrou os ventos nos seus punhos... amarrou as águas numa roupa” (Provérbios 30:4). Isso era algo que os discípulos estavam prestes a reconhecer com certo espanto.

No início, eles só viram seu próprio desamparo quando a tempestade violenta surgiu, em vez de deixar as coisas à Sua orientação divina. Eles O haviam levado consigo no barco, “como ele estava”, mas eles mal reconheceram quem Ele era. Esta tempestade foi para revelar algo sobre Sua glória.

A nossa fé também não é testada? Quando a tempestade é desencadeada e as ondas se elevam, quando as provações se chocam contra nós, muitas vezes pode parecer que o “barco da nossa vida” está se enchendo de água e afundando. Em tais situações, só podemos manter nossa paz de espírito contemplando a grandeza e a glória do Filho de Deus. Se Ele parece estar adormecido enquanto nossas preocupações e agitações permanecem, não devemos esquecer que o vento e as ondas ainda estão sob o Seu controle, como quando Ele se levantou e ordenou com autoridade que eles se aquietassem. O vento diminuiu; houve uma “grande bonança” (v.39). Essa é a experiência da fé.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Segunda-feira, 11 De Outubro

 Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas. (Rute 1:22)

Voltando Para Deus


Duas expressões do versículo de hoje precisam ser consideradas em particular: voltou e colheita das cevadas. A vida de Noemi demonstra o que acontece quando nos afastamos de Deus e de Seus atos de disciplina para conosco. Ele havia procurado tocar os corações dos israelitas e trazê-los de volta a Ele. Mas Elimeleque, o esposo de Noemi, considerou essa medida um motivo para se mudar com sua família para outro país, onde os habitantes eram pagãos. Em consequência, Elimeleque e seus dois filhos morreram em Moabe. Quando os que creem resolvem percorrer os seus próprios caminhos sempre terão sofrimento. Quando Noemi ouviu que Deus havia dado novamente pão ao Seu povo, ela retornou a Belém; uma mulher amargurada que confessava: “Porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso” (v.20). Todavia, ela retornou; isso era o essencial. O que ela encontrou em seu retorno? Que em Seu cuidado Deus tinha preparado uma bênção para ela, a colheita de cevadas havia acabado de começar. As suas necessidades seriam supridas.

Como isso é encorajador para todos que se afastaram do Senhor por um caminho de desobediência. Deus busca nos trazer de volta, e usa meios doloridos, se não for possível de outra forma. Ele não quer que nenhum dos Seus se disperse. Ele quer nos trazer de volta ao Seu coração de amor. Se admitirmos que agimos por vontade própria, nos submetermos à Sua mão punitiva e retornarmos, o que nos espera? Os braços abertos do nosso amoroso Pai que está pronto para nos perdoar e nos dar bênçãos adicionais. Quão bom é o nosso Pai Celestial!


domingo, 10 de outubro de 2021

Domingo, 10 De Outubro

 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:29-30)

Cristo, O Senhor


Quando Cristo é mencionado como o Senhor, muitas pessoas se sentem desconfortáveis e presumem que a sua liberdade pessoal está sendo restringida. Devemos temer, portanto, que elas não possuem uma clara concepção do caráter do domínio de Cristo nem da verdadeira liberdade.

Como Homem na terra, Cristo nos deu exemplo de como nós podemos servir a Ele alegremente. As palavras acima revelam que nenhuma regra arbitrária é colocada, e Ele tampouco espera serviço escravo de nós. No “novo nascimento” o cristão recebeu nova vida, com objetivos e motivações totalmente diferentes (cf. João 3:3-8; 1 João 3:9; 4:7; 5:1). Servir a Deus é causa de alegria e o indivíduo encontra descanso para sua alma.

Um cristão relembra um tempo quando se imaginava livre, todavia, ele estava debaixo da escravidão do pecado. Agora reconhece o quanto ele realmente estava limitado naquele tempo, quando simplesmente fazia o que gostava de fazer. Naquele momento, a verdadeira felicidade era mera ilusão (cf. 1 Pedro 4:1-6). Agora ele percebe o quanto seus olhos eram mantidos fixos no que era momentâneo, secular e ele ignorava as consequências eternas.

“Todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:34,36). Portanto, os cristãos servem ao seu Senhor por gratidão, em liberdade e com profunda alegria em seus corações.

sábado, 9 de outubro de 2021

Sábado, 09 De Outubro

 Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. (Salmo 136:1)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 136)


Todas as maneiras pelas quais Deus trata com Sua criação têm origem em um só motivo: Sua misericórdia que dura para sempre. Tal misericórdia é vista nas “grandes maravilhas” realizadas a favor do homem, antes mesmo que ele existisse, quando Deus criou todo o ambiente que propiciaria a vida e a sobrevivência da raça humana (vv. 4-9). É como uma mãe que prepara com todo amor e carinho o quartinho do bebê durante a gestação.

Do versículo 10 em diante, podemos ver o amor de Deus resplandecendo na obra da redenção. Em figura, ela é mostrada na saída do Egito e na tomada de Canaã. Com gratidão, todos os redimidos do Senhor podem declarar no versículo 23: Deus “se lembrou de nós em nosso abatimento”!

É surpreendente o uso da expressão “sua misericórdia dura para sempre” nos versículos 10, 15, 17-20. Contudo, não nos esqueçamos de que até o castigo dos ímpios está relacionado aos planos amorosos que Deus tem para com os Seus, bem como para o Reino que virá. Isso explica os versículos 8 e 9 do Salmo 137. Os homens falam vagamente sobre “um Deus bonzinho”. Mas aqueles que conhecem o Deus dos deuses, e Senhor dos senhores (vv. 2-3), sabem que o Senhor é bom, e sua misericórdia dura para sempre!

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Sexta-feira, 08 De Outubro

 O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia. (Salmo 33:13,18)

Estamos Sendo Vigiados


As crianças estão brincando no terraço; os pais estão envolvidos demais em uma conversa animada para perceberem que Bernardo, seu filho, estava filmando eles, era o seu hobby e todo Natal ele mostrava à família a conquista do ano. Todos se viram e ouviram — e, às vezes, eram coisas embaraçosas. Se nós estivéssemos cientes de que estamos sendo filmados as 24 horas, todos os dias, sem percebermos, este pensamento sem dúvida seria insuportável para a maioria de nós. Agora, devemos ter a certeza que o breve período da nossa vida já foi registrado no céu. O escritor francês do século XVII, Bossuet, escreveu certa vez: “Uma mão invisível está esboçando um relato de nossas vidas. Vamos nos esforçar para torná-lo bom”.

Ele tinha razão, exceto por um detalhe: a nossa vida não pode ser boa a menos que permitamos que o Senhor Jesus a dirija. E não nos esqueçamos de que não temos duas oportunidades para viver. Quando nossa história pessoal na terra terminar, não podemos reiniciá-la. Por isso, é muito importante prestar atenção no modo como conduzimos a nossa vida e no nosso comportamento no presente momento.

“Pois que muito desejamos... ser-lhe agradáveis... Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Coríntios 5:9-10).

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Quinta-feira, 07 De Outubro

 Porque por vós soou a palavra do Senhor... a vossa fé para com Deus se espalhou. (1 Tessalonicenses 1:8)

O Evangelho Pelas Ondas Do Rádio


Na Letônia, próximo do ano de 1980, quando o país fazia parte da extinta URSS, a fé cristã e a propagação do evangelho foram reprimidas com a maior severidade por aqueles que estavam no poder. Entretanto, alguns cristãos da Finlândia, que tinham uma estação de rádio, receberam a permissão para fazer uma viagem até a cidade de Riga. Em uma das famílias que eles visitaram lá, conheceram uma senhora idosa que tinha vindo de um vilarejo distante e tinha uma história interessante para contar. Ela vivia sozinha em seu chalé naquele vilarejo. Certa noite, ela ouviu por acaso a estação de rádio da missão e, pela primeira vez em sua vida, ouviu o evangelho do Senhor Jesus. Após o programa, ela juntou suas mãos e aceitou o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador. Esse foi o começo de sua vida como cristã.

Mais tarde, ela ouviu as transmissões daquela estação regularmente e se tornou mais familiarizada com a mensagem da Bíblia. Entretanto, um pensamento ocupava a sua mente. Era ela a única cristã em seu distrito? Ou havia outros lá também? De qualquer forma, ela nunca havia conhecido outros cristãos. Ela começou a investigar os moradores do vilarejo e ousou fazer uma pergunta aqui e ali. Para o seu espanto, ela logo descobriu uma mulher que havia confessado a Cristo, e logo em seguida uma família inteira e depois outra pessoa também. No vilarejo havia, por assim dizer, uma “comunidade do rádio”. Portanto, ela não era a única que havia respondido ao chamado de Deus. Dali em diante ela pôde viver a fé cristã junto de outros e, consequentemente, foi encorajada e fortalecida por meio disso.

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Quarta-feira, 06 De Outubro

 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:1,16)

O Espírito Capacitador


O capítulo 8 de Romanos apresenta a posição normal de um cristão de acordo com o pensamento de Deus. O cristão tem reconhecido os seus pecados e crido que eles são perdoados com base no poder expiatório do sangue derramado do nosso Salvador. O cristão também reconheceu a corrupção da carne e creu que Deus julgou a carne sobre a cruz. Quando ele creu, foi selado com o Espírito Santo (cf. Efésios 1:13).

O cristão precisa saber que ele morreu com Cristo e agora está “em Cristo”; portanto, não há nenhuma condenação para ele. O poder do pecado foi quebrado, pois a sua velha natureza foi julgada em Cristo. E o cristão é exortado a andar “em novidade de vida” (Romanos 6:4). Uma Pessoa divina, o Espírito Santo, habita nele e com o Seu poder o capacita para viver adequadamente. Agora o Espírito Santo testifica com o espírito dos cristãos que eles são filhos de Deus. Ele dá expressão aos sentimentos que eles têm como seres humanos no meio de uma criação sob a maldição: “O mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

A Bíblia nos diz que por meio do Espírito Santo os cristãos possuem e gozam da liberdade. Sem Ele nós não teríamos a menor bênção. Ele trabalha no coração do pecador para convertê-lo. Por meio d'Ele, o Filho de Deus concede vida ao pecador. Ele opera no coração do novo convertido e vive como uma Pessoa nele, ensinando-lhe o valor completo das bênçãos de Deus, e sendo o poder que o capacita a tomar posse e compreender essas coisas.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Terça-feira, 05 De Outubro

 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano. (Marcos 7:21-22)

A Raiz Da Maldade


Essas palavras do Senhor Jesus atingiram a raiz do problema. Por transgressão, geralmente entendemos ofensas que dizem respeito a: furto, roubo, engano, etc. Muitos irão afirmar: “Eu não tenho nada a ver com tais coisas”. Em relação às demais coisas, nós nos escondemos detrás da desculpa: “Todos somos pecadores”. Quando somos nós os que sofremos, vítimas de alguma transgressão, o nosso senso de certo e errado vem à tona facilmente. Acaso não reagimos rapidamente quando outros falam de maneira depreciativa sobre nós, ou quando uma terceira pessoa destrói o nosso casamento ou a nossa família? Juízes lidam com as punições por roubo e homicídio, mas a cobiça e a perversidade não se iniciam muito antes?

Isso prova que a lei neste mundo só trata com uma fração da real situação quando a questão é o bem e o mal. O Senhor Jesus apontou isto aos escribas hipócritas dos Seus dias. A perversidade não começa com as ações que resultam em medidas punitivas, ordenadas por um tribunal. Ela começa no coração do homem, primeiramente enchendo os seus pensamentos e depois se transformando em ações, sejam elas puníveis por lei ou não. Nós percebemos como essas palavras do Senhor Jesus nos afetam a todos. O Senhor Jesus revela a raiz do mal. Ele conhece não só as nossas ações, mas também os nossos pensamentos e motivações. Todavia, não é o Seu desejo nos julgar e nos condenar; Ele estende a Sua mão em nossa direção, desejando nos salvar. Nós só temos que nos agarrar a isso.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Segunda-feira, 04 De Outubro

 Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. (Salmos 61:4; 3:5-6)

O Deus Que Ouve As Orações


Deus trabalha de uma maneira surpreendente, de acordo com a Sua vontade. Isso não aconteceu somente nos tempos bíblicos. Até mesmo hoje em dia, as pessoas que confiam n'Ele fazem essa experiência, embora sejam poucos. Se ouvirmos algo que não permite uma explicação racional, não devemos julgar com base nas experiências da nossa vida cotidiana. Vejamos, por exemplo, a experiência de um servo de Deus durante a perseguição aos cristãos na Romênia, 25 anos atrás.

“Eu era observado incessantemente por causa da minha atividade como pregador. Corria o perigo de ser preso novamente a qualquer momento; por isso fui obrigado a me esconder da polícia nas montanhas. Era inverno. Às vezes apareciam lobos, mas eu tinha menos medo deles do que daqueles que estavam me perseguindo. Certa noite, estava particularmente frio, e totalmente exausto orei: ‘Senhor, manda-me um cobertor ou eu irei congelar até a morte!’ Então adormeci e não notei nada do frio. Você consegue imaginar o porquê? Quando acordei na manhã seguinte, ainda estava escuro. Eu me mexi, e estava prestes a levantar quando um animal se levantou do meu lado e desapareceu entre as árvores. Era um cachorro ou um lobo filhote? Eu não faço ideia. Mas o animal passou a noite aninhado ao meu lado. Deus não tem igual em Sua grandeza e bondade! Ele não poderia ter me dado um cobertor mais quente!”

domingo, 3 de outubro de 2021

Domingo, 03 De Outubro

 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho... que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. (Isaías 49:15)

O Cuidado Terno De Deus


Certamente toca os nossos corações quando observamos o quão ternamente uma mãe lida com o seu bebê recém-nascido. Com amor cuida da sua criança, depois de esperá-la e carregá-la tão alegremente por tanto tempo! Quanto amor, conforto, encorajamento e calma se tornam evidentes em suas palavras e em seus sentimentos. Como resultado, um relacionamento extraordinariamente profundo se desenvolve entre o bebê e a sua mãe, para que a criança sinta a segurança e a paz ao seu redor. Surpreende-nos que o grande Deus Todo-Poderoso deseja nos tratar semelhantemente? Embora nós, em um primeiro momento, nunca indagamos por Ele e vivemos nossas vidas longe d'Ele.

Entretanto, quando nos voltamos a Ele e recebemos o Senhor Jesus Cristo em nossas vidas, nos tornamos filhos de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (João 1:12). Não há alegria mais profunda ou duradoura nem maior segurança do que ter a garantia que, por meio do Senhor Jesus Cristo, Deus se tornou meu Pai e eu sou Seu filho.

Isto motivou o apóstolo João, que apreciava o relacionamento íntimo que tinha com o seu Senhor e Mestre, a exclamar: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus” (1 João 3:1). Mesmo se o carinho e o cuidado de uma mãe faltassem para com o seu filho, este nunca seria o caso com o nosso Deus e Pai para com os Seus filhos.

sábado, 2 de outubro de 2021

Sábado, 02 De Outubro

 O nosso Senhor está acima de todos os deuses. (Salmo 135:5)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmos 134 E 135)


O Salmo 134 mostra os servos do Senhor reunidos em Sua casa para adorá-Lo. E o Salmo 135 revela o tema do louvor deles: o grande nome do Senhor.

Bom e agradável é a unidade dos irmãos, afirma o Salmo 133. Aqui, no versículo 3, o próprio Senhor é louvado por ser bom e agradável. O adorador tem “a experiência de que o Senhor é bondoso” (1 Pedro 2:3). Não importa o quão preciosa seja a comunhão fraternal, nada pode substituir a doçura do amor do Senhor. Será que nos reunimos apenas para encontrar outros cristãos? Ou o objetivo é desfrutarmos juntos da abençoada presença do Senhor?

Deus escolheu Israel — e cada redimido — “para seu tesouro peculiar” (v. 4, ERC; Mateus 13:44). E Ele agiu com grande poder para adquiri-los (vv. 5-12). Como são inúteis e ridículos todos os ídolos deste mundo quando comparados com Deus!

Há uma advertência muito séria no versículo 18: “Como eles se tornam os que os fazem, e todos os que neles confiam”. Quem confia nos ídolos se torna semelhante a eles: sem voz, sem visão, sem audição e sem vida espiritual. Todos os sentidos espirituais dos idólatras estão mortos. É por isso que o apóstolo João adverte: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1 João 5:21).

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Sexta-feira, 01 De Outubro

 Naquele dia... repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas… E trarei do cativeiro meu povo Israel… e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus. (Amós 9:11,14-15)

O Profeta Amós (3)


Quão bondoso é Deus! Seu propósito para a disciplina é a restauração. Nós, os filhos que Ele ama, percebemos que os castigos de nosso Pai, mesmo sendo difíceis no momento, nos são proveitosos para que participemos de Sua santidade, e que, “depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hebreus 12:10-11).

Durante toda a profecia de Amós, Deus teve que pronunciar um juízo severo sobre Seu povo Israel. Durante o tempo de Jeroboão II, quando Amós profetizou, Israel aparentava estar prosperando, e os ricos usufruíam de grandes riquezas enquanto oprimiam aos pobres da terra. A religião e os santuários idólatras de Betel e Gilgal floresciam. Mas Deus lamenta a opressão dos necessitados, a falta de justiça e a superficialidade de suas práticas religiosas. Ele conclama a Seu povo: “Buscai-me, e vivei. Buscai o bem, e não o mal, para que vivais”; e finalmente: “Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele” (cps. 5:4,14; 8:2).

Mas depois de pronunciar um juízo certo e merecido sobre este “reino pecador”, Deus abre Seu coração: “sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão” (cp. 9:9). Seus propósitos de graça finalmente triunfarão e prevalecerão!

(Concluído)

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013