domingo, 28 de fevereiro de 2021

28 de Fevereiro

 "...Porque vais à casa paterna." (Eclesiastes 12.5)

Todos nós, cristãos, seguimos em direção a um alvo que é o próprio Senhor. O que significa ir ao encontro do Senhor? Significa progressiva santificação, e isso não quer dizer outra coisa do que ser cada vez mais orientado exclusiva e concretamente pela pessoa de Jesus Cristo. Nesse sentido, Paulo é para nós um exemplo brilhante, pois seguia em direção a esse alvo. Mas, ao mesmo tempo, ele era tão unido a Jesus que ambos eram praticamente inseparáveis. Por isso, Paulo tinha condições de afirmar: "...para mim o viver é Cristo." Em outro texto, ele testifica: "Estou crucificado com Cristo." Nisso residia seu extraordinário poder. Ele de fato era um com Cristo, indo ao Seu encontro. O progresso da santificação não pode ser separado desse seguir em direção ao encontro do Senhor.

A trágica tensão em que vivem muitos crentes consiste justamente no fato de quererem separar esses dois fatores que são inseparáveis. Porém, quem procede dessa maneira se torna vítima de um terrível engano. Você segue ao encontro do Senhor com o passar do tempo quer queira quer não, pois você vai ficando cada vez mais velho e mais próximo da morte, e interiormente você fica para trás. Examine-se até que ponto você tenta separar ou consegue juntar as duas coisas: chegar mais perto do fim da vida e ao mesmo tempo chegar mais perto de Jesus a cada dia que passa!

Wim Malgo

sábado, 27 de fevereiro de 2021

27 de Fevereiro

 "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." (Jeremias 17.7)

Amém! A palavra "amém" significa "assim seja". O amém confirma solenemente aquilo que acabou de ser falado. Jesus é o grande confirmador; inalterável, imutável, pois todas as promessas têm o sim e o amém n'Ele. O ser humano está cheio de enganos e dúvidas. Cada coisa em nossa vida que for dúbia tem a ver com a índole do anticristo, que apresentará a ambiguidade no mais alto grau: ele aparentará ser o Cristo, mas não será o Senhor Jesus Cristo.

Mas o Senhor ressurreto é o sim e o amém! Ele é o amém graças ao merecimento de Seu sangue precioso. Ele é o amém em Sua justiça. E esta vestidura santa e gloriosa do amém começa a brilhar cada vez mais claramente neste mundo em deterioração. Ele é o amém em cada situação. Ele é o noivo da Igreja, de quem nunca mais se separará. Ele é o amigo que ama você muito mais do que um irmão consegue fazê-lo. Ele é seu pastor que está com você no vale da morte. Ele é seu ajudador e seu Salvador, sua rocha e seu castelo, sua confiança, sua alegria, seu tudo, seu sim e seu amém em todas as coisas. Oh, se eu pudesse escrever com letras douradas em seu coração: só Jesus é sua confiança, o amém divino em sua alma!

Wim Malgo

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Sexta-feira, 26 De Fevereiro

 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

O Deus-criador É Também O Deus-salvador


Uma jovem estava sentada na minha frente no metrô. Nós começamos a conversar e trocamos ideias sobre assuntos relacionados à fé. Ela nasceu mulçumana; mas, de fato, ela não acreditava em nada. Conversamos sobre o que torna as pessoas ateias. Pode ser uma especulação filosófica ou até mesmo experiências drásticas na vida de alguém. Essencialmente, o problema são os nossos erros, os quais não podem ser resolvidos por qualquer religião que o homem conceber. Muitas pessoas negam a existência de Deus porque o simples pensamento acerca d'Ele os deixa inquietos.

A mulher mulçumana me ouvia. Ela estava pensativa e comovida por meus comentários. Eu continuei cuidadosamente: “É tolice negar a existência de Deus. A natureza é testemunha da glória do Criador. Antes mesmo que eu cresse n'Ele, costumava contemplar maravilhado o céu estrelado”.

“Todavia, Deus não é somente o Deus-Criador, Ele também é o Deus-Salvador. Ele desceu à terra na Pessoa do Senhor Jesus Cristo para realizar a obra de redenção, para quem crer. Já por trinta anos eu creio no Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos meus pecados. A Bíblia nos ensina que ninguém pode permanecer diante de Deus em Sua santidade. Também ninguém pode se redimir sozinho. Nós precisamos de Cristo, o Redentor. A graça e o amor de Deus apareceu n'Ele oferecendo a salvação à humanidade.” Quando a mulher desceu do metrô eu a encorajei dizendo: “Abra o seu coração para o amor de Deus!”. Com um sorriso caloroso ela disse: “Eu já fiz isso!”.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

25 de Fevereiro

 "...Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!" (Hebreus 9.14)

Qual foi o propósito de Jesus ao servir a Deus? Ele derramou Sua vida para que nós fôssemos capacitados para o ministério cristão. Em outras palavras, o ilimitado poder de vitória do servir que Jesus praticou é a fonte de poder para o meu e para o seu ministério, para o nosso serviço cristão. Em Jesus Cristo temos tudo. Por isso, como é tolo entregar-se à anarquia e submeter-se ao domínio do inimigo! Observemos o caráter do serviço de Jesus: Ele traz embutido o elemento da total espontaneidade. Com Deus não há serviço forçado, serviço por obrigação. O Senhor Jesus diz de si mesmo: "...eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou." Já no tempo de Josué apareceu essa espontaneidade quando ele disse no fim de sua vida: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor." De sua parte é necessária somente uma decisão livre e concreta: declaro-me liberto do poder de Satanás e quero servir sob o domínio real do Senhor Jesus Cristo.

Wim Malgo

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Quarta-feira, 24 De Fevereiro

 E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. (Gênesis 4:5)

O Fim Do Homem Religioso


Ele tinha feito um grande esforço! “No suor do seu rosto” tinha produzido fruto da terra e o ofereceu a Deus. Todavia, Deus não aceitou a oferta dele. O que desagradou mais ainda a Caim foi que Deus aceitou a oferta do seu irmão Abel, apesar dele só ter sacrificado um animal. Como isso podia ser melhor? É uma história antiga, entretanto, ela acontece diariamente, até mesmo com as pessoas mais corretas. Um indivíduo leva uma vida sem culpa, fazendo o bem. Obviamente, Deus deve reconhecer isso! Há quem fica incomodado com aqueles que afirmam ser necessário confessar os pecados diante de Deus e crer que o Senhor Jesus Cristo é o sacrifício pelos pecados; caso contrário, o indivíduo não irá entrar no céu. Essa era precisamente a diferença entre Caim e Abel. O segundo acreditava na eficácia de um sacrifício que havia sido morto, pois “pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim” (Hebreus 11:4). Caim não podia olhar Deus no rosto. Ele olhou para baixo, sua consciência o estava incomodando. Apesar dos seus esforços para agradar a Deus, em seu coração ele não conseguia encontrar a paz — um reflexo exato do que muitos experimentam hoje.

Qual é a solução? Caim tentou resolver o problema assassinando o seu irmão. Aquela pessoa “piedosa” não estava mais em seu caminho! Mas esse ato não deu nenhuma paz a Caim. Por que ele não ouviu a sua consciência e confessou a sua culpa para Deus, para que obtivesse o perdão? Assim, ele poderia olhar para Deus com gratidão. Em vez disso, ele fez a pior coisa possível: “saiu Caim de diante da face do Senhor” (v.16) para sempre. Este foi o triste fim de um homem religioso: ele confiou no que podia fazer!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

23 de Fevereiro

 "Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação..." (1 Coríntios 4.12-13)

Quando você é injustiçado e seu bom nome é manchado, você, em Jesus Cristo, tem a oportunidade de se tornar manso e permanecer manso e humilde sem falar uma única palavra. Jesus quer muito guardar você em perfeita paz! Confie n'Ele ao invés de brigar, de discutir e argumentar. Não é necessária nenhuma palavra de sua parte. Mas o inverso é igualmente verdade: Jesus ordena: "Não julgueis." Isso quer dizer que não devemos julgar ou condenar ninguém que não tenhamos ouvido pessoalmente. Uma palavra áspera, uma calúnia indireta ou até um olhar ou mesmo um mau pensamento prejudica a deliciosa tranquilidade da alma. "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus", diz o Senhor. Outra passagem bíblica adverte: "No muito falar não falta transgressão." Entregue a Ele o domínio e você verá que a paz de Deus que excede a todo entendimento guardará o seu coração e sua alma em Cristo Jesus. Enquanto o seu coração estiver calmo, você será abençoado e fortalecido por Deus. E quando a velha e conhecida agitação e o nervosismo quiserem se manifestar em você devido às muitas coisas negativas e mentirosas que disseram contra você e por toda injustiça que foi cometida contra você, lembre-se da palavra prática: "O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo."

Wim Malgo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Segunda-feira, 22 De Fevereiro

 E quem tem sede, venha. (Apocalipse 22:17)

Meu Melhor Ano


Três trabalhadores retornavam para casa após as férias de fim de ano. O primeiro disse: “Este ano foi o melhor de todos. Eu ganhei uma boa quantia de dinheiro trabalhando como garçom no Hotel Imperial. Mais um ano como esse, e nunca mais terei que trabalhar como garçom”. O outro trabalhador relatou que o seu período também foi bom financeiramente

“E você?”, perguntaram ao terceiro homem. A sua história era diferente. Ele disse: “No hotel em que eu trabalhava, cuidava de um hóspede muito doente que não queria ir ao hospital. Quando se aproximou o seu fim, ele perguntou: ‘Não há ninguém aqui que possa confortar um homem que está morrendo?’. Ele tomou a minha mão e implorou para que eu dissesse uma palavra de conforto e uma garantia de fé a ele. Eu comecei a transpirar. Não podia falar uma palavra sequer. Eu estava tão envergonhado. Então me lembrei da Bíblia da minha mãe, que estava no fundo da minha mala. Eu a peguei e li ao homem alguns versículos que ela tinha grifado. Li também este versículo: ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’. O homem que estava morrendo levantou as suas mãos e repetiu as palavras. De repente, uma mudança veio sobre ele. A angústia em seu coração desapareceu, e a sua face irradiava alegria. Com esforço ele conseguiu dizer: ‘Obrigado, agora eu tenho a vida eterna e irei para o Senhor Jesus no céu’. Desde que isso aconteceu, eu tenho lido a Bíblia diariamente. Também encontrei o Senhor Jesus como meu Salvador e sou feliz. Então eu também posso dizer que este foi o meu melhor ano”.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

21 de Fevereiro

 "Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então disse: Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel: pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste." (Gênesis 32.27-28)

Existe ainda uma terceira pessoa na Bíblia que teve seu nome mudado. Isto aconteceu numa noite misteriosa em Peniel. Este episódio é misterioso e mal podemos entendê-lo: quando Jacó estava sozinho, um homem lutou com ele. Muitas vezes, ensina-se que Jacó lutou com Deus, mas, em primeiro lugar, Deus lutou com Jacó, até o clarear do dia. Está escrito claramente: "...lutava com ele um homem." Durante quanto tempo? Até que o Senhor quebrou sua força humana, pois Jacó não queria se entregar. Somente então Jacó começou a lutar. Ele se agarrou firmemente no Senhor e exclamou: "Não te deixarei ir, se me não abençoares." Devemos levar em conta que o Senhor de fato o abençoou, mas só depois da renovação do nome, só depois que Jacó confessou o que era em seu íntimo. Jacó chorou, lutou com persistência e exclamou: "Não te deixarei ir, se me não abençoares." Ele quer que o Senhor o abençoe logo. Então o Senhor lhe pergunta: "Como te chamas? Ele respondeu: Jacó." Essa foi a sua confissão de pecado, pois Jacó significa "embusteiro, enganador". Depois de ele confessar isso, o Senhor diz: "Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel."

Wim Malgo

  

sábado, 20 de fevereiro de 2021

20 de Fevereiro

 "Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. Abençoá-la-ei, e dela te darei um filho: sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela." (Gênesis 17.15-16)

Depois que o Senhor deu o novo nome a Abraão, no mesmo capítulo da Bíblia vemos que Ele se ocupa com Sarai. Em outras palavras: "Abraão, sua mulher faz parte da bênção!" Seu nome Sarai já tinha um significado bonito: "Minha princesa". Sara significa "mãe fecunda de povos". A maravilha é que Abraão e Sara se contentaram unicamente com a Palavra de Deus, sem ver, sem provar, sem sentir e sem experimentar. Essa é a fé que precisamos em nossos dias. Não vemos muito. Sua Palavra, Sua promessa deve ser suficiente para nós. "Sim, Senhor, eu creio!" Porque Abraão e Sara creram, o Senhor os renovou, e eles puderam ser pai e mãe de muitos povos. O Senhor também quer fazer isso em sua vida! Mas o que você vai fazer com o bonito nome de "cristão" se você não quiser carregar a cruz de Cristo? Você deve crer na Palavra e levar a sério o discipulado, e então será fecundo e sua vida será multiplicada por milhares.

Wim Malgo

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

19 de Fevereiro

 "...E serás chamado por um nome novo, que a boca do Senhor designará." (Isaías 62.2)

Aquele que usa o nome do Senhor com o coração purificado e cheio de fé experimentará que desta maneira Satanás é enxotado como um raio. Nenhum poder do inimigo pode resistir diante desse nome precioso. Abrão esteve muito tempo sozinho com sua mulher Sarai. Eles creram na Palavra de Deus. Deus lhes havia dado a promessa e queria fazer deles uma grande nação. Eles esperaram décadas e continuaram obedientes confiando no seu Deus. Então chegou o momento em que Deus pôde renová-los. Ele falou a Abrão: "Abrão já não será o teu nome, e, sim, Abraão". Em outras palavras: "Agora você ainda é um só, mas eu o multiplicarei por milhões". Quando a Palavra de Deus penetra em nós e quando obedecemos pela fé ignorando todas as evidências em contrário, assim como fez Abraão, agindo como o Senhor deseja: "...anda na minha presença, e sê perfeito", então o Senhor nos transformará e não mais estaremos sozinhos. Mas o maravilhoso é que Deus não toma só a Abrão e faz dele um Abraão, Ele transformou também a Sarai, dando-lhe o nome de Sara. Para Deus o matrimônio é um todo. A estrutura que Deus deseja para o matrimônio é que homem e mulher andem juntos, e os dois andem com o Senhor!

Wim Malgo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Quinta-feira, 18 De Fevereiro

  

Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). (Efésios 2:4-5)

O Sacrifício Por Todos


Um grupo de turistas, que visitava um museu, parou em frente de uma pintura famosa: um tríptico retratando o último julgamento. O guia explicava alguns dos detalhes: “As pessoas perversas no lado esquerdo do quadro estão sendo lançadas no inferno, enquanto que os justos adentram o Paraíso”. Um turista comentou com seu colega: “Os justos? Se este é o critério requerido, então não há esperança para mim. E pra você?”.

“Eu? Bom, eu não sou um dos perversos.”

“Então, você é justo?”

“Não, eu não disse isso. Quem pode afirmar que sempre foi justo?”

“É justamente isso! Deus diz na Bíblia: ‘Não há um justo, nem um sequer.’ Mas Jesus Cristo veio para morrer pelos perversos e pelos ímpios. Se você não quer ser um dos perversos, então o Seu sacrifício de expiação não irá te beneficiar. Contudo, essa é a única forma de tornar alguém justo diante de Deus” (cf. Romanos 3:10; 5:6). Essa conversa continuou durante toda a visita guiada. Depois os dois turistas intercambiaram seus contatos. Pouco tempo depois, o telefone tocou. A consciência daquele homem o atormentava, e em um estado apreensivo ele perguntou: “O que preciso fazer para ser salvo?”. Ele recebeu uma resposta: “Creia no Filho de Deus, que morreu justamente pelos perversos, como nós. Ele carregou o castigo que todos nós merecíamos”.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

17 de Fevereiro

 "Por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade..." (2 Pedro 1.5-6)

Todos esses são frutos da natureza divina em você se você for propriedade de Jesus, se você conhecer a Jesus. Pedro O conhecia e mesmo sabendo que morreria em breve, ele estava cheio de uma esperança viva porque conhecia ao Senhor. Você conhece a Jesus? Se você concorda com o Calvário, identificando-se com a morte de Jesus na cruz, o zelo, o primeiro amor a Jesus também se inflamará em seu coração. Jesus se revela a quem O ama acima de tudo, de todo o coração e de toda a alma. Ele mesmo prometeu: "...aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele". Então você conhecerá mais e mais a Jesus e no seu dia-a-dia você será mais que um vencedor.

Se você conhece a Jesus hoje, aqui em sua vida terrena, Ele também reconhecerá a você no Seu grande dia. Então Ele o tomará pela mão e o introduzirá no Seu reino celestial, onde você estará eternamente salvo.

Wim Malgo

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Terça-feira, 16 De Fevereiro

 Deus... ordena agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17:30-31)

Nós Temos Uma Escolha A Fazer


Desde a nossa infância fomos acostumados a fazer escolhas. Essas podem se referir a questões insignificantes do dia a dia, ou afetar toda a nossa vida, como a escolha de uma profissão ou de uma pessoa para se casar.

Fazer uma escolha consciente e assumir a responsabilidade por ela é um aspecto essencial da vida humana. Essa habilidade característica distingue o homem de todas as outras criaturas.

Isso levanta o questionamento se a fé em Deus e no Senhor Jesus Cristo admite a possibilidade de escolher. De certa forma ela admite, porque Cristo não quer uma aceitação forçada d'Ele, mas sim uma resposta voluntária ao Seu convite de amor: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Contudo, há a possibilidade de decidir não aceitá-Lo.

Entretanto, como Suas criaturas, somos responsáveis por crer e obedecer em nosso Deus-Criador. Ele tem direitos sobre nós e todos devemos dar conta das nossas atitudes para com o Senhor Jesus Cristo. Vamos nos lembrar: por causa dos nossos pecados, o nosso futuro eterno está em jogo! Cristo deseja ser o nosso Salvador. Um homem que está se afogando, realmente não tem nenhuma outra escolha a não ser se agarrar à boia salva vidas. Se ele não quiser, não poderá ser resgatado.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

15 de Fevereiro

 "Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos." (2 Timóteo 2.8)

Tudo está sujeito à morte. A qualquer esforço humano falta a força ordenadora. Esse fato está na nossa frente. O progresso produzido pela mente humana, todo o conhecimento, levou o mundo ao caos como nunca antes. Um grupo independente de sábios americanos prognosticou que no futuro a vida não será mais possível para a humanidade, pois então chegará o fim do mundo animal e vegetal.

Neste instante, vem a nosso encontro a Palavra do Senhor: "Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos." A realidade da ressurreição de Jesus restaura novamente todas as coisas na divina ordem. A realidade da Sua ressurreição renova qualquer pessoa que n'Ele crê. O fato espiritual da Sua ressurreição também garante um novo céu e uma nova terra no futuro. Sim, a verdade da Sua ressurreição prova que Ele é o Filho de Deus. "A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens." Nele há renovação, poder, vida eterna, alegria, ordem divina, vitória. Sem Ele reina o caos. O que devemos, pois, fazer? Procurar a presença de Jesus Cristo, que ressuscitou dentre os mortos! Louvado seja o Seu santo nome – Ele de fato ressuscitou!

Wim Malgo

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Domingo, 14 De Fevereiro

 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando nossa mútua congregação, como é costume de alguns. (Hebreus 10:24-25)

A Importância De Se Juntar A Outros


Entre os cristãos hebreus existia o perigo que eles poderiam se cansar da caminhada da fé. Devido à amarga perseguição à qual estavam expostos, havia surgido a tendência de retornar ao judaísmo; talvez assim pudessem escapar de qualquer pressão vinda de fora, do mundo ou dos judeus. Portanto, na Epístola aos Hebreus, o Espírito Santo apresenta constantemente a Pessoa do Senhor Jesus em vários aspectos. Se ocupar com Ele é a única forma eficiente de fazer frente ao desgaste ao longo do caminho.

O hábito de negligenciar as reuniões havia aumentado entre eles claramente. Uma falta de verdadeira satisfação, e alegria na fé de um indivíduo, pode facilmente levar à diminuição do interesse nas questões espirituais, enquanto negligenciar o alimento espiritual causa a diminuição da alegria do indivíduo no Senhor. Esse círculo vicioso fatal só pode chegar ao seu fim por meio de um retorno determinado aos caminhos do Senhor.

O texto bíblico de hoje mostra que frequentar as reuniões está estreitamente associado com o nosso relacionamento de uns com os outros. Onde existe um real interesse nos outros, e onde um bom exemplo nos motiva a “estimularmos ao amor e às boas obras”, a prática de se reunir não deve ser negligenciada. Todos cuidarão que ninguém “se prive da graça de Deus” (Hebreus 12:15). Tal preocupação nunca irá encontrar a sua expressão em críticas insensíveis, mas no exemplo fiel, pelo qual, no cuidado pelos outros, um indivíduo pode servi-los em espírito de verdadeiro amor.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

13 de Fevereiro

 "...Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder." (2 Timóteo 3.5)

Por que o crente dos nossos dias procura cada vez mais as coisas segundo sua aparência? Por que a fachada é defendida com paixão cada vez maior, enquanto a essência, aquilo que é verdadeiro e real se apaga mais e mais? E assim o engano aumenta a cada dia que passa. Isso acontece cada vez mais porque a revelação do cristo aparente, o anticristo, não está muito longe. Quanto mais andarmos na luz, em oração com a Palavra de Deus, tanto mais saberemos a diferença entre o verdadeiro e o falso, entre o que é essencial de verdade e o que é só aparência. Aquele que tem o Espírito de Deus tem o espírito da verdade; este tem a unção do Espírito e não é necessário que alguém lhe ensine. Isto quer dizer: quando essa pessoa chega a uma igreja, ela tem o discernimento para avaliar se de fato Jesus Cristo é o centro dessa igreja ou se ali se cuida apenas da aparência. Nesse contexto, quero fazer uma séria advertência: no exato momento em que ocorrer o arrebatamento, ocorrerá a separação entre o falso e o verdadeiro, entre o crente renascido e o cristão nominal. Por isso faço a pergunta: a sua crucificação interior com Jesus Cristo está sendo uma realidade no dia-a-dia?

Wim Malgo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

12 de Fevereiro

 "Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo." (João 8.6)

O versículo acima está contido no relato onde uma mulher adúltera é trazida a Jesus por seus acusadores. E com esse acontecimento, o Senhor Jesus se defronta com um dilema aparentemente insolúvel, pois a justiça divina tinha que ser cumprida integralmente. Se em sua consciência você se sente acusado e merecedor de condenação diante da face de Deus, isso é verdade, porque Deus é santo.

Mas preste atenção no maravilhoso caminho que Jesus abriu para essa mulher, essa adúltera, em seu dilema: "...inclinando-se, escrevia na terra com o dedo." É como se, com esse procedimento, Jesus quisesse dizer: "Sim, esta mulher pecou, mas eu me humilho em seu lugar." Será que Ele escreveu palavras de misericórdia na terra? Podemos imaginar que sim, pois logo depois de dizer aos acusadores da mulher: "Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra", eles se retiraram um por um, e aí Jesus novamente se ergueu e falou: "Mulher... ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Então lhe disse Jesus: Nem eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais." Essa mulher achou perdão e podia exclamar: Jesus me perdoou! Ele mudou a minha vida!

Wim Malgo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Quinta-feira, 11 De Fevereiro

 Falou-lhes... Jesus... dizendo: ... quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12)

As Ovelhas De Panurge


Rebelais, um escritor francês do século XVI, que tinha um agudo sentido de observação acerca das ações dos homens, contou a famosa história de Panurge, que, para se vingar de um vendedor de ovelhas desonesto, embarcou com ele, comprou uma de suas ovelhas e a lançou em alto mar. O instinto das outras ovelhas fez com que todo o rebanho se lançasse ao mar.

A Bíblia, o espelho das atitudes do homem, com frequência compara pessoas com ovelhas. Essa comparação não é muito lisonjeira quando você parar para pensar! Contudo, devemos reconhecer como nós imitamos os nossos companheiros em diversos aspectos da nossa vida. O fato de que a maioria age de certa forma, reforça a ideia de que estamos fazendo a coisa certa. Isto é, a coisa certa naquele momento!

O Senhor Jesus Cristo falou de uma porta larga e um caminho espaçoso, em outras palavras, algo que satisfaz todos os nossos desejos. Nele, o indivíduo está acompanhado de uma grande multidão que pensa e age de modo similar — oh quão reconfortante, mesmo que o fim do caminho seja a condenação eterna! O Senhor Jesus também falou de um caminho estreito que apenas alguns trilham, mas que leva à vida. O Senhor Jesus Cristo, Ele mesmo, é a Porta, o Caminho e a Vida. Entrar pela porta significa ser salvo; trilhar o caminho estreito significa andar com o Senhor Jesus que é a vida eterna. Cada um de nós tem uma escolha decisiva a fazer. Já decidimos? Se não, estamos preparados para decidir agora?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

10 de Fevereiro

 "Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o bramido das grandes águas, do que os poderosos vagalhões do mar. Fidelíssimos são os teus testemunhos; à tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre." (Salmo 93.4-5)

Através de tempestades dentro de nós e ao nosso redor somos humilhados. Para quê? Para que mais e mais sejamos arraigados n'Ele! Quem dera compreendêssemos melhor as razões por estarmos seguidamente sujeitos a tempestades – tempestades com ventos cada vez mais fortes. A perspectiva divina é assim: quanto mais uma pessoa estiver firme em Jesus Cristo, mais ela estará capacitada a resistir de maneira inabalável e vitoriosa a todos os bramidos das ondas das tempestades e das tentações. A questão de se firmar no Senhor é de vital importância. Justamente em nossos dias, quando os sinais do tempo do fim ficam cada vez mais fortes, quando em espírito escutamos a aproximação de um poderoso furacão de tentações, surge a pergunta temerosa: você está firme no Senhor Jesus? Só poderemos estar firmes no Eterno na medida em que nos deixarmos libertar das coisas terrenas. Quando vêm as ondas poderosas das tentações, não podemos subsistir apoiando-nos em meras teorias. Nessas situações, só um arraigamento profundo no Senhor Jesus é que pode nos ajudar. E se você tiver raízes profundas no Senhor, quando vier o furacão da tentação, você poderá exclamar com alegria: "Todavia, estou sempre contigo."

Wim Malgo

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Sete dicas para quando somos alvo de calúnias

 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5.11)


Hoje, quero compartilhar algumas sugestões do que fazer quando – como cristão – você mesmo for alvo de calúnias ou murmurações.

1. Diante de Deus, eu examino honestamente quais acusações são fundamentadas e quais não são.

2. Onde houver culpa, eu a reconheço diante de Deus e me penitencio. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1.9). Ao mesmo tempo, procuro fazer a reparação junto à pessoa com quem eu falhei.

3. Estou ciente: tendo havido perdão de pecados, as outras pessoas (e eu mesmo) não têm o direito de recordá-los novamente.

4. Quando ocorrerem falsos boatos, exageros ou mentiras, tenho duas possibilidades: ou eu silencio – seguindo o exemplo de Jesus, que “quando insultado, não revidava” (1Pedro 2.23), ou eu me posiciono sobre isso.

5. Será necessária uma tomada de posição quando a verdade for tão desfigurada que não apenas eu, mas também a causa de Deus, em cujo serviço eu estou, for prejudicada (ver p. ex. o posicionamento de Jesus diante das acusações dos fariseus, em Mateus 12.24-30).

6. De minha parte, o posicionamento deve ser o mais prático possível – e no amor de Cristo. “Façam tudo com amor” (1Coríntios 16.14).

7. Tenho plena certeza de que a sentença final não está nas mãos de pessoas, mas na mão daquele que, “sem parcialidade, julga segundo as obras de cada um” (1Pedro 1.17).

Tu vês o oceano de lágrimas
Conheces aflição, miséria e dor.
Mas a esperança, que nunca falha
Recebo de ti, meu Deus e Senhor.

Quando estou em dificuldades
Eu nada preciso temer:
O teu olho vigia também na noite
E pode nova luz conceder.

Tua Palavra gera vida nova
Onde havia morte e pecado.
Tu vives em mim e eu em ti,
Estou maravilhosamente guardado.

Lothar Gassmann

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Segunda-feira, 08 De Fevereiro

 O rei... diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. (Mateus 22:7-9)

Não Perca A Festa


Uma antiga anedota conta sobre como o conde Pedro de Burgos, da Espanha, retornou exausto após um dia de caça. Ele foi descansar imediatamente. Mas não sem antes dar ordens rigorosas aos seus servos para que não recebessem ninguém até o dia seguinte, que não perturbassem o seu sono por qualquer motivo. O então rei de Aragão acabara de falecer sem deixar herdeiro ao trono. Os estados do reino decidiram oferecer a coroa para o conde Pedro. Quando os seus enviados chegaram a Burgos, eles foram mandados embora pelos servos, em obediência às ordens recebidas. Desapontados, os enviados retornaram e a coroa foi oferecida a outro. O conde Pedro estava dormindo, e assim perdeu a sua chance de ter a coroa.

Na parábola que o Senhor Jesus contou, temos uma situação similar. Um rei tinha organizado uma festa de casamento para o seu filho e convidou os cidadãos respeitáveis do lugar. Eles enviaram desculpas, alegando compromissos privados e de negócios para explicar a impossibilidade de estarem presentes. Certamente eles eram indignos de participar da festa de casamento. Então, nesse caso também a oferta foi feita a outros.

Vamos ficar atentos para não deixarmos que o nosso trabalho, família ou prazeres nos façam dormir e, dessa forma, descuidadamente deixemos passar a oportunidade de estarmos presentes na festa de casamento do Filho de Deus, depois de Deus ter nos convidado. Ele quer ter comunhão conosco e compartilhar as Suas riquezas e Sua alegria conosco. Oh, quão gracioso Ele é!

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Domingo, 07 De Fevereiro

 O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice... sim, coube-me uma formosa herança. (Salmo 16:5-6)

A Expectativa Pelo Céu


Como homem, o Senhor Jesus não tinha posses terrenas. Ele não desejava nada daqui. Ele era um estranho que não tinha “onde reclinar a cabeça” (Mateus 8:20), e “o mundo não o conheceu” (João 1:10). Mas em Deus, Ele era rico!

Para Ele, a presença de Deus era o melhor e o mais precioso. Nela, Ele encontrava os lugares agradáveis que ocupavam a Sua alma. Como Filho, Ele está no “seio do Pai” (João 1:18); essa perfeita união com o Pai existiu sempre, também antes da Sua encarnação. Portanto, Ele desfrutava de comunhão prática com o Pai como Homem; o “Filho do homem que está no céu” (João 3:13).

Era o Seu desejo retornar para lá. Então Ele disse aos Seus discípulos: “Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai” (João 14:28). Entretanto, antes que Ele adentrasse ao céu como Homem glorificado, a obra que o Pai Lhe havia dado tinha que ser completada. Em Seu caminho neste mundo, Ele devia beber “do ribeiro no caminho” (Salmo 110:7). A expectativa pelo céu enchia o Seu coração, todavia, a Sua comunhão com Seu Pai O revigorava, como é indicado pela herança e o cálice.

Se seguirmos os Seus passos como cristãos, nós também seremos sustentados pela expectativa da herança celestial, e fortalecidos pelas bênçãos diárias provenientes de Deus. Nada deve ser mais precioso para nós do que a comunhão com Ele. Então, as linhas cairão a nós em lugares agradáveis. A nossa herança celestial tomará uma forma que nós nem podemos imaginar.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Sábado, 06 De Fevereiro

 

 Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. (Salmo 104:24)

Meditações Sobre O Livro De Salmos (leia Salmo 104:1-18)


Os Salmos 104 a 106 resumem os primeiros livros da Bíblia. O Salmo 104 celebra a criação, enquanto os Salmos 105 e 106 evocam a história dos patriarcas e do povo de Israel.

A criação descrita pelo Criador — que tema e que Autor para descrevê-la! Aqui encontramos novamente a obra dos seis dias de Gênesis 1. Primeiro dia: luz (v. 2); segundo dia: o estender dos céus separados pelas águas (vv. 2-3); terceiro dia: o lançar dos fundamentos da terra com o ajuntamento das águas e o surgimento da vegetação (vv. 5-9, 14); quarto dia: o estabelecimento dos grandes luminares (vv. 19, 22); quinto dia: a criação dos animais nos mares e no ar (vv. 25-26, 12, 17); finalmente, sexto dia: a criação dos seres vivos na terra (vv. 11, 21), coroada com a criação do homem (vv. 15, 23). Porém, observe como, lado a lado com o poder e sabedoria de Deus, a Sua bondade é novamente enfatizada aqui. Tudo foi planejado e realizado para o bem e alegria de Sua criatura (v. 11). Comparando o versículo 5 com Salmo 102:25, podemos reconhecer e adorar o Filho neste “magnificente” Deus (v. 1; Salmo 145:3), o Criador de todas as coisas. Ele é Um com o Pai em todos os Seus conselhos e em todo o Seu amor.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Sexta-feira, 05 De Fevereiro

 Eu sei em quem tenho crido. (2 Timóteo 1:12)

Eu Posso Confiar Em Cristo?


A inscrição em latim sobre uma velha lápide diz o seguinte: “Eu vivi em dúvida. Eu morri com medo, não sabendo para onde estou indo”. Dúvidas em relação ao sentido e o objetivo da vida, medo da morte e incertezas da vida no além são sentimentos de todos aqueles que ainda não creem no Senhor Jesus Cristo. Muitos pararam de pensar sobre estas questões. Eles reprimem qualquer questionamento relativo à vida no além e vivem unicamente no e para o presente. Outros têm reconhecido a importância desses assuntos; eles reconhecem o valor de receber o direcionamento correto para a vida após a morte no tempo devido. Eles querem saber a verdade!

A ciência não consegue nos fornecer nenhuma informação sobre o que existe após a morte. Entretanto, ninguém que busca a verdade precisa permanecer ignorante. O Senhor Jesus Cristo é o eterno Filho de Deus. Ele nos contou tudo o que precisamos saber acerca da vida e da morte, acerca deste lado e acerca do outro lado do túmulo. Quão confiáveis são os relatos acerca de Jesus de Nazaré? Quem é Cristo de fato? Podemos colocar nossa fé n'Ele e confiar nossa vida e todo nosso futuro a Ele? O apóstolo Paulo havia perseguido os cristãos antes da sua conversão, mas então ele veio a conhecer o Senhor Jesus, e com Ele a verdade. Daquele momento em diante, Paulo dizia: “Eu sei em quem tenho crido”. Examine por si mesmo se os relatos testemunhais acerca da vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus são críveis. Leia e compare os quatro Evangelhos. Observe como o Senhor Jesus conhecia as pessoas. Se pergunte: “Eu posso, eu quero confiar n'Ele?”.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Quinta-feira, 04 De Fevereiro

 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Disse-lhes ele [Jesus]: E vós, quem dizeis que Eu Sou? E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (Gênesis 3:9; Mateus 16:15; João 6:69)

Perguntas Feitas Por Deus


Quanto mais uma pessoa lê a Bíblia, mais claro fica que Deus tem buscado contato com a humanidade desde os tempos mais remotos. Este esforço percorre as eras e está presente através dos muitos e diferentes livros da Bíblia, como um fio dourado. A linguagem usada por Deus em Sua Palavra é clara e direta. As perguntas que Ele nos faz não perderam Seu poder ou relevância.

Se Deus nos pergunta diretamente: “Onde estás?”, então Ele realmente se refere a nós. A primeira pergunta que Deus fez à humanidade é igualmente válida para você e para mim nos dias de hoje: Onde eu estou? Onde eu estou em relação a Deus? Então Deus continuou dizendo: “Por que fizeste isto?” (Gênesis 3:13). Desde que eu nasci, tenho vivido distante de Deus, apesar de saber acerca da Sua existência. O chamado de Deus envolve tudo o que eu tenho feito com a minha vida, meu tempo, meus esforços — e também tudo o que Ele tem feito por mim! O Senhor Jesus Cristo também perguntou para as pessoas o que Ele significava para elas. O que Ele é para mim? Um Amigo ou um estranho? Ele é alguém que eu iria gostar de conhecer ou deveria evitá-Lo?

Se eu vier até Ele, crendo n'Ele, então Ele perguntará: “Que queres que te faça?” (Marcos 10:51); “Queres ficar são?” (João 5:6). Ele é o único que pode curar as feridas do nosso coração. Ele gostaria que você começasse um relacionamento com Ele. É apenas um passo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Quarta-feira, 03 De Fevereiro

 O Senhor olha desde os céus... Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. (Salmo 33:13-15)

O Senhor Vê A Cada Um


Eu estava olhando as placas de identificação nas campainhas da entrada de um imenso edifício de apartamentos em uma cidade grande. Dezenas de nomes, alguns deles estrangeiros. Por detrás destes nomes estão pessoas com suas próprias histórias, pessoas com almas, com suas alegrias e preocupações, esperanças e decepções. Embora elas vivam em um espaço restrito, em meio a muitas outras pessoas, elas são frequentemente rodeadas pela solidão. Geralmente nem conhecem os seus vizinhos e não estão interessadas neles; todo mundo já tem o suficiente para lidar consigo mesmo.

Todavia, existe Um para O qual ninguém passa despercebido — Deus! “O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens”, lemos no versículo de hoje. Deus, como o Criador e Sustentador de todos, conhece exatamente o que cada um sente. Em Seu grande amor, Ele tem se voltado para nós seres humanos por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, e ninguém é esquecido por Ele. Ele sabe das necessidades dos solitários; Ele vê as lágrimas dos desesperados. Entretanto, Ele também sabe acerca dos pecados de cada um e de nossos caminhos teimosos. “Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos” (Jó 34:21).

Por meio do Seu amor, Deus deseja trazer todos a Si e remover o fardo pesado da culpa na vida de cada um. Não há interesse pessoal mais profundo ou um amor maior do que este. Ele entregou o Seu próprio Filho para morrer na cruz pelos pecadores. Isto é razão suficiente para crer em Sua Palavra e confiar nossas vidas a Ele!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Todo Dia Com as Escrituras

 

1 Crônicas 1:1-34 (leia aqui)

Agora que o homem falhou totalmente em sua responsabilidade, estamos prestes a ver o Deus da graça recapitulando tudo desde o início nesses dois livros das Crônicas. De certa maneira, a história da raça humana é recontada aqui, não mais com a ênfase no mal que o homem realizou (como nos livros de Samuel e Reis), mas na bondade concedida e realizada por Deus em resposta a todo esse mal. Portanto, vemos essa história repassada, voltando até a genealogia de Adão! Devemos notar que os significados dos dez primeiros nomes, quando colocados juntos, formam uma sentença que é uma espécie de resumo do evangelho. Adão: homem - Sete: tomou o lugar de - Enos: mortal, incurável - Cainã: que chora - Maalalel: Deus Se agradou - Jarede: descendente - Enoque: ungido, instruído - Metusalém: sua morte traz - Lameque: (ao) transgressor - Noé: consolo, (e) descanso.

Em primeiro lugar, temos aqui uma conclusão de tudo o que aconteceu anteriormente: ou seja, a declaração da irremediável ruína da criatura. E, ao mesmo tempo, uma admirável introdução ao desdobramento dos planos de Deus, que acompanharemos ao longo desses dois livros!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Segunda-feira, 01 De Fevereiro

 A tua palavra me vivificou. (Salmo 119:50)

A Bíblia Dos Dois Irmãos (1)


Em 1940, um missionário cristão que passava por um pequeno vilarejo de ilha de Okinawa, no Japão, deu uma Bíblia para Shosei e para seu irmão Majan. Eles começaram a ler imediatamente.

“Olhe!”, disse Shosei ao seu irmão certa manhã: “Este livro é surpreendente, está escrito que devemos amar e servir uns aos outros.” Naquele momento um homem coxo estava passando. “Vamos convidá-lo para nossa casa”, disseram um ao outro. “Será uma maneira de ajudar os outros, assim como o Livro ensina.” O homem deficiente ficou muito surpreso com o convite e perguntou o porquê. “É por causa deste Livro”, explicou Shosei. “Está escrito aqui que existe um Deus de amor que é como um pai para nós. Ele quer que façamos o bem. Ele enviou o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para nos salvar dos nossos pecados. Você gostaria de saber mais sobre isso?”

A partir daquele dia, o deficiente, e também outros, vieram e se sentaram próximo da entrada da cabana onde Shosei morava com seu irmão. Lá eles ouviram a leitura da Bíblia. Mais e mais pessoas entenderam a mensagem e muitos decidiram seguir o Senhor Jesus. Uma vez que os velhos costumes haviam sido substituídos por um estilo de vida cristão, uma grande mudança ocorreu no vilarejo. Não havia mais discussões, e aqueles que passavam necessidades eram ajudados pelos outros. Alegres risadas ressoavam nas ruas.

Você já leu a Bíblia? Ela já mudou a sua vida? Você entrou em contato com o Deus que abençoa?

(Continua)

Doações para manutenção

341- Banco Itaú

Ag. 0387 c/c 25770-2


104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 4402 c/c 2851-5 Op. 013