domingo, 9 de abril de 2017

Fale com Deus, não apenas sobre ele

Versículo do dia: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo. (Salmo 23.4)
A estrutura desse salmo é instrutiva.
Nos três primeiros versículos, Davi se refere a Deus como “ele”:
O SENHOR é o meu pastor…
Ele me faz repousar…
Ele leva-me…
Ele refrigera-me a alma…
Depois, nos versículos 4 e 5, Davi se refere a Deus como “tu”:
Não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo;
Teu bordão e o teu cajado me consolam.
Tu me preparas uma mesa…
Tu me unges a cabeça com óleo.
Então, no versículo 6 ele volta para a terceira pessoa:
Eu habitarei na Casa do SENHOR.
A lição que aprendi a partir dessa estrutura é que não é bom falar muito tempo sobre Deus sem falar com Deus.
Todo cristão é, no mínimo, um teólogo amador — ou seja, uma pessoa que tenta compreender o caráter e os caminhos de Deus e depois colocar isso em palavras. Se não somos pequenos teólogos, então não diremos nada uns aos outros sobre Deus e seremos de pouquíssima ajuda para a fé uns dos outros.
Porém, o que eu aprendi com Davi no Salmo 23 e em outros salmos é que eu deveria entrelaçar minha teologia com oração. Eu deveria frequentemente interromper minha conversa sobre Deus para falar com Deus.
Não muito depois da afirmação teológica “Deus é generoso”, deve vir a afirmação como oração: “Graças te dou, Deus”.
Junto a “Deus é glorioso”, deve vir: “Eu louvo a tua glória”.
O que eu percebi é que essa é a maneira que deve ser, se estamos sentindo a realidade de Deus em nossos corações, assim como estamos descrevendo-a com nossas cabeças.
Por: John Piper. © Desiring God – Solid Joys
Original: 9 de Abril – Fale com Deus, não apenas sobre ele. © 2017 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Tradução: Camila Rebeca Almeida. Revisão: Vinicius Musselman. Narração: Emílio Garofalo Neto.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato ou canal, desde que adicione um link para esta postagem, não altere o conteúdo original e não venda o material ou acesso ao material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013