sábado, 31 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Mateus 4:1-11

Revestido do poder do Espírito Santo (Mateus 3:16), Jesus está preparado para cumprir Seu ministério. Porém, como todo servo de Deus, é necessário que seja primeiro posto à prova. Eis por que Ele tem de enfrentar o grande Inimigo. Satanás usa principalmente duas táticas para desviar um homem de Deus do caminho da obediência: ou ele apresenta os terríveis obstáculos do caminho (para Cristo isso representava especialmente a agonia do Getsêmani), ou, ao contrário, mostra as atrações que estão ao lado desse caminho. É esta segunda tática que o diabo usa aqui.

Satanás usa a própria Palavra de Deus para dar à sua tentação uma aparência de piedade. Porém, ao citar o Salmo 91:11-12, toma muito cuidado para não incluir o versículo 13, que faz alusão à sua própria derrota: "Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente". A áspide é a serpente que, conforme Gênesis 3:15, teria sua cabeça ferida pelo "descendente da mulher", ou seja, Cristo. Foi ainda no Jardim do Éden, onde nada lhe faltava, que o primeiro Adão sofrera tripla derrota seduzido pela concupiscência da carne, pela concupiscência dos olhos e pela soberba da vida. Mas, no deserto, o Homem perfeito, o Segundo Adão, triunfou sobre a antiga serpente, valendo-Se da soberana Palavra de Deus (1 João 2:16; Salmo 17:4). E, por isso, "naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados" (Hebreus 2:18).

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

30 de Outubro

 "E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado." Lucas 9.38-39

Existem problemas familiares de todo tipo. Jesus, tanto no Seu tempo na terra como ainda hoje, é maior do que todos os problemas familiares. Isso o pai daquele rapaz atormentado pelo mal também sabia, e por isso veio a Jesus com sua aflição. Ninguém foi capaz de remediar sua aflição familiar, somente Jesus podia ajudar. E Ele ajudou! Ele "repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai." Hoje Jesus também quer ajudar em todo problema familiar, seja ele causado por culpa própria ou de estranhos.

Em cada situação, fale com Jesus sobre o assunto; fale com Ele como fez aquele pai aflito. Se Ele não intervém imediatamente, não desanime. Continue falando com Jesus sobre os seus problemas familiares. Ele o ouvirá e, tocado por misericórdia, mais uma vez se mostrará como Aquele que é maior que tudo. Ele não o rejeitará, pois Ele mesmo disse: "...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora."

Wim Malgo

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Mateus 2:7-23

Os homens sábios vieram de longe (um fato já predito no Salmo 72:10). Foram conduzidos pela estrela até encontrarem o menino. Que júbilo para eles O encontrarem! Rendem-Lhe homenagens, presenteiam-no e regressam à sua terra "por outro caminho". Esta não é a história de todo aquele que vem ao Salvador?

As intenções homicidas de Herodes foram frustradas, e também as de Satanás, que procurava desde o momento da entrada de Cristo no mundo eliminar Aquele que haveria de vencê-lo. A viagem ao Egito, ordenada por Deus para que a Criancinha escapasse desses intentos criminosos, ilustra também a graça d'Aquele que Se dispôs a seguir o mesmo caminho que o Seu povo trilhou no passado.

Dois nomes foram dados ao Menino no capítulo anterior: o de Jesus (Deus Salvador, ou: Jeová salva - Mt 1:21), que é tão precioso ao coração de cada crente; e depois o de Emanuel (Deus conosco - Mt 1:23). Agora Lhe é acrescentado o nome de "Nazareno" (2:23), com um tríplice significado. No aspecto moral o Senhor Jesus é o verdadeiro nazireu segundo Números 6: separado de todo mal e consagrado a Deus. Ele era também o novo Rebento carregado de frutos que brotava do tronco de Jessé (pai de Davi - ver Isaías 11:1). Por último, Ele seria por trinta anos um cidadão desconhecido da desprezada cidade de Nazaré (João 1:46).

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Mateus 1:18-25 e 2:1-6

O Senhor Jesus quis entrar nesse mundo como todos os outros homens, ou seja, através do nascimento. Objetos de uma graça muito especial, José e Maria foram escolhidos para receber e criar a divina Criança. Os planos de Deus se cumprem; e segundo as profecias, o nascimento do Herdeiro do trono de Davi acontece na cidade de Belém. Note-se que nesse evangelho não é mencionada a manjedoura que Lhe serviu de berço, tampouco algo que recorde Sua pobreza. Pelo contrário, Deus providencia tudo para que Seu Filho seja honrado por nobres visitantes: esses homens sábios vindos do Oriente. No tocante aos líderes dos judeus, nenhum deles se encontrava num estado moral que o capacitasse a adorar o Messias de Israel. Eles não desejavam Sua vinda. Além disso, estamos num dos períodos mais negros da história desse povo. O cruel Herodes, um edomita, reina em Jerusalém, violando a lei, segundo a qual nenhum estrangeiro deveria ser rei em Israel (Deuteronômio 17:15).

Com exceção de um pequeno número de almas piedosas que Lucas nos mostrará em seu evangelho, ninguém em Israel estava esperando o Cristo. E hoje, entre os que se dizem cristãos, quantos verdadeiramente esperam Sua volta?

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Mateus 1:1-17

A voz dos profetas não tinha sido ouvida durante quatrocentos anos. Mas agora chegara para Deus "a plenitude do tempo" (Gálatas 4:4). Ele falará "pelo Filho" e revelará ao Seu povo, ao mundo, bem como a cada um de nós pessoalmente, a boa nova do evangelho (Hebreus 1:1-2). Esta se resume em poucas palavras: a dádiva desse Seu Filho.

Mas como podemos, com nossa mente limitada, chegar ao conhecimento de tal Pessoa? Para que isso se tornasse possível, Deus nos proveu quatro evangelhos, os quais nos permitem considerar, sob diferentes aspectos, a glória de Seu Filho. É como realçar um objeto de valor, iluminando-o de perspectivas diferentes.

Mateus é o evangelho do Rei. Aqui uma genealogia é necessária para situar o Messias dentro do cenário das promessas feitas a Abraão e comprovar de maneira irrefutável Seu título de Herdeiro do trono de Davi (Gálatas 3:16; João 7:42). Desta longa lista, há alguns nomes mal afamados (Acaz, Manassés, Amon...), que não foram apagados. Antes de revelar o Salvador, Deus mostra uma vez mais que em todas as gerações, quer se trate de um patriarca (Abraão), de um rei (Davi, Salomão), etc) ou de uma mulher pouco recomendável (Raabe), todos necessitam da mesma salvação e do mesmo evangelho. Você também, querido leitor.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

26 de outubro

 "Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente." João 8.51

A pessoa normal não quer morrer. Isto já se pode observar num bebê recém-nascido. Ele cerra seus punhozinhos como se quisesse dizer: a vida que recebi não quero deixar nunca mais. O homem moderno procura desesperadamente escapar da morte. Por isso tornou-se um empreendimento muito lucrativo o negócio com a ameaça de morrer. E apesar de todos os tratamentos para rejuvenescimento e renovação das células, ainda assim o homem não se livrou desse temor. Somente uma Pessoa conseguiu vencer a morte: Jesus Cristo. Está escrito: "Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo." Este é o milagre da vitória de Jesus que, ao morrer, tirou o domínio daquele que tinha poder sobre a morte, quando Ele mesmo morreu. Mas a morte não conseguiu detê-lO. Se você tem a este Jesus – que ainda hoje é maior que a morte – em seu coração, então você também está livre do medo e do poder da morte! Só assim você não mais verá a morte, pois Ele mesmo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."

Wim Malgo

sábado, 24 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 21:9-27

Depois de permitir um vislumbre do estado eterno (V. 1-8), o Espírito volta ao período do reinado de Cristo. Apresenta-nos uma cidade, que não é mais Roma nem Babilônia, mas a santa Jerusalém, "a noiva, a esposa do Cordeiro". Toda esta descrição deve ser entendida como simbólica. Nossos atuais sentidos não podem perceber, nem nosso espírito, conceber como será a nova criação (1 Coríntios 13:12). Como explicar, por exemplo, as cores a um cego de nascimento? Por isso, Deus toma o que há de mais belo e de mais raro sobre a terra - o ouro e as pedras preciosas - para nos dar alguma noção do que nos espera no céu. O seu fulgor e a sua muralha de jaspe V. 11,18) nos falam da manifestação das glórias de Cristo na Igreja e por meio dela (4:3). Esta é iluminada pela brilhante luz da lâmpada: a glória de Deus vista no Cordeiro (V. 23). A cidade santa, por sua vez, vai irradiar essa luz divina para proveito da terra durante o milênio (V. 24). É exatamente isso o que João 17:22 quer dizer: "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado... eu neles, e tu em mim... para que o mundo conheça...".

Como poderia "coisa alguma contaminada" penetrar no lugar onde habita o Senhor? (V. 27; leia também 2 Coríntios 7:1).

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 21:1-8

Virou-se a página. A história da primeira criação teve seu fim. Começa a eternidade de glória, em que Deus será rodeado de benditas criaturas que terão capacidade de conhecê-lo e compreendê-lo. "Deus estará com eles e será o seu Deus" (v.3 - R.C.). Os santos se alegrarão em seu Deus para sempre, pois o tempo terá deixado de existir. O mar (símbolo de confusão e divisão das nações) não existirá mais. Todos os redimidos terão alcançado seu porto seguro. Nesse novo mundo a morte terá sido abolida (1 Coríntios 15:26, 54); não haverá mais noite nem maldição (V. 25; 22:3,5); não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque Deus habitará para sempre com os homens (V. 4). E o que acontecerá aos que ficaram de fora? A parte deles será a segunda morte, as trevas, as lágrimas do remorso, a eterna separação da presença do Deus santo. Nesse lugar estarão os incrédulos, os quais expressamente rejeitaram a salvação, mas também, os covardes, que não fizeram uma firme decisão por Cristo; finalmente os mentirosos e os hipócritas, que fingiram ser cristãos. Amigo, permita-nos perguntar-lhe uma vez mais: Onde você passará a eternidade?

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

22 de Outubro

 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes, e o seguiram." Mateus 4.19-20

Quando o Senhor disse para Pedro: "...e te levará para onde não queres", este foi um novo e mais profundo chamado para o discipulado, pois Pedro já ouvira uma vez o chamado do Senhor no lago de Genesaré. Depois da crucificação e ressurreição, o Senhor já havia chamado Pedro para o discipulado, dizendo: "Segue-me."

Por que então o Senhor o chamou uma segunda vez? É que existem dois tipos de discipulado: um exterior e um interior. O discipulado exterior não tem como consequência a renovação do coração, de modo que a pessoa em questão não alcança uma vida frutífera e vitoriosa. Mas o discipulado interior tem como consequência uma renovação radical. A ausência de poder dos cristãos dos dias atuais tem sua origem no fato de seguirem o Senhor apenas exteriormente. Queremos nos examinar seriamente, e orar: "Senhor, guarda-me de Te seguir apenas exteriormente." Aquele que não conhece o discipulado real, que não segue a Jesus de todo o coração, carrega as consequências: falta-lhe o poder do alto e em sua vida não há o amém que vem do santuário.

Wim Malgo

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 19:17-21; 20:1-6

Ao contrário da "ceia das bodas do Cordeiro" (V. 9), vemos aqui o que é se chama ironicamente de "a grande ceia de Deus" (V. 17b; Salmos 2:4,5; Sofonias 1:7). O confronto final entre os exércitos do Filho de Deus e os da besta terminará no aniquilamento total destes últimos. Sem nenhum outro julgamento, a besta e o falso profeta serão lançados vivos dentro do lago de fogo (V. 20; compare Números 16:33; Salmos 55:15). Em seguida Deus se ocupará de Satanás, o senhor deles. No capítulo 12, vimos que ele tinha sido lançado do céu para a terra. Aqui objetos simbólicos -a chave do abismo e uma grande corrente - impedem o grande homicida de continuar causando dano. Em Apocalipse 20:10, temos então o seu destino final: após sua prisão de mil anos, ele será lançado no lago de fogo "preparado para o diabo e seus anjos", (Mateus 25:41) onde se reencontrará com os seus dois cúmplices. Não é de admirar que o diabo tema o livro de Apocalipse mais que qualquer outro livro da Bíblia. Para impedir que as pessoas o leiam, ele quer convencer até os crentes de que se trata de um livro obscuro.

Com Satanás preso, não há nada mais que se oponha ao glorioso reinado do Senhor. Já vimos que esse reinado, contrariamente ao que muitos pensam, não chegará mediante uma melhoria progressiva do mundo, mas por meio de juízos. Queridos filhos de Deus, Cristo quer compartilhar conosco o seu reino (Daniel 7:18). Não nos associemos hoje com um mundo que vamos julgar amanhã (leia 1 Coríntios 6:2).

terça-feira, 20 de outubro de 2020

20 de Outubro

 "Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres." João 21.18

O Senhor anuncia a Pedro: "Tu conduziste a ti mesmo, mas virá o dia em que serás conduzido para onde não queres". Eu gostaria de adiantar que sempre devemos ter certeza de que é o Senhor quem nos conduz. Somos conduzidos por Ele mesmo sem perceber. Nesse sentido, temos várias promessas na Bíblia. Vejamos apenas o Salmo 32.8: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho." Mesmo assim muitos crentes são enganados, ao invés de serem pessoas dirigidas pelo Senhor. Qual é o motivo de você não enxergar o caminho certo? Não será a sua própria vontade que obscurece a sua visão, trazendo grande angústia? Volte-se hoje para Jesus, e diga: "Toma conta de mim totalmente, ó Senhor!" Aí Ele o conduzirá para onde você não iria por sua própria natureza – para o Calvário –, porém, por amor do Seu nome, através de caminho reto. Pois o Senhor prometeu que vai nos conduzir, e sob Suas vistas nos dar conselho!

Wim Malgo

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 18:14-24

O choro e o pranto dos mercadores (V. 11,15ss.) recordam as queixas de Demétrio e dos artífices de Éfeso, os quais temiam perder o "muito lucro" e a "prosperidade" que a adoração aos ídolos lhes proporcionava (Atos 19:24,25,38). No fundo, que diferença há entre a "grande Diana dos efésios" e a "grande Babilônia", entre a idolatria pagã e a cristandade corrompida?

Qualquer religião que dê ao homem todos os frutos "que a tua alma tanto apeteceu" (V. 14), encante os sentidos enquanto adormece a consciência (neste aspecto, a música desempenha um papel importante: V. 22; Daniel 3:7), favoreça o comércio e sirva de pretexto para toda a espécie de prazer não pode deixar de ter sucesso. Basta observar o período do fim de ano para constatar a maneira mundana que muita gente celebra o nascimento do Senhor Jesus.

"Nela se achou sangue... de santos" (V. 24). No começo da Bíblia, na cidade edificada por Caim, havia muitas coisas agradáveis... enquanto o sangue de Abel clamava a Deus (veja Gênesis 4:10,17 ). Hoje o mundo religioso se regozija enquanto o verdadeiro crente sofre e se aflige (João 16:20). Amanhã ressoarão aqui na terra os suspiros dos "ais" , tendo por contrapartida o regozijo do céu (V. 20)! Que Deus nos permita ver pela fé tudo como ele vê!

domingo, 18 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 18:1-13

Essas visões podem ser comparadas a uma série de fotos que retratam os acontecimentos de diferentes ângulos e iluminação. A queda de Babilônia é vista aqui executada diretamente pelo "Senhor Deus" (V. 8, 20). Mas antes disso foi proferida uma ordem no versículo 4: "Retirai-vos dela, povo meu". (Compare com a profecia de Jeremias contra a Babilônia antiga: 51:7,8,37,45...). É uma conclamação que também vale para nós hoje: "Retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor" (2 Coríntios 6:17). É um convite a cada redimido para separar-se completamente do mundo religioso com princípios mistos, tal como vemos aqui em seu estado final (compare Números 16:26). Alguns nos acusarão equivocadamente de falta de amor, de mentalidade estreita e de pretensão de ter espírito superior. O essencial, no entanto, é obedecer ao Senhor.

Os versículos 12 e 13 nos apresentam uma lista de "tudo que há no mundo" (1 João 2:16,17) e serve para satisfazer as muitas concupiscências dos homens. A lista começa com o que os homens consideram ser mais valioso: o ouro, e termina com o que é de menor valor aos olhos da falsa igreja, mas que é tão precioso para Deus: a alma dos homens .

sábado, 17 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 17:1-18

A última taça contém o juízo da Babilônia (16:19), tema apresentado com detalhes nos capítulos 17 e 18. Trata-se da igreja apóstata, a cristandade meramente professa, da qual todos os verdadeiros filhos de Deus serão retirados na ocasião da vinda do Senhor. Essa igreja, infiel a Cristo, corrompeu-se mediante alianças impuras com o mundo e seus ídolos. Como bem já se disse: "A corrupção do que há de melhor é a pior forma de corrupção". Essa "meretriz" está "montada numa besta", e obtém a sua força do poder político (V. 3). Embora o Senhor Jesus tenha declarado: "O meu reino não é deste mundo" (João 18:36), ela quer o domínio da terra. Finalmente, e acima de tudo, ela perseguiu e matou os verdadeiros santos (V. 6).

O apóstolo ficou totalmente assombrado diante dessa cena. Será esse o rumo que tomará igreja responsável? Infelizmente a sua história no curso dos séculos o tem confirmado muito bem, embora seu estado final aqui descrito ainda não tenha sido alcançado. Os versículos 17 e 18 nos mostram como perecerá essa "mãe das abominações". Experimentará a mesma sorte de sofrimentos que infligiu às "testemunhas de Jesus". Esta última expressão nos permite reconhecer toda a ternura do coração de Deus (V. 6; veja também 2:13).

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

16 de Outubro

 "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." Lucas 9.23

A Igreja de Jesus precisa passar pelos mesmos sofrimentos pelos quais o Senhor Jesus passou? As Escrituras nos dizem repetidamente que nós

– devemos seguir o mesmo caminho que o Cordeiro andou

– devemos seguir Seus passos

– estamos predestinados a participar de Seus sofrimentos

– tornamo-nos semelhantes com Jesus até na Sua morte, através da comunhão dos Seus sofrimentos

– tornamo-nos não somente semelhantes a Ele na Sua morte, mas com Cristo estamos predestinados à mesma morte.

Nós temos que passar pelas mesmas coisas que nosso Senhor Jesus passou porque como renascidos fazemos parte de Seu corpo. Ele é o Cabeça, nós os membros. Isso não significa que tenhamos que carregar os pecados do mundo – Jesus já fez isso de uma vez por todas. Também não carregaremos a Sua cruz, pois disso nunca seremos capazes. Não sou exortado a levar a cruz de Jesus, mas a minha cruz. Essa prontidão em carregar a minha própria cruz está inclusa no discipulado de Jesus, e faz com que na glória sejamos semelhantes a Ele. Este é o maior alvo do Senhor para nós!

Wim Malgo

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 14:14-20; 15:1-8

O Senhor anunciara certa vez a seus acusadores: "Desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu" (1:7; Mateus 26:64 e 24:30). E aqui está Ele, o Filho do homem, sentado sobre uma nuvem branca (V. 14). Outrora coroado com espinhos, agora com uma coroa de ouro; no lugar de um caniço, uma foice afiada. Aquele que foi julgado pelos homens, tornou-se o Juiz dos homens. Revestido desta dignidade, Ele ordena a grande ceifa da terra, seguida pela terrível vindima, ambas anunciadas há muito tempo (por exemplo: Joel 3:13; Mateus 13:30, 39).

Uma última série de juízos (as taças) está para começar no capítulo 15. Também dessa vez os santos, que terão de passar por eles, são primeiramente vistos num estado de segurança (V. 2-4). Só depois vemos os sete anjos encarregados da execução das pragas sair do templo e receber as sete taças de ouro cheias da ira de Deus (veja Jeremias 25:15). Queridos amigos cristãos, este mundo que vai ser julgado é o mesmo a que Deus amou de tal maneira que lhe deu Seu único Filho . Os anjos destruidores ainda não receberam sua terrível missão. Enquanto esperamos, nós temos uma missão muito diferente por realizar: proclamar ao mundo a graça de Deus (2 Coríntios 5:20).

terça-feira, 13 de outubro de 2020

13 de Outubro

 "Por isso também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Hebreus 7.25

Um filho de Deus ainda pode perder a salvação? Aquele que se torna crente no Senhor Jesus Cristo está selado com o Espírito Santo da promessa, o que é um penhor para o dia da salvação. O Espírito Santo nos conduz a toda a verdade. Uma pessoa que recebeu o Espírito Santo está salva para toda a eternidade. O Senhor Jesus diz em João 10.28 que ninguém tirará Suas ovelhas da Sua mão, e Ele o reafirma no versículo 29: "...e da mão do Pai ninguém pode arrebatar." Mas agora surge a pergunta: e se eu cair em pecado, mesmo na condição maravilhosa de filho de Deus? João responde: "Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." O renascido está salvo da culpa e do poder do pecado, mas a presença do pecado ainda permanece. A Bíblia adverte insistentemente que podemos perder a ‘segunda bênção’ por desobediência consciente. A ‘primeira bênção’ é a vida eterna, a ‘segunda bênção’ é o galardão que receberemos. Mas essa segunda bênção, a ‘coroa’ ou a ‘herança’, nós só receberemos por meio de um discipulado fiel a Jesus!

Wim Malgo

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 12:1-18

Esta nova seção é introduzida pelo versículo 19 do capítulo 11. A arca da aliança aparece aí como um sinal de graça que precede os juízos que cairão sobre Israel. Como essa é a nação da qual devia nascer o Messias (representada aqui simbolicamente por uma mulher grávida vestida com o sol), provoca, por isso, a furiosa oposição de Satanás, o grande dragão vermelho. Na Bíblia constatamos que essa inimizade entre a semente da mulher e "a antiga serpente" (V. 9), anunciada já na queda do homem, prosseguiu através de todos os tempos (Veja Gênesis 3:15; Êxodo 1:22; 2 Reis 11:1; Mateus 2:16ss., por exemplo.). Em vão o diabo concentrou os seus esforços para impedir o nascimento e a elevação do Senhor Jesus, e o consequente cumprimento dos desígnios de Deus. Cristo e seus santos celestiais - a criança arrebatada para Deus - estão agora fora de seu alcance. Ademais, Satanás logo será atirado do céu para a terra (leia Lucas 10:18; Romanos 16:20), onde vai desencadear sua impotente ira contra o remanescente de Israel. A característica deste remanescente é que "guardam os mandamentos de Deus" (V. 17b). Qual foi para Cristo, e qual é hoje para nós, o segredo do poder e da vitória sobre o Maligno? É ter a Palavra de Deus habitando em nosso coração (Salmos 17:4; Mateus 4:4; 1 João 2:14b).

domingo, 11 de outubro de 2020

11 de Outubro

 "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2 Coríntios 5.17

O renascido não peca mais? Tudo se fez novo? A Bíblia diz clara e inequivocamente: "...as cousas antigas... eis que se fizeram novas." Isto quer dizer: o essencial no homem, o espírito, que nasceu da mão de Deus e depois morreu pelo pecado, revive no momento do novo nascimento e é preenchido com o Espírito Santo. Esse é o novo homem. Esse novo homem não pode mais pecar; Ele é imaculado, santo e justo.

O que, entretanto, ainda pode pecar? Aquilo em nós que foi executado na cruz em Jesus Cristo: o velho homem, o "eu", a carne. Mas como este "eu" não tem mais direito de existência aos olhos de Deus, a Bíblia diz: "...eis que tudo se fez novo" (ERC). Por isso sempre lembramos das palavras do apóstolo Paulo: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

Wim Malgo

sábado, 10 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 10:1-11; 11:1-3

O capítulo 10 e os versículos 1-3 do 11 se interpõem entre a sexta e a sétima trombeta, da mesma forma que o capítulo 7 constitui um parêntesis inserido entre o sexto e o sétimo selo. Cristo aparece outra vez no aspecto de "outro anjo" (V. 1), e novamente acompanhado de sinais de graça. A nuvem que O envolve e as colunas de fogo sobre as quais Ele está recordam os cuidados que Deus evidenciou a Israel no deserto (Êxodo 13:21,22); o arco-íris (compare Ap 4:3) fala da aliança de Deus com a terra (Gênesis 9:13). Tudo isso é recordação indireta de Suas promessas. Cristo também possui os atributos de autoridade: o Seu rosto é como o sol, e Ele reivindica de volta Seus direitos de proprietário da terra. Tem na mão um livrinho aberto, o qual representa um curto período da profecia já revelada no Antigo Testamento. Trata-se da segunda "metade da semana" da grande tribulação (Daniel 9:27), durante a qual Deus novamente reconhece o templo, o altar "e os que naquele adoram" (11:1). Digno de nota é que esses três anos e meio são apresentados em meses (42) para falar da opressão (11:2), mas também em dias (1260) para medir o testemunho do remanescente fiel. Deus contou cada um desses dias e sabe o que cada um representa de coragem e o que implica de sofrimentos (Salmos 56:8).

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

9 de Outubro

 "Ser-me-eis homens consagrados." Êxodo 22.31

Observemos com mais atenção a expressão "Santidade ao Senhor." Ela devia ser gravada numa lâmina de ouro e fixada sobre a fronte. Na Bíblia, o ouro representa a glória de Deus. Aquele que é santo e vive em santidade revela inconscientemente a natureza de Deus, que é glória.

A lâmina de ouro com a inscrição "Santidade ao Senhor" tinha que ser fixada na fronte, portanto ali onde fica a sede dos pensamentos humanos, de onde saem as decisões. Ali, na própria sede da personalidade, o Senhor coloca a Sua mão e ao mesmo tempo grava Seu selo: "Santidade ao Senhor." Essa "Santidade ao Senhor" era gravada numa lâmina "à maneira de gravura de sinetes."

Algo que é gravado representa um fato consumado, que não pode ser mudado. É como se com isso o Senhor selasse Seu servo, manifestando perante o mundo visível e invisível: "Ele me pertence". A lâmina do sumo sacerdote Arão estava num lugar onde todos podiam ver e ler. Arão portanto não precisava dizer: "Eu sou do Senhor", porque isso se notava à primeira vista. Os verdadeiros santificados falam mais alto por meio da sua natureza do que pelas suas palavras; eles são cartas legíveis de Cristo, lidas por todos os homens.

Wim Malgo

  

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 8:1-13

Na abertura do sétimo selo há uma breve pausa. Enquanto os anjos se preparam para executar os juízos, outro anjo (Cristo em pessoa) cumpre as funções de intercessor (V. 3). Pelo que Ele mesmo padeceu, o Senhor Jesus está em condições de identificar-se com os crentes na provação (Hebreus 2:18; 4:15). Naqueles últimos dias, Ele intervirá a favor dos fiéis da grande tribulação (mencionados no capítulo 7). Então, por sua vez, os cristãos que já estiverem reunidos na glória, tendo eles mesmos experimentado na terra fadigas e sofrimentos, terão tanto maior interesse nas circunstâncias dos crentes que terão de atravessar esse terrível período. Eles também serão sacerdotes com Cristo e apresentarão a Deus "taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos" (5:8).

Antes impedidos pela intercessão, cada um dos sete anjos se dispõe agora a tocar sua terrível trombeta. A primeira dá o sinal para um juízo repentino que afetará as poderosas nações do Ocidente (as árvores) e também a prosperidade mundial. A segunda corresponde à irrupção de uma grande onda de anarquia dentro do império. A terceira e a quarta provocam a queda e a apostasia das autoridades responsáveis, de modo que os homens serão lançados nas mais profundas trevas morais.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 7:1-17

Este capítulo aparece como parêntesis entre o sexto e o sétimo selos. Antes de adiantar-se mais em Seus propósitos de juízo, Deus separa e sela aqueles que Lhe pertencem. O primeiro grupo (V. 4-8) é formado de judeus de diferentes tribos. Estes constituem o remanescente fiel. Alguns salmos nos revelam profeticamente os sentimentos desse remanescente. O segundo grupo é composto por uma multidão originária das nações que terão crido no evangelho do reino (V. 9). Se Deus nos apresenta agora esse povo fiel, é como se nos dissesse: Esses castigos não são para eles, pois, sob a minha proteção, eles passarão pela prova. Da mesma forma os israelitas, na noite da Páscoa, foram identificados pelo sangue do cordeiro e postos ao abrigo dos golpes do anjo destruidor (Êxodo 12:13). É nesse sangue que os crentes que vêm "da grande tribulação" terão lavado e alvejado suas vestiduras (V. 14). A salvação deles é assegurada do mesmo modo que a nossa: pelo precioso sangue de Cristo. Então, o mesmo Cordeiro que os purificou, "os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida" (V. 17; Isaías 49:10). O próprio "Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima". Que promessa! É dada de antemão em face de uma tribulação sem precedentes, para confortá-los.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 7:1-17

Este capítulo aparece como parêntesis entre o sexto e o sétimo selos. Antes de adiantar-se mais em Seus propósitos de juízo, Deus separa e sela aqueles que Lhe pertencem. O primeiro grupo (V. 4-8) é formado de judeus de diferentes tribos. Estes constituem o remanescente fiel. Alguns salmos nos revelam profeticamente os sentimentos desse remanescente. O segundo grupo é composto por uma multidão originária das nações que terão crido no evangelho do reino (V. 9). Se Deus nos apresenta agora esse povo fiel, é como se nos dissesse: Esses castigos não são para eles, pois, sob a minha proteção, eles passarão pela prova. Da mesma forma os israelitas, na noite da Páscoa, foram identificados pelo sangue do cordeiro e postos ao abrigo dos golpes do anjo destruidor (Êxodo 12:13). É nesse sangue que os crentes que vêm "da grande tribulação" terão lavado e alvejado suas vestiduras (V. 14). A salvação deles é assegurada do mesmo modo que a nossa: pelo precioso sangue de Cristo. Então, o mesmo Cordeiro que os purificou, "os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida" (V. 17; Isaías 49:10). O próprio "Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima". Que promessa! É dada de antemão em face de uma tribulação sem precedentes, para confortá-los.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 5:1-14

Uma pergunta mantém o universo em suspense: "Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?". Noutras palavras, quem executará o juízo? Só um indivíduo pode fazer isso: Aquele que é sem pecado (veja João 8:7) e, pela Sua própria perfeição, venceu a Satanás e o mundo. Cristo é este "Leão da tribo de Judá", já mencionado em Gênesis 49:9. Mas logo em seguida Ele é visto como um Cordeiro "como tendo sido morto". Para triunfar sobre o Inimigo e encher o céu de uma multidão de criaturas felizes e agradecidas, foi necessária a cruz do Senhor Jesus. E o coração de todos os santos se recorda de maneira muito comovente do sacrifício de Cristo. No céu, onde tudo fala de poder e de majestade, a lembrança permanente da humilhação de nosso querido Salvador constituirá um comovente contraste. A humildade, a mansidão, a sujeição, a paciência, todas essas perfeições morais do Senhor Jesus manifestadas aqui na terra serão sempre visíveis no céu e nos falarão eternamente da grandeza de seu amor.

Então, em resposta ao novo cântico entoado pelos santos glorificados, todas as esferas da criação proclamarão numa só voz: "Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (V. 12).

domingo, 4 de outubro de 2020

4 de Outubro

 "...Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." Lucas 21.26

Uma grande tensão se estende hoje sobre a humanidade; tudo caminha em direção a uma hora difícil e decisiva. Essa tensão não se estende apenas sobre as nações como um todo, mas principalmente sobre centenas de milhares de pessoas individualmente. Por que existem tantas pessoas aborrecidas da vida? Porque todas as decisões que tomaram não trouxeram a solução das mais profundas necessidades da vida. Por isso, decida-se por Jesus! Dê uma resposta clara à pergunta de Pilatos: "Que farei então de Jesus, chamado Cristo?" Diga sim ao Filho de Deus. Para quem tomou essa decisão clara e decididamente todas as outras decisões já foram tomadas, por mais difíceis e pesadas que elas possam parecer. Pois com o nosso sim a Jesus Cristo todas as outras questões de nossa vida se solucionam maravilhosamente. Quem se abriga n'Ele tem sua vida totalmente renovada. Aquele que se decide por Jesus terá sua maior sede e fome saciadas para sempre. Essa pessoa tem um rumo de vida bem claro, e seu andar recebe uma orientação decisiva.

Wim Malgo

sábado, 3 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 3:14-22

Um último estado de coisas caracteriza a cristandade. Os seus traços já podem ser reconhecidos hoje: satisfação consigo mesma, desinteresse e tibieza, e pretensões religiosas de ter e saber tudo (Deuteronômio 8:17; Oséias 12:8). "Não preciso de coisa alguma": é o que parecem dizer os cristãos que negligenciam a oração. Três coisas essenciais faltavam a Laodicéia: o ouro: a verdadeira justiça de Deus; as vestiduras brancas: o testemunho prático, que resulta dessa justiça; e um colírio: a capacidade de discernimento dada pelo Espírito Santo. Mas para quem têm ouvidos ainda não é tarde demais para ouvir! O Senhor aconselha que cada um se apresse a adquirir d'Ele o que falta (veja Mateus 25:3); encoraja: os que sofrem repreensão e disciplina são justamente aqueles quem ele ama; exorta a ser zeloso e a se arrepender; e promete algo que não tem preço: a promessa do versículo 20. Os que acolheram o Senhor Jesus Cristo no coração, Ele, a Seu tempo, os receberá no céu, no Seu trono (V. 21). Queridos amigos, desta forma encerra-se história da Igreja aqui na terra. Entretanto, por grande que seja a decadência, a presença do Senhor ainda pode ser percebida. Ela faz o coração arder com alegria indizível, a mesma alegria que os dois discípulos experimentaram na tarde em que o Senhor Jesus veio ficar com eles (Lucas 24:29-32).

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

2 de Outubro

 "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." 1 João 3.18

Andar no amor não significa nada mais e nada menos do que seguir o Cordeiro para onde quer que vá! Porém, o nosso "eu" não quer isso. Até Pedro, o discípulo mais zeloso e emotivo não queria isso. Ou seja, quando Jesus estava a caminho para o Calvário "Pedro o seguia de longe." Enquanto respondemos negativamente ao caminho do Cordeiro, enquanto "seguimos de longe", desviando-nos dos sofrimentos de Cristo, continuamos com nossos porquês tão mesquinhos, e não percebemos que é justamente através dos sofrimentos de Jesus Cristo, no Seu grande amor, que o Deus eterno se comunica conosco.

Mas como o nosso amor a Deus pode se tornar mais íntimo e profundo, de modo que sejamos capazes de seguir o Cordeiro para onde Ele for? Deixando que a grande verdade de Romanos 8.32 trabalhe em nossa vida: "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?" Esse é o ilimitado amor de Deus, que Ele só pode comunicar por meio do amargo sofrimento e morte do Seu Filho. Este amor gera amor recíproco. E porque Deus de fato nos dá tudo, também experimentamos a realidade de Romanos 5.5: "...o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo."

Wim Malgo

  

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Todo Dia Com Jesus

 

Apocalipse 2:12-29

No período de Esmirna, dez grandes perseguições consecutivas não puderam aniquilar a fé cristã. Pelo contrário, como alguém escreveu: "o sangue dos mártires veio a ser a semente da Igreja". Por isso Satanás muda para outra tática, a que se vê em Pérgamo. O que a violência não pôde produzir, seria alcançado pelo favor das autoridades. O imperador Constantino, no ano 312, adotou o cristianismo como a religião do Estado. Muitos talvez tenham visto neste acontecimento uma grande vitória em prol da verdade, mas o que aconteceu de fato foi o favorecimento da indolência, do mundanismo e a introdução de muitas doutrinas estranhas (V. 14-15).

Em Tiatira, igreja que se manterá até o final, o mal avança mais um passo. É o período de trevas da Idade Média, comparado aqui com o terrível reinado de Acabe, cuja mulher, Jezabel, o incitava a fazer o mal (1 Reis 21:25). A Igreja estava cansada de ser estrangeira aqui na terra e quis reinar. O papel político que o papado sempre desejou desempenhar tornou-se conhecido. Contudo, o domínio que a igreja de Tiatira anelou tão arrogantemente é prometido àqueles que ela oprimiu, torturou e queimou em fogueiras, pois são esses os verdadeiros vencedores. Eles hão de reinar com aquele que vem como a Estrela da manhã.

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013