sexta-feira, 30 de abril de 2021

Sexta-feira, 30 De Abril

 Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer. (Neemias 6:3)

Trabalho Para O Senhor


A sugestão dos inimigos parecia boa, mas era enganosa: “Vem, congreguemo-nos... no vale de Ono”. Ono era o “vale dos operários ou artífices”, mas o povo de Deus não podia trabalhar em conjunto com seus inimigos nem mesmo para reconstruir os muros de Jerusalém (Neemias 6:2; 11:35). Por isso, Neemias rejeitou a proposta: “Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer”.

Em Jerusalém, o trabalho do governador Neemias tinha algumas características:

  • Neemias colocou-se à disposição de Deus: à semelhança de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8), assumindo a responsabilidade. O serviço para o Senhor é sempre voluntário. Quando recebo uma tarefa, devo realizá-la sempre de forma fiel e conscienciosa!
  • Neemias trabalhou até que o muro ficou pronto. No serviço para o Senhor, não basta ter cooperado alguma vez no passado. Pelo contrário: é preciso manter-se envolvido e cumprir o ministério (2 Timóteo 4:5).
  • Quando Neemias ajudou a fechar as brechas, ele trabalhou de verdade. Não quero apenas falar sobre o trabalho, como tanta gente faz, mas quero fazê-lo!
  • Era uma “grande obra”: primeiro Neemias ouviu que os judeus viviam em “grande miséria”; em seguida, ele orou ao “Deus grande”; no final, houve “grandes sacrifícios” e “grande alegria” (Neemias 1:3,5; 12:43).

A ética de trabalho de Neemias estabelece um padrão altíssimo para mim!


quarta-feira, 28 de abril de 2021

Quarta-feira, 28 De Abril

 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto te recompensará publicamente. (Mateus 6:6)

Como Ter Um Encontro Com O Senhor?


Mediante essas palavras do versículo acima, o Senhor Jesus nos ensina um ponto importante e, talvez, muitas vezes descuidado. Se trata da necessidade de tomar o tempo de orar em um lugar particular, a fim de nos livrarmos de tudo que possa nos distrair. Para muitos de nós, a vida cotidiana está cheia de atividades, obrigações, projetos e distrações que enchem rapidamente o nosso tempo livre. Devemos aprender a consagrar um tempo para Deus em meio ao ritmo da nossa jornada. Quanto mais agitada seja nossa vida, maior a necessidade de nos determos para estar a sós com o Senhor. A meditação em Deus é oposta à dispersão e à distração. Nesses momentos que estou perante Deus pela fé, quando falo com Ele mediante a oração, quando O escuto ao ler a Bíblia, vejo claramente o que Deus espera de mim, o que é realmente importante; e então ganho forças morais.

Esses momentos com o Senhor têm uma intensidade especial quando passamos por uma provação em nossa vida. Deus espera que falemos com Ele com liberdade sobre o que nos aflige, ao invés de nos queixarmos dos demais ou de nossas circunstâncias. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Esforcemo-nos em tomarmos um tempo para experimentar esta paz prometida por nosso Pai, que tudo vê em secreto.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Terça-feira, 27 De Abril

 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados… Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus... sua misericórdia, nos salvou. (Tito 3:3-5)

Vidas Transformadas


Você sabia que a célebre estátua chamada “Davi”, de Michelangelo, inicialmente era apenas um bloco de mármore que havia sido esculpido e estragado por outro escultor? Leonardo da Vinci havia declarado que não se podia fazer mais nada com esse bloco, mas Michelangelo fez com ele a magnífica estátua de mais de quatro metros de altura, a qual se pode contemplar em Florença, Itália.

Isto nos faz pensar na história de nossas vidas. Quem sabe você seja consciente de que sua vida tem sido estragada pelo mal; mas saiba que nem tudo esta perdido, existe um remédio: vá até o Senhor Jesus, somente Ele pode transformar nossas vidas, muitas vezes tão afetadas pelo pecado, o rancor, a amargura, a mentira, por tanta coisa que nos faz sofrer, tanto a nós como aos demais, e, acima de tudo, nos condena. “Como Jesus Cristo pode mudar minha vida?”, você irá perguntar. “Tenho muitas vezes tentado melhorar, mas não tenho conseguido nenhum resultado.” Isso não é de se estranhar, pois o Senhor Jesus não melhora nossa natureza, mas nos dá uma vida nova, uma nova natureza, quando chegamos a Ele com confiança e fé. Então teremos novos motivos, novos desejos, uma nova força para fazer o bem mediante o poder de Seu Espírito; esta nova vida faz de nós novos homens e mulheres.

Assim como o “Davi” de Michelangelo revela o talento do escultor, nossas vidas transformadas poderão ser um testemunho do poder e amor de Deus. Ele salva os que creem e lhes dá uma nova beleza, um reflexo de Sua natureza, que é amor e luz.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Segunda-feira, 26 De Abril

 Deus… Quer que todos os homens sejam salvos. Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo. Eis aqui agora o dia da salvação. (1 Timóteo 2:3-4; Atos 16:31; 2 Coríntios 6:2)

O Que Existe Depois Da Morte?


Um chefe de estado estava muito preocupado com o futuro. Em meio das conversas políticas, ele tinha o costume de perguntar a seus interlocutores: “Em sua opinião, para onde vamos depois da morte?”. A pergunta era confusa e as respostas eram muito variadas. Nenhum livro humano, inclusive o livro mais científico, poderá dar uma resposta a esta pergunta.

A Bíblia, o Livro de Deus, declara que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Um dia os incrédulos terão que dar contas de todos seus atos, e receberão o que no fundo não desejaram, a saber, um lugar sem Deus. Que perspectiva terrível a do juízo longe de Deus por toda a eternidade! (Lucas 16:19-31; Apocalipse 20:11-15).

Mas a Bíblia não fala somente de condenação. Deus, quem um dia julgará os segredos dos homens (Romanos 2:16), hoje faz proclamação da boa nova de perdão dos pecados e da salvação mediante a fé em Jesus Cristo. Ele diz: “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação” (João 5:24). Quando o crente parte desta terra, o Senhor Jesus lhe dá essa certeza: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).

O lugar onde estaremos depois da morte, onde passaremos a eternidade, depende unicamente da resposta que damos hoje ao chamado do amor de Deus. Qual será sua resposta?

domingo, 25 de abril de 2021

Domingo, 25 De Abril

 Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva? (Jó 38:22)

Flocos De Neve


Neste capítulo da Bíblia, o Deus eterno mostra ao Seu servo Jó toda a Sua glória e Seu poder como Criador. Os terríveis sofrimentos e as feridas causadas pelas palavras de seus amigos tinham levado Jó a perder de vista a grandeza, a majestade e a justiça de Deus.

Será que temos consciência de que cada floco de neve, com seus cristais de gelo, é um milagre singular de Deus? Basta analisar a sua estrutura com uma lupa. Não existem dois cristais exatamente iguais! Poucas coisas na natureza mostram com tanta clareza a mão do nosso Deus Criador quanto essas pequenas formas.

Quando a água congela, é possível perceber que os cristais de gelo sempre se organizam em padrões hexagonais. Essas lindas e delicadas filigranas já inspiraram os trabalhos de muitos artistas e cientistas. Cada floco de neve oferece um testemunho singular e silencioso da glória criadora de Deus. Quanta diversidade! Que rica beleza e esplendor!

Nós também precisamos reconhecer que cada um de nós foi feito de forma singular pela mão criadora de Deus e que Ele nos conhece individualmente, em cada detalhe da nossa identidade.

Você já conhece seu Criador? Você já O experimentou como o Deus de amor, que enviou Seu Filho à Terra para te salvar e ter comunhão com você? Você confia n'Ele, em Seu amor e em Seu poder, seja qual for a situação que esteja enfrentando?

sábado, 24 de abril de 2021

Sábado, 24 De Abril

 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Salmo 111:10)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 111)


“Grandes são as obras” de Deus na criação (v. 2). Mas o que pode ser dito de Sua singular obra, essa da redenção (v. 9)? Quão gloriosa e majestosa ela é (v. 3)! Adoramos Aquele que a realizou, e concluímos com o apóstolo: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32)? Ele não nos garante o pão nosso de cada dia (v. 5)? Sim, que Deus confirme o que Ele é: “benigno e misericordioso” (v. 4). Considerar as Suas obras fortalece a nossa fé em Sua Palavra; Suas obras nunca contradizem Seus mandamentos. Ambos são verdadeiros. Seus mandamentos são fiéis (v. 7), e os que os praticam “revelam prudência” (v. 10).

O primeiro passo que um homem deve dar no caminho da sabedoria é temer a Deus. De acordo com o versículo 5, é igualmente o único caminho para resolver o terrível problema da fome no mundo... mas também o único que as nações não consideram.

O louvor do Senhor “permanece para sempre” (v. 10; assim como a Sua justiça, v. 3, e os Seus mandamentos, v. 8). Cantemos Seus louvores de agora em diante.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Sexta-feira, 23 De Abril

 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:7-8)

O Amor É Um Ideal Ou Uma Realidade?


Para muitos homens e mulheres, o verdadeiro amor é um ideal fascinante, mas inalcançável, que muitas vezes vai se afastando cada vez mais daquele que o busca, assim como o horizonte para o qual se está caminhando. Quantas decepções cruéis sofrem aqueles que pensavam por fim havê-lo alcançado! A Bíblia, a Palavra de Deus, nos fala de um amor puro, real, duradouro, comprovado por atos. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (1João 4:8-9). O Senhor Jesus morreu por pessoas de respeito, amáveis e que o mereciam? Não! Ele morreu por todos os homens, por pessoas que se opõem a Deus e fazem o mal! Esse é o amor de Deus!

Mas ainda tem mais: Deus não apenas provou que nos ama, mas também transmite Seu amor para aquele que aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor. “O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5). Por esta razão o Senhor Jesus pode nos animar a amarmos aos nossos inimigos, fazer o bem aos que nos odeiam e a orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44). Apenas esse amor de origem divina pode nos possibilitar que aceitemos a nosso próximo assim como ele é (talvez primeiramente ao meu conjugue?) e o amemos com seus defeitos. Prossigamos com a força que o Senhor nos dá.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Quinta-feira, 22 De Abril

 Deus… ordena agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou. (Atos 17:30 -31)

A Ordem Divina


Aconteceu durante a segunda guerra mundial, 1939-1945, em um domingo após o almoço, numa pequena cidade francesa que até aquele momento não havia sido bombardeada. Um pai de família ouviu a sirene de alerta e disse a seus filhos, que ainda estavam na mesa: “Filhos, a sirene soou. Rápido! Corramos para o refúgio no jardim!”. Alguns minutos depois a casa foi bombardeada e não sobrou nada dela. Todos haviam obedecido imediatamente à ordem do pai, e assim puderam se salvar, graças ao refúgio que haviam cavado no jardim.

Do mesmo modo, Deus, que nos ama e deseja que todos os homens sejam salvos, ordena que se arrependam. A ordem vem do céu, do Deus soberano que tem toda a autoridade, e é dada a todos os homens, sejam ricos, sejam pobres, cultos ou ignorantes. “Todos pecaram” (Romanos 3:23). Por isso todos estão incluídos, ninguém pode se evadir dessa ordem. A Bíblia diz que todos os homens se dirigem para um futuro eterno longe de Deus, a saber, a perdição. Arrepender-se é, primeiramente, reconhecer que estamos seguindo por este caminho, que somos pecadores perdidos.

Mas Deus preparou um meio de salvação, é obedecer, é crer em Jesus Cristo. Somente Ele pode salvar da perdição e assegurar um lugar junto d'Ele no céu, pela eternidade, a todo aquele que n'Ele crê, porque Ele levou na cruz o castigo que nossos pecados mereciam. No evangelho de João lemos o seguinte: “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna” (cp. 6:40).

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Quarta-feira, 21 De Abril

 Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.[Disse Jesus]: Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste. (Salmo 19:1; João 17:24)

O Hino Do Universo


Em uma revista científica, o físico Hubert Reeves escreveu: “Podemos comparar uma estrela com um sino que, quando toca, faz vibrar o conjunto de sua superfície… Por isso dizemos que as estrelas cantam”.

Esta imagem já foi usada pelo próprio Deus quando falou a Seu servo Jó, há mais de 4000 anos. Deus lhe perguntou com respeito à criação do mundo: “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam”? (Jó 38:4,7). Deus manifesta Sua majestade e Seu poder na obra da criação. A natureza mostra aos homens “seu eterno poder, como sua divindade… para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1:20) por não crerem em um Deus-Criador, contudo, o mais grave é não crer em um Deus-Redentor.

O que significa a redenção? É o resgate de um escravo, e por natureza todos nós somos escravos do pecado e de Satanás. Deus enviou Seu próprio Filho a esta Terra; não O poupou (Romanos 8:3,32). “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco; Que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo” (1João 4:9). O enviou para salvar os homens da escravidão do pecado: o preço do resgate foi o sangue de Cristo, Quem levará à glória dos céus aos que tenham crido, glória infinitamente mais elevada que a da criação atual (Hebreus 2:9-10). Você já aceitou esse maravilhoso presente de Deus?


terça-feira, 20 de abril de 2021

Terça-feira, 20 De Abril

 E [Jacó] chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto... E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel. (Gênesis 28:11; 32:31)

Lições Na Vida De Jacó


É difícil encontrar outro personagem bíblico que tenha passado por tantos altos e baixos quanto Jacó. E mesmo assim, a Bíblia diz que Deus “amou Jacó”. Por isso, todas as bênçãos que Deus tinha disposto para Jacó certamente teriam recaído sobre ele, mesmo que ele não tivesse lançado mão de tantas artimanhas. Afinal, o “propósito de Deus” era “segundo a eleição”, e não “por causa das obras” (Malaquias 1:2; Romanos 9:11,12). Mas agora ele estava sendo obrigado a trilhar caminhos duros, que ele mesmo escolhera ao fugir de seu irmão Esaú, a quem enganara. No primeiro versículo, ele se preparava para passar a noite dormindo sobre uma pedra dura. “O sol era posto” — o sol tinha se posto sobre a vida de Jacó; o futuro à sua frente era sombrio.

Mas Deus não o entregou à própria sorte. Passaram-se vinte anos. Quando Jacó retornava de seu exílio, pouco antes de reencontrar-se com Esaú, o Senhor atravessou seu caminho: um “homem” lutou com ele e tocou a junta de seu quadril, de forma que Jacó saiu manco do combate. Como alguém que finalmente aprendeu que a própria força de nada serve no serviço para Deus, Jacó recebe um novo nome: Israel, o “guerreiro de Deus”. E depois disso lemos: “E saiu-lhe o sol”. Tudo ficou claro novamente — inclusive no sentido figurado, em sua vida. A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Segunda-feira, 19 De Abril

 Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. (Salmo 14:1)

Crer Em Deus Ou Negá-lo


— Sou ateu, não creio em Deus.

— Mas não crendo em Deus, você é obrigado a crer que o universo é uma mera casualidade.

— Sim, creio que o universo é a consequência do acúmulo de circunstâncias acidentais.

— Me parece que para crer em uma casualidade que tenha organizado nosso redor tão bem, precisa ter muito mais fé do que para crer em Deus.

O equilíbrio tão perfeito de nosso planeta reflete uma coerência e revela uma inteligência que não tem nada a ver com uma mera casualidade. Desde a formação do menor inseto até a organização dos astros, tudo o que há no universo dá testemunho de uma sabedoria que nos sobre passa. Nenhuma pessoa sensata diria que o carro que ela dirige é produto de uma mera casualidade e uma mera composição de peças mecânicas. Pois é exatamente isso que afirma aquele que nega a existência do Deus-Criador! É surpreendente ver tantas pessoas negando a existência do Criador. Quem pode estar atrás de tanta cegueira, a não ser Satanás, o pai da mentira que trabalha para impedir que tenhamos contato com Deus? Abra os olhos e descubra a Deus como Criador no grande livro da natureza! Vá mais adiante, chegue-se a Ele por meio de Jesus Cristo, Aquele que foi enviado do céu para te libertar da escravidão do diabo e para solucionar a questão de seus pecados. Você descobrirá que o Criador te ama pessoalmente!

domingo, 18 de abril de 2021

Domingo, 18 De Abril

 Por isso também ao Senhor eu o entreguei. (1 Samuel 1:28)

Dar A Deus


Ana tinha pedido um filho ao Senhor, prometendo: “Ao Senhor o darei todos os dias da sua vida”. E quando Deus atendeu à sua oração, depois de desmamar Samuel, ela cumpriu sua promessa. Até ali, ela o educara física e espiritualmente, preparando-o para o serviço no templo, “para que apareça perante o Senhor”. Mais tarde, vemos o jovem Samuel servindo perante o Senhor. Não há dúvida de que as primeiras instruções que ele recebeu para isso vieram de sua mãe (1 Samuel 1:11,22,28; 2:18).

Essa história traz uma lição para nós. Será que nós também podemos dar algum presente a Deus? É claro que sim! Na verdade, Hebreus 13:15 e 16 nos encoraja, de forma bem direta, a oferecer-Lhe sacrifícios de louvor, e até mesmo bens materiais. Isso é muito pertinente, uma vez que todas as bênçãos do presente e do futuro têm sua origem em Deus e em Seu amor eterno.

O incentivo em Romanos 12:1 ainda vai um passo além: não devemos servir a Deus somente com palavras e canções, nem apenas com dinheiro e bens, mas com todo nosso corpo e toda a nossa alma — com nosso tempo, nossas forças, com tudo o que temos à nossa disposição. Será que isso é realidade na nossa vida? Ou será que estamos tão mergulhados em nossa rotina diária que praticamente não sobra tempo para Deus e para o Senhor Jesus?

Ah, Ana, quantas lições preciosas você nos traz! Ela entregou um pedaço da sua vida, extremamente valioso e muito amado. Deus fez com que isso ficasse registrado para que nós possamos ler e imitar essa atitude — para a honra do Senhor e para nossa bênção.

sábado, 17 de abril de 2021

Sábado, 17 De Abril

 Beberá do ribeiro no caminho, por isso exaltará a cabeça. (Salmo 110:7)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmos 109:21-31 E 110)


O aflito e pobre Homem (a saber, Cristo) proclama: “Mas tu, Senhor Deus, age por mim, por amor do teu nome” (vv. 21, 22; veja João 12:28). “Para que saibam vir isso das tuas mãos...” (v. 27). Deus deve à Sua própria glória livrar Aquele que clama a Ele. É isto que encontramos no Salmo 110. Como isso sobressai em contraste à cena do Homem de dores sendo humilhado! Esse Homem, como é dito num hino, está “agora, pelo próprio Deus, exaltado nos lugares celestiais pela majestade divina”. O Senhor Se pôs à direita do pobre Homem para salvá-Lo (Salmo 109:31); isso foi no passado. Agora, na glória, Deus O assentou à Sua direita (Salmo 110:1; Efésios 1:20). O versículo 5 promete que “o Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis”. Seus inimigos, do Salmo 109, serão colocados por escabelo dos Seus pés: a redução deles à escravidão fará parte de Sua glória.

O Salmo 110 é mencionado oito vezes no Novo Testamento, e serve como uma linha para nos guiar por toda a Epístola aos Hebreus (cps. 1:3; 7:17; 10:13).

Finalmente, às promessas feitas ao Messias é acrescentada uma que diz respeito ao Seu andar na terra (v. 7). Cristo, como homem, teria aqui na terra alguns raros momentos de refrigério, importantes para o encorajamento e o fortalecimento de Sua alma (por exemplo: Lucas 7:9,44; 9:20; 10:21,39; 23:42).

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Sexta-feira, 16 De Abril

 Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens. A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. (Tito 2:11; João 1:17)

A Graça De Deus


Muitas pessoas tentam se convencer de que a graça é um atributo de um Deus compreensível, tolerante, que perdoará a todos de olhos fechados. Outros a consideram a solução para todos os casos perdidos, por isso, quando oram, encomendam tudo à graça de Deus. Inclusive, muitas pessoas pensam que para ter direito ao Paraíso precisam se esforçar o máximo; então, quando todos seus esforços se manifestem insuficientes, a graça de Deus completará o que ficar faltando.

Sem dúvida, a graça de Deus é algo totalmente diferente. Essas falsificações dão uma imagem completamente errada de Deus; elas O consideram indiferente, tanto ao bem como ao mal e ao estado de perdição que se encontram todos os seres humanos por natureza.

Claro que Deus é misericordioso, bom e poderoso, e está disposto a ajudar a Sua criatura; é o Deus de amor que deseja o bem eterno dos homens, mas também é o Deus que não pode suportar pecado, deve castigá-lo, o Deus que não tem o culpado por inocente (Números 14:18).

Deus quis salvar o homem pecador, e dar aos seus pecados o castigo que eles merecem. Embora inocente, o Senhor Jesus veio a esta terra para carregar nossos pecados, sofrendo o castigo da parte de Deus. A partir desse momento, Deus pode agir com graça para com todos, sem exceção; a única condição é que o homem reconheça a absoluta necessidade desta graça e aceite o único Salvador que Deus lhe deu.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Quinta-feira, 15 De Abril

 Jesus... viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. (Lucas 19:5)

Zaqueu, O Que Foi Achado (2)


Quando alguém começa a buscar o Senhor Jesus sinceramente, logo se torna claro que essa pessoa tem sido buscada há muito tempo. Zaqueu queria ver o Senhor Jesus; e o Salvador o encontrou. Os olhos do Senhor o encontraram no topo da árvore. Eles nunca tinham se cruzado antes, entretanto, o Filho de Deus o chamou pelo seu nome.

O Senhor Jesus sabia quem Zaqueu era e que tipo de homem ele era. Agora, Zaqueu aprendeu quem o Senhor Jesus é: Ele é o Senhor que ignora a opinião pública com Sua graça perdoadora, desejando ser o Hóspede do publicano. Então, Ele fala para Zaqueu descer urgentemente da árvore. Percebendo que o Senhor Jesus de Nazaré devia ser o Redentor esperado, Zaqueu prontamente O recebeu tanto em sua casa como em seu coração.

Os hipócritas murmuraram pela atenção concedida a alguém que eles não aprovavam. Mas o Senhor Jesus veio especificamente para os perdidos. Com amor Ele falou a Zaqueu: “Hoje veio a salvação a esta casa... Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (vv. 9-10). Se Zaqueu não tivesse se considerado “perdido” ou se ele não tivesse atendido à ordem de descer da árvore e receber o Senhor, ele teria perdido aquela oportunidade única de encontrar o Salvador.

Todavia, ele recebeu o Senhor com grande alegria. O seu relacionamento com Deus, que estava quebrado, foi restaurado. E com o Senhor Jesus, a paz entrou em sua casa e em seu coração.

(Concluído)

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Quarta-feira, 14 De Abril

 Zaqueu... procurava ver quem era Jesus. (Lucas 19:2-3)

Zaqueu, Aquele Que Busca (1)


O Senhor Jesus havia chegado a Jericó. Lá vivia o rico chefe dos publicanos, Zaqueu, cuja riqueza, entretanto, não lhe trazia respeito. Os publicanos serviam às forças de ocupação romana e eram conhecidos por extorquirem os seus conterrâneos com frequência. Portanto, eles eram considerados os mais desprezíveis entre os homens. Por esse motivo, Zaqueu não poderia ser realmente feliz, apesar de suas riquezas. Mas o que o oprimia mais não era o desprezo das outras pessoas, mas a desordem em sua própria vida, sua culpa perante Deus.

Agora o Senhor Jesus estava na cidade. Zaqueu devia ter ouvido d'Ele; Seus milagres eram o assunto do dia. Contudo, não era isso que Zaqueu queria ver. O seu interesse era mais profundo. Ele precisava saber quem o Senhor Jesus era. O Senhor Jesus pregava o perdão dos pecados e não ignorava os publicanos e os pecadores, como os fariseus faziam. Ele era realmente o Redentor prometido? Havia esperança para pessoas como Zaqueu? Sua vida podia ser colocada em ordem?

Zaqueu precisava ter certeza. Mas isso não seria fácil devido à grande multidão que rodeava o Senhor. Então Zaqueu correu e subiu numa árvore, de onde ele poderia enxergar o Senhor Jesus e ouvir o que Ele dizia. As folhas da árvore iriam escondê-lo e evitar que chamasse muita atenção.

Zaqueu era um homem que buscava o perdão e a paz. Havia esperança para ele? Será que o Senhor Jesus iria ajudá-lo? Ele estava preparado para ter uma relação com o Senhor?

(Continua)

terça-feira, 13 de abril de 2021

Terça-feira, 13 De Abril

 Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pelo poder do Espirito Santo. (Romanos 15:13)

Não Tem Esperança?


Um jovem, que vivia em um país contrário à fé cristã, estava totalmente desesperado devido à opressão que reinava nesse país. “Eu estava tão angustiado que acabei odiando a sociedade”, ele disse. Depois de haver buscado muito, resolveu ler a Bíblia, e nela descobriu a chave que lhe permitiu livrar-se desse ódio. “Todos somos pecadores”, ele reconheceu. E acrescentou: “Foi assim que tranquilizei a minha ira”.

Talvez você também esteja desesperado, questionando as injustiças, a opressão, a pobreza… faz tanto tempo que os homens refletem sobre estes temas que já deveriam ter encontrado algum método para resolver o conjunto desses problemas. Mas, o que sucede no mundo atual? As pessoas zombam da moral e da ética, a corrupção e a injustiça fazem seus estragos, ao mesmo tempo em que a pobreza convive com a riqueza. Então, como encontrar a paz da alma, o descanso?

Como esse jovem desesperado, leiamos a Bíblia. Ela declara: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Só o amor de Deus pode abrir o caminho da esperança ao homem escravo do mal e da amargura que vive no profundo de seu coração. O que crê em Jesus Cristo, no Filho unigênito de Deus, é libertado, porque Deus lhe dá a vida eterna. A esperança firme e segura do cristão é conhecer ao Senhor Jesus, o Dom do amor divino, morto e ressuscitado.

domingo, 11 de abril de 2021

Domingo, 11 De Abril

 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. (João 8:58)

Crer Na Divindade De Jesus


Muitas vezes o Senhor Jesus falou de Si mesmo usando expressões claras. Ele pôde dizer: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. “Eu e o Pai somos um” (João 6:35; 11:25; 10:30).

As declarações de Jesus Cristo se tornam mais surpreendentes quando sabemos que Ele tinha uma humildade incomparável e perfeito equilíbrio. Era um Homem de bem, tinha uma pureza moral perfeita. Afirmou que não tinha pecado na presença dos que O odiavam, e ninguém O pôde contradizer. Tanto Seus amigos como Seus inimigos deram testemunho de Sua perfeição. O apóstolo Pedro, retomando as palavras de Isaías, insistiu no fato que o Senhor Jesus não cometeu pecado (1 Pedro 2:21-23).

O Senhor Jesus declarou ser o Filho Unigênito de Deus e ser um com o Pai. Por isso tem o direito de receber os mesmos louvores que Deus o Pai. Aceitou a adoração de Tomé, mas repreendeu a um jovem que veio a Ele como se Ele fosse simplesmente um homem, por melhor que fosse.

Suas ações também demonstraram que é Deus: ressuscitou mortos, curou leprosos, alimentou multidões, perdoou pecados… Quando apareceu ressuscitado para os Seus, os convenceu de que vive eternamente. E ao dar o Espírito Santo a eles, demonstrou que está glorificado à destra de Deus. Você tem a convicção de que “Jesus é o Filho de Deus; o verdadeiro Deus”? (1 João 5:5 e 20).

sábado, 10 de abril de 2021

Sábado, 10 De Abril

 Ajuda-me, ó Senhor meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia. Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste. (Salmo 109:26-27)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 109:1-20)


Este terrível salmo começa com uma súplica: “Ó Deus do meu louvor” (v. 1). Nenhum perigo, nenhuma razão para abatimento e desânimo impediram o Senhor Jesus de olhar para o Seu Pai e louvá-Lo. Pelo contrário, isso proporcionou muito mais motivos para louvá-Lo. Como Ele Se defenderia quando O cercaram “com palavras odiosas” (v. 3)? “Eu, porém”, disse Ele, “orava” (v. 4).

Querido amigo cristão, essa deve ser a nossa única resposta quando nos defrontarmos com qualquer injusta hostilidade. Se nos calarmos — ou melhor, se falarmos somente a Deus — Ele não Se calará, mas Se encarregará de responder em nosso lugar (v. 1; Romanos 12:9). Contudo, Cristo foi o único a suportar “tamanha oposição” (Hebreus 12:3). Seus adversários (que no original hebraico tem o mesmo nome que seu mestre Satanás), não apenas guerrearam contra Ele sem causa, mas o Senhor Jesus lamenta: “pagaram-me o bem com o mal; o amor, com ódio” (v. 5). Judas pode ser classificado como um deles, culpado de um ato ainda maior de ingratidão, tendo sido antes objeto de um íntimo e terno afeto. Atos 1:20 aplica o versículo 8 a Judas (e, no que diz respeito ao futuro, esta passagem refere-se ao anticristo). Na verdade, havia mais que o suficiente para partir o coração do Salvador (v. 16).

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Sexta-feira, 09 De Abril

 Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. (2 Coríntios 8:9)

Uma Pobreza Que Enriquece


Talvez nos pareça estranho que um pobre possa enriquecer alguém, mas foi justamente isso que o Senhor Jesus fez por nós. Veio para nascer numa pobreza extrema: “Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura” (Lucas 2:12). O mundo não Lhe ofereceu outro lugar. Foi “desprezado, e o mais rejeitado entre os homens… e não fizemos dele caso algum” (Isaías 53:3). Nunca teve moradia fixa. Certa vez, uma pessoa quis segui-lo, e Ele lhe respondeu: “As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lucas 9:58). Ele, o Criador do universo, não teve nada quando esteve nesta terra. Aceitou que O ajudassem. Como tomou o último lugar, se fez totalmente acessível. Se colocou a serviço de todos (pobres, ricos, enfermos, possuídos por demônios, pessoas feridas pela vida…) para satisfazer de maneira perfeita a necessidade de cada um. Fez muito bem a todos, mas libertou principalmente os que sofriam devido ao peso de seus pecados. Não ofereceu bens perecíveis, pelo contrário, deu-lhes algo que tem muito mais valor: a paz com Deus e tranquilidade para o coração e a consciência.

Ainda hoje o Senhor Jesus oferece o mesmo a todos. Aquele que deposita sua confiança n'Ele e aceita para si mesmo o valor de Seu sacrifício expiatório, recebe o perdão de seus pecados e a vida eterna. Uma riqueza de tamanha magnitude só pode vir d'Ele! Mesmo que na terra fosse pobre e desprezado, sofrendo por amor de nós, Ele é eternamente Deus, o Deus de toda graça. Desprezaremos “as abundantes riquezas da sua graça”? (Efésios 2:7).

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Quinta-feira, 08 De Abril

 No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. Verão aquele que traspassaram. (João 1:35-36; 19:37)

O Que Pensamos De Jesus?


Os historiadores não podem negar que Jesus realmente existiu, porque Sua história não é fruto de uma lenda. Mas, por que foi crucificado? Foi simplesmente mais uma vítima inocente que foi assassinada injustamente?

O ponto de vista da fé é completamente diferente. Aqueles que leem os evangelhos sem preconceitos, discernem que Jesus é o Filho de Deus, que aceitou morrer em nosso lugar para sofrer a condenação que nós merecíamos. Também sabem que Ele ressuscitou ao terceiro dia.

Dois ladrões também foram crucificados juntamente com Jesus. Um deles, em um momento de desafio e desespero, blasfemando, Lhe disse: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós” (Lucas 23:39). O outro repreendeu a seu companheiro e se dirigiu a Jesus com estas palavras de confiança e fé: “Senhor, lembra-te de mim, quando vieres em teu reino” (Lucas 23:42). Apesar de sua situação trágica, esse malfeitor, condenado pela sociedade, se deu conta que somente o Senhor Jesus podia libertá-lo da morte e do sofrimento eterno. Também compreendeu que Ele é o Rei que voltará.

Deus se revelou por meio de Jesus Cristo. Que nosso olhar para o Senhor Jesus Cristo seja um olhar de fé. Ele morreu por nós para nos abrir a porta de Seu reino, o reino da vida.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

7 de Abril

 "Onde está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei." (1 Coríntios 15.55-57)

Como quinta consequência consideremos o efeito da morte de Jesus em relação à morte. A morte é uma realidade terrível. Isso milhares de pessoas já experimentaram quando se encontravam ao lado da sepultura de algum ente querido. Também o Senhor Jesus jamais ignorou a realidade da morte. Quando Ele chegou para ressuscitar seu amigo Lázaro que já se encontrava quatro dias na sepultura, Ele até chorou ao lado do sepulcro. Mas assim como a morte é uma dura realidade, existe uma outra realidade que é maravilhosa: essa mesma morte que nos inspira tanto pavor perdeu seu poder e sua força por meio da morte de Jesus. Embora o crente fique cada vez mais velho, e esteja se aproximando inexoravelmente do dia em que partirá deste mundo, a pessoa que crê em Jesus se encontra dentro do raio de ação da promessa do Salmo 92. E, conforme as palavras do apóstolo Paulo, essa pessoa constantemente rejuvenesce em seu interior: "...mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia." Essa pessoa é possuidora da juventude eterna, pois no Salmo 103.5 está escrito que nos renovamos como a águia. Esse é o fato maravilhoso: através da Sua morte, Jesus Cristo nos reconciliou com Deus! Ele nos libertou do poder de Satanás, Ele nos salvou do caráter deste mundo e nos deu a vida eterna.

Wim Malgo

  

terça-feira, 6 de abril de 2021

Terça-feira, 06 De Abril

 Félix... mandou chamar a Paulo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo. E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, amedrontado, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei. (Atos 24:24-25)

A Oportunidade Única


Existem muitas pessoas que sabem exatamente o que elas precisam para ser salvas dos seus pecados. Mas, vez após vez, elas postergam de se aproximarem de Deus. Certa vez, um cristão visitou um jovem fazendeiro que há muito tempo estava consciente que precisava se converter. Ele o encontrou em seu estábulo, onde estava descansando sobre um fardo de feno. O visitante o cumprimentou e começou a lhe falar sobre o que estava em seu coração.

Quando o jovem percebeu para onde a conversa estava se encaminhando, exclamou: “Não! O estábulo não é o lugar para se discutir questões sobre a fé! Por favor, pare!”. — Não?!”, foi a resposta. “Você não sabe que o Senhor Jesus Cristo foi colocado numa manjedoura após o Seu nascimento? Então você pode nascer de novo nesse estábulo!”

O jovem estava bem consciente de seus pecados diante de Deus. Agora ele não podia mais fugir da questão. Então ele aceitou a sugestão do cristão, se ajoelhou com ele e confessou os seus pecados diante de Deus, recebendo o Senhor Jesus Cristo em sua vida como seu Salvador e Senhor.

Agora considere a situação oposta, quando o governador romano Félix ouviu sobre Cristo e sobre o julgamento vindouro, ele respondeu: “Por agora vai-te, e em tendo ‘oportunidade’ te chamarei”. É para se temer que Félix tenha perdido o tempo que Deus lhe concedeu.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Segunda-feira, 05 De Abril

 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (1 Coríntios 15:3-4)

Cristo Vive!


Existe algo muito especial na morte do Senhor Jesus Cristo. Primeiramente, Sua morte foi anunciada séculos antes. Além disso, Ele tinha autoridade divina para “dar” Sua vida (João 10:17-18), algo que nenhum ser humano poderia afirmar.

Mas o que sucedeu foi ainda mais espantoso: no terceiro dia após a Sua crucificação, Seu túmulo estava vazio! Durante os próximos quarenta dias Ele se encontrou com os Seus discípulos em diversas ocasiões. E só então Ele foi elevado aos céus diante dos seus olhos.

Este relato era maravilhoso demais para ser crido? Tomé, um dos discípulos, pensou isto quando os outros lhe informaram da ressurreição do Senhor. Ele queria evidências visíveis e tangíveis do fato.

Alguns dias depois, o Senhor apareceu novamente aos Seus discípulos, e Tomé estava presente e O viu. Cristo lhe mostrou Suas mãos e pés feridos, e pediu para que ele colocasse sua mão sobre as feridas. Então aquele discípulo exclamou cheio de júbilo e espanto: “Meu Senhor e meu Deus!”.

Os outros discípulos também haviam sido incrédulos num primeiro momento, se recusando a acreditar nas notícias da ressurreição, mas então o Senhor se encontrou com eles e até comeu com eles. Deste momento em diante, eles foram testemunhas críveis e oficiais da ressurreição de Cristo.

Não há dúvidas: Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, Ele vive!

domingo, 4 de abril de 2021

Domingo, 04 De Abril

 E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do fruto da terra, pães ázimos e espigas tostadas. (Josué 5:11)

A Provisão De Deus


Os israelitas acabaram de cruzar o Jordão no dia dez do mês de Abibe, a tempo para fazer os preparativos da Páscoa que celebrariam no décimo quarto dia. O que sucedeu foi uma cena de grande beleza que precisamos considerar.

Eles comeram dos frutos da terra quando ainda estavam impossibilitados de colher qualquer coisa, visto que era primavera. Eles comeram “pão e espigas tostadas” sem trazer um feixe dos primeiros frutos, pois eles comeram “espiga verde” (Levítico 23:10,14).

Para nós que cremos, o Jordão simboliza que nos identificamos com Cristo por meio da Sua morte e Sua ressurreição (Romanos 6:5). Para nós, Canaã é a terra da ressurreição, onde adentramos pela fé; é o reino das bênçãos celestiais onde entramos por meio do sacrifício de Cristo. Acaso não é um pensamento maravilhoso que Deus preparou há muito tempo algo que o Seu coração tinha planejado para nós, que nunca teríamos imaginado? Cada um de nós pode se alegrar sobre isso, até mesmo aqueles jovens na fé que talvez se tornaram conscientes desse fato pela primeira vez.

Quem transita nas regiões celestiais e contempla ao Senhor glorificado que está assentado à direita de Deus, é preenchido com Ele cada vez mais. Esse é o fruto que podemos trazer a Deus para glorificar Aquele que ressuscitou, simbolizado pelo feixe dos primeiros frutos em Israel.

sábado, 3 de abril de 2021

Sábado, 03 De Abril

 Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações. (Salmo 108:3)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 108)


“Quero acordar a alva” (v. 2). Tal como Davi, apreciemos o valor daqueles primeiros momentos do dia desfrutados em comunhão com o Senhor (veja Salmo 63:1). A experiência mostra que, se não tirarmos proveito desses momentos, a oportunidade não aparecerá novamente pelo resto do dia.

Os versículos 5 e 6 nos lembram de duas verdades que nunca deveríamos perder de vista em nossas orações: primeiro, que a salvação e as bênçãos do crente são inseparáveis da glória de Deus. Com frequência nos esquecemos disso quando oramos; só estamos preocupados, em nosso egoísmo, com o que nos diz respeito. Mas busquemos “em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Em segundo lugar, uma vez que já conhecemos o amor do Senhor pelos Seus, não nos esqueçamos de recorrer a Ele: “para que os teus amados sejam livres” (v. 6; veja João 11:3).

Do versículo 6 em diante, o salmo repete os versículos 5 a 12 do Salmo 60. Essa passagem se refere ao tempo em que Deus tomará novamente posse de toda a terra de Israel. Deus tem falado na Sua santidade (v. 7), e Suas primeiras palavras são: “Exultarei”. A alegria do Senhor é abençoar os Seus e permitir que compartilhem de Sua herança.

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Sexta-feira, 02 De Abril

 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. (1 João 4:14)

Uma Testemunha Contra A Sua Vontade


Simão de Cirene estava voltando de seu campo para Jerusalém, quando viu um grupo liderado por soldados. Três homens que haviam sido condenados à morte estavam cada um carregando uma cruz. Dois deles eram ladrões, mas quem era o terceiro homem? Era o Senhor Jesus, o Filho de Deus. Ele havia sido acusado e condenado injustamente. No entanto, Ele foi em silêncio para o Calvário, como era da vontade de Deus, para dar a Sua vida em sacrifício por muitos, para expiação dos pecados.

Simão estava a caminho de casa, mas de repente, os soldados o agarraram e o obrigaram a levar a cruz pelo Senhor. Então, seguindo os outros, ele teve a oportunidade de ouvir como o Senhor Jesus falou com as mulheres que O acompanhavam chorando. Como Simão relatou essa ocorrência quando chegou em casa? Aparentemente, seus filhos, Alexandre e Rufo, ficaram impressionados. Mais tarde, encontramos um discípulo do Senhor Jesus, com o nome de “Rufo”, que talvez seja o mesmo filho de Simão (cf. Marcos 15:21; Romanos 16:13).

Um centurião romano estava encarregado de conduzir a vergonhosa tarefa de seus homens ali no Calvário. Horas se passaram, durante as quais a multidão desprezou Aquele crucificado no centro. No entanto, o próprio centurião ficou pensativo.

As palavras de perdão que o Senhor Jesus proferiu da cruz, a súbita escuridão, o Seu clamor: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”, e o terremoto, causaram uma profunda impressão no centurião. Atônito, ele exclamou: “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus” (Marcos 15:39).


quinta-feira, 1 de abril de 2021

Quinta-feira, 01 De Abril

 O publicano... batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!... este desceu justificado para sua casa... porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado. (Lucas 18:13-14)

O Sucesso Não Salva


Certa vez, um homem bem-sucedido do ramo industrial escreveu: “Para todas as coisas que nós ganhamos na atividade industrial, nós perdemos outra coisa. De uma forma ou de outra, nós temos que pagar por todas as coisas na vida. Um paga pelo seu sucesso com aquelas notórias úlceras estomacais, outro perde a sua moral e um terceiro sacrifica o amor e a confiança dos seus filhos para alcançar o sucesso. No meu caso, a minha perda foi ainda mais traiçoeira e perigosa, pois eu só percebi quando já tinha se acabado: eu perdi o meu relacionamento com Deus! De fato, eu sempre tive o sentimento de que me encontrava em boa estima com Deus: eu não cometi adultério nem roubei, eu passava tempo com minha esposa, era bom para com os meus vizinhos e doava generosamente para assistências sociais contra a fome. Todavia, eu percebi que as coisas não poderiam continuar dessa forma. A minha autodeterminação e justiça própria eram a pior forma de indiferença a Deus. Eventualmente eu percebi e decidi resolver o problema.”

O homem de negócios descreveu como ele mudou. Ele coletou material referente a Deus e leu livros sobre teologia e filosofia da religião, os quais não lhe ajudaram. Ele se tornou ainda mais confuso, até que um dia esbarrou na solução para os seus problemas, na Bíblia: o Senhor Jesus Cristo desejava ser o seu Redentor. Ele percebeu que Deus não queria as suas conquistas, mas a sua confiança, confiança em Sua graça e em Suas promessas. Depois disso tudo mudou.

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013