quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Quinta-feira, 01 De Dezembro

 Porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa. (Atos 19:37)

O OBJETIVO DA PREGAÇÃO


Muitas pessoas consideram que é um erro enviar missionários a povos pagãos, alegando que não se deve modificar a cultura em que vivem.

Aqueles que convertem as pessoas de uma cultura para outra, incluindo os cristãos, não são missionários no sentido bíblico. A missão do crente é difundir a mensagem da cruz, da fé no Senhor Jesus, falando do Salvador aos demais e os conduzindo a Ele. Quando estes se convertem e renunciam a certas coisas, por reconhecerem que são contrárias à Palavra de Deus, isso é consequência da pregação do Evangelho e não o objetivo em si mesmo.

Um exemplo disso está no capítulo 19 de Atos dos Apóstolos. Ali lemos que os que creram no Evangelho traziam seus livros de magia e, apesar do seu alto preço, os queimaram publicamente. Assim se livraram do mal em que haviam sido enredados antes da conversão.

O versículo de hoje nos fala acerca de um funcionário pagão que dá testemunho da conduta dos servos do Senhor. Estes simplesmente pregaram o Evangelho sem atacar frontalmente a idolatria nem chamá-la de loucura. Como resultado dessa pregação, as pessoas que se converteram abandonaram voluntariamente os ídolos.

Da mesma maneira, de nada adianta criticar o que está errado no mundo e na cristandade; o que se deve fazer é manter o alto padrão da verdade bíblica e viver uma vida que reflita tal verdade em qualquer ambiente que se esteja.

Leitura diária da Bíblia: Cantares de Salomão 5:2-16 · Marcos 9:1-13


Quarta-feira, 30 De Novembro

 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

O QUE FALTAVA...


Um jovem escultor trabalhava arduamente na estátua de um anjo. Quando o famoso Michelangelo passou para observar a obra, o escultor aguardava ansiosamente a opinião do grande mestre. Este a analisou detalhadamente e finalmente disse: “Só falta uma coisa”. Ao ouvir isso, o jovem ficou profundamente decepcionado e durante dias não conseguiu comer nem dormir. Então resolveu falar com Michelangelo para perguntar o que faltava em sua estátua. O mestre respondeu: “Só falta ter vida; se fosse viva seria perfeita”.

Existem pessoas que se parecem com aquela obra de arte. Exteriormente tudo parece magnífico. Levam uma vida moral exemplar, são apreciadas, reconhecidas como pessoas corretas e religiosas. No entanto, enquanto não nascerem de novo lhes faltará o mais importante: a vida eterna, a vida do próprio Deus. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:11-12).

Talvez você, leitor, demonstre muitas virtudes e deixe uma boa impressão ao seu redor. Mas se você não conhecer profundamente o Senhor Jesus como Senhor e Salvador pessoal, ainda lhe faltará o principal: a vida divina que Ele concede aos que creem n'Ele, pois “quem tem o Filho tem a vida”. O Senhor Jesus lhe diz a mesma coisa que disse para Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3).

Leitura diária da Bíblia: Cantares de Salomão 4:1-5:1 · Marcos 8:27-38

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Terça-feira, 29 De Novembro

 Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. (Hebreus 11:29)

PASSAR PELAS ÁGUAS E ANDAR SOBRE ELAS


Depois que Moisés estendeu sua vara sobre o mar, Deus mandou um forte vento oriental, que soprou durante a noite inteira. Dessa forma, a água se “dividiu” e manteve-se como duas muralhas, à esquerda e à direita (Êxodo 14:21-22). Então quando o povo de Deus passou pelo mar, em que estavam confiando? Em Moisés e sua vara? Ou no vento favorável? Não, nem um nem outro. Acreditavam em Deus, que lhes ordenara que partissem e então lhes abriu um caminho. É a mesma fé que capacitou Pedro a andar sobre as águas quando o Senhor lhe disse: “Vem!” (Mateus 14:29).

Não importa se temos de passar pela água ou se devemos andar sobre ela — o crente que se baseia na Palavra do Senhor conseguirá fazer as duas coisas. Exteriormente, os egípcios fizeram o mesmo que os israelitas. Percorreram um bom trecho entre as duas muralhas de água. Mas não fizeram isso pela fé — estavam simplesmente seguindo os israelitas. Essa arrogância causou sua destruição. No Novo Testamento, lemos que os filhos do sumo sacerdote Ceva queriam expulsar demônios, como Paulo fazia. Eles também receberam o castigo apropriado por sua insolência (Atos 19:13-16).

Igualmente, os filhos de Deus correm o risco de simplesmente agir por imitação em determinadas questões de sua vida espiritual, sem esperar por orientação pessoal e sem ter fé. O resultado será tão vergonhoso como aconteceu com Ló, o sobrinho de Abraão, que naufragou na fé. Se quisermos imitar nossos antepassados fiéis em alguma coisa, deveríamos imitar não seus atos, mas sua fé (Hebreus 13:7).

Leitura diária da Bíblia: Cantares de Salomão 3:1-11 · Marcos 8:14-26

Segunda-feira, 28 De Novembro

 Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. (Hebreus 9:27)

O QUE PENSAR ACERCA DA REENCARNAÇÃO?


Uma parte da humanidade crê na reencarnação, ou seja, pensa que, depois da morte, a alma encontra outro corpo no qual habitar. Essa crença, muito antiga, constitui o fundamento de várias religiões, por exemplo, do budismo, do hinduísmo, do espiritismo, etc. Muitas pessoas nos países ocidentais também acham essa doutrina convincente e pensam que ela é compatível com o cristianismo. A vantagem disso, segundo elas, é que os incrédulos teriam uma ou mais oportunidades para se redimirem dos erros. Essa doutrina é fundamentalmente oposta ao ensino das Escrituras. Ela não faz mais que expressar a confusão do ser humano frente à morte e a desesperada necessidade de consolo nesse momento. O que existe depois desta vida e que consequências me trarão a maneira que vivi? Em Sua Palavra, Deus nos dá a única resposta verdadeira para tal pergunta: todos os homens pecaram e estão condenados ao castigo eterno (Romanos 6). Porém, Deus oferece Sua graça por meio de Jesus Cristo, que expiou os pecados de toda a humanidade na cruz. No entanto, somente aqueles que pela fé O recebem em seu coração são purificados de seus pecados, recebem a vida eterna e são adotados por Deus como Seus filhos. A doutrina bíblica é que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). O perdão de Deus é definitivo: não há ciclos a serem completados, não há evolução a ser alcançada. Portanto, nada há em comum entre a reencarnação e a esperança cristã da ressurreição. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” (João 11:25-26).

Leitura diária da Bíblia: Cantares de Salomão 2:1-17 · Marcos 8:1-13

domingo, 27 de novembro de 2022

Domingo, 27 De novembro

 [Jacó] chamou o nome daquele lugar Betel. E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel. (Gênesis 28:19; 35:7)

ENCONTROS COM DEUS


Betel teve um papel muito importante na vida de Jacó. Na primeira vez em que ele passou por ali, estava fugindo de seu irmão, Esaú. No meio da noite, Deus lhe prometeu em sonho que o protegeria e o traria de volta à sua terra natal. Esse encontro com Deus deixou marcas profundas em Jacó. Mas como ele ainda não tinha reconhecido suas inclinações erradas, essa revelação do Senhor não o levou à adoração, mas despertou profundo medo nele. Por isso, levantou uma pedra como memorial e chamou o lugar de Betel, isto é, “Casa de Deus”. Para Jacó, aquele lugar estava marcado pela presença de Deus, mas naquele momento ele não construiu um altar. Cerca de 20 anos mais tarde, Jacó retorna para casa depois de anos de amarga decepção e dificuldade. Deus, mais uma vez se havia manifestado a ele e o chamou: “Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão” (cp. 35:1).

Nessa ocasião, Deus se manifestou a ele em graça, e neste meio tempo Jacó já tinha aprendido muito a respeito de si mesmo, além de ter experimentado que Deus era por ele. Jacó percebeu que os “deuses estranhos” de seus familiares não combinavam com o lugar da santa presença de Deus. Ele enterrou-os antes de ir com sua família para Betel. Ali, construiu um altar e mudou o nome do lugar para “El-Betel”, que significa “o Deus da casa de Deus”. Tendo experimentado agora a alegre comunhão com Deus, Jacó não precisava mais ter medo: o lugar da santa presença de Deus não o assustava mais.

Leitura diária da Bíblia: Cantares de Salomão 1:1-17 · Marcos 7:24-37

sábado, 26 de novembro de 2022

Quinta-feira, 24 De Novembro

 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. E ele [Cristo] morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (João 8:36; 2 Coríntios 5:15)

EU FAÇO O QUE QUERO!


A atualidade se caracteriza pela busca do prazer fácil; muitos têm como lema: Nada de obrigações, eu faço o que quero! A imoralidade sexual e as práticas contra a natureza humana são aceitas, e até promovidas como boas. A sociedade como um todo as considera uma libertação com vistas ao pleno desenvolvimento da personalidade. O que durante séculos se fez às escondidas e provocava profundo arrependimento, agora se ostenta publicamente, sem qualquer traço de vergonha. O mal agora passou a se chamar bem, e o bem, mal. A total destruição dos valores morais já invadiu a sociedade e o coração dos indivíduos.

Mas Deus não muda. O que em outros tempos era mal, para Ele continua sendo mal hoje e o será eternamente. Muitos acrescentam aos seus pecados o de não admitir que pecam, ou seja, são orgulhosos. Por momentos de prazer, põem em risco a própria alma. Quanto mais a maldade é praticada, mais ela afunda o indivíduo no pecado, e mais cego ele fica ao estado em que se encontra. “Todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” Escravos! Quem pode afirmar que não é escravo de nada? Félix Le Dantec, biólogo francês, escreveu no início do século passado: “O ser humano é uma marionete consciente que tem a ilusão da liberdade”. Só há uma pessoa que pode nos libertar de fato: Jesus Cristo. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 10:1-20 · Marcos 6:45-56

Sábado, 26 De Novembro

 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15:7)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 28:1-14)


O versículo 1 nos faz lembrar de terríveis profecias, como a punição sobre o Israel culpado (Levítico 26:36-38). Falando genericamente, o comportamento de um homem depende do estado de sua consciência (v. 1). Se ela está pesada, estamos sempre incomodados e vemos perigos em toda parte. Por outro lado, se ela está em paz, temos confiança diante de Deus e dos homens (1 João 3:21; Gênesis 3:8). O versículo 13 é de fundamental importância. Ele estabelece o caminho de arrependimento e perdão para o pecador. Também explica a razão de alguns cristãos não fazerem nenhum progresso. Para redescobrir o caminho da comunhão com Deus, é essencial confessar nossas faltas. No entanto, é preciso ir além da confissão; é obrigatório pedir a ajuda do Senhor para abandoná-las. Do contrário, a confissão pode tornar-se zombaria diante de Deus. De fato, há mais coisas do que somos capazes de imaginar e que têm sua origem em nosso estado moral. O verdadeiro entendimento, por exemplo, é a parte dos que buscam ao Senhor. Eles entendem todas as coisas (v. 5). Mas há pessoas que sempre estão envolvidas com as mesmas questões e não as compreendem, porque a Pessoa de Cristo não tem valor para elas. O versículo 9 nos mostra que a obediência a Deus e a oração respondida estão inseparavelmente unidas (João 15:7).

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 12:1-14 · Marcos 7:14-23

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Sexta-feira, 25 De novembro

 O Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus. (2 Tessalonicenses 3:5)

TUDO POR TODOS


Na Europa, quando depois de um longo e frio inverno finalmente a primavera desponta, muitas pessoas voltam a sair de casa para desfrutar dos primeiros raios quentes de sol. Uma senhora de idade senta-se no banco em frente à sua casa, fecha os olhos e suspira, contente: “Ah, um sol somente para mim!”. Um homem que passa justamente naquele instante ouve suas palavras. No primeiro momento, ele sacode a cabeça. Mas então lhe ocorre: “Na verdade, eu poderia dizer o mesmo que ela. Não é maravilhoso que ela possa usufruir do sol assim como eu?”. Como cristãos, podemos dizer que o mesmo vale para o amor do nosso Deus. Ele dedica todo o Seu amor a cada um de Seus filhos! Isso é tão simples que qualquer um consegue entender. Mesmo assim, torna-se um pensamento arrebatador quando meditamos um pouco nele. Não importa quantas pessoas aceitem a salvação no Senhor Jesus — todas elas são abençoadas “com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1:3). Cada um pode apropriar-se pessoalmente dessas bênçãos e alegrar-se com elas, sem que isso diminua as bênçãos dos outros. Todos podem ter proveito de toda a riqueza — inclusive você e eu!

Às vezes, nossos pensamentos insistem em ficar na sombra quando nos ocupamos demais com as preocupações da vida. Isso não é errado em si. Mas nosso Senhor trabalha em nós para que nos “voltemos para o sol”, para dirigirmos nosso olhar novamente para o amor de Deus. Ele sabe, por experiência própria, como a certeza desse amor faz bem quando as circunstâncias da vida forem tudo, menos agradáveis. Maravilhoso amor de Deus!

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 11:1-10 · Marcos 7:1-13

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Quarta-feira, 23 De Novembro

 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida. (Filipenses 2:15-16)

CRISTÃOS GENUÍNOS


Desde que os controles de fronteira entre os países da União Europeia foram dispensados em 1995, há equipes alfandegárias móveis supervisionando o trânsito de motoristas e veículos dos diversos países. Nos controles por amostragem realizados nas autoestradas, o que eles mais encontram é contrabando de cigarros, bebidas alcoólicas e imitações de grifes famosas.

Um micro-ônibus da Romênia com nove rapazes foi parado em um posto junto à rodovia. Acontece muitas vezes que, em grupos assim, que não têm aparência de turistas, os agentes alfandegários acabam encontrando contrabando. Por isso, a inspeção é rigorosa. Por fim, o agente supervisor começa a rir e suspende as buscas. “Todos são cristãos genuínos!”, diz ele. Além de camisas cuidadosamente dobradas e uma panela com costela de porco, apenas um detalhe tinha chamado sua atenção: em cada mala havia uma Bíblia. Assim, aqueles nove rapazes puderam dar um belo testemunho de seu Senhor. Aparentemente, os oficiais já tinham tido boas experiências com outros leitores fiéis da Bíblia.

Certa vez, quando eu viajava de trem pela Suíça, um agente alfandegário passou pelos vagões. Quando ele me perguntou se eu tinha alguma mercadoria a declarar, respondi: “Não” e lhe entreguei um folheto cristão. “Ah sim, o senhor é cristão, nem pode contrabandear!”. E simplesmente continuou seu trabalho. Para ele, o caso estava encerrado. O mundo espera que os cristãos genuínos, por temor a Deus, obedeçam às leis de seus países.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 9:1-18 · Marcos 6:30-44

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Terça-feira, 22 De Novembro

 E [os filhos de Israel] firmaram o altar sobre as suas bases, porque o terror estava sobre eles, por causa dos povos das terras; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor. (Esdras 3:3)

FIÉIS A DEUS


Quando os judeus que retornaram da Babilônia chegaram à sua cidade natal, Jerusalém, um cenário desolador se estendia diante de suas vistas. Setenta anos antes, os soldados do rei babilônico Nabucodonosor tinham feito serviço completo. Como eles devem ter se sentido perdidos em meio a todas aquelas ruínas! E talvez nesse momento também tenham realmente percebido, pela primeira vez, que os moradores da terra os veriam como intrusos e inimigos. Que situação sinistra! O que uma pessoa crente faz nessa situação? O que nós fazemos? Será que ainda tomamos conhecimento dos enormes perigos que nos rodeiam? Ou será que já tratamos de estabelecer algum tipo de acordo com os inimigos de Deus? Como os fiéis daquela época reagiram? Procuraram a presença de Deus, da forma como Ele desejava. Importava-lhes conseguir a aprovação de Deus e observar as Suas ordenanças. Assim, deram início ao culto em si, com holocaustos. Será que não lhes ocorreu estabelecer um contato amistoso com os inimigos ou talvez buscar algum aliado? Não, aparentemente isso não passou pela cabeça deles. Aplicado ao nosso contexto, falaram com Deus, no lugar que Ele tinha escolhido para isso, sobre Cristo, que Se entregou totalmente ao Pai. Pensaram primeiro em Deus e em Seus interesses. Qual é a mensagem para nós? Ter comunhão com o Pai e o Filho na adoração nos enche de uma alegria enorme e duradoura. Precisamos dessa experiência. Não há dúvida de que também hoje o Espírito Santo quer nos levar a ela. Diante disso, qualquer inimigo, o mundo, os problemas e todo o restante perdem importância.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 8:1-17 · Marcos 6:21-29

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Segunda-feira, 21 De Novembro

 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. O corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros deste um corpo, sendo muitos, são um só corpo. (1 Coríntios 15:47,49; 12:12)

IGREJA: UM ORGANISMO ESPIRITUAL


A ciência atual supõe uma progressão na formação do universo. Primeiro havia os átomos, depois as moléculas e por fim as estrelas, planetas e galáxias. Então surgiu a vida biológica e depois a mental, apogeu da organização (ou evolução, como alguns dizem). Rejeitamos tal teoria, já que não admite nosso Deus como soberano Criador.

Em harmonia com o primeiro capítulo da Bíblia, cremos que Deus fez os mundos com o Seu poder: o material (vv. 1-10), depois o biológico (vv. 11-25) e por fim o espiritual. O ser humano, o ápice da criação, foi criado à imagem de Deus (vv. 26-28).

Mas a Bíblia não para por aí. Após o primeiro homem, ela apresenta o segundo homem, enviado do céu, Jesus Cristo, a quem Deus concedeu autoridade sobre tudo. Cabeça de uma nova criação, Cristo não permanece sozinho; está associado aos cristãos verdadeiros que receberam a vida de Deus, ou seja, a Igreja. Junto com ela forma um organismo espiritual, um conjunto harmonioso, unido pelo Espírito Santo, cuja função é refletir a glória de Deus. Contemplemos os projetos divinos. Ele deseja unir Jesus glorificado com todos os salvos n'Ele, que serão igualmente glorificados. Tudo o que é material — os céus e a terra — passarão, mas aquilo que é invisível permanecerá para sempre.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 7:15-29 · Marcos 6:14-20

domingo, 20 de novembro de 2022

Domingo, 20 de novembro

 Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (Gálatas 6:14; 2 Coríntios 6:14)

O CRISTÃO E O MUNDO


Na cruz, o Filho de Deus expiou os nossos pecados. Seu sacrifício é muito valioso e precioso para todos os verdadeiros cristãos. É neste sentido que eles “se gloriam” na cruz. Mas Paulo tinha mais um motivo para se gloriar na cruz: ele não via na morte de Cristo apenas a salvação dos pecados, mas também a salvação “do presente século” mau. Para ele, a cruz não era somente o lugar onde os pecados foram julgados, mas também o meio pelo qual o mundo foi crucificado para ele, e ele para o mundo.

Paulo enfatiza que, em um sentido, Cristo “morreu por todos”. Ao mesmo tempo, isso faz com que “os que vivem” — aqueles que receberam vida nova em Cristo — agora “não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15). Que separação clara do modo de vida egoísta e mundano e que dedicação a Cristo se esperam de nós então! Você não concorda que nossas motivações e objetivos como cristãos precisam nos diferenciar claramente do mundo que O rejeitou?

Afastamo-nos do mundo, onde um dia nosso coração procurava a felicidade, e queremos agradar-Te, Àquele diante de quem um dia todo joelho se dobrará. Seja-Te consagrado desde já nosso serviço e também a todos os Teus santos.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 7:1-14 · Marcos 6:7-13

sábado, 19 de novembro de 2022

Sábado, 19 De Novembro

 Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol… que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração. (Eclesiastes 9:3)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 27:14-27)


Esses versículos tratam particularmente da vida doméstica e da amizade. É preciso ter grande cuidado na escolha de um amigo. Devemos ter certeza de que ele (ou ela) compartilha de nossa fé, que tenhamos liberdade para nos ajoelharmos juntos em oração, que ele seja capaz de afiar nossa mente (v. 17). Mas amizade não é uma via de mão única. Quando reclamamos da falta de amor, isso é sempre uma prova cabal de que nós mesmos também estamos demonstrando pouco amor. Pois o amor responde ao amor (v. 19).

O versículo 20 nos lembra de que uma característica dos olhos é que eles jamais se satisfazem (1 João 2:16); e o versículo 22 nos diz que a insensatez está intrinsecamente ligada à natureza humana (cp. 22:15; Eclesiastes 9:3; Romanos 3:11). Não há força que possa separá-la do nosso coração. Terrível isso, não? Mas, infelizmente, é a verdade! O homem vive em um estado permanente de revolta contra seu Criador; ele recusa a graça que lhe é oferecida, e nunca deixa de agir em oposição a Seus interesses eternos. O ser humano é pura insensatez! Então, como alguém pode se tornar sábio? Recebendo a vida divina por meio de Cristo Jesus.

Os versículos 23 a 27 nos exortam a respeito da precaução humana, das riquezas terrenas e da coroa instável. Cristãos, sejamos precavidos e acumulemos para nós riquezas que irão durar pela eternidade (cp. 8:18; Lucas 12:33), assim como uma coroa incorruptível (1 Coríntios 9:25).

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 6:1-12 · Marcos 6:1-6

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Sexta-feira, 18 De Novembro

 Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio. (1 Reis 22:8)

O PROFETA MICAÍAS


Acabe, o rei de Israel, convidou Jeosafá, rei de Judá, para uma campanha militar conjunta. Não era a coisa certa a fazer, pois Acabe era um homem ímpio e Jeosafá temia a Deus. Jeosafá queria consultar ao Senhor por meio de um profeta. Por fim, Acabe lhe apresenta um homem a quem ele odiava, Micaías — no qual é possível reconhecer indícios que apontam profeticamente para o Senhor Jesus. Assim como Acabe odiava esse profeta, os judeus também odiavam Jesus. No início de Seu ministério, os que iam à sinagoga “se maravilhavam das palavras de graça” que Ele proferia. Mas quando o Senhor observou que a graça se expandiria para além das fronteiras de Israel, “todos, na sinagoga... se encheram de ira” e quiseram matá-Lo. Neste momento, ficou claro que eles viam o Filho de Deus em Sua graça e maravilhoso poder, mas que odiavam tanto a Ele quanto a seu Pai (Lucas 4:22,28; João 15:24). Até o ímpio rei Acabe teve de reconhecer que Micaías realmente falava em nome de Deus. E quanta autoridade tinha a palavra do Senhor Jesus! Quando pregou em Cafarnaum, “maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade” (Marcos 1:22). Este um homem, chamado Micaías, proclamava as palavras de Deus, e teve de sofrer por isso. Mais tarde, o Senhor Jesus, que era “a verdade” e “dava testemunho da verdade”, também teve de sofrer e morrer. Mas Ele não foi um simples mártir, Ele sofreu vicariamente por nós. Somente assim nós, “odiosos” que “odiavam uns aos outros” e que davam atenção ao “pai da mentira”, pudemos ser libertados pela verdade (João 14:6; 18:37; Tito 3:3; João 8:44). Vamos agradecer a Deus porque também nós temos esse um Homem! O Senhor Jesus glorificou a Deus e nos libertou.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 5:1-19 · Marcos 5:35-43

Quinta-feira, 17 De Novembro

 Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das garras do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. (1 Samuel 17:37)

A FÉ VENCE


Essas palavras demonstram a confiança da fé de um jovem que tinha experimentado o poder de seu Deus. Foi assim que Davi respondeu às dúvidas de Saul sobre suas chances de vencer Golias. Mas será que Saul não tinha razão em ficar preocupado? De fato, Davi ainda era jovem e inexperiente na guerra, enquanto Golias era “homem de guerra desde a sua mocidade” (v. 33). Isso não tinha como acabar bem. O que acontece quando o raciocínio puramente humano e a fé concedida por Deus colidem? A história de Davi e Golias tem a resposta: a fé vence! Nessa situação, Davi não agiu de forma leviana nem impensada. Suas ações foram determinadas por uma confiança total em seu Deus. Já como pastor, Davi tinha tido experiências incríveis com Deus, e tinha convicção de que também agora Ele lhe daria a vitória. Centenas de anos depois, os três amigos de Daniel se defenderam de forma parecida diante do rei Nabucodonosor. Estavam para enfrentar a fornalha ardente e a morte certa, mas tinham certeza de que seu Deus os salvaria da mão do rei (Daniel 3:17). E Deus não os decepcionou. O exemplo desses jovens nos encoraja. Às vezes precisamos enfrentar tarefas e situações para as quais não há perspectiva humana de sucesso. Mesmo que os nossos desafios não se comparem aos que Davi ou os amigos de Daniel enfrentaram, muitas vezes nos sentimos totalmente sobrepujados por problemas na família, na igreja ou no trabalho. Como reagimos nesses casos? Desistimos ou confiamos em nosso Deus, que nunca se vê sem saída? (2 Coríntios 4:7-8) A fé sempre vê mais longe do que a razão humana consegue enxergar.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 4:1-17 · Marcos 5:21-34


quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Quarta-feira, 16 De Novembro

 Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus. (Romanos 10:9; 5:1)

RESPOSTA A UMA VELHA PERGUNTA


Certo jovem que havia crescido em uma família piedosa relata o seguinte: “Desde menino queria saber se existiam pessoas com total certeza de que iriam para o céu. Mas não me atrevia a perguntar isso para ninguém. Quando fiz 18 anos, pela primeira vez em minha vida encontrei um verdadeiro cristão que havia nascido de novo. Isso aconteceu durante um encontro casual de negócios. Quis saber como aquele homem obtivera o cargo que ocupava. Ele me contou que havia entregado sua vida a Cristo, seu Salvador, Senhor e Mestre, e que Este lhe colocara na posição que estava. Essas palavras me chamaram a atenção. Delas emanava tal confiança em Deus, confiança essa que minha religião — a única verdadeira segundo os meus conceitos — não podia me dar. Nesse momento tive a coragem de fazer a velha pergunta de minha adolescência, ou seja, se ele estava seguro de que iria para o céu. Aquele homem me respondeu com um ‘sim’ tão convicto, e imediatamente acrescentou que não era melhor que os outros, mas que todos os seus pecados haviam sido pagos pelo Senhor Jesus na cruz. Eu também cria nisso, no entanto pensava que esse fato não era suficiente. De acordo com a minha opinião, a fim de poder ir para o céu era necessário, no mínimo, uma vida inteira de boas obras. Pouco a pouco compreendi que a fé no Senhor Jesus era verdadeiramente suficiente e que Deus podia perdoar meus pecados devido ao sacrifício de meu Substituto. A única coisa que eu precisava fazer era crer nessa obra redentora. Eu cri e a paz de Deus encheu meu coração”.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 3:1-22 · Marcos 5:15-20

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Terça-feira, 15 De Novembro

 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. (Lamentações 3:26)

TRANQUILIDADE NAS AFLIÇÕES


Essa passagem da Escritura apresenta-nos o tipo de benefício que nós obtemos ao esperar confiadamente pela intervenção divina. Esperar dessa forma não significa simplesmente cruzar os braços e não fazer nada, mas ter uma certeza serena de que Sua ajuda virá. E é nisso que está o lucro. Hoje, no entanto, queremos refletir de forma diferente sobre essa palavra: quais são as consequências para o nosso entorno quando essa nossa serenidade se torna perceptível? Quando as pessoas percebem que não demonstramos descontrole ou desespero nas dificuldades? Talvez assim, o olhar de outros cristãos, que também estiverem enfrentando lutas, seja dirigido para o Senhor Jesus. Eles também poderão experimentar a verdade das palavras: “Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos” (Salmo 34:5).

Talvez algum vizinho ou colega de trabalho, que não crê no Senhor Jesus, seja estimulado a buscar a Deus — um Deus capaz de dar tanta paz e tranquilidade mesmo nas piores situações. Que bom seria se a nossa confiança em Deus pudesse ter esse efeito abençoado sobre outras pessoas! No entanto, acima de tudo queremos lembrar que o próprio Deus é glorificado pela confiança de Seus filhos. Ele entregou Seu Filho por nós quando ainda éramos pecadores, e nos reconciliou consigo quando ainda éramos Seus inimigos. Por isso, é motivo de gratidão e alegria poder honrá-Lo com a nossa fé. Vamos depositar n'Ele nossa total confiança, mesmo em relação às dificuldades da vida terrena, tendo paciência quando a ajuda não se manifesta logo. Mais do que por muitas palavras, Ele é honrado pela nossa fé.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 2:12-26 · Marcos 5:1-14

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Segunda-feira, 14 De Novembro

 Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. (João 13:1)

AMOR SUBLIME


Conhecemos bem essas palavras. Mesmo assim, ainda não perderam nada de sua singularidade e profundidade. Neste ponto, o Senhor ainda não tinha enfrentado a obra da cruz. Mas não é o horror do Calvário que O emociona, mas o fato de que sairia desse mundo para ir ao Pai. Vemos nisso o amor eterno entre o Pai e o Filho. Esse amor foi o que O motivou a trilhar o caminho da obediência na terra.

Mas então o Senhor fala do amor aos Seus discípulos. Aqui, em meio ao mundo que O odiava, encontrara pessoas a quem dedicou todo o Seu afeto: Ele as amou “até o fim”. Também neste aspecto Ele não contempla o que ainda aconteceria no Gólgota, mas o maravilhoso resultado dessa obra.

Naquele momento, os discípulos ainda não conseguiam entender nada disso. Mas o Senhor sabia que não podia ficar mais tempo com eles; e assim preparou-os para isso, com amor constante. E isso também é encorajador para nós hoje, pois Seu amor perfeito vale também para nós. Sim, até as dificuldades e tribulações que às vezes enfrentamos são parte do caminho pelo qual Seu amor nos conduz. Experimentar o consolo de Seu amor é mais importante e mais abençoador que qualquer conforto. Ele não tem vergonha das lágrimas nos nossos olhos. E Seu amor não acaba; nada pode nos separar desse amor, nada — nem mesmo a morte!

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 2:1-11 · Marcos 4:35-41

domingo, 13 de novembro de 2022

Domingo, 13 De Novembro

 Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. (2 Coríntios 9:15; João 4:10)

DÁDIVAS DE DEUS


Nosso Deus é um Deus generoso. Não poupou nem mesmo Seu próprio Filho, entregando-O por todos nós. O Filho eterno de Deus tornou-se homem e morreu, para assim lançar a base da nossa salvação. Podemos agradecer a Deus diariamente por essa dádiva indescritível, que não merecemos — e na verdade nem mesmo tínhamos pedido. Mas isso não é tudo: Deus nos deu Seu Espírito Santo. Quando cremos no evangelho da salvação, Deus nos sela com o Espírito Santo (Romanos 5:5; Efésios 1:13). Você tem consciência desse fato da mesma forma como sabe que o Senhor Jesus morreu por você? O selo de Deus, o Espírito Santo, mora em nós como uma confirmação firme e de validade eterna: nós Lhe pertencemos. Nem Satanás nem nós mesmos conseguimos quebrar esse selo. O próprio Senhor Jesus diz que Seu Espírito permanece em nós para sempre (João 14:16). Até hoje Deus oferece a todas as pessoas o presente da salvação e todas as outras dádivas relacionadas com isso. E cada um é pessoalmente responsável por aceitar esse dom. Apesar da responsabilidade humana de se converter e aceitar o presente de Deus pela fé, a salvação nunca é obra da própria pessoa, mas de Deus. Ela é um dom: “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Não temos motivo nenhum para nos orgulharmos da nossa fé. Pelo contrário: com temor reconhecemos a grandeza do amor e das dádivas divinas. Tudo vem d'Ele. Queremos agradecer-Lhe e adorá-Lo por tudo isso.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 1:12-18 · Marcos 4:21-34

sábado, 12 de novembro de 2022

Sábado, 12 De Novembro

 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. (Tiago 4:13-16)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 27:1-13)


Vangloriar-se do amanhã (v. 1) é tratá-lo como se ele já pertencesse a nós: fazer planos resolutos, assinar contratos de longo prazo, ser fiador (v. 13). Leia novamente o que Tiago diz a esse respeito (Tiago 4:13-16). Por outro lado, o versículo 1 também é dirigido especialmente aos que adiam a questão da salvação para o futuro. A passagem de 2 Coríntios 6:2 os adverte: “Eis, agora, o dia da salvação”.

É bom poder contar com um amigo. O conselho dele vem de seu coração e alegra o nosso (v. 9). Mas o verdadeiro amigo não é aquele que sempre nos diz palavras agradáveis. Pelo contrário, ele saberá como tomar sobre si o encargo de nos exortar, mesmo se nosso orgulho for ferido (vv. 5-6). O Senhor Jesus, o fiel Amigo, é tal Pessoa. Ele nos ama tanto que não nos poupa. Os cirurgiões às vezes têm de fazer grandes cortes para poderem tratar dos órgãos internos e extirpar o mal do corpo. A mesma coisa acontece no sentido espiritual. “Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo” (cp. 20:30). Devemos aceitar essas feridas necessárias sem reclamações, reconhecendo nelas a mão firme e sábia de nosso melhor Amigo.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 1:1-11 · Marcos 4:10-20

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Sexta-feira, 11 De Novembro

 Beijou o rei a Barzilai, e o abençoou. (2 Samuel 19:39)

MOTIVAÇÃO


Os dias de tribulação e insegurança representam uma prova especial para os crentes. Demonstramos um amor profundo ao Senhor Jesus — o tipo de amor que dá real valor ao que fazemos para Ele? Afinal, o ser humano presta maior atenção às aparências e ao sucesso. Mas Deus sempre vê primeiro a motivação, e é com base nela que Ele avalia o que fazemos. Algumas das mais belas e nobres provas de afeto relatadas pela Bíblia falam de atos que não têm absolutamente nenhuma relação com “sucesso”. Na vida de Barzilai, houve duas ocasiões que deixaram claro o quanto ele amava Davi e era dedicado ao seu rei. É tocante ler quantos recursos ele e outros dois súditos fiéis levaram ao rei quando este teve de fugir de Jerusalém (2 Samuel 17:27-29). Pensaram em tudo, indo muito além das necessidades básicas. Que prova impressionante de amor por Davi! Será que nós também estamos sempre preocupados em alegrar nosso Senhor? Mas chegou o dia em que Davi pôde retornar a Jerusalém. Mais uma vez Barzilai está a postos — dessa vez, para acompanhar o rei na travessia de volta do Jordão. O que poderia ser mais natural do que Davi oferecer um lugar de honra a esse homem tão leal? Mas Barzilai não queria nada para si. Ao ler o relato de 2 Samuel 19:31-39 poderíamos até pensar que ele talvez não tivesse dado o devido valor à oferta do rei. Mas então acontece algo que elimina totalmente essas suspeitas: a bênção de Davi e seu beijo — um símbolo da mais íntima amizade! Fica claro então que Davi reconheceu plenamente todo o amor e a profunda lealdade que Barzilai tinha demonstrado em suas ações. Em sentido figurado, esse símbolo vale para todo aquele que serve ao Senhor Jesus com fidelidade desprendida, mesmo nos dias mais difíceis.

Leitura diária da Bíblia: Isaias 66:1-24 · Marcos 4:1-9

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Quinta-feira, 10 De Novembro

 Entre ti se não achará… feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo… que faz tal coisa é abominação ao Senhor. (Deuteronômio 18:10-12)

LEVAR A SÉRIO


Certo aposentado vivia sozinho em um subúrbio parisiense. Era viúvo e muito respeitado pela vizinhança, onde era conhecido como um cristão que falava com prazer de Deus e do Salvador. Ele sempre conversava com seus vizinhos. Um dia, quando pintava a cerca de madeira que rodeava o jardim, um deles lhe contou: “Ontem à noite fizemos uma sessão com uns amigos. Foi incrível. Eles são adeptos do ocultismo e coisas fantásticas acontecem na casa deles: as mesas giram e várias vezes nos disseram que sabiam de antemão o que iria acontecer. Sei que o senhor não está de acordo com essas práticas, e no fundo eu também sou como o senhor, porque não acredito nelas”. O aposentado respondeu: “Amigo, você está muito equivocado. Ao contrário do que parece, eu acredito nisso, mas também sei que essas coisas são diabólicas, porque Deus declara isso expressamente na Bíblia, e que devemos fugir delas”. Será que o vizinho daquele aposentado compreendeu a mensagem? Será que você compreende a declaração da Bíblia: “Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levítico 19:31)?

O ocultismo e a magia são como veneno: não importa se você sabe ou não o poder mortífero que têm, uma vez que beber o veneno, ou seja, que tiver contato com tais coisas, sua alma estará irremediavelmente contaminada. A morte é apenas uma questão de tempo. A esperança de vida está no sangue do Senhor Jesus, mas são poucos que escapam desse caminho. Examine o que a Palavra de Deus fala sobre esse assunto e leve a sério essa advertência, antes que seja tarde demais.

Leitura diária da Bíblia: Isaias 65:13-25 · Marcos 3:20-35

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Quarta-feira, 09 de Novembro

 Saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. (2 Reis 5:2-3)

TESTEMUNHO E FÉ DE UMA MENINA


Durante uma guerra, uma menina israelita foi arrancada de sua terra natal e de sua família, e agora precisa servir na casa de Naamã, o comandante das tropas sírias, inimigos de seu povo. Não seria compreensível se ela começasse a duvidar da fidelidade e da bondade de Deus? Mas, evidentemente ela aceita seu destino das mãos de Deus. Todo o mal que os sírios fizeram contra ela e seu povo não a impede de ter compaixão com seu senhor, quando fica sabendo da doença incurável que lhe acomete.

Um coração afligido pela dor é mais receptivo ao sofrimento de outros. As palavras dessa escrava deixam transparecer real simpatia. Mas, ao oferecer a informação que pode levar à cura de seu senhor, ela ainda demonstra uma fé notável: embora não tenha nenhum exemplo de outro leproso que tenha sido curado enquanto ela estava em Israel, ela não tem dúvidas de que o profeta Eliseu é um homem enviado por Deus e que ele será capaz de curar Naamã.

Por fim, com certeza a sua conduta — a sua fidelidade no trabalho — também contribuiu para que a esposa de Naamã achasse que suas palavras mereciam crédito. Que o exemplo dessa simples menina nos encoraje a ser fiéis ao Senhor onde quer que Ele tenha nos colocado. Então, mesmo o mais simples dos testemunhos poderá ser uma bênção para as pessoas, ajudando-as a encontrar a vida eterna.

Leitura diária da Bíblia: Isaias 65:1-12 · Marcos 3:13-19

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Terça-feira, 08 De Novembro

 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Deuteronômio 31:8; Josué 1:9)

RESPOSTA CERTA


Era o meu primeiro emprego depois de terminar os estudos. Alguns dias depois da minha chegada, meu chefe informou-me que eu trabalharia no desenvolvimento de um novo programa de computador, cujo nome me pareceu blasfemo, totalmente inadequado para um cristão. Conversei com um amigo sobre isso, e oramos juntos. Então decidi que comunicaria meu chefe que não poderia trabalhar nesse programa, mesmo que isso me custasse o emprego. A secretária dele marcou essa reunião para às 16 horas. Antes de entrar na sala do meu chefe eu supliquei ao Senhor. Então entrei na sala e expliquei meu dilema e minha decisão. Neste momento, ele recebe uma ligação e encerra a nossa conversa. Uma hora depois, ele me procura para me contar que o programa tinha recebido um nome novo! Que resposta maravilhosa, que consolo para mim!

O Senhor me mostrou: quando o cristão toma uma decisão baseado em sua consciência, muitas vezes obstáculos aparentemente intransponíveis começam a se acumular à nossa volta. Satanás se opõe a nós e tenta nos assustar. É nesse momento que precisamos ficar firmes e caminhar com o Senhor em humildade, a despeito das circunstâncias. Em momentos assim, há uma ferramenta segura à nossa disposição: permanecer com o Senhor tranquilamente, em oração, lembrar da Sua vitória e vê-Lo à direita de Deus. Além disso, precisamos ter a convicção de que o Senhor “inclina [o coração] a todo o seu querer” — mesmo o coração do rei (Provérbios 21:1).

Leitura diária da Bíblia: Isaias 63:15-64:11 · Marcos 3:1-12

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Segunda-feira, 07 De Novembro

 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos. (Mateus 18:34; 1 Timóteo 2:5-6)

O RESGATE


Na antiguidade, o resgate era o preço que devia ser pago para tirar um devedor da prisão. Quando alguém não podia pagar suas dívidas, era lançado na cadeia e entregue ao “verdugo”. Era comum os encarcerados ficarem à mercê da arbitrariedade de seus guardiões, sem quaisquer direitos e, por isso, serem maltratados. Somente quando os familiares ou amigos conseguiam reunir o dinheiro para o resgate, o devedor era “resgatado” e libertado.

Todos nós, sem exceção, somos devedores diante de Deus, porque não O honramos nem O servimos como deveríamos. E porque pecamos já fomos lançados na prisão, ou seja, desde a Queda fomos entregues à servidão do pecado, encarcerados pela nossa própria natureza caída, presos às paixões infames de nossa carne. Nossos “atormentadores” são o diabo, o pecado e o mundo.

A dívida que temos diante do Deus santo e justo não pode ser paga com dinheiro. Por isso Deus, que também é amor, enviou Seu Filho ao mundo para pagar o preço que Deus exigia. Cristo é o “parente próximo” (Levítico 25:47-49) que decidiu pagar o resgate por todos os que O recebem como Senhor e Salvador. Isso custou a Ele a própria vida, Seu sangue foi derramado na cruz do Gólgota.

Somente quando aceitamos pela fé o preço do resgate, somos libertos dessa dívida e do juízo eterno. O Senhor mesmo disse: “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

Leitura diária da Bíblia: Isaias 63:1-14 · Marcos 2:18-28

domingo, 6 de novembro de 2022

Domingo, 06 De Novembro

 Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois… o tempo determinado, já chegou. (Romanos 5:6; Salmo 102:13)

TEMPO DETERMINADO


Quando o Filho de Deus se tornou homem, isso não aconteceu em um momento qualquer da História; Ele não veio em algum momento aleatório. O Senhor Jesus começou Seu ministério público com as palavras: “O tempo está cumprido...” (Marcos 1:15). Ele viveu e morreu na hora determinada. Diferentemente de nós, Deus conhece todo o passado e todo o futuro. Nada nem ninguém pode impedi-Lo de realizar Seu plano eterno exatamente na hora prevista. O Salmo 102 anuncia um tempo em que Deus terá compaixão de Sião, isto é, Jerusalém. O Senhor se levantará para julgar todos os inimigos e libertará a cidade. Ela será o centro terreno de Seu reino de paz. Essa profecia já tem alguns milhares de anos e ainda não se cumpriu. Mas o “tempo determinado” para o seu cumprimento também chegará. Assim como todos os anúncios do Antigo Testamento sobre a primeira vinda do Senhor à terra se cumpriram com fidelidade, certamente todos os detalhes relacionados à Sua glória eterna também se cumprirão. O Filho de Deus, que sustenta “todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:3), está vendo a você e a mim. Ele tem tempos determinados também para a nossa vida. Não escolhemos o momento do nosso nascimento nem temos poder sobre o dia da nossa morte. Da mesma forma, Ele já conhece antecipadamente toda a extensão da nossa vida, com todos os acontecimentos que nos alegram ou entristecem. Ele vai cuidar de nós e sempre agir “no tempo determinado” em nosso favor. Por isso, podemos entregar-Lhe todas as nossas preocupações com o futuro, confiando em Sua sábia orientação (cf. 1 Pedro 5:6-7).

Leitura diária da Bíblia: Isaias 62:1-12 · Marcos 2:13-17

sábado, 5 de novembro de 2022

Sábado, 05 De Novembro

 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. (Isaías 1:16)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 26:13-28)


Após a descrição do tolo (vv. 1-12), temos aqui outras personagens igualmente detestáveis. A primeira é o preguiçoso (vv. 13-16), a quem encontramos com tanta frequência. Ele usa o pretexto de perigos e dificuldades imaginários para se livrar do que sabe que deve fazer (v. 13), até mesmo de trabalhar em benefício próprio (v. 15). “Como a porta se revolve nos seus gonzos” (v. 14). Isso significa que ele vai e volta, mas sempre permanece no mesmo lugar. Devemos nos perguntar se de fato fomos além disso, se temos feito progressos reais em nossa vida cristã. O preguiçoso se vira em sua cama. É possível estarmos sempre ocupados e fazermos muitas atividades, mas sem produzir algo de valor real.

briguento também é descrito (vv. 17-21). Esse tipo de pessoa é ótimo em espalhar nuvens de palavras que ferem. Mas o versículo 17 tem muitas aplicações. Estar em lugares inadequados, envolver-se em conflitos políticos… tudo isso expõe o filho de Deus a “mordidas” cruéis.

Depois vem o fofoqueiro, que também ajuda a suscitar contendas (vv. 20, 22). E o maldizente que esconde o ódio de seu coração com palavras gentis (vv. 23-25; 2 Samuel 20:9-10; Jeremias 12:6). O Senhor Jesus trata com os diferentes tipos de iniquidades e hipocrisias registrados nesses versículos (Mateus 17:17; Salmo 38:12). Mas é preciso que estejamos dispostos a sermos purificados de tudo isso!

Leitura diária da Bíblia: Isaias 61:1-11 · Marcos 2:1-12

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Sexta-feira, 04 De Novembro

 Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. (Lucas 5:4)

MILAGRES


Ao nos ensinar, o Senhor gosta de recorrer àquilo que compreendemos. Os sábios do oriente tinham conheci­mento de astronomia, e Deus mandou uma estrela para guiá-los. Era algo que eles entendiam. Mas essa “estrela de Belém” foi um milagre de Deus. Isso deve ter causado grande impressão neles. No versículo de hoje, é o pescador Pedro que, em seu próprio local de trabalho, obtém um entendimento claro a respeito da grandeza excelsa do Senhor. O Senhor lhe ordena que saia para o mar no meio do dia, e lance suas redes. Pedro responde que já tinham trabalhado em vão a noite inteira. Parece uma explicação simples. Agora, durante o dia, as perspectivas eram ainda menores. Um pescador experiente sabia disso.

Felizmente, no entanto, Pedro não se agarra ao seu conhecimento profissional, mas obedece à palavra do Senhor. “Mas, sobre tua palavra, lançarei a rede”, diz ele. Muito bem, Pedro! O Senhor recompensa essa obediência de forma abundante. E, diante dessa pesca farta, Pedro compreende sua própria insuficiência e também a majestade do Senhor. Nosso Senhor é rico em graça e misericórdia. Ele tem prazer em nos presentear, se estivermos dispostos a confiar n'Ele e obedecer à Sua Palavra. O Senhor Jesus pediu que Pedro Lhe emprestasse o barco para falar à multidão. Pedro atendeu de boa vontade ao pedido. Então o Senhor o recompensou generosamente, operando um milagre tal, que ele ficou muito impressionado com o poder e o amor desse Senhor. O Senhor continua sendo hoje o mesmo que era naquela época. E Ele continua tendo prazer em nos ajudar e abençoar. Cabe a nós convidá-Lo, segui-Lo e agir “sobre a sua palavra”. Então veremos milagres.

Leitura diária da Bíblia: Isaias 60:1-22 · Marcos 1:35-45

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Quinta-feira, 03 De Novembro

 Quem sou eu, e qual é a minha vida? (1 Samuel 18:18)

UMA VIDA SEM SENTIDO?


“Não vejo por que continuar vivendo; que sentido a vida tem? Por isso, coloco fim à minha vida.” Assim se despediu um jovem estudante antes de se matar.

É desesperador perguntar pelo sentido da vida e não encontrar resposta. Por isso, muitos preferem ignorar essa pungente questão e pensam: “Já que estou vivo, vou desfrutar a vida, procurar um bom emprego, amigos, vou me divertir bastante e, quando algo der errado, então…”.

Sim, então o quê? O que acontecerá quando alguém se acha repentina e inesperadamente no umbral da eternidade, depois de um acidente de automóvel, um terremoto, uma queda de avião, etc.? A pergunta sobre o sentido da vida é demasiadamente importante para que nos atrevamos a ignorá-la, pois temos somente uma única vida. Quando nosso tempo se acabar neste mundo, nossa carreira aqui terá terminado definitivamente. No entanto, nossa existência continuará no porvir. E então Deus, nosso Criador, nos pedirá conta de nossa vida terrena.

Para cada ser humano existe a possibilidade de colocar um fim à falta de sentido de sua vida e começar de novo com Jesus Cristo. Ele convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

“O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 10:10; 6:37).

Leitura diária da Bíblia: Isaias 59:1-21 · Marcos 1:21-34


quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Quarta-feira, 02 De Novembro

 Quem anda nas trevas não sabe para onde vai. (João 12:35)

UMA ESPERANÇA CERTA


Em vista do fato de que todos irão morrer, muitas pessoas se consolam com esse pensamento: “Com a morte tudo se acaba”. Um famoso apresentador de TV não estava tão certo disso, pois pouco antes de sua morte em 1998, disse: “Não sei para onde vou, mas não vou sem esperança”. Assim expressava sua crença em uma existência depois da morte. Nessa declaração ele mencionou a esperança. Mas parece ser uma esperança sem um fundamento sólido. Muitos, principalmente os que se intitulam cristãos, dizem que são bastante bons para ir para o céu. Porém, no fundo, não têm certeza disso.

No entanto, podemos saber de fato para onde vamos depois de morrer? Os que acreditam em uma vida após a morte verdadeiramente têm interesse em saber. O único que pode dizer com toda segurança para onde iremos é Deus. Em Sua Palavra, Ele declara o seguinte: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36). O que faz a diferença é a fé no Filho de Deus, outorgada a todo aquele que se aproxima d'Ele confessando os seus próprios pecados. “Deus… nos amou... e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10). Querido leitor, não busque em outro lugar a certeza de seu futuro eterno. Receba a grande oferta de Deus e creia em Sua Palavra. Somente assim você terá a esperança bem fundamentada quanto ao seu futuro após a morte. “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15:13).

Leitura diária da Bíblia: Isaias 58:1-14 · Marcos 1:9-20

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Terça-feira, 01 De Novembro

 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? (1 Coríntios 6:4,7)

IRRECONCILIÁVEIS RECONCILIADOS?


O conhecido irmão e escritor H. A. Ironside conta:

“Há muitos anos, no Canadá, quando eu ainda era rapaz, presenciei um problema entre irmãos e que foi tratado de acordo com essa passagem bíblica. Lembro-me bem de como fiquei escandalizado na época: homens que eu respeitava e valorizava começaram uma discussão furiosa. Um deles colocou-se de pé com um salto, de punhos cerrados, e disse: ‘Estou disposto a ceder em algumas coisas, mas não em tudo. O que é certo é certo, e eu mereço ter os meus direitos!’.

Um irmão escocês idoso, quase surdo, inclinou-se para frente, colocou a mão por trás da orelha e perguntou: ‘O que disse, irmão? Não entendi muito bem!’. ‘Eu disse que mereço receber o que é meu por direito!’, respondeu o primeiro. ‘Tem certeza disso? O que você merece? Se você realmente recebesse o que merece, iria para o inferno; não concorda comigo? Você esqueceu que o Senhor Jesus não veio para defender os Seus direitos? Ele veio para sofrer injustiça, e foi exatamente isso que aconteceu.’ Aquele homem, antes tão irado, ficou paralisado. Rompeu em lágrimas e exclamou: ‘Ah, meus irmãos, como eu estava cego! Que grande pecado cometi! Resolvam a situação como acharem melhor’. Sentou-se, cobriu o rosto com as mãos e soluçou ao se lembrar do Senhor. Em três minutos, o problema estava solucionado.” Com esse tipo de atitude, os problemas são facilmente resolvidos. Quando nos curvamos diante do Senhor, Ele dá a solução para todas as dificuldades.

Leitura diária da Bíblia: Isaias 57:1-21 · Marcos 1:1-8


Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013